• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

VGA só funcionou com CSM ativado na bios

Traidor Covarde

New Member
Registrado
Recentemente fiz up no pc(placa mãe gigabyte b560m aorus elite, i5 11400 e 2x8gb gloway shadow) e quando fiz a montagem com minha vga(RX 580 8gb) ela não dava vídeo, pensei que tinha queimado ela, somente deu vídeo depois que ativei o suporte CSM na bios. Vi em alguns forums que não é bom deixar CSM ativado, mas se eu desativar a vga não da vídeo.
Algum amigo poderia me explicar para que realmente serve esse CSM e saberia por que a vga não funcionou sem ele?
 
Última edição:
Recentemente fiz up no pc(placa mãe gigabyte b560m aorus elite, i5 11400 e 2x8gb gloway shadow) e quando fiz a montagem com minha vga(RX 580 8gb) ela não dava vídeo, pensei que tinha queimado ela, somente deu vídeo depois que ativei o suporte CSM na bios. Vi em alguns forums que não é bom deixar CSM ativado, mas se eu desativar a vga não da vídeo.
Algum amigo poderia me explicar para que realmente serve esse CSM e saberia por que a vga não funcionou sem ele?
amigo isso parece ser um bug conhecido com alguns modelos de RX 580, veja abaixo os forums e outros tendo o mesmo problema ou parecido:



E nÃo há nada de errado em deixar o modo CSM habilitado!
 
amigo isso parece ser um bug conhecido com alguns modelos de RX 580, veja abaixo os forums e outros tendo o mesmo problema ou parecido:



E nÃo há nada de errado em deixar o modo CSM habilitado!

Muito obrigado amigo. Estava preocupado pois vi uns caras falando que para o instalar o Windows 11 precisaria do secure boot e com CSM ativado não teria como ativar, porem fiz o teste com a ferramenta de instalação para Windows 11 e tá tudo ok inclusive o secure boot, então como você mesmo disse não tem problema deixar ativado.
 
Recentemente fiz up no pc(placa mãe gigabyte b560m aorus elite, i5 11400 e 2x8gb gloway shadow) e quando fiz a montagem com minha vga(RX 580 8gb) ela não dava vídeo, pensei que tinha queimado ela, somente deu vídeo depois que ativei o suporte CSM na bios. Vi em alguns forums que não é bom deixar CSM ativado, mas se eu desativar a vga não da vídeo.
Algum amigo poderia me explicar para que realmente serve esse CSM e saberia por que a vga não funcionou sem ele?
CSM é um recurso específico de sistemas com firmware UEFI que tem a finalidade de oferecer retrocompatibilidade com firmware BIOS. Atualmente todas as placas mãe utilizam UEFI mas hardwares mais antigos como placas de vídeo, que também possuem um firmware, não possuem compatibilidade com UEFI, daí entra o CSM. Tabelas de partição de disco como MBR ou VBR não são compatíveis com UEFI, nesse caso o disco pode ser inicializado ativando o CSM.
 
Última edição:
Galera, subindo esse topico aqui pois estou com um problema parecido.

Acho que não é novidade mas o jogo Valorant da Riot Games agora está exigindo o Secure Boot para usuários do Windows 11
Acontece que minha Asrock Steel Legend B450m pede para desabilitar o CSM antes de deixar habilitar o Secure Boot

Minha VGA é uma Gigabyte GTX 960 e quando desabilito o CSM na bios fico sem vídeo igual o amigo do tópico iimpossibilitando voltar na BIOS e ativar o Secure Boot.

Fiquei ok dia todo hoje tentando várias coisas e nada, no GPU-z informa que a GTX 960 é compatível com UEFI mas mesmo assim o vídeo não funciona no momento do boot
Alguém passou por isso e teria uma solução diferente de voltar a windows 10 e jogar o valorant normalmente?
 
Galera, subindo esse topico aqui pois estou com um problema parecido.

Acho que não é novidade mas o jogo Valorant da Riot Games agora está exigindo o Secure Boot para usuários do Windows 11
Acontece que minha Asrock Steel Legend B450m pede para desabilitar o CSM antes de deixar habilitar o Secure Boot

Minha VGA é uma Gigabyte GTX 960 e quando desabilito o CSM na bios fico sem vídeo igual o amigo do tópico iimpossibilitando voltar na BIOS e ativar o Secure Boot.

Fiquei ok dia todo hoje tentando várias coisas e nada, no GPU-z informa que a GTX 960 é compatível com UEFI mas mesmo assim o vídeo não funciona no momento do boot
Alguém passou por isso e teria uma solução diferente de voltar a windows 10 e jogar o valorant normalmente?
O secure boot e o CSM são incompatíveis, pra ter um tem que desabilitar o outro. É difícil saber se o problema é na placa mãe, placa de vídeo ou os dois, o que pode tentar é atualizar o firmware da placa mãe e da placa de vídeo.
 
O secure boot e o CSM são incompatíveis, pra ter um tem que desabilitar o outro. É difícil saber se o problema é na placa mãe, placa de vídeo ou os dois, o que pode tentar é atualizar o firmware da placa mãe e da placa de vídeo.
Da placa mãe atualizei hoje e nada, da placa de vídeo existe 1 firmware mais atual que o meu de 2015 por ser uma vga antiga, baixei mas não consegui atualizar, o passo a passo da gigabyte estava bem confuso, pedia para ligar um monitor na saida DVI pra funcionar, coisa que não tenho mais em casa.
 
Da placa mãe atualizei hoje e nada, da placa de vídeo existe 1 firmware mais atual que o meu de 2015 por ser uma vga antiga, baixei mas não consegui atualizar, o passo a passo da gigabyte estava bem confuso, pedia para ligar um monitor na saida DVI pra funcionar, coisa que não tenho mais em casa.
Creio que um adaptador DVI para HDMI resolva o problema. Pelo menos não são caros.
 
Creio que um adaptador DVI para HDMI resolva o problema. Pelo menos não são caros.

Tentarei com um desses depois, por hora estou nesse momento voltando ao Win 10, pq esse problema já me cansou rsrsr.

Vi em um desses topicos gringos que o problema do cara era o monitor, tentar com algum emprestado tbm, se tiver resultados volto aqui
 
Opa, voltando aqui com a solução que encontrei:

Meu caso aqui era o monitor mesmo, hoje tive a ideia de ligar o PC na TV da sala via HDMI, no primeiro boot com o CSM já desabilitado, consegui acessar a BIOS e ativar o Secure Boot.

Não sei se tem alguma relação devido meu monitor ser ultrawide, mas mesmo no HDMI ele não funcionou.

Espero que essa solução possa ajudar outras pessoas.
 
Opa, voltando aqui com a solução que encontrei:

Meu caso aqui era o monitor mesmo, hoje tive a ideia de ligar o PC na TV da sala via HDMI, no primeiro boot com o CSM já desabilitado, consegui acessar a BIOS e ativar o Secure Boot.

Não sei se tem alguma relação devido meu monitor ser ultrawide, mas mesmo no HDMI ele não funcionou.

Espero que essa solução possa ajudar outras pessoas.
Mas depois que vc ativou o secure boot o no seu monitor voltou a ficar normal, ou só fica mesmo na tv?
 
Mas depois que vc ativou o secure boot o no seu monitor voltou a ficar normal, ou só fica mesmo na tv?
Só consigo acessar na TV mesmo.
Hoje possuo um segundo monitor, o ultrawide da LG que nao aparece a bios e um alienware que acessa normal.

Pelo q eu vi depois de mais algumas tentativas, é alguma coisa do display port do LG que nao tem suporte ao modo UEFI, posso estar falando besteira mas no meu vaso acho que é isso.


Espero ter ajudado
 
Só consigo acessar na TV mesmo.
Hoje possuo um segundo monitor, o ultrawide da LG que nao aparece a bios e um alienware que acessa normal.

Pelo q eu vi depois de mais algumas tentativas, é alguma coisa do display port do LG que nao tem suporte ao modo UEFI, posso estar falando besteira mas no meu vaso acho que é isso.


Espero ter ajudado
Montei o meu do zero hoje e quando liguei pela primeira vez fui desativar o CSM e secure boot custom e quando reiniciei agora não da mais vídeo (além de 3 apitos) já testei cada ram em cada slot e continua o apito não sei se mudar de monitor resolva ou as memórias devem ter quebrado de algum jeito.
 
Só consigo acessar na TV mesmo.
Hoje possuo um segundo monitor, o ultrawide da LG que nao aparece a bios e um alienware que acessa normal.

Pelo q eu vi depois de mais algumas tentativas, é alguma coisa do display port do LG que nao tem suporte ao modo UEFI, posso estar falando besteira mas no meu vaso acho que é isso.


Espero ter ajudado
Funcionou aqui também muito obrigado pela dica.
 
Resolveu como? Informe como porque pode ser útil para outros usuários do fórum.
Creio que ao desativar o CSM o meu cabo HDMI perdeu a função de vídeo (talvez por ser de má qualidade) ao trocar somente o cabo o PC já deu vídeo normalmente, já o cabo não funciona em mais nada, nem outros dispositivos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo