Viver no Brasil - A conta não bate

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos kassiadou
  • Data de Início Data de Início
Como tu sabe que são os celulares do ano se todos são iguais? São todos uma telha de 6", não dá pra diferenciar um do outro :limo:

Tudo bem, tem o Iphone novo lá com 3 cameras em triangulo que chama a atenção e a galera adora mostrar, mas fora isso tudo igual.

Brincadeiras a parte, vamos lá:

É o que o @jasonxtt disse, crédito fácil.

O crédito para o povo é super acessível. Tu vê estagiário com bolsa de R$ 1.200 e cartão de crédito de R$ 5.000 de limite. Povo financiando imóvel e carro a torto e a direito, porque é status também né. E o famoso "quero pagar o que é meu", como se ter um teto sob a cabeça só valesse se for em imóvel financiado "seu", não importa que tu tá pagando 3x o valor original.

Na época da explosão dos bancos digitais vi gente falando que já tinha mais de 6 cartões de crédito. E eu achava que esse negócio de acumular tanto cartão era coisa rara que só aparecia em reportagem de TV falando de gente endividada.

E falando em gente endividada, é isso que você também não está vendo:

80% da população brasileira endividada. 30% da população inadimplente.

Agora deixando a parte do crédito de lado, como o povo sobrevive com menos de R$ 5k?

Primeiro que como o @Willagapto disse, CLT normalmente tem benefícios que cobrem o plano de saúde do titular e pagam o transporte. Plano de saúde "familiar" eu nunca vi, já trabalhei em banco, em multinacional, em restaurante, e nunca vi empresa com plano de saúde que não precisasse pagar por dependente. Mas enfim, custos de alimentação, transporte e saúde são parcialmente cobertos pelos benefícios de muitas empresas.

Segundo, moradia, moro em capital e R$ 1.800 já é um valor acima da média. Tem ap no centro por menos de R$ 700. Óbvio que não são grandes ou confortáveis, mas você tá perguntando como tem gente que cria filho com pouco, não com conforto.

E aí pra morar em regiões menos centrais os valores vão caindo e o espaço aumenta também. Tem lugar que a galera paga R$ 300-400 pra morar naqueles terrenos com uma porrada de casinha dentro, e todo mundo divide o mesmo endereço.
Então pensando em morar em região periférica. Recebendo Vale Alimentação e Vale Transporte da empresa, além de Plano de Saúde:

Condomínio (Substitua por aluguel ou prestação: R$ 500
Plano de saúde meu R$:250
Luz R$ 80 (ou gato)
Água R$50
Gás R$150 a cada 4 meses
Mercado R$500
Farmácia R$300 (tá bem nivelado por baixo esse valor)
Gasolina R$300( Beeeem nivelado por baixo)
Streamings R$100
Lazer 450R$ (Coloque aqui também estacionamento, despesas inesperadas...)
Plano saúde esposa R$300
SUS
Plano saúde filho R$150 SUS
Seguro carro R$300 (valor irreal pro RJ)
IPVA carro R$200
Academia R$100
Escola filho R$1.500 (colégio modesto no RJ, pq o que mais tem é colégio de 3k,4k que as turmas estão lotadas)
. ESCOLA e CRECHE PÚBLICA

TOTAL: R$ 1.580

Óbvio que tem mais coisa, internet, plano de celular, gastos com algum lazer, mas to só mostrando que a tua realidade de pagar plano de saúde, academia, carro e escola particular não é a realidade da galera com a renda mais baixa. Tem gente que sai de madrugada pra ficar na fila do postinho de saúde e conseguir atendimento quando o ranhentinho adoece. Pagar streaming, comer fora, gastar com lazer ... nem se fala.

E aí tem a galera ferrada mesmo, que mora em invasão, faz de tudo pra arrumar grana, crianças que trabalham desde pequenas também e não estudam, e por aí vai.

As pessoas sobrevivem. É foda ver um "catador de lixo" andando no sol rachando, com 3 criança junto e 1 bebê dentro do carrinho. Mas é uma realidade ... Gente passa fome, crianças adoecem e não tem remédio. Como o @DroP_ disse, o país é desigual pra cacete. Tem gente gastando R$ 10k em celular enquanto tem família que nem conta bancária tem.

E é um cenário de desigualdade que provavelmente não vai mudar, infelizmente.

Essa questão de pagar 2x ~ 3x do valor em bens financiados é f***.

É por isso que eu estou "me lascando" pagando uma parcela bem maior na minha casa, conforme descrevi acima, pois optei por dar uma boa entrada e fazer o financiamento no menor prazo possível para pagar menos juros.

Fiz o financiamento em 170 meses (mesmo com a Caixa forçando a barra pra eu fazer em 420 meses alegando que eu ficaria mais "folgado" financeiramente) e ainda assim, vou pagar um montante considerável de juros, mas estou fazendo o possível para ir amortizando o saldo devedor sempre que possível também para reduzir esse montante de juros pagos.

A minha meta mesmo era esperar juntar pra comprar à vista e me livrar dos juros, mas, acompanhando a evolução dos preços dos imóveis, vi que seria quase impossível conseguir comprar à vista, já que os imóveis estão subindo de preço constantemente aqui no DF, daí dificilmente eu conseguiria acompanhar essa evolução dos preços juntando a grana até ter o valor cheio para ir lá e comprar à vista.

A casa que comprei, por exemplo, o antigo dono comprou por 238 mil em março/2020 e vendeu pra mim em janeiro/2022 por 290 mil (52 mil a mais).

Saudações pessoas.
Vamos lá.
Quero ter um filho no ano que vem.
Fiz umas simulações de gastos totais de uma vida de casado com filho. Nesse cálculo incluem condomínio, luz, seguro do carro, planos de saúde, farmácia, mercado, escola da criança e todo o resto.
Chego na conclusão de que para viver minimamente confortável, sem grandes luxos um casal precisaria ter uma renda líquida de pelo menos 8k mensais.

E aí eu questiono.
Quantos casais no Brasil ganham 8k mensais? Olhando pelas estatísticas dos assalariados, veremos que o salário médio é muito menor do que isso.
Entretanto, eu saio a noite com minha esposa, e o que vejo na rua são restaurantes mega caros lotados, todo mundo de celular do ano, SUVs desfilando pela rua.
O que eu não estou enxergando?
Tinha um comentário assim que ficou famoso que o kra falava que só via suv na rua e que tinha que ser um completo idiota para não conseguir comprar uma.

Isso se chama bolha social, os lugares que vc frequenta e que escolhe ou consegue frequentar ai vc filtra o resto do mundo e vê só isso.

O mesmo acontece na pobreza, o pobre vê que ninguém que conhece tem renda boa, só ladrões e traficantes, e quando ele vê um SUV na ruas(raro de passar na quebrada dele) ele pensa esse deve roubar muito.

Tem cidades grande, onde tem muito rico e classe média alta, ai eles estão nos lugares caros e lotando esses lugares.

Agora achar que o brasil e feito dessa falsa classe média, é se não um delírio apenas uma alienação social.

Mas realmente a conta não bate mesmo ganhando bem acima dá média, é muito difícil ,conseguir coisas simples como moradia ,segurança e educação.

A manutenção de uma politica de desvalorização da moeda, que está em progresso , é cruel com os mais pobres e com a classe média tb, pois as coisas tem seu valor se o real cai as coisas aumentam e não se enganem com as últimas medições de inflação pq tem um pacto velado ai para reeleição, resumindo termina eleição volta desculpa da guerra da ucrânia para aumentar a gasolina e etc.

Exemplo o leite continua caro, mas uma ou outra marca do nada aparece bem mais barato isso é promoção e o intuito dessas promoções nesse momento é claro.

Carros não aumentaram continuam sendo vendidos a 16mil dolares, é o real que foi pra cucuia, o governo deixou de intervir no mercado para segurar alta do dolar, pior agiu quando a moeda americana caia para evitar as quedas mantendo um crescente na desvalorização do real, foi tudo arquitetado, o agronegócio agradece, as multis tiveram queda no seu custo com mão de obra.

Eu ganho mais ou menos isso aí mas moro no interior, custo de vida muito baixo, praticamente não tenho gasto com combustível pois comprei um imóvel perto do trabalho (paguei caro em relação ao restante, mas não dependo de carro).

Tenho uma filha de quase dois anos, francamente, não é tão caro. A creche a empresa paga (tem auxílio) e o gasto fixo mesmo é cerca de R$ 300,00-400,00 com fralda/higiene.

Roupas compro 90% em brechó, as crianças usam meia dúzia de vezes e o bagulho tá novo (tem roupa NOVA que minha filha usou uma ou duas vezes), quem compra roupa de bebê é psicopata.

Óbvio que tem os imprevistos, mas aí é cavar espaço no orçamento pra ter um fundo. Às vezes uma consulta emergencial com pediatra ou algo assim.

Onde moro também é viável que ela estude em escola pública mais pra frente mas, ainda assim, com este "fundo" já junto para a particular caso entenda necessário. Sei que em cidades maiores não é bem assim. Mas um filho pequeno não é tão "caro" quanto parece.

No final tudo vai dos teus hábitos. Eu particularmente odeio viajar (vejo que é um gasto que muitos possuem). Não compro por impulso (há tempos quero uma TV melhor mas a que tenho está funcionando então segue lá), tenho meu XONES pra jogar meus indies, um PC mais velho mas que roda o DOTA eventual com os amigos, etc... Gatava bastante com livros, mas com a pequena não anda sobrando tanto tempo com a cabeça boa pra leitura, então tô focando no meu backlog gigante quando sobra tempo. Acho que hoje meu maior gasto com lazer é academia (sim, gosto, vou treinar e ouvir podcast com meu JBL Sprint todo fudido que parou de funcionar um lado mas, novamente, só troco quando pifar total) e uma boa cerveja/bom vinho (o que também acabo evitando, pois tenho focado na alimentação e em reduzir o consumo de álcool/cigarro/junk food).

tl;dr Acho que o grosso do gasto do cidadão médio de classe média são hábitos que às vezes não são tão saudáveis e ter filho é um sacrifício em certos aspectos, porém muito gratificante.

Quanto ao pessoal bordado de financiamento, trabalho em banco e grande parte da população vive realmente no fio da navalha, passam o ano inteiro correndo atrás da máquina pra ter um respiro quando entra o 13º. Muita dessa gente que aparenta riqueza e sustenta estes hábitos está a 2 meses de desemprego de ir morar na rua, independente da faixa salarial. Os ricos mesmo a gente raramente vê.

Última edição:
Acho que hoje meu maior gasto com lazer é academia (sim, gosto, vou treinar e ouvir podcast com meu JBL Sprint todo fudido que parou de funcionar um lado mas, novamente, só troco quando pifar total) e uma boa cerveja/bom vinho (o que também acabo evitando, pois tenho focado na alimentação e em reduzir o consumo de álcool/cigarro/junk food).
Academia é um dos gastos e atividades mais relevantes IMHO. Fora os benefícios óbvios de "manter a forma", pelo menos pra mim também impacta claramente nos hábitos de alimentação.

Depois que estabeleci firme a rotina de atividade física (academia) esse ano, caíram muito meus gastos com cerveja e com delivery de comida, por exemplo. Eu tenho muito mais motivação pra preparar as refeições em casa sem ceder a vontade de pedir alguma besteira. A questão da atividade física também me motiva a beber mais água e evitar o álcool, já que desidrata.

Ainda tenho um armário com vários destilados, então não é questão de cortar totalmente, é simplesmente de aproveitar tudo no "momento ideal" e sem exageros.

Então vejo a atividade física com um gatilho para melhora em outros âmbitos da vida e da rotina. Então pra um planejamento de ter filhos por exemplo, pra mim com certeza estaria no cálculo a maior praticidade possível pra manter uma rotina de atividade física. Seja morando próximo a uma academia, ou tendo uma academia no prédio. E em último caso, tendo algum equipamento em casa pra usar quando não der pra sair.

Como ficou essa rotina de academia pra ti @Tampa_ , imagino que a maior dificuldade tenha sido nas vésperas do nascimento e nos primeiros meses né?

PS: Tem gente que não curte Academia, aí substitui-se com qualquer outra atividade de intensidade razoável, como ciclismo, caminhada/corrida, pular corda, dança. O que importa é ter alguma atividade pra manter o corpo ativo no dia-a-dia. A não ser que tu já trampe com trabalho braçal pesado kk

Em março, 77% das famílias fecharam o mês com alguma dívida, devido principalmente à inflação e ao achatamento da renda. No trimestre que terminou em fevereiro, a renda média do brasileiro atingiu o menor patamar em 10 anos.​

31/03/2022 22h52 Atualizado há 5 meses

O Brasil é um país fodido e endividado. A realidade é que o simples fato de viver no Brasil já é caro, fora todo o resto que existe na vida. O nível de ensino, a infraestrutura, a qualidade do transporte, a política...tudo isso deixa o Brasil pra trás, mas ainda vão existir pessoas muito ricas, pois é um país capitalista.

O Brasil tem 210 milhões de pessoas, e em grandes cidades principalmente, você vai ver MUITA gente rica.

Como ficou essa rotina de academia pra ti @Tampa_ , imagino que a maior dificuldade tenha sido nas vésperas do nascimento e nos primeiros meses né?

Cara, suave pois temos uma boa rede de apoio com os avós/dindos (francamente, isso é mais importante que qualquer dinheiro). A academia é perto de casa, então sempre conseguia combinar uma escapada pra ir treinar.

Cara, suave pois temos uma boa rede de apoio com os avós/dindos (francamente, isso é mais importante que qualquer dinheiro). A academia é perto de casa, então sempre conseguia combinar uma escapada pra ir treinar.

Seus posts nessa página me deram um certo "alívio". Meu pequeno vem aí, já imaginava que meu auxílio da empresa cobriria quase todos os gastos, além do plano de saúde ser barato e quase todos os médicos da cidade atenderem por ele. A família toda tá doida pela criança, então estamos com uma boa rede de apoio também, vai ser tranquilo conciliar com alguma escapada pra ir em academia, que por sinal é bem próxima de casa. O plano também é minha mulher deixar de trabalhar por uns 2 anos, mas vamos ver se vai rolar mesmo.

Porém mesmo se fosse, não é 10% da população brasileira que possui filho no colégio particular, está com plano de saúde em dia etc.
Logo, como eles fazem? Algo não está encaixando para mim...
Acho que isso é algo da sua bolha. Pegue a quantidade colégios de 1500 que vc conhece aí na região, a dos mais caros que vc citou de 4k, e a quantidade de todo o resto (particulares mais baratos e públicos), acho que vc vai perceber que a faixa de 1500 é uma porcentagem pequena, e a de 4k é menor ainda.

Fiz o financiamento em 170 meses (mesmo com a Caixa forçando a barra pra eu fazer em 420 meses alegando que eu ficaria mais "folgado" financeiramente) e ainda assim, vou pagar um montante considerável de juros, mas estou fazendo o possível para ir amortizando o saldo devedor sempre que possível também para reduzir esse montante de juros pagos.
Meio off-topic, mas quanto de juros vc pegou? Tô juntando grana pra comprar um apto, e fico na dúvida se compro a vista pra não pagar nada de juros, ou se financio e deixo o resto da grana rendendo, mas pra isso o juros dos rendimentos precisa ser maior que o do financiamento.

Mas um filho pequeno não é tão "caro" quanto parece.
Acho que quando é pequeno o valor é pago em tempo que vc "sacrifica" mesmo (assumindo que tem plano de saúde pra cobrir despesas médicas, né).

Meio off-topic, mas quanto de juros vc pegou? Tô juntando grana pra comprar um apto, e fico na dúvida se compro a vista pra não pagar nada de juros, ou se financio e deixo o resto da grana rendendo, mas pra isso o juros dos rendimentos precisa ser maior que o do financiamento.

No meu caso a taxa de juros seria 8,64% a.a, mas com o chamado "relacionamento" com a Caixa (ter conta corrente na Caixa, receber o salário por lá, ter cheque especial ativo, deixar o financiamento com débito automático das parcelas em conta etc) caiu para 8,30% a.a.

Eu realmente queria comprar à vista, mas vendo os preços dos imóveis só subindo eu vi que dificilmente conseguiria juntar o valor cheio para comprar 100% à vista. Em 2 anos e meio (Agosto de 2019 a Janeiro/2022) sacrificando diversos gastos, consegui juntar apenas 110 mil, daí dei 95 mil de entrada e deixei 15 mil para as taxas/impostos do processo de compra do imóvel. No fim das contas tive que desembolsar um total de R$9.158,74 apenas de taxas de cartório/impostos.

Última edição:
No meu caso a taxa de juros seria 8,64% a.a, mas com o chamado "relacionamento" com a Caixa (ter conta corrente na Caixa, receber o salário por lá, ter cheque especial ativo, deixar o financiamento com débito automático das parcelas em conta etc) caiu para em 8,30% a.a.

Eu realmente queria comprar à vista, mas vendo os preços dos imóveis só subindo eu vi que dificilmente conseguiria juntar o valor cheio para comprar 100% à vista. Em 2 anos e meio (Agosto de 2019 a Janeiro/2022) sacrificando diversos gastos, consegui juntar apenas 110 mil, daí dei 95 mil de entrada e deixei 15 mil para as taxas/impostos do processo de compra do imóvel. No fim das contas tive que desembolsar um total de R$9.158,74 apenas de taxas de cartório/impostos.
Po, essa taxa tá bem interessante. Felizmente acho que eu conseguiria ter a grana pra comprar um imóvel a vista até final do ano que vem, porém tenho consigo mais de 10% de juros nos investimentos, então faria mais sentido financiar e investir caso eu conseguisse uma taxa parecida com a sua.

Po, essa taxa tá bem interessante. Felizmente acho que eu conseguiria ter a grana pra comprar um imóvel a vista até final do ano que vem, porém tenho consigo mais de 10% de juros nos investimentos, então faria mais sentido financiar e investir caso eu conseguisse uma taxa parecida com a sua.

A média deve estar perto de 9,5%, acho. A SELIC subiu muito.

Mas eu não me descapitalizaria totalmente, tem um fio de compra de imóveis e já conversamos um pouco por lá, dá uma procurada (pra não dar derail nesse aqui). Acho que é até do @leandroO_TM.

Por que tu quer viver um padrão de vida de classe média.
O pobre não tem acesso a maioria das coisas que você postou ai...
Pobre em sua maioria gasta com:
Agua, Luz, internet, alimentação e transporte.
O resto é luxo, e dá para viver numa "boa" assim.S

Só parar de andar em bairro de classe media alta que tu vai ver a realidade do pais.
Inclusive esse tipo de visão "deturpada" da realidade é o que chamamos de bolha.

Tu tá vivendo em uma bolha e nem percebeu ainda... :bem:

Pois é.. eu não sei também se minha taxa foi menor em virtude de eu ter dado uma entrada até razoável (32.75% do valor total do imóvel - 290 mil).

Tem também a questão da SELIC que o colega mencionou acima. No final de janeiro/2022 quando eu assinei o contrato do financiamento a SELIC estava em 9,15% a.a (desde 09/12/2021). Agora está em 13,75% a.a., ou seja, 4,6% maior.

Só isso aqui já mostra a realidade totalmente absurda que tu vive...
Cuida desse cool, tá querendo viver uma vida que tu renda não comporta, na primeira crise tu tá fudido.
como que se paga quase 1000 de energia eletrica? é da profissão? E porque farmácia é 300? tem gastos meio esquisitos aí.
Aliás, é a minha opinião, mas eu não vejo necessidade de gastar muito com escola particular. todas tem que cumprir o mesmo currículo, e a partir de certo ponto o unico diferencial são atividades de "luxo", que não vão agregar em nada no futuro do filho como cidadão ou profissional.

como que se paga quase 1000 de energia eletrica?
Eu gastava nessa faixa antes da redução de impostos, agora está na casa dos 700, porém é um apto com 4 pessoas.

Cara, esquece essa história de planejar ter filho.

Você acha que a espécie humana sobreviveu planejando ter filhos?

Apenas deixe o instinto fluir e coma a mulher.

O homem é um ser que evolui a inteligência para planejar guerra, assassinato do inimigo, destronar o chimpanzé mais velho, criar um instrumento de pedra para cortar a carne.

Crianças não precisam de escola particular ou planos de saúde para crescerem saudáveis e inteligentes.

A programação genética já existe pra isso.

Pois é.. eu não sei também se minha taxa foi menor em virtude de eu ter dado uma entrada até razoável (32.75% do valor total do imóvel - 290 mil).

Tem também a questão da SELIC que o colega mencionou acima. No final de janeiro/2022 quando eu assinei o contrato do financiamento a SELIC estava em 9,15% a.a (desde 09/12/2021). Agora está em 13,75% a.a., ou seja, 4,6% maior.
A média atual da caixa ainda é 8.5, porém é possível negociar com o gerente, o meu quando fiz o contrato consegui negociar 7.53%.
como que se paga quase 1000 de energia eletrica? é da profissão? E porque farmácia é 300? tem gastos meio esquisitos aí.
Aliás, é a minha opinião, mas eu não vejo necessidade de gastar muito com escola particular. todas tem que cumprir o mesmo currículo, e a partir de certo ponto o unico diferencial são atividades de "luxo", que não vão agregar em nada no futuro do filho como cidadão ou profissional.
Exatamente, eu trabalho de casa, minha esposa vive em casa e aqui nunca veio 300 reais.
Os caras tem uma fábrica em casa e acham que isso é o normal kkkk
Por isso que eu disse ali em cima, tem muito gente aqui que vive em uma bolha e nem se dá conta disso.
Gasta uma fortuna com um monte de besteira e acha que isso é o "normal".
:shrug:

A média atual da caixa ainda é 8.5, porém é possível negociar com o gerente, o meu quando fiz o contrato consegui negociar 7.53%.

Exatamente, eu trabalho de casa, minha esposa vive em casa e aqui nunca veio 300 reais.
Os caras tem uma fábrica em casa e acham que isso é o normal kkkk
Por isso que eu disse ali em cima, tem muito gente aqui que vive em uma bolha e nem se dá conta disso.
Gasta uma fortuna com um monte de besteira e acha que isso é o "normal".
:shrug:
eu sei que a energia eletrica no RJ é mais cara e pelo calor se usa muito ar condicionado e similares, mas tem que ser muito "hedonista"(tipo ar em vários comodos ligados 24h, banhos muito longos no chuveiro elétrico) ou realmente ter um frigorífico em casa pra gastar tudo isso, mesmo se tiverem 5 pessoas pra mais.

Gastar muito com farmácia é bem fácil. Eu tenho um problema ocular de pressão e só com os medicamentos pra esse problema já dá pra gastar isso.

Se o cara tiver um problema sério no sistema digestivo também já vai uma grana. Enfim, tem muito problema de saúde que vai exigir uma grana pra tratar.

Agora, também tem coisa que dá pra ir atrás e conseguir pelo governo, é chato, exige tempo, mas é um caminho.

Agora gastar milão com luz é deveras estranho, de fato. Tem que ver se não tá rolando um gato aí. A não ser que o cara tenha um quarto de mineração de criptomoeda torando 24/7 ali kk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Todo mundo vive em bolhas, inclusive a gente.

Querendo ou não a gente nunca terá plena visão e consciência de todas as realidades, portanto, sempre existirá uma bolha.

Agora é claro, existem níveis diferentes. Uma pessoa que nunca precisou de transporte público na vida tá numa bolha muito mais limitada do que a pessoa que acorda 5h da manhã pra pegar 2h de onibus até o trampo. E por aí vai.

Por isso é importante buscar ouvir os outros e conhecer pontos de vistas diferentes. Quanto mais a gente conhece do mundo e das pessoas, menos limitante fica a nossa bolha, mas ela nunca deixa de existir.

Última edição:
Que negociação foi essa? O que vc deu em troca? Já dei entrada nos papéis para a compra do meu AP e no papel tá marcado 8,63%aa na faixa 3 do MCMV (Renda entre 4.4k ~ 8k) e só estou esperando a Caixa ligar pra mim ir lá efetivar o financiamento.

todo mundo lotado de financiamentos, moro em um bairro de classe media pra baixo, oq mais tem aqui eh esses Suvs novos de 100 mil reais, parece ate q eu sou o unico pobre do bairro.
Lembrando que se o cabra financiar esse carro de 100k ele paga 200k e no final do mês ele paga no mínimo 4k só na prestação do carro.

Já vi alguns sugestões de que o valor da prestação do carro não deve ultrapassar 20% da renda, ou seja a média de renda de alguém que tem carro de 100k é de no mínimo 20k por mês. A fonte é arial 12. Mas é algo a se considerar.

Que negociação foi essa? O que vc deu em troca? Já dei entrada nos papéis para a compra do meu AP e no papel tá marcado 8,63%aa na faixa 3 do MCMV (Renda entre 4.4k ~ 8k) e só estou esperando a Caixa ligar pra mim ir lá efetivar o financiamento.
O pessoal da CAIXA TEM que fez os esquemas lá dentro.
Tive que aceitar um monte de lixo para chegar nessa taxa.
Um dia depois cancelei tudo kkk

O pessoal da CAIXA TEM que fez os esquemas lá dentro.
Tive que aceitar um monte de lixo para chegar nessa taxa.
Um dia depois cancelei tudo kkk
E a taxa manteve 7,53%?? Uau, 1% a menos é muita coisa!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Lembrando que se o cabra financiar esse carro de 100k ele paga 200k e no final do mês ele paga no mínimo 4k só na prestação do carro.

Já vi alguns sugestões de que o valor da prestação do carro não deve ultrapassar 20% da renda, ou seja a média de renda de alguém que tem carro de 100k é de no mínimo 20k por mês. A fonte é arial 12. Mas é algo a se considerar.
Lembro que uma amiga da minha esposa queria financiar um apto e o marido dela tinha uma pequena oficina, não sei qual foi o paranauê mas sei que ela disse que pagou 10k pra mentirem a renda deles (Não sei se foi pra algum bancário ou pra um contador) e pegou o apto...porém também sei que não deu conta das parcelas e distratou antes de entregarem kkk

Users who are viewing this thread

Voltar