• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Whatsapp para Linux - Duvidas

marcelocruz

11400F+3070TI
Registrado
Minha esposa tem um Surface GO e tava querendo um SO mais levinho pra ela. Pensei no Chrome OS, mas vi que tem uma ziquizira pra instalar e desisti. Então vou de Linux mesmo pra testar. Mas antes queria tirar umas dúvidas:


1) Touchscreen continua funcionando de boa, né?
2) O aplicativo do Whatsapp para Linux tem videochamada?
3) Costuma funcionar câmera e microfone de boa nas distro Linux ou precisa de gambiarra?
4) Qual a distro mais indicada? Tem diferença de peso e compatibilidade ou fica tudo na mesma? Tava pensando em Arch Linux.
5) Será que Linux vai ajudar um pouco no consumo de bateria? Tá durando apenas 1 hora em chamada de vídeo no Whatsapp para Windows, devido ao programa ser muito pesado. Normalmente ele aguenta 2h30 em Netflix e outros.

*Será que o Chrome OS é ainda mais leve?

Configuração: Pentium G (compramos errado à época, era pra ser i3), SSD 128GB e 8GB de DDR4.
 
Última edição:
1) Sim, o touchscreen funciona perfeitamente no Linux, já testei no Pinephone e também num falecido tablet da Chuwi que só durou 1 semana. O suporte pra touchscreen existe, mas recomendo preferir o uso de compositores Wayland, porque no X.org você terá que corrigir a orientação do touchscreen.
2) Nunca testei videochamada e não existe aplicativo de WhatsApp para Linux, você usa WhatsApp web. Mas minha recomendação é preferir usar distros bleeding edge, caso queira fazer videochamada no Wayland.
3) Eu só tive problema com webcam e microfone num notebook furreca baseado na plataforma Cherry Trail, mas fora isso, é bastante incomum ter problemas. Alguma câmera de tablet, eu acredito que pode faltar driver e firmware para isso.
4) O Arch Linux é uma excelente opção, recomendo se você já tem uma boa noção.
5) Não posso afirmar nada no tocante ao consumo de bateria, porque isso varia de dispositivo para dispositivo, já vi dispositivos que pioram e outros que melhoram com Linux.
 
Última edição:
2) O aplicativo do Whatsapp para Linux tem videochamada?
Não, ele é só um wrapper com electron do whatsapp web.

5) Será que Linux vai ajudar um pouco no consumo de bateria? Tá durando apenas 1 hora em chamada de vídeo no Whatsapp para Windows, devido ao programa ser muito pesado. Normalmente ele aguenta 2h30 em Netflix e outros.
Não, vai ser pior, pela falta de aceleração de hw para decode na maioria das coisas de vídeo, infelizmente.

*Será que o Chrome OS é ainda mais leve?
Acho que sim, mas não afirmo com certeza até por questões de compatibilidade, vale o teste pra ver.

O resto já foi respondido acima.
 
Não, vai ser pior, pela falta de aceleração de hw para decode na maioria das coisas de vídeo, infelizmente.
Vale a pena ressaltar que muito deste problema da falta de aceleração por hardware em videos, também é uma limitação do próprio X.org.

Se você executar os navegadores de internet num compositor Wayland e definir configurações personalizadas que façam os navegadores rodar como cliente Wayland, e não como cliente Xwayland, a aceleração de vídeo por hw funciona.
 
Vale a pena ressaltar que muito deste problema da falta de aceleração por hardware em videos, também é uma limitação do próprio X.org.
Não é, é problema de falta de suporte nos navegadores pra VA-API. Dá pra ligar no firefox, mas não é habilitado por padrão até onde sei, e isso é independente de xorg ou wayland
 
Não é, é problema de falta de suporte nos navegadores pra VA-API. Dá pra ligar no firefox, mas não é habilitado por padrão até onde sei, e isso é independente de xorg ou wayland


Tem razão, eu acabei de ler a wiki do Arch Linux sobre isso e você está certo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo