Como tu sabe que são os celulares do ano se todos são iguais? São todos uma telha de 6", não dá pra diferenciar um do outro
Tudo bem, tem o Iphone novo lá com 3 cameras em triangulo que chama a atenção e a galera adora mostrar, mas fora isso tudo igual.
Brincadeiras a parte, vamos lá:
É o que o @jasonxtt disse, crédito fácil.
O crédito para o povo é super acessível. Tu vê estagiário com bolsa de R$ 1.200 e cartão de crédito de R$ 5.000 de limite. Povo financiando imóvel e carro a torto e a direito, porque é status também né. E o famoso "quero pagar o que é meu", como se ter um teto sob a cabeça só valesse se for em imóvel financiado "seu", não importa que tu tá pagando 3x o valor original.
Na época da explosão dos bancos digitais vi gente falando que já tinha mais de 6 cartões de crédito. E eu achava que esse negócio de acumular tanto cartão era coisa rara que só aparecia em reportagem de TV falando de gente endividada.
E falando em gente endividada, é isso que você também não está vendo:
![]()
Endividamento cresce e atinge 79% das famílias; número de inadimplentes bate recorde, aponta CNC
Atraso no pagamento de contas de consumo ou de dívidas alcançou 29,6% do total de famílias no país; indicador registra maior percentual da série histórica iniciada em 2010.g1.globo.com
80% da população brasileira endividada. 30% da população inadimplente.
Agora deixando a parte do crédito de lado, como o povo sobrevive com menos de R$ 5k?
Primeiro que como o @Willagapto disse, CLT normalmente tem benefícios que cobrem o plano de saúde do titular e pagam o transporte. Plano de saúde "familiar" eu nunca vi, já trabalhei em banco, em multinacional, em restaurante, e nunca vi empresa com plano de saúde que não precisasse pagar por dependente. Mas enfim, custos de alimentação, transporte e saúde são parcialmente cobertos pelos benefícios de muitas empresas.
Segundo, moradia, moro em capital e R$ 1.800 já é um valor acima da média. Tem ap no centro por menos de R$ 700. Óbvio que não são grandes ou confortáveis, mas você tá perguntando como tem gente que cria filho com pouco, não com conforto.
E aí pra morar em regiões menos centrais os valores vão caindo e o espaço aumenta também. Tem lugar que a galera paga R$ 300-400 pra morar naqueles terrenos com uma porrada de casinha dentro, e todo mundo divide o mesmo endereço.
Então pensando em morar em região periférica. Recebendo Vale Alimentação e Vale Transporte da empresa, além de Plano de Saúde:
Condomínio (Substitua por aluguel ou prestação: R$ 500
Plano de saúde meu R$:250
Luz R$ 80 (ou gato)
Água R$50
Gás R$150 a cada 4 meses
Mercado R$500
Farmácia R$300 (tá bem nivelado por baixo esse valor)
Gasolina R$300( Beeeem nivelado por baixo)SUS
Streamings R$100
Lazer 450R$ (Coloque aqui também estacionamento, despesas inesperadas...)
Plano saúde esposa R$300
Plano saúde filho R$150SUS
Seguro carro R$300 (valor irreal pro RJ). ESCOLA e CRECHE PÚBLICA
IPVA carro R$200
Academia R$100
Escola filho R$1.500 (colégio modesto no RJ, pq o que mais tem é colégio de 3k,4k que as turmas estão lotadas)
TOTAL: R$ 1.580
Óbvio que tem mais coisa, internet, plano de celular, gastos com algum lazer, mas to só mostrando que a tua realidade de pagar plano de saúde, academia, carro e escola particular não é a realidade da galera com a renda mais baixa. Tem gente que sai de madrugada pra ficar na fila do postinho de saúde e conseguir atendimento quando o ranhentinho adoece. Pagar streaming, comer fora, gastar com lazer ... nem se fala.
E aí tem a galera ferrada mesmo, que mora em invasão, faz de tudo pra arrumar grana, crianças que trabalham desde pequenas também e não estudam, e por aí vai.
As pessoas sobrevivem. É foda ver um "catador de lixo" andando no sol rachando, com 3 criança junto e 1 bebê dentro do carrinho. Mas é uma realidade ... Gente passa fome, crianças adoecem e não tem remédio. Como o @DroP_ disse, o país é desigual pra cacete. Tem gente gastando R$ 10k em celular enquanto tem família que nem conta bancária tem.
E é um cenário de desigualdade que provavelmente não vai mudar, infelizmente.
Essa questão de pagar 2x ~ 3x do valor em bens financiados é f***.
É por isso que eu estou "me lascando" pagando uma parcela bem maior na minha casa, conforme descrevi acima, pois optei por dar uma boa entrada e fazer o financiamento no menor prazo possível para pagar menos juros.
Fiz o financiamento em 170 meses (mesmo com a Caixa forçando a barra pra eu fazer em 420 meses alegando que eu ficaria mais "folgado" financeiramente) e ainda assim, vou pagar um montante considerável de juros, mas estou fazendo o possível para ir amortizando o saldo devedor sempre que possível também para reduzir esse montante de juros pagos.
A minha meta mesmo era esperar juntar pra comprar à vista e me livrar dos juros, mas, acompanhando a evolução dos preços dos imóveis, vi que seria quase impossível conseguir comprar à vista, já que os imóveis estão subindo de preço constantemente aqui no DF, daí dificilmente eu conseguiria acompanhar essa evolução dos preços juntando a grana até ter o valor cheio para ir lá e comprar à vista.
A casa que comprei, por exemplo, o antigo dono comprou por 238 mil em março/2020 e vendeu pra mim em janeiro/2022 por 290 mil (52 mil a mais).