• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[DÚVIDA] Watercooler custom e pressão

magnus1313

Calourinho de Entusiasta
Registrado
Boa tarde galera, essa semana chegou todas as peças do wc custom que eu estou montando (todas peças chinesas, as piores entre as piores Kkkkk)... Por fim, montei e tudo certo... Mas percebi uma grande pressão de ar nas mangueiras, fazendo literalmente elas ficarem inchadas, e diminuir pela metade o fluido do reservatório (obviamente por estarem nas mangueiras)...

Enfim, queria saber se essa pressão é normal... Eu fiquei meio assustado e tirei uma tampa pra entrar ar e normalizar a situação... Aí fica aí minha dúvida, se é normal ou não?


Agradeço desde já ^^
 
Boa tarde galera, essa semana chegou todas as peças do wc custom que eu estou montando (todas peças chinesas, as piores entre as piores Kkkkk)... Por fim, montei e tudo certo... Mas percebi uma grande pressão de ar nas mangueiras, fazendo literalmente elas ficarem inchadas, e diminuir pela metade o fluido do reservatório (obviamente por estarem nas mangueiras)...

Enfim, queria saber se essa pressão é normal... Eu fiquei meio assustado e tirei uma tampa pra entrar ar e normalizar a situação... Aí fica aí minha dúvida, se é normal ou não?


Agradeço desde já ^^
O ar dentro das mangueiras vc vai conseguir tirar enchendo o reservatório aos poucos até completar seu sistema com o fluído necessário, isso demora um tempo pois tem que deixar ligado até as bolhas sumirem.
Procura no youtube que tem gente que mostra como é, fica mais fácil vendo.
 
O ar dentro das mangueiras vc vai conseguir tirar enchendo o reservatório aos poucos até completar seu sistema com o fluído necessário, isso demora um tempo pois tem que deixar ligado até as bolhas sumirem.
Procura no youtube que tem gente que mostra como é, fica mais fácil vendo.

Então essa pressão que cria é "normal"?

Aproveitando... Pelo que eu entendi, eu não posso deixar o reservatório em 4/5 cheio né? ele tem que estar bem cheio?
eaba964faa.jpg
 
A montagem do loop está errada, a saida da bomba tem que ir primeiro pro block, depois do block para o radiador, do radiador para o reservatório, e do reservatorio para a bomba.
 
A montagem do loop está errada, a saida da bomba tem que ir primeiro pro block, depois do block para o radiador, do radiador para o reservatório, e do reservatorio para a bomba.

Eu vi alguns loops assim, mas é obrigatório seguir essa sequência?
Porque eu não estou tendo problemas com as bolhas (eu acho) e sim com a pressão interna
 
Então essa pressão que cria é "normal"?

Aproveitando... Pelo que eu entendi, eu não posso deixar o reservatório em 4/5 cheio né? ele tem que estar bem cheio?
eaba964faa.jpg
Pela foto que vc tirou parece tudo normal sem bolhas nas mangueiras. Quando você disse pressão nas mangueiras achei que era tipo uma "bexiga inchada"! Tem uma galera mais experiente nesse assunto no forum que pode te responder melhor, mas a primeira vista parece normal. Só fixar esse reservatório em um lugar melhor.
 
Esta é a montagem do meu loop, sem bolhas:
 
Esta é a montagem do meu loop, sem bolhas:

Entendi, mas eu não tenho problemas com bolhas mano, eu to com problemas de pressão de ar, não sei se é pelo calor do processador que acaba exercendo pressão, mas depois de um período usando, as mangueiras incham e cria uma grande pressão, tanto que ao abrir a tampa do reservatório, é como uma panela de pressão, sai todo o "vapor" pra fora, e as mangueiras voltam ao seu tamanho natural, e o liquido no reservatório também... Essa pressão que é meu medo.

Eu vi alguns loops na internet e a maioria é Bomba>Radiador>Bloco>Reservatório>Bomba e igual o seu que é Bomba>Bloco>Radiador>Reservatório>Bomba... Eu até tentei inventar moda fazendo Bomba>Reservatório>Radiador>Bloco>Bomba mas ai foi impossível lidar com as bolhas...
Mas de toda forma, não é esse meu problema. e sim a pressão de ar que com o uso, se cria dentro das mangueiras '-'
 
Pressão na mangueira não é normal não, a água tem que circular sem restrições pelo sistema.
 
Vou esperar alguém mais falar algo... Caso nada der certo, vou trocar o loop, pra ver se resolve, mas pelo que vejo, não tem nada a ver t.t
 
Desde já, perdão pelo doublepost

Sobre a pressão... É disso que eu to falando:
Reparem o inchaço na mangueira!


f28ee80578.jpg
cc7dda61f6.jpg
c80bf0537a.jpg
9751b9555d.jpg
 
Então essa pressão que cria é "normal"?

Aproveitando... Pelo que eu entendi, eu não posso deixar o reservatório em 4/5 cheio né? ele tem que estar bem cheio?
eaba964faa.jpg
O que é essa conexão em "T" na foto?
 
Pressao existe sim, todo bloco provoca uma restricao no loop isso é natural.

Pressao em excesso indica um problema, eu tambem prefiro a seguinte linha bomba > radiador > blocos > reservatorio > bomba.

No seu caso se voce sente excesso de pressao o problema que eu vejo seria:

1. O reservatorio parece estar de ponta cabeça, pode nao parecer muito mas....

2. Nao da para ver o tipo de bloco no cpu mas todo bloco tem uma entrada e uma saida para o liquido, se voce inverter a pressao vai aumentar em muito e o desempenho cair.

3. As mangueiras podem nao ser de boa qualidade e estao inchando, nao existe excesso de pressao mas sim qualidade ruim das mangueira o que pode eventualmente causar um vazamento.

4. O liquido que voce usou é extremamente viscoso e esta causando restricao e consequente aumento de pressao, força a bomba (ate queimar), suja o bloco, mancha o reservatorio/mangueiras (basicamente um lixo), eu nunca uso esse tipo de liquido "bunitinho" apenas agua destilada de boa qualidade que é, foi e sera sempre a melhor (e mais barata).

Valeu e boa sorte ai :bat:
 
Pressao existe sim, todo bloco provoca uma restricao no loop isso é natural.

Pressao em excesso indica um problema, eu tambem prefiro a seguinte linha bomba > radiador > blocos > reservatorio > bomba.

No seu caso se voce sente excesso de pressao o problema que eu vejo seria:

1. O reservatorio parece estar de ponta cabeça, pode nao parecer muito mas....

2. Nao da para ver o tipo de bloco no cpu mas todo bloco tem uma entrada e uma saida para o liquido, se voce inverter a pressao vai aumentar em muito e o desempenho cair.

3. As mangueiras podem nao ser de boa qualidade e estao inchando, nao existe excesso de pressao mas sim qualidade ruim das mangueira o que pode eventualmente causar um vazamento.

4. O liquido que voce usou é extremamente viscoso e esta causando restricao e consequente aumento de pressao, força a bomba (ate queimar), suja o bloco, mancha o reservatorio/mangueiras (basicamente um lixo), eu nunca uso esse tipo de liquido "bunitinho" apenas agua destilada de boa qualidade que é, foi e sera sempre a melhor (e mais barata).

Valeu e boa sorte ai :bat:

Entendi, vou inverter o reservatório (sim, está de ponta cabeça '-'), sobre o bloco da cpu, está correto, entra em cima e sai em baixo, as mangueiras que to usando são de 3/8 por 1mm... Ai acabou e tive que comprar outras, de 3/8 por 2mm, que não incham (talvez pela espessura delas, ou qualidade superior mesmo... O único problema dessas mangueiras mais grossas (por dentro) é que é quase impossível encaixar elas.

Eu uso esse loop que você falou.

O líquido é 60% água destilada e 40% fluido automotivo... Mas vou trocar só por água mesmo.

Enfim, amanha a noite ou terça eu dou um feedback, se com isso resolveu, vlw as dicas por enquanto ^^
 
Talvez voce tenha ou nao entendido o ponto. No bloco do cpu (a maioria) tem uma entrada e uma saida para a agua "em especifico", nao importa se ela entra no de cima e sai no de baixo a posicao do bloco no cpu pouco importa.
Muitas vezes essa instrucao nao esta clara no bloco em si, mas voce deve verificar no manual ou site do fabricante.
 
Talvez voce tenha ou nao entendido o ponto. No bloco do cpu (a maioria) tem uma entrada e uma saida para a agua "em especifico", nao importa se ela entra no de cima e sai no de baixo a posicao do bloco no cpu pouco importa.
Muitas vezes essa instrucao nao esta clara no bloco em si, mas voce deve verificar no manual ou site do fabricante.

Aah, não tinha entendido mesmo, nem sabia que tinha isso, mas como falei lá no começo, é um bloco chinês, não acredito que tenha essa indicação, e muito menos manual, amanhã quando eu desmontar tudo eu vejo se tem alguma marcação... Obrigado pelo alerta e pela informação ^^
 
Falando em termos mais técnicos...
Pressão tem que existir, pois sem ela não há fluxo de fluído. Uma bomba só bombeia fluído por causa de uma diferença de pressão, onde na entrada da bomba é uma região de baixa pressão para poder fazer a sucção do fluído, também conhecida como pressão de aspiração e a pressão da saída da bomba é uma região de alta pressão, também conhecida como pressão de descarga. É essa diferença de pressão que faz o fluído se movimentar.
Se as mangueiras estão inchando, é pelo simples fato de as mangueiras serem de péssima qualidade.
Sobre o ar presente no sistema, isso acontece devido a altura de casa dispositivo, por exemplo, a saída do block, que é o último dispositivo antes do reservatório, está abaixo da entrada da bomba, isso significa que ao parar o bombeamento, vai ter um pouco de ar nessa faixa da mangueira, consequentemente, o fluído "volta" um pouco e faz o reservatório ficar com mais quantidade de fluído. Ao retomar o bombeamento, o fluído do reservatório vai diminuir e preencher os espaços vazios dentro do sistema.
A forma mais correta de arrumar tudo isso, é nivelando o loop e, na hora de fazer os testes de estanqueidade, tombar o case para todos os lados para que o ar seja deslocado até o reservatório.
 
Olá,

Vou tentar passar um pouco da minha experiencia e pelo que já andei lendo em fóruns pelo mundo a fora.

A ordem do loop não importa, desde que o primeiro item do loop seja a bomba e o ultimo seja o reservatório. Vejo que muita gente discute dizendo para colocar os blocos em primeiro para depois irem para o radiador, e isso na verdade não muda nada o resultado final, tem um artigo no martins lab (https://martinsliquidlab.wordpress.com/) que diz sobre isso. O importante é deixar as mangueiras mais curtas o possível, deixar o caminho do fluido mais fácil, evite muito curvas, mangueiras compridas de mais, monte seu loop otimizado o caminho do fluido.
Existe uma ordem de in/out nos componentes do loop, exemplo nos blocos cpu/gpu e bomba existe uma indicação onde é entrada (in) e saída (out) do fluido. Essa ordem deve ser respeitada.

A pressão dentro do loop é normal (devido a diferença de temperatura), eu mesmo deixo uma tampa do reservatório um pouco aberta, bem pouco mesmo para a pressão interna e externa se equivalerem. (Se a pressão que estiver se referindo for como a de uma garrafa de refrigerante.)

No site da EK tem uma conclusão muito válida:

'Always have the reservoir before your pump (pump/reservoir combos are already configured like this) and keep your loop simple, if aiming for a serial configuration (fewer turns caused by angled adapters = lower restriction). Also, consider using a parallel configuration when cooling multiple blocks of similar restrictive properties for more uniform flow (this practice is usually adopted for systems with multiple GPU’s). In our next blog we are going to take a closer look at radiators, specifically how big should they be and why.'

Dica: Não use aditivos, corantes, etc... Deixe somente água destilada e um pouco de algicida, o desempenho do seu loop será melhor e não irá manchar mangueiras, deixar pigmentos dentro dos blocos, bomba, acredite, desmontar tudo dá um trabalhão e limpar dá um trabalhão. (Essa dica somente vale para quem não mistura metais no loop).
 
"...A pressão dentro do loop é normal (devido a diferença de temperatura)..."
A pressão apresentada é a pressão de movimentação do fluído pela bomba.
A variação da pressão devido a temperatura é insignificante, pois é tão pequena que é desconsiderável.
O que pode variar mais a pressão é a velocidade do fluído, quanto maior a velocidade do fluído, menor a pressão exercida nas paredes das mangueias e blocks e quanto menor a velocidade, a pressão aumenta nas paredes dos dispositivos.
Pela Lei da Conservação de Massa (Q=V*A), temos que o fluxo (Q) do sistema é o mesmo sempre o que vai variar é somente a velocidade do fluído (V) e a área (A) por onde esse fluído passa.
Se restringir a área por onde o fluído irá passar, consequentemente a velocidade irá aumentar para poder manter o mesmo fluxo.
 
A pressão apresentada é a pressão de movimentação do fluído pela bomba.
A variação da pressão devido a temperatura é insignificante, pois é tão pequena que é desconsiderável.
O que pode variar mais a pressão é a velocidade do fluído, quanto maior a velocidade do fluído, menor a pressão exercida nas paredes das mangueias e blocks e quanto menor a velocidade, a pressão aumenta nas paredes dos dispositivos.
Pela Lei da Conservação de Massa (Q=V*A), temos que o fluxo (Q) do sistema é o mesmo sempre o que vai variar é somente a velocidade do fluído (V) e a área (A) por onde esse fluído passa.
Se restringir a área por onde o fluído irá passar, consequentemente a velocidade irá aumentar para poder manter o mesmo fluxo.

Exatamente isso com o sistema ligado, a que estava me referido é a pressão por diferença de temperatura. Não ficou claro na duvida dele o que seria, e no fim ele disse que abriu o reservatório para aliviar a pressão.
E achei meio estranho também as mangueiras 'incharem' teria que ter uma baita bomba pra isso.

Mas é isso ai, deixar o loop mais clean o possível, sem muitas curvas, mangueiras compridas, tudo isso alivia o trabalho da bomba, pois a restrição será menor.

Joga esse seu reservatário para a direita, seu loop vai ficar muito melhor. A saida do radiador vai dar exatamente em cima do reservatório. Já montei muitos loops com a mangueira saindo do radiador e caindo direto no reservátorio, algumas uso até sem prender em nenhum lugar, somente com a mangueira mesmo.

Jrg4jtv.jpg
 
Última edição:
Eu não vou nem citar todo mundo, mas digo que vocês são feras nisso, aprendi muito esses dias com vocês e como peguei certo grande amor por watercooling (mesmo com todos os problemas kkkk) , acredito que vou aprender muito mais. Agradeço desde já a atenção e tempo de todos que estão me ajudando.

Bom, agora vamos continuar com o problema.

1° A se arrependimento matasse... Nunca mais eu uso fluido colorido na vida, desmontei tudo ontem, e fui limpar... Quem disse que sai? Água quente, cotonete, de tudo pra limpar, no final, "ficou limpo".

2° Montei tudo de novo, com mangueiras novas (3/8 por 1,5m da plasbohn), e tentando encurtar o máximo o tamanho delas, o reservatório, gosto dele ali... E a bomba é uma SC600... Então não deve ser grande dificuldade pra ela empurrar tudo, enchi tudo, e ok.
Em questão de pouco tempo, a água começou a ficar rosada (sim, por causa da m3rd4 do fluido automotivo). E depois de 3 horas rodando em teste com a bomba no máximo... A água baixou uma boa quantidade (está nas imagens), e ao era devido as bolhas, e sim devido a pressão.

3° Desliguei a máquina, e hoje quando acordei, já estava em seu nível normal a água do reservatório


Aí volto a questão, essa pressão de uso, é normal? Kkkkkk
Pelo que entendi do que vocês falaram, é sim, mas como sou novato na área, tenho meus receios né, e é sempre bom aprender com quem tem mais experiência que a gente.


Sistema atual
71YAP4D.jpg


Cerca de 10 minutos após ter ligado
tPkwFHT.jpg


Cerca de 3 horas rodando em teste
5LZit1S.jpg


Hoje pela manhã, 10h desligado
mNgVdOj.jpg
 
Adendo:

Fui olhar agora, depois do almoço, e havia um vazamento, na tampa inferior, para "parar" o vazamento, abri a tampa superior e praticamente explodiu pra cima, toda a água do sistema veio para o reservatório, tampei antes de vazar por cima, e liguei a máquina para circular, assim voltou ao normal... Tirei a tampa superior, e deixei assim... Como podem vem nas imagens acima... A água parece água gaseificada... Fica tudo cheio de bolhinhas, não fica circulando nas mangueiras, mas fica preso nas peças, esse vazamento deve ter ocorrido devido a forte pressão.

Será que pode ser devido a falta de algicida ou biocida?
(conversei com minha namorada, e de acordo com ela, tudo que cria gás, é devido ao crescimento microbiológico)
 
Última edição:
Eu não vou nem citar todo mundo, mas digo que vocês são feras nisso, aprendi muito esses dias com vocês e como peguei certo grande amor por watercooling (mesmo com todos os problemas kkkk) , acredito que vou aprender muito mais. Agradeço desde já a atenção e tempo de todos que estão me ajudando.

Bom, agora vamos continuar com o problema.

1° A se arrependimento matasse... Nunca mais eu uso fluido colorido na vida, desmontei tudo ontem, e fui limpar... Quem disse que sai? Água quente, cotonete, de tudo pra limpar, no final, "ficou limpo".

2° Montei tudo de novo, com mangueiras novas (3/8 por 1,5m da plasbohn), e tentando encurtar o máximo o tamanho delas, o reservatório, gosto dele ali... E a bomba é uma SC600... Então não deve ser grande dificuldade pra ela empurrar tudo, enchi tudo, e ok.
Em questão de pouco tempo, a água começou a ficar rosada (sim, por causa da m3rd4 do fluido automotivo). E depois de 3 horas rodando em teste com a bomba no máximo... A água baixou uma boa quantidade (está nas imagens), e ao era devido as bolhas, e sim devido a pressão.

3° Desliguei a máquina, e hoje quando acordei, já estava em seu nível normal a água do reservatório


Aí volto a questão, essa pressão de uso, é normal? Kkkkkk
Pelo que entendi do que vocês falaram, é sim, mas como sou novato na área, tenho meus receios né, e é sempre bom aprender com quem tem mais experiência que a gente.


Sistema atual
71YAP4D.jpg


Cerca de 10 minutos após ter ligado
tPkwFHT.jpg


Cerca de 3 horas rodando em teste
5LZit1S.jpg


Hoje pela manhã, 10h desligado
mNgVdOj.jpg
 
Adendo:

Fui olhar agora, depois do almoço, e havia um vazamento, na tampa inferior, para "parar" o vazamento, abri a tampa superior e praticamente explodiu pra cima, toda a água do sistema veio para o reservatório, tampei antes de vazar por cima, e liguei a máquina para circular, assim voltou ao normal... Tirei a tampa superior, e deixei assim... Como podem vem nas imagens acima... A água parece água gaseificada... Fica tudo cheio de bolhinhas, não fica circulando nas mangueiras, mas fica preso nas peças, esse vazamento deve ter ocorrido devido a forte pressão.

Será que pode ser devido a falta de algicida ou biocida?
(conversei com minha namorada, e de acordo com ela, tudo que cria gás, é devido ao crescimento microbiológico)
Cara, vc ta levando os conselhos muito ao pé da letra.
O que falaram de deixar uma apertura mínima pra igualar a pressão é válido e recomendável, mas deixar totalmente aberto não rola, pode sujar a água, fora que seu sistema ainda não está redondo e se der algum bo ou entupimento, adeus pc.

Sobre as bolinhas, apesar de eu não saber o que está causando, com certeza não é falta de algicida/biocida; o que sua namorada falou é sim verdade, mas isso acontece (no caso de um WC) de forma insignificante; esses produtos são recomendáveis pq com o tempo pode-se criar os microorganismos no loop, mas isso não acontece de um dia para o outro, e sim em questão de meses.
Veja bem, se existisse tantos microorganismos no loop capazes de gerar tantas bolhas a água nem rodaria de tão viscosa e a bomba já teria queimado.
 
Cara, vc ta levando os conselhos muito ao pé da letra.
O que falaram de deixar uma apertura mínima pra igualar a pressão é válido e recomendável, mas deixar totalmente aberto não rola, pode sujar a água, fora que seu sistema ainda não está redondo e se der algum bo ou entupimento, adeus pc.

Sobre as bolinhas, apesar de eu não saber o que está causando, com certeza não é falta de algicida/biocida; o que sua namorada falou é sim verdade, mas isso acontece (no caso de um WC) de forma insignificante; esses produtos são recomendáveis pq com o tempo pode-se criar os microorganismos no loop, mas isso não acontece de um dia para o outro, e sim em questão de meses.
Veja bem, se existisse tantos microorganismos no loop capazes de gerar tantas bolhas a água nem rodaria de tão viscosa e a bomba já teria queimado.

Ah, me expressei mal, não deixei aberto, só deixei a tampa levemente desroscada, só pra não encostar a borracha no reservatório, e com isso, tá a umas 5 horas rodando sem problemas de pressão... Acredito que por hora vou deixar assim.
 
Vou te dar algumas dicas que podem ajudar baseadas na minha experiência, tenta fazer na ordem bomba>bloco>radiador>reservatório, com certeza vai ajudar diminuir bastante essa condensação no seu reservatório.
O seu radiador tem mais furos por cima? O meu tinha e eu usava bastante ele pra ajudar tirar o ar.
Basicamente a ideia que você tem que correr atrás, não é se preocupar com a pressão, mas sim tirar o ar. Geralmente eu gastava algumas horas para tirar todo o ar, e alguns dias depois ainda acontecia do nível do reservatório baixar um pouco, significando que ainda tinha um pouco.

O que eu fazia para tirar o ar era o seguinte, enchia o meu loop com o máximo de água que eu conseguia e deixava rodando, liberava um pouco abrindo o radiador, e depois o reservatório, como eu tinha 2 radiadores acabava abrindo os dois pouco a pouco e seguia fazendo até perceber que não havia mais ar no sistema, talvez sua bomba seja um pouco fraca, se não puder utilizar uma mais forte, deixa só a bomba ligada, e faça isso por várias horas, e vá completando o reservatório conforme o necessário.

Mas além disso, ficam as dicas:
-Alterar a ordem
-Tentar colocar uma bomba mais forte
-Reduzir a quantidade de mangueira, seu sistema tá com mangueira demais e isso já gera mais estresse para a bomba, dificultando o ar sair.

Acredito que fazendo isso, já deve ajudar bastante seu sistema. Caso veja as mangueiras inchadas, você também pode colocar mangueiras de maior qualidade.

Mas em relação as temperaturas, como estão elas?, se estiverem boas, não acredito que tenha muito o que se preocupar.
 
Ao abrir o reservatorio e ele encher de agua pode ser normal pela posicao dele abaixo do radiador.

Voce pode fazer um teste se o sistema esta com alguma restricao severa, baixa esvaziar desconectar as mangueiras da bomba e soprar na mangueira que estava conectada na saida da bomba. Voce deve sentir uma restricao devido ao radiador/bloco mas ela nao deve ser extrema o ar tem que fluir, se voce sentir que esta extremamente pesado como se estive-se entupido pode ir novamente por partes, desconecte a saida do radiador para a bomba e sopre e depois o bloco ao reservatorio ai voce identificar se o radiador ou o bloco do cpu estao com algum problema. Mas quanto de restricao isso vai com a pratica eu tinha um bloco de NB na minha X58 que era extremamente restrito mas era a engenharia dele.

No seu caso essa nova configuracao me parece estar muito bem parabens. Eu pessoalmente faria o seguinte ligava a bomba (sem ligar o pc) e devagar vai completando o reservatorio, depois tampa e deixa por alguns minutos para baixar as bolhas, eu gosto de ligar e desligar para o ar assentar e quando ligar a bomba novamente ele parar no reservatorio. Abra ele novamente com a bomba desligada (a agua nao deve descer) complete e se nao houver nenhum vazamento aproveite o seu pc. Apos alguns dias o nivel vai baixar novamente e voce completa novamente depois isso so vai ser necessaries em meses.

P.S.: é bom colocar um biocida na agua, pode se comprar em lojas para aquarios, cuidado biocidas é veneno. Se voce comprou um radiador de aluminio (voce disse que comprou o mais barato possivel) com o passar do tempo vai ocorrer corrosao galvanica (com o tempo) que vai entupir o seu bloco do cpu/radiador, voce pode colocar produtos quimicos que evitam esse problema mas.... eles vao te dar efeitos colaterais e tem que ser trocados de tempos em tempos para garantir a sua eficiencia, nao sei se vale muito a pena.

Meu loop atual para voce se basear.

4YkU0lAl.jpg


C8oKnyml.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo