Você se considera um introvertido?

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Vinil
  • Data de Início Data de Início

Você se considera um introvertido?

• Sim

Votes: 23 62.2%
  • Nem um nem outro, o meio-termo

Votes: 12 32.4%
  • Não

Votes: 2 5.4%

• Total de votos
    37

Vinil

Pseudousuário

Atualmente estou lendo o livro acima, e ele está me gerando uma discussão interna que eu achei muito interessante trazer ao fórum, pois é um assunto que poucos comentam.

O livro relata uma pesquisa dizendo que 1 a cada 3 norte-americanos são introspectivos, mas é tão difícil encontrar um pois a maioria destes fingem extroversão devido ao que a autora chama de "Ideal da Extroversão", uma exigência que a sociedade impõe às pessoas desde crianças, dizendo que caso elas não forem extrovertidas não terão sucesso ou não serão felizes, pois geralmente são as crianças mais falantes e atuantes que os pais e professores usam como exemplo às outras. Mas a autora relata vários casos de sucesso com introvertidos e outros incentivos, basta aceitarem que são normais e fazer as escolhas corretas.

Lembrando que existe uma grande diferença entre tímidos e introspectivos: Os primeiros têm medo de aceitar a sua condição, não conseguem se socializar mesmo tentando; enquanto os segundos simplesmente preferem ser mais individual ou "cerebral", mas não têm medo ou não veem problema em fazer amizades ou se socializar.

Então, vocês se consideram introvertidos? Caso sim, já tentaram mudar sua situação por pressão dos pais ou da sociedade? Tiveram êxito ou acham que estão fazendo algo apenas por pressão contra sua vontade própria?

Última edição:
Pô, marquei a segunda opção mas sou introspectivo mesmo. Prefiro fazer as coisas sozinhos e não tenho medo de me socializar com as pessoas.

introspectivos?:haha:

Nem sei que q é isso....

acho que é pessoas mais fechadas né:hmm:

Até mesmo o mercado de trabalho exige pessoas mais extrovertidas (sociáveis), criando um esteriótipo para as outras de que elas não terão sucesso se trabalharem sozinhas.

Mas será que isso não passa de um preconceito (o chamado "Ideal da Extroversão") ou realmente um trabalho flui melhor em grupo? Eis uma dúvida que eu sempre tive... Dissertem.

Última edição:
eu sempre faço melhor as coisas SOZINHO, outras pessoas metendo o bedelho junto só sai mer...

eu sempre faço melhor as coisas SOZINHO, outras pessoas metendo o bedelho junto só sai mer...

também acho. sozinho= produtividade 10x maior. em grupo= enrolação, chatice, confusão, ajo do tipo "como voce quer que eu faça? assim ou assado? é pra fazer isso? ok..."

fico tímido só quando é algo fora do planejado, com pessoas desconhecidas, embora já tenha sido bem mais extrovertido.

Desde de sempre eu fui introvertido, só que em 2012 eu passei o ano todo tentando ser um cara extrovertido a pedidos da ex-namorada e dos meu pais, no inicio até achei que seria um boa pois assim iria e ampliar meu networking, mas o erro que cometi foi não ter escolhido bem as pessoas com quem manteriam um ciclo de amizade, a maioria era pessoas fazias por dentro e totalmente fúteis, pra resumir eu acabei ficando deprimido por que vi que só tinha tentado ser um cara diferente por pressão dos outros, desde então eu voltei a ser um cara mais individualista, terminei o namoro com uma mina era o avesso ao meu mundo e tentei explicar pro meus pais a situação, mas nenhum entendeu por eu voltei a ser um cara como antes, por isso me mandaram até pro um psicologo.

Em relação ao mercado trabalho que depende muito da área que se atua, mesmo que criem essa ilusão que para trabalhar o melhor é ser extrovertido, acho que pra maiorias dos trabalhos se destaca mais os introvertidos por serem bem mais centrados que os outros.

mas nenhum entendeu por eu voltei a ser um cara como antes, por isso me mandaram até pro um psicologo.
Esse é o problema da maioria das pessoas, todo mundo vê a introspeção como algo anormal que deve ser tratado, achando que essa pessoa se continuar como está vai ter problemas no futuro. Principalmente os pais acham isso.

Eu acho que a visão das pessoas sobre os introvertidos deve mudar, muito...

sou extremamente introvertido, quando era mais novo até me chamavam de "estranho"... :feelbad:, mas não tenho problema algum em me socializar, embora prefiro ser individualista, as coisas rendem muito mais.

vou dar uma conferida nesse livro, deve ser bem bacana :mao:.

Eu tô com o pessoal no que falaram até agora, em questão de responsabilidades é comum me sair melhor sozinho por algo normal, que é fazer à sua maneira, sem ninguém alterando o seu trabalho. E é aquela coisa, timidez/introspecção embora não sejam sinônimos acabam um por esconder o outro e retrair a pessoa ao extremo. Quanto a pressão social é isso mesmo, basta tu conversar com alguém mais despojado e prestar atenção na forma de comunicação, tu VAI sair do normal(se introvertido) e tentar falar de igual pra igual com a pessoa, porque é nisso que a gente vive, muita coisa baseada apenas na aparência, apenas o ''parecer ser''.

Não me considero, acho que sou, porque muitas pessoas já me falaram que eu sou.. :haha:
Que se f#, não estou nem aí, acho que está bom assim, por isso não mudo.
Além de introvertido, também reconheço que sou: sarcástico, frio, calculista, pessimista e individualista.
:mas:

Eu sou introvertido, não me sinto na obrigação de fazer amizades, puxar assunto ou coisas do tipo, pra dizer a verdade to bem nem ai :) Tenho poucos amigos mas sei que são bons amigos e da para confiar... Prefiro fazer as coisas sozinho também, muita gente, ou gente mal intencionada, chata, só da incomodo..

Sobre o mercado de trabalho... Eu acredito que o importante é ser você mesmo, respeitando a todos claro. Fazendo o seu trabalho bem e sendo educado ninguém vai implicar, nunca criei vínculos aonde trabalhei e isso nunca me afetou.

vou dar uma conferida nesse livro, deve ser bem bacana :mao:.
Ele é bem interessante, apesar de ter algumas coisas que eu achava óbvio, tem várias outras que eu concordei fortemente mas nunca havia pensado naquilo.

E de certa forma ele faz com que os introvertidos deixem de se enxergar como anormais e passem a se enxergar como diferentes.

Já li um pouco desse livro, mas abandonei, fui procurar ler depois de um video que vi no ted.

Mas vou dar uma nova chance a ele.

Desde de sempre eu fui introvertido, só que em 2012 eu passei o ano todo tentando ser um cara extrovertido a pedidos da ex-namorada e dos meu pais, no inicio até achei que seria um boa pois assim iria e ampliar meu networking, mas o erro que cometi foi não ter escolhido bem as pessoas com quem manteriam um ciclo de amizade, a maioria era pessoas fazias por dentro e totalmente fúteis, pra resumir eu acabei ficando deprimido por que vi que só tinha tentado ser um cara diferente por pressão dos outros, desde então eu voltei a ser um cara mais individualista, terminei o namoro com uma mina era o avesso ao meu mundo e tentei explicar pro meus pais a situação, mas nenhum entendeu por eu voltei a ser um cara como antes, por isso me mandaram até pro um psicologo.

Em relação ao mercado trabalho que depende muito da área que se atua, mesmo que criem essa ilusão que para trabalhar o melhor é ser extrovertido, acho que pra maiorias dos trabalhos se destaca mais os introvertidos por serem bem mais centrados que os outros.

o mercado de trabalho ainda é bem fechado para pessoas timidas/introvertidas

é logico q cada vaga tem um perfil mas de modo geral o mercado privilegia os mais extrovertidos

para cargos mais de chefia/gerencial que pagam melhor os mais timidos/introvertidos tem muito pouco espaço

Esse é o problema da maioria das pessoas, todo mundo vê a introspeção como algo anormal que deve ser tratado, achando que essa pessoa se continuar como está vai ter problemas no futuro. Principalmente os pais acham isso.

Eu acho que a visão das pessoas sobre os introvertidos deve mudar, muito...

Pois é, a maior parte acha isso por que foi ensinada a pensar desse jeito, quando eu expliquei isso pro psicologo ele me recomendo conversa mais sobre o assunto pro meus pais, mas acho que eles nem se quer entenderam esse minha personalidade, por que até hoje acham que eu sofro de depressão :nooo:

Sim.

Sou filho único por parte de mãe e sempre fiz tudo sozinho.

Não sou tímido, mas não sinto necessidade de fazer amizade nem de ficar batendo papo atoa.

Consigo contar nos dedos de uma mão a quantidade de amigos.

Última edição:
Nem um pouco.

Sou filho único por parte de mãe e sempre fiz tudo sozinho.

Não sou tímido, mas não sinto necessidade de fazer amizade nem de ficar batendo papo atoa.

Consigo contar nos dedos de uma mão a quantidade de amigos.
Eu acho que você interpretou o título do tópico errado, introvertido = reservado e individual e não o contrário :poker:

Pelo jeito o que a enquete mais provou é que fóruns de internet são preferidos em sua maior parte pelos introvertidos, enquanto os extrovertidos usam mais o Facebook ou simplesmente ficam pouco na internet.

Última edição:
Sim, com orgulho, mas é bom aprender a ser mais aberto e sociavel e etc.

Acho que li esse livro uns anos atrás, foi bom porque acabamos crescendo com essa imagem de que ser introvertido é ser problematico, e que os melhores são os extrovertidos, mas o tempo passa e vamos vendo como as coisas realmente são ... quando comecei a prestar atenção na realidade da vida comecei a sentir orgulho de ser quem eu sou.

Abraços.

o mercado de trabalho ainda é bem fechado para pessoas timidas/introvertidas

é logico q cada vaga tem um perfil mas de modo geral o mercado privilegia os mais extrovertidos

para cargos mais de chefia/gerencial que pagam melhor os mais timidos/introvertidos tem muito pouco espaço

No caso dos cargos de liderança depende muito em qual empresa irá trabalhar e qual papel o profissional irá ter, tenho amigo que tem cargo de gerencia e o mesmo é muito individualista, mas mesmo assim sempre cumpre suas metas.

Lembrando que existe uma boa diferença entre os introvertidos e os tímidos:mao:

Eu sou e toco o foda-se pra quem não gosta. Sei falar (muito bem, por sinal) quando é necessário, mantendo tanto uma postura, olhar e voz num tom confiante, disseram até que eu sou meio intimidador :coolface:. Mas em 90% dos casos eu prefiro ficar sozinho e sem falar nada, a grande maioria das pessoas não sabe conversar, não tem nada de útil para acrescentar, é sempre a mesma coisa, falam do cabelo, do corpo, dos namoricos vazios de pura paixão passageira, falam mal de alguém, isso é muito tosco. Só fico meio tímido (não a ponto de me impedir de fazer algo) quando envolve alguém que eu goste, ou algo novo num primeiro momento, mas até que consigo lidar bem com isso.

E extrovertido só se destaca em cargo que exija muito networking, um introvertido se souber se impor e souber as qualidades de um líder pode liderar qualquer coisa, até melhor que um extrovertido, pois graças a introversão o cara tem mais tempo para refletir sobre suas atitudes, etc e tal.

O problema é ter que lidar com a solidão as vezes :okay:

Me interessou bastante o livro.

Já fui introvertido e tímido hoje sou só introvertido, durante a infância e adolescência participei de vários grupos de jovem (de igrejas inclusive). Para melhorar o meu "comportamento social", o que me ajudou muito a me relacionar porque sempre fui muito fechado, não me abro/desabafo facilmente, até com os mais chegados.

Me considero introspectivo. Sempre fui e tendo a ser individualista e centralizador, sou muito analítico.
Penso muito antes de emitir uma ideia ou opinião, já perdi várias oportunidades, relacionamentos por causa disso. Pela pessoa não aguentar esperar, etc. Mas nunca deixo de fazer, se considero realmente importante, sempre fui cara de poucos amigos, sou muito leal aos meus princípios.

Meu comportamento pra muita gente são hábitos que as pessoas consideram de gente que tem depressão, mas de fato eu nunca tive depressão, não tenho a miníma (nem nunca tive) a vontade de me matar genuinamente, aquele sentimento de não ter mais desejo de viver.

No mercado de trabalho tive que mudar de comportamento sim, até porque assumi um cargo de supervisor e não poderia manter minha real personalidade. No trabalho então em algumas ocasiões visto uma máscara, digamos assim, tem pessoas subordinadas a mim que eu tenho que instruir, principalmente porque essas pessoas não são proativas, o que já considero outra questão.

Continuando, já fiz vários testes de temperamento, enfim uma porção de coisas, pra entender o porquê, tenho esse comportamento, se foi ou não influenciado. Minha mãe e o RH de onde trabalho já propuseram a uns tempos atrás consultar psicólogos quando tive uma "crise", grupos de ajuda por eu ser assim, mas eu me neguei a consultar psicólogo. Ainda bem que minha mãe respeitou minha opinião, senão acho que seria pior ainda o momento em que eu me encontrava. Vejo que muitos pais mesmo que não forçando, dão o recado de que não aprovam a atitude. Minha mãe deixou eu decidir e respeitou eu não querer ir.

Hoje com 23 anos, outra cabeça, entrando na vida adulta, me considero uma pessoa introspectiva como falei. Depois de muito ler, muito tentar mudar para ser mais aceito, me senti várias vezes um estranho no Ninho. Parei de tentar mudar nesse aspecto.
Tenho o comportamento naturalmente mais quieto, não tenho dificuldade nenhuma em me comunicar socialmente, inclusive quando vou a festas, confraternizações da empresa e tudo mais com amigos, algumas pessoas até me consideram extrovertido, bagunceiro e coisas do gênero. Outros que me conhecem melhor minha personalidade me rotulam de cara "reservado", que sabe se comportar em vários ambientes. Já fui chamado de frio, de egoísta, de várias coisas.

A um tempo atrás lendo sobre um relato de uma psiquiatra. Segundo ela, com base no diagnóstico sobre meu comportamento que eu mesmo fiz. Pessoas assim tem melancolia, que é considerado uma doença. A médica em questão deu até uma entrevista no Jô Soares ano passado.

Link: http://tvg.globo.com/programas/prog...aracteristica-comum-aos-pacientes-psicoticos/

Mas não tenho os sintomas da melancolia, tenho o comportamento algumas vezes. Minha mente parece ser uma maria fumaça, as vezes me sinto bastante sozinho. Não por falta de mulheres, amigos, família. Mas sim pelo meu comportamento, sou muito voltado pra mim mesmo e me sinto mal as vezes até, talvez pelo o que a sociedade impõe.

Enfim ,fica aí meu relato.
Abs.

Pelo jeito o que a enquete mais provou é que fóruns de internet são preferidos em sua maior parte pelos introvertidos, enquanto os extrovertidos usam mais o Facebook ou simplesmente ficam pouco na internet.

Sem dúvida, até porque (como já comentei aqui em um tópico sobre o facebook) acho as redes sociais em geral uma ostentação gigante, muita coisa falada da boca pra fora, uma reciclagem gigante de opiniões.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar