Você ainda tolera jogar a 60FPS@60Hz com mouse?

Você ainda tolera jogar a 60FPS@60Hz com o mouse?

  • Sim, não faz diferença.

  • Sim, mas faz diferença.

  • Não, mas a diferença é pequena.

  • Não, porque depois que acostuma com mais, parece que estou a 30FPS@30Hz.


Results are only viewable after voting.

Vídeo incrível, muito obrigado por compartilhar!

Engraçado, de 50FPS pra 60FPS já não percebo tanta diferença. Os dois considero bem pouco fluidos quando uso o mouse. Controle é diferente.

Aqui é o mesmo. Abaixo disso é muito incomodo jogar FPS jxj. Mesmo 75FPS já começa a incomodar. 60FPS sinceramente parece 30FPS. Atrapalha muito dependendo do jogo.


Algumas considerações. Mas antes deixar claro que um jogador ruim não vai ficar bom por causa de um monitor 144hz. Mas um jogador treinado, potencializa suas habilidade e chances sim. Muitas chances em um segundo até. Já explico.

1) Por isso que eu fiz questão de frisar frames e frequência de trabalho do monitor andando juntos, não separados.

2) A experiência ruim de 60FPS se dá independente da frequência de trabalho do monitor. Pode ser 60Hz, 120Hz ou 144hz. Torna-se irrelevante uma vez que hoje todos os monitores para jogos são VRR. Ou seja, como vc frisou ao fim, o monitor adequa a sua frequência a quantidade exata de quadros que estão sendo renderizados e disponibilizados no display.

3-4) Aqui tem algumas coisas que precisam ser levadas em conta e que sempre são ignoradas.

Primeiro é importante falar sobre reação. Sim, conscientemente nossa reação é a partir ali de uns 200ms pra cima e nos experts até abaixo. Porém a neurociência já conseguiu demonstrar que nossas reações podem ser muito, mas muito, muito abaixo disso, especialmente quando estamos falando de movimentos treinados, já condicionados e já em exercício. Uma vez tive o prazer de assistir a uma palestra da Dra. Suzana Herculano na PUCRJ. E ela falava sobre isso, inclusive entrando no assunto de consciência e tal. Mas ai é outra parada rs. O ponto é que sabe essas reações que temos sem parecer pensar?

E, no caso de ter uma imagem nova a cada 6.9ms contra uma nova imagem, já desatualizada, a cada 16.6ms, estamos falando em X oportunidades a mais de ter uma reação mais antes do adversário e, ainda, com uma cena ligeiramente mais atualizada. Vc não espera 1 segundo inteiro pra ter uma reação. Saca? Então estamos falando de muito mais de 10ms a cada 6.9ms de diferença. Pode parecer pouco, mas durante um segundo, estamos falando de dezenas de oportunidades para reagir mais rapidamente. Pra ser mais preciso, 84 oportunidades. Não é negligenciável em um jxj seja game de luta, seja FPS.

E não dá pra ignorar também a vantagem que não é competitiva, mas simplesmente ter muito mais quadros em um mesmo segundo nos passa uma sensação de movimento e fluidez muito maior. Então mesmo em jogos campanha, especialmente jogos fast paced e no mouse, a vantagem será a experiência.

er muito mais quadros também se traduz em uma diferença na percepção de fluidez. Essa não é uma vantagem competitiva, de fato, mas é uma experiência superior.

7) VRR não torna a experiência necessariamente lisa, né? Apenas melhora a pace da transição entre os quadros, sincronizando. 40FPS vai continuar sendo pouco fluido, do mesmo jeito que 144FPS pode ser considerado muito fluido. Estando sincronizado com (vsync) ou sem adição de tempo de resposta (VRR).
Ótimos pontos cara, em ambiente competitivo realmente você tem vantagem pela maior quantidade de quadros, mas ainda acho que são vantagens não tão gigantes assim.
Para um cara que vive disso faz todo sentido ter o melhor do melhor, nem que seja 1hz a mais, mas para um cara casual como 99,9% do pessoal é ínfimo eu acho.
Fora do ambiente competitivo a alta taxa de FPS só vai trazer a sensação de fluidez maior mesmo, porém essa sensação geralmente é "acostumável". Eu demoro cerca de uns 10 ~ 20 minutos para me acostumar com qualquer jogo a 30 FPS por exemplo, óbvio que depois dele quando jogo um com altas taxas eu tenho aquele sensação de fluidez, mas também dura uns 10 minutos até nem perceber mais isso. Acho que essa experiência no fim tá muito ligada ao costume mesmo, sair dos 200FPS pros 30FPS vai ser péssimo nos primeiros 10 minutos, mas depois você só acostuma e a experiência volta a ficar normal.
 
Tolerar? :que:

Nem vou começar dizendo que @60FPS/60hz esta longe da realidade da maioria dos jogadores mas pra mim, é objetivo master. Um game neste nível não é só jogável mas sim a experiencia completa, até hoje jamais almejei algo acima disso, por mais que conseguisse 1440p@120hz.

Tudo isso é costume e o ideal é procurar a menor quantidade possíveis de adições que custam muito dinheiro pra um estilo de "vida" baseado numa necessidade que você mesmo se impõe, quanto mais simples nós formos em alguns aspectos, melhor é pra nós, pelo menos eu penso assim.

Desde sempre na minha vida estive longe do ideal, inicialmente muito abaixo e por vezes um pouco, creio que só em 2016 eu tive o "luxo" de alcançar 60FPS em qualquer jogo que fosse razoavelmente otimizado mas, sempre tive em mente que tal coisa não poderia se tornar o "meu deus sem 60FPS não jogo", porque sou muito mais baixar o padrão pra 30 do que criar uma barreira que me impeça de jogar aquele gamezinho mal otimizado que ta pegando 40FPS porque eu não consigo mais.

Não é uma critica ao criador do post que só quis perguntar/discutir um ponto e ta de boa, mas quis falar um pouco sobre regras que nós mesmos estipulamos que acabam complicando nossas vidas. Lembrando que esta é MINHA visão (literalmente hahaha), jogador de singleplayer que vai de AAA até gamezinhos de gestão onde o gameplay se limite a cliques no mouse e estratégia de vendas, competitivo é outro cenário e tenho ciencia que várias regras são diferentes, como comentei, não gosto de multi e nem tenho paciencia pra eles.
 
Para mim 60fps está ótimo, vejo pouca diferença acima disso. Talvez em jogos de corrida, mas, mesmo assim, pouca coisa. Só que não jogo competitivo.
 
eu particularmente não jogo a 60fps no mouse, tenho impressão de lagado, prefiro fazer conceçãoes graficas e ter pelo menos 75fps...
acho que muito disse nem é por 60fps não ser o suficiente ou estar no mouse, mas acho que é o choque de sair da area de trabalho a 240hz para um jogo a 60fps
 
Vídeo incrível, muito obrigado por compartilhar!


Ótimos pontos cara, em ambiente competitivo realmente você tem vantagem pela maior quantidade de quadros, mas ainda acho que são vantagens não tão gigantes assim.
Para um cara que vive disso faz todo sentido ter o melhor do melhor, nem que seja 1hz a mais, mas para um cara casual como 99,9% do pessoal é ínfimo eu acho.
Fora do ambiente competitivo a alta taxa de FPS só vai trazer a sensação de fluidez maior mesmo, porém essa sensação geralmente é "acostumável". Eu demoro cerca de uns 10 ~ 20 minutos para me acostumar com qualquer jogo a 30 FPS por exemplo, óbvio que depois dele quando jogo um com altas taxas eu tenho aquele sensação de fluidez, mas também dura uns 10 minutos até nem perceber mais isso. Acho que essa experiência no fim tá muito ligada ao costume mesmo, sair dos 200FPS pros 30FPS vai ser péssimo nos primeiros 10 minutos, mas depois você só acostuma e a experiência volta a ficar normal.
Não acho que a vantagem seja gigante (mais frames tem mais vantagem que frequência de trabalho do display) não.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Para mim 60fps está ótimo, vejo pouca diferença acima disso. Talvez em jogos de corrida, mas, mesmo assim, pouca coisa. Só que não jogo competitivo.
Caramba, justamente jogos de corrida é onde não vejo diferença registrável com frequências e frames mais altos. Sinto na resposta do volante um pouquinho, mas visualmente não percebo mta diferença.
 
Fortes sequelas do pcismo / msi rivaburner
 
Tolerar? :que:

Nem vou começar dizendo que @60FPS/60hz esta longe da realidade da maioria dos jogadores mas pra mim, é objetivo master. Um game neste nível não é só jogável mas sim a experiencia completa, até hoje jamais almejei algo acima disso, por mais que conseguisse 1440p@120hz.

Tudo isso é costume e o ideal é procurar a menor quantidade possíveis de adições que custam muito dinheiro pra um estilo de "vida" baseado numa necessidade que você mesmo se impõe, quanto mais simples nós formos em alguns aspectos, melhor é pra nós, pelo menos eu penso assim.

Desde sempre na minha vida estive longe do ideal, inicialmente muito abaixo e por vezes um pouco, creio que só em 2016 eu tive o "luxo" de alcançar 60FPS em qualquer jogo que fosse razoavelmente otimizado mas, sempre tive em mente que tal coisa não poderia se tornar o "meu deus sem 60FPS não jogo", porque sou muito mais baixar o padrão pra 30 do que criar uma barreira que me impeça de jogar aquele gamezinho mal otimizado que ta pegando 40FPS porque eu não consigo mais.

Não é uma critica ao criador do post que só quis perguntar/discutir um ponto e ta de boa, mas quis falar um pouco sobre regras que nós mesmos estipulamos que acabam complicando nossas vidas. Lembrando que esta é MINHA visão (literalmente hahaha), jogador de singleplayer que vai de AAA até gamezinhos de gestão onde o gameplay se limite a cliques no mouse e estratégia de vendas, competitivo é outro cenário e tenho ciencia que várias regras são diferentes, como comentei, não gosto de multi e nem tenho paciencia pra eles.
Temos estilos de vida totalmente diferentes.

Gosto de bons carros, bons restaurantes, bons PCs e tudo muito bom. Não repreendo a sua, mas existem pessoas diferentes e que almejam coisas melhores não pq elas tem um custo, mas pq elas são, de fato, melhores.
 
60fps já é luxo e muito confortável
 
Tenho um amigo que é Legendary Eagle no CS e ele joga com tudo no mínimo pra ter o máximo de fps, sendo que em alguns mapas ele mal consegue manter 60 fps constantes.

FPS alto irá fazer diferença em cenário competitivo onde os jogadores possuem habilidades semelhantes e qualquer vantagem é o que faz a diferença entre ganhar e perder.
Agora pro jogador casual? besteira, acima de 90 fps é praticamente imperceptível a diferença para quem não é profissional.
 
Tenho um amigo que é Legendary Eagle no CS e ele joga com tudo no mínimo pra ter o máximo de fps, sendo que em alguns mapas ele mal consegue manter 60 fps constantes.

FPS alto irá fazer diferença em cenário competitivo onde os jogadores possuem habilidades semelhantes e qualquer vantagem é o que faz a diferença entre ganhar e perder.
Agora pro jogador casual? besteira, acima de 90 fps é praticamente imperceptível a diferença para quem não é profissional.
É mais pelo input delay.

Pro seu "tiro" sair primeiro que do inimigo basicamente.
 
Tranquilo, não vejo problema algum. Em alguns casos, abaixo de 60 prefiro o uso de controle.
 
Se possível, sempre acima de 144 e nunca abaixo de 90+ :vinho:
Jogo a 60fps/hz me dá dor de cabeça, e jogar +144hz em FPS competitivo ajuda muito e dá algumas vantagens
 
Eu priorizo jogar Shooters Online em 144hz que é a taxa do meu monitor, se o mesmo jogo estiver a 60pfs "eu" ja sinto a diferença a custo de graficos. Com mouse, mas jogo com controle tbm.
Porem, em jogos ação, rpg, historia, até de FPS estilo Metro..., eu priorizo graficos mas a 60 FPS. Com controle ou mouse tanto faz.
 
Última edição:
Sem condições, dor de cabeça vem que vem !
 
Temos estilos de vida totalmente diferentes.

Gosto de bons carros, bons restaurantes, bons PCs e tudo muito bom. Não repreendo a sua, mas existem pessoas diferentes e que almejam coisas melhores não pq elas tem um custo, mas pq elas são, de fato, melhores.

Não há nenhum problema com isso, definitivamente vai de cada um.

Lembro ter ficado um bom tempo pensando sobre tornar os 60fps algo padrão e sempre tive receio de acostumar e não querer mais nada abaixo daquilo, felizmente desde sempre tive consciência e nunca deixei ocorrer.
 
Não há nenhum problema com isso, definitivamente vai de cada um.

Lembro ter ficado um bom tempo pensando sobre tornar os 60fps algo padrão e sempre tive receio de acostumar e não querer mais nada abaixo daquilo, felizmente desde sempre tive consciência e nunca deixei ocorrer.
Sou exatamente da mesma opinião. Tenho um monitor 4k 60hz e travo meus jogos single player em 45 fps.

Jogos online travo em 144fps pra diminuir o input lag. Nem quero ter um monitor acima de 60Hz pra nao ficar mal acostumado.
 
Tenho um grupo no Whatssap de uns colegas desde do ensino fundamental, pessoal que jogava todo mundo junto Tibia lá por 2005 até hoje curtem jogos. Esses dias um deles comentou que com menos de 100FPs ele passa mal, fica com tontura. Todo mundo chamou ele de fresco hauhauah

Enfim, acho que acima de 60FPS ta mais que de boa. Já joguei jogos abaixo de 60FPS que estava de boa, só comecei a achar ruim quando eu comecei a marcar o FPS na tela e via a numeração abaixo de 60FPS, ou seja, era mais por saber que estava abaixo dos 60 do que de fato ser ruim a jogabilidade.
 
Eu tolero jogar em 60hz mas sinto um pouco a diferença. No meu caso eu não quis partir para monitores 144hz, pois eu teria que aumentar resolução (ultrawide 1440p) e não sei se minha placa conseguiria atingir esses valores de forma satisfatória. Eu acabei comprando um monitor de 75hz Ultra wide 1080p, mas acabo que todos os jogos rodo a 75hz e isso já me dá uma sensação ótima de fluidez. Acabo colocando todos os gráficos no ultra e já me acostumei. Caso eu pegasse um monitor ultra wide 144hz 1440p faltamente eu diminuiria os gráficos dos jogos para poder alcançar. Mas de fato eu penso no próximo upgrade já mudar para essas resoluções maiores mesmo, pois ultra wide 1080p a 144hz não existem mais.
 
Eu tolero jogar em 60hz mas sinto um pouco a diferença. No meu caso eu não quis partir para monitores 144hz, pois eu teria que aumentar resolução (ultrawide 1440p) e não sei se minha placa conseguiria atingir esses valores de forma satisfatória. Eu acabei comprando um monitor de 75hz Ultra wide 1080p, mas acabo que todos os jogos rodo a 75hz e isso já me dá uma sensação ótima de fluidez. Acabo colocando todos os gráficos no ultra e já me acostumei. Caso eu pegasse um monitor ultra wide 144hz 1440p faltamente eu diminuiria os gráficos dos jogos para poder alcançar. Mas de fato eu penso no próximo upgrade já mudar para essas resoluções maiores mesmo, pois ultra wide 1080p a 144hz não existem mais.
Eu ia pegar a mesma coisa. UltraWide FHD 29" da LG que é 75hz. Até fiz a compra, mas deu um B.O e foi cancelada. Então acabei pegando o LG ultragear 27" 144hz. Ainda não testei em 144hz, monitor chegou ontem.
 
Configuro tudo pra jogar acima de 90 e limito a 120 pelo rivatuner.

Freesync faz o restante do trabalho.

Quando pego algum jogo antigo que é limitado a 30, é uma tristeza.
 
Tolero tranquilamente. Pra mim, só jogo 144+ FPS@144Hz apenas em competitivo como exemplo Valorant. O resto, jogo em 60 FPS tranquilamente...
 
Quanto mais melhor, óbvio, mas como não sou competitivo e nem tenho mais tempo para jogar, 60fps tá bom demais.
 
alternativa A, o resto é fake news
 
Não existe nenhuma necessidade em jogar com mais de 60 fps se o jogo é offline. Para quê? Consumir mais recursos do sistema, aumentar a temperatura e consumo energético? Até mesmo se fosse jogos competitivos: se você é um merda com 144,250+ fps você vai continuar sendo um merda com 60 fps. :melior:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo