VR - Tópico Dedicado

Qual alternativa pra fugir dos Oculus, agora com essa palhaçada do FB?

O Reberb 1, vale a pena?
As principais opções para substituir o Rift S são Reverb e o Samsung Odyssey+. Ambos são plataforma Windows Mixed Reality.

O Reverb embora seja mais caro, tem a resolução de 2160x2160 (LCD) por olho, o Odyssey+ embora tenha a tela OLED, tem menos resolução, 1440x1600.

Mas observe que o primeiro reverb custava 650 trumps novo. Enquanto o G2 está saindo por 600, mais barato. Assim como o Quest 2 saiu mais barato que o primeiro. Então a não ser que vá comprar já usado, esqueça o primeiro Reverb.

Como o @PC-pilot disse, tem que ter máquina pra aproveitar bem essa resolução mais elevada do Reverb. Eu com meu O+ já vejo que o PC com a 2060 peida pra rodar algumas coisas, com a resolução do Reverb seria complicado.

Na época que existia estoque do Odyssey+ (2019 kk), ocorriam promoções nas quais ele aparecia por menos de 300 doletas, que era sem dúvidas o melhor headset Custo Benefício do mercado, já que ele é o melhor headset WMR depois do Reverb.

Se eu pudesse comprar outro Headset, seria o Valve Index. Embora ele tenha a mesma resolução "mais baixa" do O+, ele compensa num ganho substancial de frequência, operando a até 120hz por padrão e com um modo em testes ainda pra rodar a 144hz. Além disso parece que ele tem um campo de visão de 130º contra os 110 e 114 do O+ e do Reverb.

Mas creio que o que chama mais a atenção do pessoal no Index são os controles Knuckles, com rastreamento "dedo-a-dedo". Cada dedo que você mexe, o jogo identifica individualmente e tal, não precisa mais apertar um botão para abrir e fechar a mão como em todo outro equipamento VR. Porém o Index sai pela bagatela de mil dolares ... Então deixe quieto kkk
 
Mas creio que o que chama mais a atenção do pessoal no Index são os controles Knuckles, com rastreamento "dedo-a-dedo". Cada dedo que você mexe, o jogo identifica individualmente e tal, não precisa mais apertar um botão para abrir e fechar a mão como em todo outro equipamento VR. Porém o Index sai pela bagatela de mil dolares ... Então deixe quieto kkk
Rapaz, todo mundo que eu conheco com Index reclama dos controles. Dizem que o negócio de dedos individuais é gimmick e/ou poucos jogos implementam, os jogos não costumam ter bindings pros controles do Index e a qualidade do controle em si é baixa - pelo menos uns 3 colegas já fizeram RMA. Não sei se vale a pena.
 
As principais opções para substituir o Rift S são Reverb e o Samsung Odyssey+. Ambos são plataforma Windows Mixed Reality.

O Reverb embora seja mais caro, tem a resolução de 2160x2160 (LCD) por olho, o Odyssey+ embora tenha a tela OLED, tem menos resolução, 1440x1600.

Mas observe que o primeiro reverb custava 650 trumps novo. Enquanto o G2 está saindo por 600, mais barato. Assim como o Quest 2 saiu mais barato que o primeiro. Então a não ser que vá comprar já usado, esqueça o primeiro Reverb.

Como o @PC-pilot disse, tem que ter máquina pra aproveitar bem essa resolução mais elevada do Reverb. Eu com meu O+ já vejo que o PC com a 2060 peida pra rodar algumas coisas, com a resolução do Reverb seria complicado.

Na época que existia estoque do Odyssey+ (2019 kk), ocorriam promoções nas quais ele aparecia por menos de 300 doletas, que era sem dúvidas o melhor headset Custo Benefício do mercado, já que ele é o melhor headset WMR depois do Reverb.

Se eu pudesse comprar outro Headset, seria o Valve Index. Embora ele tenha a mesma resolução "mais baixa" do O+, ele compensa num ganho substancial de frequência, operando a até 120hz por padrão e com um modo em testes ainda pra rodar a 144hz. Além disso parece que ele tem um campo de visão de 130º contra os 110 e 114 do O+ e do Reverb.

Mas creio que o que chama mais a atenção do pessoal no Index são os controles Knuckles, com rastreamento "dedo-a-dedo". Cada dedo que você mexe, o jogo identifica individualmente e tal, não precisa mais apertar um botão para abrir e fechar a mão como em todo outro equipamento VR. Porém o Index sai pela bagatela de mil dolares ... Então deixe quieto kkk

Pois é, o problema é achar esses! ahahaha

O único que achei pra vender ainda, é o Reverb Pro, Odyssey+ não se acha mais, e o Reverb G2 não saiu ainda.
 
Rapaz, todo mundo que eu conheco com Index reclama dos controles. Dizem que o negócio de dedos individuais é gimmick e/ou poucos jogos implementam, os jogos não costumam ter bindings pros controles do Index e a qualidade do controle em si é baixa - pelo menos uns 3 colegas já fizeram RMA. Não sei se vale a pena.
Bom, há quem diga que VR em si é gimmick, que tem poucos jogos disponíveis, que representa um nicho muito pequeno e está morrendo. Como essa matéria na Forbes.

Quanto ao Index, realmente vejo várias reclamações de dificuldades com a configuração e mapeamento dos controles. Isso se deve principalmente ao equipamento ser recente e em outro padrão né ... Então os jogos que sairam antes de 2020 não teriam como ter implementado essa questão do finger tracking.

Mas não sabia que estava dando tanto problema a ponto de acionar RMA assim ... Por um headset tão caro, não era de se esperar :/

Pois é, o problema é achar esses! ahahaha

O único que achei pra vender ainda, é o Reverb Pro, Odyssey+ não se acha mais, e o Reverb G2 não saiu ainda.
Os WMRs sumiram do mapa né, agora só tem o Reverb. Nos Reddits de VR o pessoal parece ter expectativa da Samsung anunciar algum aparelho novo pra competir com o G2, mas não existe nada oficial que confirme essa crença.

O G2 começa a ser enviado para a galera do pre-order e lojas agora em Novembro. E quem fez pre-order a partir do fim de Setembro, eles farão os envios em Dezembro.

Então creio que talvez já no final desse mês e início do próximo, já teremos estoque por aí.
 
Stop Saying Virtual Reality Is Dying

Já esta outra matéria do mesmo site diz o contrário.

Na verdade ninguém sabe. É realmente um mercado de nicho e até onde as empresas poderão lucrar com isso é incerto.

.
E essa matéria foi em resposta à outra. Tanto que saiu no dia seguinte kk

Tem aquele "paradoxo" de que pra baratear a produção tem que produzir muito mais (economias de escala), mas que pra produzir muito mais, tem que ter uma demanda condizente. Porém como hoje se produz pouco, tornando o equipamento caro, a demanda é reduzida...

Nesse sentido foi interessante o que aconteceu esse ano, com o lançamento do Half Life Alyx muita gente foi atrás do VR ... E quando a pandemia começou a estourar, ainda mais gente foi atrás. Todos os headsets esgotaram por um tempo, nenhuma empresa tava mais suprindo a demanda, a galera ficava toda semana checando estoque pra poder comprar.

Também com o Alyx foi estabelecido que o VR pode ter jogos tão bons quanto jogos de teclado e mouse, ao mesmo tempo que tem um nível totalmente novo de imersão.

Outro obstáculo depois da escala de produção é que diferente de consoles, por exemplo, que tem venda oficial em tudo que é país, os headsets de VR tem vendas bem mais restritas, no Brasil mesmo, só importando. Então tudo isso dificulta que os estudos de mercado digam que vale a pena aumentar a produção.
 
Bom, há quem diga que VR em si é gimmick, que tem poucos jogos disponíveis, que representa um nicho muito pequeno e está morrendo. Como essa matéria na Forbes.

Quanto ao Index, realmente vejo várias reclamações de dificuldades com a configuração e mapeamento dos controles. Isso se deve principalmente ao equipamento ser recente e em outro padrão né ... Então os jogos que sairam antes de 2020 não teriam como ter implementado essa questão do finger tracking.

Mas não sabia que estava dando tanto problema a ponto de acionar RMA assim ... Por um headset tão caro, não era de se esperar :/
Não é no mesmo sentido de VR ser gimmick - é no sentido da funcionalidade em si ser limitada. Galera diz que não tem muito o que fazer com a funcionalidade que o controle do Index traz. Mas acho que em parte a culpa também é da falta de jogos que implementem isso de uma forma diferente. Como só o Index tem isso os caras não gastam muito tempo desenvolvendo algo realmente legal já que só uma pequena parte dos jogadores tem.

Quanto aos RMAs, não me surpreende tanto. A Valve não tem muita experiência com hardware, definitivamente não com algo tão complexo e em tanto volume.
 
Finalmente saiu atualização pro Quest 2 adicionando 90hz via oculus link. Essa era a atualização que mais estava esperando.
 
Pessoal, mais alguém ae ta tendo náusea ao jogar? Aqui ta foda, jogo 30 minutos e fico 3 horas enjoado :mas:

Único game que foi tranquilo de jogar foi Half Life Alyx por causa do teletransporte.
 
Pessoal, mais alguém ae ta tendo náusea ao jogar? Aqui ta foda, jogo 30 minutos e fico 3 horas enjoado :mas:

Único game que foi tranquilo de jogar foi Half Life Alyx por causa do teletransporte.
Dizem que isso é comum no ínicio. No jargão "VRístico" falam que você tem que ganhar suas "VR Legs" ou "Pernas de realidade virtual".

Basicamente seu cérebro buga porque os olhos estão enxergando uma movimentação que o corpo não está fazendo. Quando você corre sem teleporte, e na vida real está parado, o seu organismo não entende o que está acontecendo e você começa a ficar enjoado, famoso "motion sickness". Já viu pessoas que não consegue ler em veículos em movimento porque ficam enjoadas? É tipo isso.

Se tu for nos reddits de VR, o que mais tem é gente perguntando como fazer pra ganhar as VR Legs.

Minha primeira experiência com enjoo no VR foi jogando TWD: Saints & Sinners, no tutorial já comecei a ficar com um embrulho no estômago. Tive uma sacada de movimentar minhas pernas, tipo fazendo mimica de estar correndo, sabe? Enquanto andava no jogo, melhorou um pouquinho, mas continuei meio mal. Parei com menos de 20 min de jogo.

No outro dia tentei de novo, já comecei fazendo essa movimentação das pernas enquanto caminhava no jogo. Em uma meia hora eu já estava me sentindo normal e consegui jogar sem simular a movimentação das pernas.

Depois disso, os únicos desconfortos que senti foram de pulos/quedas de altura. Esses eu demorei um pouco pra acostumar, as pernas ficavam molinhas kkkk Mas também, com o tempo passou e hoje consigo jogar Spider-man VR, cair de prédio, dar pirueta e ficar tranquilinho.

Em suma, diria pra tu ir testando aos poucos a locomoção sem teleporte, tenta esse método de simular a caminhada que falei. Quando começar a ficar enjoado, para e tenta outro dia. Eventualmente tu vai ganhar as pernas e jogar qualquer coisa numa boa.
 
Tem gente que não consegue se livrar do motion sickness, mas é uma minoria. Eu nunca senti nada, no máximo às vezes um desconforto em uma parte da cabeça, é até estranho, mas parece que uma parte do cérebro está fazendo mais esforço do que o resto. :bwahaha:Mas é só dar uma pausa que passa. Enjoo mesmo nunca senti.

O que tem que fazer é evitar jogos com muito movimento rápido como FPS. Jogos onde você fica sentado e sem necessidade de andar como Moss e Tetris Effect são ideias pra ir se acostumando.
 
Eu não sinto nada porque uso mais VR sentado (só simuladores).

A única vez que tentei jogar algum FPS foi horrível, só aguentei 5 minutos e fiquei umas 2 horas passando mal.

Curioso que gosto muito de jogar VR Tennis e não sinto nada, talvez por movimentar as pernas mesmo. Bate com o que o @Huondil disse.

.
 
Eu não sinto nada porque uso mais VR sentado (só simuladores).

A única vez que tentei jogar algum FPS foi horrível, só aguentei 5 minutos e fiquei umas 2 horas passando mal.

Curioso que gosto muito de jogar VR Tennis e não sinto nada, talvez por movimentar as pernas mesmo. Bate com o que o @Huondil disse.
Não lembro onde que vi um cara falar que o maior Motion sickness da vida que ele teve foi jogando Elite Dangerous, uma manobra brusca em alta velocidade fez ele gorfar (ou quase) ou algo assim.

Minha mãe tem labirintite e ela quis testar o VR, jogou Beat Saber e foi tranquilo. Aí depois ela foi pilotar no Assetto Corsa e não curtiu, disse dar uma sensação estranha.

Então acho que acaba variando pra cada pessoa o que é mais ou menos confortável. Mas de qualquer forma, acho que os simuladores são os mais adequados pra ir se acostumando com a movimentação mesmo. Porque tu fica sentado e dentro de uma cabine, assim como tu fica num veículo de verdade. Como no jogo seu personagem também está parado e tem o referencial de estar dentro de algo maior, deve bugar menos o cérebro.
 
Pessoal, sou leigo no assunto VR. Gostaria de sugestões de um óculos VR para usar acoplado no meu Samsung S20.
O único objetivo com isso é visualizar renderizações 360 graus que estou fazendo no V-ray, para arquitetura de interior de residência. Só pelo celular já fica bem interessante, mas se for realidade virtual passo a ter a real dimensão do projeto.
 
Pessoal, mais alguém ae ta tendo náusea ao jogar? Aqui ta foda, jogo 30 minutos e fico 3 horas enjoado :mas:

Único game que foi tranquilo de jogar foi Half Life Alyx por causa do teletransporte.
Melhor que comece com jogo de teletransporte e acostume. Depois pega um jogo que dê pra andar normal, mas vire com snap turn.

E se comećou a ficar um pouco tonto, já para na hora. Não insiste. Com o tempo você acostuma e passa total.
 
Pessoal, sou leigo no assunto VR. Gostaria de sugestões de um óculos VR para usar acoplado no meu Samsung S20.
O único objetivo com isso é visualizar renderizações 360 graus que estou fazendo no V-ray, para arquitetura de interior de residência. Só pelo celular já fica bem interessante, mas se for realidade virtual passo a ter a real dimensão do projeto.
A melhor opção pra ti seria o Samsung Gear VR, é o equipamento oficial da marca pra usar com celular (e parece que só é compatível com celular Samsung). Ele tem controles no óculos mesmo e tudo, e até um controle remoto auxiliar.

Numa faixa de custo mais baixa, tem o Beenoculus, que é de uma empresa brasileira.

Também tem outras opções mais parrudas que o Samsung Gear, tipo o Shinecon VR, que parece PCVR normal, com fone de ouvido e tudo.
 
A melhor opção pra ti seria o Samsung Gear VR, é o equipamento oficial da marca pra usar com celular (e parece que só é compatível com celular Samsung). Ele tem controles no óculos mesmo e tudo, e até um controle remoto auxiliar.

Numa faixa de custo mais baixa, tem o Beenoculus, que é de uma empresa brasileira.

Também tem outras opções mais parrudas que o Samsung Gear, tipo o Shinecon VR, que parece PCVR normal, com fone de ouvido e tudo.
Vou dar uma pesquisada no gear VR, mas pelo que li hoje cedo é que não tem mais compatibilidade com os novos celulares.
O Beenoculus parece que é apenas até 6". O S20 é 6,2. Meio arriscado não servir.
O Shinecon VR parece que dá certo. O porém é que já vem fone embutido, com ligação p2. Aí fica inutilizável a parte de audio. Se não tiver outro vai ser esse mesmo.
 
Vou dar uma pesquisada no gear VR, mas pelo que li hoje cedo é que não tem mais compatibilidade com os novos celulares.
O Beenoculus parece que é apenas até 6". O S20 é 6,2. Meio arriscado não servir.
O Shinecon VR parece que dá certo. O porém é que já vem fone embutido, com ligação p2. Aí fica inutilizável a parte de audio. Se não tiver outro vai ser esse mesmo.
Me incomoda essa tendência dos celulares ficarem cada vez maiores ... Agora todo mundo anda com uma telha no bolso. Provavelmente porque todo mundo assiste video no celular, joga e etc ... Nada contra ter oferta de celular telha, o problema é que se tu quer um celular com hardware bom, é tudo celular telha. Mas enfim.

Daqui a pouco tudo que é celular vai estar com 7 fuckin polegadas. Espero que pelo menos estabilize nessa faixa dos 6''.

Porque o fone do Shinecon seria inutilizado? O S20 não tem entrada P2?
 
Me incomoda essa tendência dos celulares ficarem cada vez maiores ... Agora todo mundo anda com uma telha no bolso. Provavelmente porque todo mundo assiste video no celular, joga e etc ... Nada contra ter oferta de celular telha, o problema é que se tu quer um celular com hardware bom, é tudo celular telha. Mas enfim.

Daqui a pouco tudo que é celular vai estar com 7 fuckin polegadas. Espero que pelo menos estabilize nessa faixa dos 6''.

Porque o fone do Shinecon seria inutilizado? O S20 não tem entrada P2?
Não tem p2 no S20. Mas deve ter algum p2 para usb-c por aí. Enfim, o importante pra mim é a imagem por enquanto.
Realmente, o meu celular já fica no limite no bolso e até no console central do carro.
 
Curioso que gosto muito de jogar VR Tennis e não sinto nada, talvez por movimentar as pernas mesmo. Bate com o que o @Huondil disse.

VR Tennis não é tão intenso em termos de mudanças bruscas e dá pra movimentar total.

Eu já não consigo jogar nada que só tenha teletransporte, pois acho bem ruim esse tipo de movimentação. Até no Alix não gostei da Valve ter tirado a opção de pular normal, mas ela fez isso pra não induzir enjoo no pessoal.
 
VR Tennis não é tão intenso em termos de mudanças bruscas e dá pra movimentar total.

Meio difícil um jogo de tênis não ter mudanças bruscas... eu tenho um espaço grande e corro bastante de um lado para outro além de pular e agachar. Também no Spyderman Vr eu aguentei uns 20 minutos antes de começar a ficar enjoado, mas no Contractors e no Onward não aguento nem 5 minutos. No Superhot aguento mais de 1 hora tranquilo... me parece que tem muito a ver com o ambiente de simulação e com mexer muito ou pouco as pernas...

Até no Alix não gostei da Valve ter tirado a opção de pular normal, mas ela fez isso pra não induzir enjoo no pessoal.

Sim, foi melhor reduzir as opções do jogo do que criar fama de injogável.
 
Meio difícil um jogo de tênis não ter mudanças bruscas

Refiro-me ao cenário. O cenário não muda bruscamente e não precisa ficar girando o corpo como em FPS onde tem que virar e atirar em quem vem por todos lados. Eu tenho VR Tennis e acho um bom exercício até, só não jogo mais por conta do espaço limitado que tenho.

Com certeza poder mexer as pernas conta muito, pois é justamente quando você se move no jogo enquanto fica parado fisicamente que surge esse "descompasso" no cérebro.

Recomendo o In Death que só tem modo teleporte, mas que é muito bem feito e tranquilo de se jogar em pé.
 
Galera, comprei um quest 2 e tenho uma dúvida com relação ao jogos que tem suporte nativo ao Oculus SDK. Se eu compro um jogo no Steam, por exemplo o TWD: Saints & Sinners (que tem suporte nativo), eu poderia jogar sem o computador ligado? Queria que meus filhos jogassem alguns jovgs sem necessidade de ligar computador. Se exige o computador, então vou comprar na Oculus Store.

Qual a diferença de jogar o jogo comprado na Oculus Store (sem computador ligado) e o jogo comprado na Steam (com Oculus Link ou Virtual Desktop)?

 
Se eu compro um jogo no Steam, por exemplo o TWD: Saints & Sinners (que tem suporte nativo), eu poderia jogar sem o computador ligado?

Não seria possível, se comprar na Steam precisará do PC ligado para rodar o App Steam, que não roda no Quest.

Qual a diferença de jogar o jogo comprado na Oculus Store (sem computador ligado) e o jogo comprado na Steam (com Oculus Link ou Virtual Desktop)?

Todos os títulos oficiais da Oculus são instalados diretamente no Quest. É isso que o torna Stand Alone. Na verdade o Oculus Link foi um "plus" lançado posteriormente, não faz parte do conceito original do Quest.

.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo