WaterCooler 240mm

DineiSPBR

Hungry Member
Registrado
Olá! =)

Senhores, estou estudando a possibilidade de comprar um WaterCooler com radiador duplo. No entanto, existem alguns pontos no qual gostaria de esclarecer com pessoas mais experientes. Eu sei que na questão de performance, um WC com radiador duplo tem ganho ínfimo se comparado a um radiador de 120mm. Sei também que para grande maioria dos consumidores é dinheiro jogado fora. Portanto, deixo claro que a minha escolha pelo radiador duplo também tem a ver com a estética. Então, vamos aos pontos:

A minha configuração atual é esta:

Core i7 4790K (à princípio, um overclock entre 4.5 e 4.7Ghz)
Pcyes Zero K Z4
MSI Z97S SLI Krait Edition
16GB (2x8) HyperX Fury
Corsair TX850M
GTX 970 Asus Strix
2X SSD HyperX Fury 120GB Raid 0
Seagate 2TB
Seagate 500GB
CoolerMaster CM 690 III Black
NZXT Sentry 2
Windows 10 Pro

Em um primeiro momento, estudei a possibilidade de adquirir um Corsair H100i GTX v2, porém, internet à fora, ouvi relatos de pessoas dizendo que, apesar da boa performance do produto, este modelo (e toda a linha com sufixo "i") apresenta um problema no projeto da bomba do WC, que pode fazer com que ela faça ruídos fora do comum, podendo não funcionar adequadamente ou mesmo parar de funcionar. Outro ponto, é que alguns modelos podem apresentar folgas naquela peça que colocamos atrás da placa-mãe para dar sustentação à base da bomba, o que pode fazer com que a performance fique comprometida. Por conta destes relatos, fui pesquisar um pouco sobre o MasterLiquid Pro da CoolerMaster, que foi lançado já tem alguns meses. No entanto, descobri que este modelo apresentou problemas de incompatibilidade com soquetes 115X e 775. De acordo com a CoolerMaster, este modelo passará por uma revisão e a compra do mesmo não é recomenda no momento. Também pesquisei outros modelos e marcas como Maelstrom da DeepCool, que dizem ter um preço mais acessível, porém não consegui encontrar informações mais detalhadas sobre testes de performance. Também dei uma olhada no modelo Bifrost da RIOTORO (empresa criada por ex funcionários da Corsair e Nvidia), mas como é um modelo muito recente, ainda não há muitas informações sobre performance e desempenho deste produto. Ainda estou buscando informações sobre outros modelos, como Thermaltake Water 3.0 Extreme e algum modelo da NZXT de 240mm, enfim...

No momento, eu tenho preferência pelo produto da Corsair, mas fico com receio em dar de cara com um destes problemas citados acima e não gostaria de ter que fazer qualquer gambiarra pra tentar contornar a situação. Não somente com a Corsair como qualquer outro.

Sugestões? Dicas? Puxões de orelha? Qualquer coisa é útil rsrsrs....

Desde já agradeço suas atenções ao tópico.
 
Última edição:
Eu até um tempo atrás estava na vibe também de watercooler por estética e etc... Você REALMENTE precisa do overclock? Eu digo isso porque usava 4.8ghz e hoje deixo 800mh~4.4. Watercooler está muito propício a problemas em relação a um air cooler. Quais são suas temperaturas atuais?
 
Eu até um tempo atrás estava na vibe também de watercooler por estética e etc... Você REALMENTE precisa do overclock? Eu digo isso porque usava 4.8ghz e hoje deixo 800mh~4.4. Watercooler está muito propício a problemas em relação a um air cooler. Quais são suas temperaturas atuais?

Olá, Arris. Desde já agradeço pela atenção ao tópico. :)

Atualmente essa maquina atende duas pessoas, minha noiva e eu. Ela trabalha com edição e eu uso pra jogar. Pra ser franco com você, precisar realmente não preciso, mas já que montei tudo à favor do overclock, porque não faze-lo, não é mesmo? Quero poder extrair o máximo da performance dessa maquina. Ela está toda em overclock. O processador está à 4.3Ghz, Vcore em 1.22 e temperaturas 38°~40° (Idle) e 68°~73° (games/render). As memórias são de 1600Mhz, mas consegui subi-las de forma estável à 2133Mhz (11-12-11-27) sem a necessidade de alterar a voltagem (acho que ganhei na loteria, rs...) e a VGA em 1450Mhz estável.
 
Última edição:
Outro ponto, é que alguns modelos podem apresentar folgas naquela peça que colocamos atrás da placa-mãe para dar sustentação à base da bomba, o que pode fazer com que a performance fique comprometida.

Durante a instalação é normal o backplate apresentar alguma folga.
Assim que o bloco é posicionado e fixado sob o processador, o mecanismo de retenção fica firme sem apresentar folgas.

A instalação quando feita corretamente, não deve apresentar folgas nem necessitar de arruelas.

Eu mesmo já ajudei colegas em fóruns que desconfiaram de folga e problemas no wc quando na verdade fizeram a instalação incorretamente e não por conta de defeito ou falha de projeto no mecanismo de retenção.

Veja aqui e aqui.
 
Olá, Arris. Desde já agradeço pela atenção ao tópico. :)

Atualmente essa maquina atende duas pessoas, minha noiva e eu. Ela trabalha com edição e eu uso pra jogar. Pra ser franco com você, precisar realmente não preciso, mas já que montei tudo à favor do overclock, porque não faze-lo, não é mesmo? Quero poder extrair o máximo da performance dessa maquina. Ela está toda em overclock. O processador está à 4.3Ghz, Vcore em 1.22 e temperaturas 38°~40° (Idle) e 68°~73° (games/render). As memórias são de 1600Mhz, mas consegui subi-las de forma estável à 2133Mhz (11-12-11-27) sem a necessidade de alterar a voltagem (acho que ganhei na loteria, rs...) e a VGA em 1450Mhz estável.
TT 3.0 extreme não vale a pena, a não ser que dinheiro não seja um problema pra vc. Eu sugiro um watercooler de radiador de 280mm, pois as fans de 14cm precisam rodar menos pra dar a mesma performance de uma de 12cm, ou seja, menos barulho. Aqui eu deixo as fans em 40% e a temperatura em jogos não passa de 60º. Pra mim tá bom. Eu fiz uma curva de fan na placa mãe que ao atingir 70º As fans vão pra 100%, e abaixo de 50, fica tudo em 20%.
---
Eu não estou muito por dentro dos novos watercoolers, por isso nem ia postar no tópico, mas como ninguem se prontificou a te ajudar, resolvi tentar.
 
Durante a instalação é normal o backplate apresentar alguma folga.
Assim que o bloco é posicionado e fixado sob o processador, o mecanismo de retenção fica firme sem apresentar folgas.

A instalação quando feita corretamente, não deve apresentar folgas nem necessitar de arruelas.

Eu mesmo já ajudei colegas em fóruns que desconfiaram de folga e problemas no wc quando na verdade fizeram a instalação incorretamente e não por conta de defeito ou falha de projeto no mecanismo de retenção.

Veja aqui e aqui.

EmersonSM, muito obrigado pelas orientações. Vou ler caso a caso com mais calma assim que chegar em casa.

TT 3.0 extreme não vale a pena, a não ser que dinheiro não seja um problema pra vc. Eu sugiro um watercooler de radiador de 280mm, pois as fans de 14cm precisam rodar menos pra dar a mesma performance de uma de 12cm, ou seja, menos barulho. Aqui eu deixo as fans em 40% e a temperatura em jogos não passa de 60º. Pra mim tá bom. Eu fiz uma curva de fan na placa mãe que ao atingir 70º As fans vão pra 100%, e abaixo de 50, fica tudo em 20%.
---
Eu não estou muito por dentro dos novos watercoolers, por isso nem ia postar no tópico, mas como ninguém se prontificou a te ajudar, resolvi tentar.

Arris, eu não entendi... O TT 3.0 extreme não vale a pena pelo custo ou pela performance? Porque se for pelo custo, ele está mais barato que os modelos da Corsair no qual eu estava de olho. Agora, sobre o radiador de 280mm eu não sei se o meu gabinete tem suporte. Vou me certificar disso e considerar a possibilidade. A minha placa também tem essas opções de curvas de fan. Vou dar uma fuçada e ver como ficaria melhor. Agradeço pela força. :)
 
Imagino que aqueles que tiveram reclamações com relação a folga do backplate, poderiam ter também com outras marcas concorrentes.

As opções da Thermaltake e da NZXT são também do mesmo fabricante do H100i V2 que é a Asetek.

Os Kraken x31 e x61 da NZXT possuem também folga durante a instalação do backplate.
O bloco precisaria também ser instalado e fixado corretamente sob o processador para o mecanismo de retenção ficar firme.

Fontes aqui e aqui.
 
Nunca tive problema com folga,entao nao sei dizer sobre isso, mas o tt extreme 3 esta na mesma faixa de preço dos demais? Nao sabia que tinha subido tanto assim o preco... Dependendo de quantos anos a tt der, vale ate a pena entao.
 
Nunca tive problema com folga,entao nao sei dizer sobre isso, mas o tt extreme 3 esta na mesma faixa de preço dos demais? Nao sabia que tinha subido tanto assim o preco... Dependendo de quantos anos a tt der, vale ate a pena entao.

O TT Extreme 3 está

479 na Pichau - http://www.pichau.com.br/hardware/c...thermaltake-water-3-0-extreme-s-clw0224-b-box
486 na Tera byte - http://www.************.com.br/produto/6761/watercooler-thermaltake-clw0224-b-water-30-extreme-s
598 na Kabum - http://www.kabum.com.br/cgi-local/s...gi?dep=01&sec=07&cat=495&sub=&ref=watercooler
 
Eu confundi o extreme com o ultimate eu acho. O que tem 3 fans
 
Vai de corsair mesmo cara, eu andei lendo que os corsair fabricados pela cool it são melhores que asetek.
 
Boletei um H100i V2 na Pichal, já com frete por R$ 475,00

Meu Air cooler é muito bom, mas a muito tempo quero testar um WC, alem disso estou testando um OC mais pesado no 6600K e senti que as temperaturas ficaram um pouco maiores.

Mas queria saber se com gabinete fechado o h1001 v2 é silencioso?
 
Cara varia muito da temperatura do teu i7, pois ate um overclock, medio um h100i gtx aguenta, ja se for fazer over extremo ou morar em regiao quente usa custom, que nem eu, usei custom, pois aqui onde moro e tropical, quente pra caramba haha
 
Bom, tenho aqui um 4790k @4.7Ghz 24/7. O único arrego dele é que uso adaptive voltage (Asus Maximus VII Hero) e então ele não fica travado no 1.246V que seto na bios. Diminui bastante voltagem no uso comum. Não rodo nenhum game, PORÉM trabalho nele com renderização 3D (sou arquiteto) - durante uma semana ele passa algumas horinhas seguidas em full load os 4 cores mais os 4HT, renderizando cenas pesadas no 3D Studio Max. Perto disso, rodar um game é refresco (pro processador). Está a quase 24 meses assim.
Desde o iníco uso nele um CM Seidon 240m. Em idle ou atividades comuns, fica a 27-30 graus. Em dias quentes bate nos 31. Moro em uma região relativamente quente (perto de Campinas_SP).
Em full load, 100% travado em cima, os 8 Threads, após um tempo ele chega nos 68-70 em dias mais amenos até perigosos 75 em dias mais quentes.

Mas eu meio que larguei mão depois de rodar desde 2010 um I7 950 @ 3.8Ghz nestas mesmas condições, aircooled (um noctua que já até esqueci o nome em esquema push-pull), e ele está vivo e empurrando até hoje, batendo 82 em dias mais quentes - mais quente que o próprio inferno.
 
Boletei um H100i V2 na Pichal, já com frete por R$ 475,00

Meu Air cooler é muito bom, mas a muito tempo quero testar um WC, alem disso estou testando um OC mais pesado no 6600K e senti que as temperaturas ficaram um pouco maiores.

Mas queria saber se com gabinete fechado o h1001 v2 é silencioso?

Rapaz, eu não faço a menor ideia se ele é silencioso, mas talvez eu tenha algo que possa te ajudar com isso. Tem um canal de um gringo no youtube que só faz testes de fans, coolers e watercooler, dos mais variados modelos e marcas. Ele avalia voltagem, rotações e ruídos.

No caso do H100i v2, o resultado foi este:



Agora, uma coisa que me veio à mente e que gostaria de saber a opinião de vocês. No caso do 4790k em específico, ao acessarmos suas especificações no site da intel, (http://ark.intel.com/pt-br/products/80807/Intel-Core-i7-4790K-Processor-8M-Cache-up-to-4_40-GHz) podemos ver que ele tem um Tcase de 74,04°C, o que não é muito diferente do 4790 (72,72°C).

Me pergunto se, pelo fato do modelo ter o sufixo "K" e possibilitar o overclock, não faz dele um chip diferenciado de outros modelos, o que faz com que ele seja tolerável a temperaturas maiores. Internet a fora, já li relatos de usuários mais experientes dizendo que este modelo em específico poderia tolerar até 80°C sem problema algum. Isso é verdade mesmo?
 
Última edição:
A temperatura TCase especificada pela Intel não é mesma dos cores, apresentada pelos vários utilitários.

O TCase em si somente serve de referência para OEMs como HP, Dell e fabricantes de coolers.

A temperatura recomendada para os cores são estimadas de 5C a 8C acima do TCase.
 
A temperatura TCase especificada pela Intel não é mesma dos cores, apresentada pelos vários utilitários.

O TCase em si somente serve de referência para OEMs como HP, Dell e fabricantes de coolers.

A temperatura recomendada para os cores são estimadas de 5C a 8C acima do TCase.

Entendi.

Então, digamos que eu queira overclockar um processador desses, por exemplo à 4.5Ghz. Qual seria a temperatura máxima tolerável?

75~80 ainda estaria dentro da margem de segurança? A Intel não é específica com relação à isso?
 
Se quiser, recomendo essa leitura aqui.

Temperaturas na faixa de 70C são aceitáveis.
Manter temperaturas na faixa de 90C não são recomendadas, sob o risco do processador se desligar para preservar a vida útil.

Pessoalmente para período mais longos de uso, consideraria manter temperaturas dentro dos 70C - 75C.
 
Se quiser, recomendo essa leitura aqui.

Temperaturas na faixa de 70C são aceitáveis.
Manter temperaturas na faixa de 90C não são recomendadas, sob o risco do processador se desligar para preservar a vida útil.

Pessoalmente para período mais longos de uso, consideraria manter temperaturas dentro dos 70C - 75C.

Muito obrigado, EdsonSM! Vou ler com certeza.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo