Vídeo incrível, muito obrigado por compartilhar!
Ótimos pontos cara, em ambiente competitivo realmente você tem vantagem pela maior quantidade de quadros, mas ainda acho que são vantagens não tão gigantes assim.Engraçado, de 50FPS pra 60FPS já não percebo tanta diferença. Os dois considero bem pouco fluidos quando uso o mouse. Controle é diferente.
Aqui é o mesmo. Abaixo disso é muito incomodo jogar FPS jxj. Mesmo 75FPS já começa a incomodar. 60FPS sinceramente parece 30FPS. Atrapalha muito dependendo do jogo.
Algumas considerações. Mas antes deixar claro que um jogador ruim não vai ficar bom por causa de um monitor 144hz. Mas um jogador treinado, potencializa suas habilidade e chances sim. Muitas chances em um segundo até. Já explico.
1) Por isso que eu fiz questão de frisar frames e frequência de trabalho do monitor andando juntos, não separados.
2) A experiência ruim de 60FPS se dá independente da frequência de trabalho do monitor. Pode ser 60Hz, 120Hz ou 144hz. Torna-se irrelevante uma vez que hoje todos os monitores para jogos são VRR. Ou seja, como vc frisou ao fim, o monitor adequa a sua frequência a quantidade exata de quadros que estão sendo renderizados e disponibilizados no display.
3-4) Aqui tem algumas coisas que precisam ser levadas em conta e que sempre são ignoradas.
Primeiro é importante falar sobre reação. Sim, conscientemente nossa reação é a partir ali de uns 200ms pra cima e nos experts até abaixo. Porém a neurociência já conseguiu demonstrar que nossas reações podem ser muito, mas muito, muito abaixo disso, especialmente quando estamos falando de movimentos treinados, já condicionados e já em exercício. Uma vez tive o prazer de assistir a uma palestra da Dra. Suzana Herculano na PUCRJ. E ela falava sobre isso, inclusive entrando no assunto de consciência e tal. Mas ai é outra parada rs. O ponto é que sabe essas reações que temos sem parecer pensar?
E, no caso de ter uma imagem nova a cada 6.9ms contra uma nova imagem, já desatualizada, a cada 16.6ms, estamos falando em X oportunidades a mais de ter uma reação mais antes do adversário e, ainda, com uma cena ligeiramente mais atualizada. Vc não espera 1 segundo inteiro pra ter uma reação. Saca? Então estamos falando de muito mais de 10ms a cada 6.9ms de diferença. Pode parecer pouco, mas durante um segundo, estamos falando de dezenas de oportunidades para reagir mais rapidamente. Pra ser mais preciso, 84 oportunidades. Não é negligenciável em um jxj seja game de luta, seja FPS.
E não dá pra ignorar também a vantagem que não é competitiva, mas simplesmente ter muito mais quadros em um mesmo segundo nos passa uma sensação de movimento e fluidez muito maior. Então mesmo em jogos campanha, especialmente jogos fast paced e no mouse, a vantagem será a experiência.
er muito mais quadros também se traduz em uma diferença na percepção de fluidez. Essa não é uma vantagem competitiva, de fato, mas é uma experiência superior.
7) VRR não torna a experiência necessariamente lisa, né? Apenas melhora a pace da transição entre os quadros, sincronizando. 40FPS vai continuar sendo pouco fluido, do mesmo jeito que 144FPS pode ser considerado muito fluido. Estando sincronizado com (vsync) ou sem adição de tempo de resposta (VRR).
Para um cara que vive disso faz todo sentido ter o melhor do melhor, nem que seja 1hz a mais, mas para um cara casual como 99,9% do pessoal é ínfimo eu acho.
Fora do ambiente competitivo a alta taxa de FPS só vai trazer a sensação de fluidez maior mesmo, porém essa sensação geralmente é "acostumável". Eu demoro cerca de uns 10 ~ 20 minutos para me acostumar com qualquer jogo a 30 FPS por exemplo, óbvio que depois dele quando jogo um com altas taxas eu tenho aquele sensação de fluidez, mas também dura uns 10 minutos até nem perceber mais isso. Acho que essa experiência no fim tá muito ligada ao costume mesmo, sair dos 200FPS pros 30FPS vai ser péssimo nos primeiros 10 minutos, mas depois você só acostuma e a experiência volta a ficar normal.