Windows formatou sozinho...

OldFriend

know-it-all Member
Registrado
Já aconteceu algumas vezes comigo, até hj não achei resposta pra este problema. Acontece que peguei um PC de um cliente que reclamou que não estava iniciando o windows, e antes disso estava desligando sozinho o pc, e antes disso (3 semanas antes) eu havia deixado o PC dele zero bala. Pois bem, fui lá enfiar o cd de instalação do xp, pq imaginei que o mesmo havia sido formatado sozinho novamente (caso não, eu iria tentar a restauração do boot). Daí na tela de formatar/instalar o xp, ele me deu a informação que o tamanho disponivel na unidade C: onde estava o XP é o mesmo tamanho do total. Conclusão, mais uma vez o Windows XP se auto formatou. Não sei nem como explicar este problema pro cliente, ele disse que a última coisa que ele fez de diferente foi retirar o avast e colocar o avg. Penso eu que ele deve ter feito alguma cagada na remoção e removeu arquivos do sistema. Fica aí minha dúvida no ar, o que será que fez com que o HD dele fosse formatado???? :eek:
 
tipo como se o hd estivesse vazio???
qual o sistema de arquivo que voce deixou quando instalou da ultima vez?

ja colocou o hd em outro computador, pra ver qual sistema de arquivos esta aparecendo (NTFS / FAT32 / RAW [sem estrutura - devido a corrupçao de dados]?

o hd ja foi verificado em busca de bad block? pode-se fazer isso atraves do utilitario disponibilizado pelo fabricante do HD ou software hd tune (via windows)

a memoria ja foi testada em busca de defeitos? memtest 86+

as informaçoes configuradas na BIOS estao nos conformes padroes (pci a 33mhz, clock e voltagem padrao tanto do processador e memoria e etc..)
 
Será que ele mesmo ou alguém que não tem experiência, quis formatar por conta o PC e talvez por falta de conhecimento tenha travado em alguma etapa do processo de formatação?
Pode ter acontecido de que o HD tenha tido os dados apagados, mas a nova instalação do Windows não ter sido concluída.
 
a unica coisa q explicaria isso seria um HD com defeito... sem a intervencao de um cd de boot nao teria como formatar um hd q esta em uso, o windows eh ruim e tapado, mas ainda nao tem a capacidade de se auto remover e nem deixar rastros...
 
Não existe isso, o Windows não formata em uso e muito menos sozinho. O que pode acontecer é ter perdido algum arquivo do sistema como você mesmo disse ou defeito na HD como disseram. Isso acontece muitas vezes, em HD´s com defeito ou então com quem não sabe mexer no sistema.

Mesmo assim, o Windows tem uma proteção com os arquivos principais e com isso, dando um Scandisc ele volta os arquivos originais e restaura ao seu estado normal. Se isso não acontecer, é grandes chances de ser mesmo a HD. Troque a HD e faça um teste.
 
Tópic ON: impossivel de isso ter acontecido, o seu HD deve está com problema, virús..
Tópic OFF: será que foi algum fantasma ?? hehehehe ! "para descontrair"
 
Tópic OFF: será que foi algum fantasma ?? hehehehe ! "para descontrair"

hahaha, o fantasma dele é a corrupçao de memoria (memoria ram bixada, hd bixado, placa mae com algum defeito) em caso de nenhum destes a culpa vai sempre no usuario :evil:
 
aposto tudo no HD...

com problemas na memoria ou em outro hardware o SO nao instalaria, todos conhecem como o instalador do windows eh chato pra tudo, menos pro HD...
 
eu já passei por essa situação onde todos os arquivos do sistema suminham e era problema no HD que acredite que seja seu caso
 
é to achando que é o HD mesmo. Vo informar pra ele isso, e mais uma coisa. Depois que terminei de instalar td e configurar certinho, eu fui na pasta que estava salva do filho dele, entre fotos, videos e outras coisas eu descobri o que pode ser a resposta. Tem um arquivo lá Symantec Fixdwndp, dei uma rápida pesquisada no google e achei isto http://www.symantec.com/security_response/writeup.jsp?docid=2009-011316-0247-99 . Então o filho dele espertão, possivelmente pegou vírus, e sem falar pro pai ele tentou remover, não conseguiu ou achou que conseguiu e deixou por isso mesmo. Daí o vírus começou a agir e talvez tenha zicado algum arquivo do sistema. Meu palpite é esse, juntando + o possível problema do HD com bad block, apesar de ser um pc relativamente novo da Semptoshiba EL-1512 Model D-4166 HD de 80gb sata. Outro probleminha que este pc tem, é a unidade de dvd não abre, só enfiando agulha no buraquinho lá, porém quando tem algum cd/dvd dentro ele abre e fecha normalmente, quando tá vazio é só pela agulha. Estranho. PC misterioso rs.

Então acho que vou falar pro cliente que esse vírus ou a tentativa de remoção dele com certeza zicou algum arquivo do sistema e prejudicou o windows xp, e que o HD pode estar com problema. Por enquanto deixa assim, se o problema voltar a acontecer (sem vírus), a próxima vez vamos direto trocar de HD.

meio OFF TOPIC: Não sei como tem cliente burro que zica o pc a cada semana, incrivel como eu aqui, meu pai no escritório, minha namorada na casa dela temos os nossos pc, todos com windows xp instalado por mim e nunca dá problema. É o que sempre dizem, anti-vírus ajuda, mas o melhor é saber onde clicar e não clicar, tendo essa sabedoria seu pc fica firme e forte.
 
humm, entao ele pegou o downadup (conficker) porem esse virus nao apaga nada!

ele deixa o pc como zumbi, pronto para um ataque a algum site que o seu criador quer derrubar!

provavelmente esse computador veio bixado de fabrica, ja que o dvd dele tem esse problema!

passa o programa do fabricante do HD e faz um low format level!

reinstala o windows e nao conecte na internet, instale antes o patch do conficker (e de preferencia todos os outros tambem), pois se voce conectar o windows sem essa atualizaçao o virus vai atacar novamente o sistema (ele o faz somente do pc estar conectado na internet! nem precisa clicar em nada!)
 
Ressuscitei o meu tópico, pq ainda é o mesmo assunto do mesmo cliente.

Pois bem aquele cliente que citei no post principal, era o HD mesmo, depois de meses ele me trouxe o pc e depois testar exaustivamente peça por peça, o HD dele tinha pifado. Resolvido com HD novo.
Agora peguei um pc de outro cliente que não faz nem 2 semanas que eu tinha formatado zero bala pra ele, ele me trouxe o windows não iniciava fui ver pelo cd de instalação e tá lá como se o HD estivesse formatado (tamanho total = tamanho disponivel), o cliente disse que abriu um monte de janela (1gb de ram que ele tem) dai o pc travou e ele reiniciou porém depois não entrou mais no XP. Já formatei e instalei zerado aqui, mas que programas vocês me recomendam pra fazer um stress teste pelo windows ou dos do HD, memoria?

Outra questão no mesmo cliente, eu sempre fiz esse bico de arrumar pc dos outros pra ganhar uma graninha extra, mas nunca tive loja e esse cliente pediu um termo de garantia. Como poderia fazer um termo pra ele, quanto tempo é o ideal pra este problema acima e que cobertura poderia colocar ou não no termo, aliás é recomendado eu realmente fazer este termo?
 
Última edição:
Usou o mesmo S.O que tinha instalado nos clientes anteriores ? Verifica esse CD/DVD que tu anda instalando.

Abraço.
 
Usou o mesmo S.O que tinha instalado nos clientes anteriores ? Verifica esse CD/DVD que tu anda instalando.

Abraço.

Não, esse é novo. Acho díficil ser o cd já que uso ele sempre pra instalar pc de outros clientes mais cuidadosos que estão com o windows firme e forte faz meses.
 
A máquina é antiga ?? Verificar HD: HD TACH, HD TUNE. Memória: MEMTEST. Acredito no mal uso do cliente, a questão do contrato acoselho que você leia vários outros para ter uma ideia. Se não me engano por lei a garantia valeria por 3 meses.
 
Passa um burntest. Aqui na empresa usamos e ele sempre pega as peças defeituosas.
 
Passa um burntest. Aqui na empresa usamos e ele sempre pega as peças defeituosas.

É passei este programa e acusou erro na memória, passei o memtest e deu erros tb (+ de 180 em apenas 5% de teste), e passei o HD Tune na aba Heath tem 2 erros warning de bad block.

Devolvi o pc formatado, e expliquei o problema agora é com eles. Quando quiserem comprar peças novas acredito que estes erros vão parar.
 
Aqui já aconteceu do HD corromper meus dados pr um vírus maldito. Apagou meu save 100% do Mass Effect 2 e mais de 40 horas de jogo >.<
Maldito vírus.
 
Ressuscitei o meu tópico, pq ainda é o mesmo assunto do mesmo cliente.

Pois bem aquele cliente que citei no post principal, era o HD mesmo, depois de meses ele me trouxe o pc e depois testar exaustivamente peça por peça, o HD dele tinha pifado. Resolvido com HD novo.
Agora peguei um pc de outro cliente que não faz nem 2 semanas que eu tinha formatado zero bala pra ele, ele me trouxe o windows não iniciava fui ver pelo cd de instalação e tá lá como se o HD estivesse formatado (tamanho total = tamanho disponivel), o cliente disse que abriu um monte de janela (1gb de ram que ele tem) dai o pc travou e ele reiniciou porém depois não entrou mais no XP. Já formatei e instalei zerado aqui, mas que programas vocês me recomendam pra fazer um stress teste pelo windows ou dos do HD, memoria?

Outra questão no mesmo cliente, eu sempre fiz esse bico de arrumar pc dos outros pra ganhar uma graninha extra, mas nunca tive loja e esse cliente pediu um termo de garantia. Como poderia fazer um termo pra ele, quanto tempo é o ideal pra este problema acima e que cobertura poderia colocar ou não no termo, aliás é recomendado eu realmente fazer este termo?

Cara eu também faço esses tipo de bico, quando é Hardware eu dou a mesma garantia que meu fornecedor me dar, mas quando é Software eu sou bem claro com o cliente que não dou garantia, por que, imagina se o seu cliente tem algum tipo de vírus em um pen drive ou no próprio Email dele, toda vez que ele executar esse vírus voce vai ter que formatar o pc dele novamente, quando voce formatar, já instala tudo o que é necessário pra ele usar e já instala também um bom antivírus.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo