VS550 e uma RX 7600

Acceriz

New Member
Registrado
Pessoal tenho uma corsair VS550 e recentemente troquei a placa pra uma rx 7600 da asrock saíndo de uma rx 570 da xfx, só queria saber se minha fonte ta aguentando ou se preciso me preocupar e pegar outra fonte logo, algo que vai acontecer, pretendo pegar uma fonte e processador melhor daqui alguns meses.

Setup atual:
Ryzen 7 1700
RX 7600 asrock
2x8gb ram Crucial
biostar a320mh 2.0

fiz um undervolt na placa tá consumindo no máximo 174W em picos rápidos, preciso logo pegar outra fonte ou estou me preocupando atoa?

essa placa ela faz uns barulhos estranhos com o fps nas alturas mas procurei sobre e parece ser apenas coil whine já que mesmo consumindo tipo 60W mas quanto maior fps maior o barulhinho
 
Essa placa de vídeo tem 165w de tdp e o resto do PC em jogos vai consumir mais uns 90 a 110w no máximo: https://www.guru3d.com/review/amd-ryzen-7-1700-review/page-7/
Esse PC em jogos aí não vai consumir nem 300w em média, uma fonte de 500/550w já tá dentro do valor recomendado e tem sobra mais que o suficiente pros picos.

Pra saber se a fonte está funcionando corretamente a única forma é medindo as tensões, que é o que importa pro hardware do seu PC. Você pode deixar rodando o hwinfo ou hwmonitor enquanto joga e ir na aba de sensores da placa-mãe pra ver como estão as tensões, principalmente da linha 12V. Se não cair muito abaixo dos 11.9 ou até uns 11.8V então provavelmente está tudo certo com a fonte.
 
Essa placa de vídeo tem 165w de tdp e o resto do PC em jogos vai consumir mais uns 90 a 110w no máximo: https://www.guru3d.com/review/amd-ryzen-7-1700-review/page-7/
Esse PC em jogos aí não vai consumir nem 300w em média, uma fonte de 500/550w já tá dentro do valor recomendado e tem sobra mais que o suficiente pros picos.

Pra saber se a fonte está funcionando corretamente a única forma é medindo as tensões, que é o que importa pro hardware do seu PC. Você pode deixar rodando o hwinfo ou hwmonitor enquanto joga e ir na aba de sensores da placa-mãe pra ver como estão as tensões, principalmente da linha 12V. Se não cair muito abaixo dos 11.9 ou até uns 11.8V então provavelmente está tudo certo com a fonte.
nesse caso abri aqui o furmark por um tempo, 3 minutinho esse foi o resultado no hw monitor
TYlVzkE.png

é o pior dos casos usando 170W da placa topado com alguns picos rápidos em 197W, obrigado por ter esclarecido minha dúvida, vou jogar mais tranquilo agora
 
só queria saber se minha fonte ta aguentando

Usando apenas potência como parâmetro, com absoluta tranquilidade. Isso é de menos.

Se a sua VS550 for a nova, preta com cinza, beleza.

Se for a antiga, com o modelo em laranja, depende da idade. Essa versão deu muito prolema.

coil whine já que mesmo consumindo tipo 60W mas quanto maior fps maior o barulhinho

Coil whine pode acontecer mesmo com baixo board power. O gatilho mais comum é mesmo a taxa de quadros muito alta, como disse.

Você pode deixar rodando o hwinfo ou hwmonitor enquanto joga e ir na aba de sensores da placa-mãe pra ver como estão as tensões, principalmente da linha 12V. Se não cair muito abaixo dos 11.9 ou até uns 11.8V então provavelmente está tudo certo com a fonte.

Medições das linhas da fonte via software são muito imprecisas. Segundo o JonnyGuru, principalmente em função do polling rate. Se me lembro bem, ele disse que seria como medir o tempo de um F1 com um relógio de Sol. Não sei se é lenda, mas medição via software serve apenas pra ter noção de uma variação muito grande entre min/max. Multímetros digitais também não são apropriados.

A tolerância máxima pra linha de 12V é de 5%, segundo especificação oficial ATX v2.xx. Ou seja, 11.4VDC até 12.6VDC. Claro que se oscilar esse tanto, arranca da tomada, apesar de estar dentro da tolerância.
 
só revivendo o tópico aqui pra dizer q peguei uma b550 e um ryzen 7 5700x, espero que a fonte aguente, vou usar o 5700 em stock é claro
 
só revivendo o tópico aqui pra dizer q peguei uma b550 e um ryzen 7 5700x, espero que a fonte aguente, vou usar o 5700 em stock é claro
Ryzen 5700x + RX 7600 vai ficar na casa dos 300 a 350w em jogos mais pesados, no pior dos casos vai bater uns 70% de carga da fonte então aguenta sim.

Só fazendo uma correção do que falei na última vez, acho que o hwmonitor só mostra as tensões de saída da placa-mãe, pra ver as tensões da fonte mesmo teria que ser o hwinfo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo