Me interessou bastante o livro.
Já fui introvertido e tímido hoje sou só introvertido, durante a infância e adolescência participei de vários grupos de jovem (de igrejas inclusive). Para melhorar o meu "comportamento social", o que me ajudou muito a me relacionar porque sempre fui muito fechado, não me abro/desabafo facilmente, até com os mais chegados.
Me considero introspectivo. Sempre fui e tendo a ser individualista e centralizador, sou muito analítico.
Penso muito antes de emitir uma ideia ou opinião, já perdi várias oportunidades, relacionamentos por causa disso. Pela pessoa não aguentar esperar, etc. Mas nunca deixo de fazer, se considero realmente importante, sempre fui cara de poucos amigos, sou muito leal aos meus princípios.
Meu comportamento pra muita gente são hábitos que as pessoas consideram de gente que tem depressão, mas de fato eu nunca tive depressão, não tenho a miníma (nem nunca tive) a vontade de me matar genuinamente, aquele sentimento de não ter mais desejo de viver.
No mercado de trabalho tive que mudar de comportamento sim, até porque assumi um cargo de supervisor e não poderia manter minha real personalidade. No trabalho então em algumas ocasiões visto uma máscara, digamos assim, tem pessoas subordinadas a mim que eu tenho que instruir, principalmente porque essas pessoas não são proativas, o que já considero outra questão.
Continuando, já fiz vários testes de temperamento, enfim uma porção de coisas, pra entender o porquê, tenho esse comportamento, se foi ou não influenciado. Minha mãe e o RH de onde trabalho já propuseram a uns tempos atrás consultar psicólogos quando tive uma "crise", grupos de ajuda por eu ser assim, mas eu me neguei a consultar psicólogo. Ainda bem que minha mãe respeitou minha opinião, senão acho que seria pior ainda o momento em que eu me encontrava. Vejo que muitos pais mesmo que não forçando, dão o recado de que não aprovam a atitude. Minha mãe deixou eu decidir e respeitou eu não querer ir.
Hoje com 23 anos, outra cabeça, entrando na vida adulta, me considero uma pessoa introspectiva como falei. Depois de muito ler, muito tentar mudar para ser mais aceito, me senti várias vezes um estranho no Ninho. Parei de tentar mudar nesse aspecto.
Tenho o comportamento naturalmente mais quieto, não tenho dificuldade nenhuma em me comunicar socialmente, inclusive quando vou a festas, confraternizações da empresa e tudo mais com amigos, algumas pessoas até me consideram extrovertido, bagunceiro e coisas do gênero. Outros que me conhecem melhor minha personalidade me rotulam de cara "reservado", que sabe se comportar em vários ambientes. Já fui chamado de frio, de egoísta, de várias coisas.
A um tempo atrás lendo sobre um relato de uma psiquiatra. Segundo ela, com base no diagnóstico sobre meu comportamento que eu mesmo fiz. Pessoas assim tem melancolia, que é considerado uma doença. A médica em questão deu até uma entrevista no Jô Soares ano passado.
Link:
http://tvg.globo.com/programas/prog...aracteristica-comum-aos-pacientes-psicoticos/
Mas não tenho os sintomas da melancolia, tenho o comportamento algumas vezes. Minha mente parece ser uma maria fumaça, as vezes me sinto bastante sozinho. Não por falta de mulheres, amigos, família. Mas sim pelo meu comportamento, sou muito voltado pra mim mesmo e me sinto mal as vezes até, talvez pelo o que a sociedade impõe.
Enfim ,fica aí meu relato.
Abs.
Pelo jeito o que a enquete mais provou é que fóruns de internet são preferidos em sua maior parte pelos introvertidos, enquanto os extrovertidos usam mais o Facebook ou simplesmente ficam pouco na internet.
Sem dúvida, até porque (como já comentei aqui em um tópico sobre o facebook) acho as redes sociais em geral uma ostentação gigante, muita coisa falada da boca pra fora, uma reciclagem gigante de opiniões.