• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Windows matando desempenho do processador ?

senhorxxx

know-it-all Member
Registrado
Já tinha feito dois posts no tópico do windows, mas como ainda tenho muitas dúvidas, resolvi criar um tópico próprio quem sabe com mais visualizações encontre a causa digamos mais específica e possíveis soluções.

Configuração : gigabyte aorus z370 gaming 3, i7 8700, gammaxx400, 2x8gb ram ddr4 3000mhz, ssd samsung 860evo 1tb, hd seagate 2tb, nvidia gtx1070ti msi, fonte xfx pro 750w.
E windows 10 home 20h2

Tenho esse pc há dois anos e meio. Sempre atualizando o windows e os drivers, sendo que de ano a ano prefiro formatar. E costumo observar com alguma frequência, temperaturas e desempenho, usando o HW64, o cinebench R15 e R20, e o 3DMARK.

Temperaturas e desempenho sempre se mantiveram iguais desde que montei. Tudo em conformidade com o que vi em reviews pela internet.

Só que depois de algumas atualizações do Windows 10 este ano, o desempenho do processador caiu bastante. Nunca tinha ocorrido, apesar de já ter recebido correções para o spectrum e meltdown (desculpe se escrevi errado os nomes).

Fiz bastante testes, sei monitorar temperatura e como usar o cinebench, um programa sensível a processos.

As temperaturas estão boas, não há throttling.
Afora desempenho, no geral tudo é muito estável, hardware e software.

Essa atualização KB4589212 tirou uns 3% de desempenho. Ok. Já sabia que algumas atualizações tipo essa de microcode contra virus tiravam um pouco do desempenho dos processadores intel.





O problema é o seguinte :

Com essa atualização, eu perco 3% logo que inicio o windows e vou fazer a medição de desempenho com o cinebench.
Depois, navego na internet, vejo algum vídeo no youtube, quando volto para fazer outra medição perco mais uns 5% de desempenho, totalizando cerca de 8%.

Evidentemente fecho todos os programas, abro o HWinfo64 para ver se a cpu tá 99% ou mais de ociosidade, fecho o próprio HWinfo64 e faço cinebench.

Tudo da mesma forma que fazia antes, centenas e centenas de vezes, e que nunca ocorria isso.

Aliás, com esse windows de agora atualizado, também apenas com o cinebench aberto (sem ter navegado nem nada) com o passar de alguns minutos e com testes sendo feitos, ele vai mostrando cada vez menos performance.


Eu retirei a atualização KB4589212, mas mantive as outras atualizações, e meu score no cinebench (r15) voltou a ser o de sempre (1400, por volta disso). Legal.
Porém com o passar de alguns minutos, o desempenho vai caindo também.

Também fiz testes com o HWinfo64 aberto para visualização, os clocks estão normais, fica cravado em 4300ghz como sempre foi.

Cheguei a pensar que poderia ser algum problema de hardware, com a placa mãe ou fonte, mas fiz o seguinte para eliminar isso :
Formatei o pc (como sempre faço sem o cabo da internet conectado) e quando na primeira inicialização já travei logo em seguida as atualizações, para não baixar nada.


Instalei os drivers da placa mãe, placa de vídeo, e fiz exaustivos testes.
Tudo normal em termos de desempenho, como sempre foi.


Portanto, as atualizações do Windos 10 20H2 é que estão ferrando o desempenho de minha CPU.
Claro que a culpa mesmo é da intel, mas gostaria de saber o que posso fazer para o caso.
 
Última edição:
tem um video ja meio antiguinho nao sei ainda vale

 
bagulho é esquecer windows 10 e voltar pro 8.1, pq sinceramente o windows 10 só faz capar as specs

parece até a apple piorando iphone pra comprarmos novos
 
bagulho é esquecer windows 10 e voltar pro 8.1, pq sinceramente o windows 10 só faz capar as specs

parece até a apple piorando iphone pra comprarmos novos
problema sao desenvolvedores tudo exigindo win10 pra pode roda isso tb é uma sacanagem né, ate drivers mesma coisa consegue instalar uma rtx 3090 no win 8.1?
 
cara uso Windows 10 desde a primeira versão meu PC esta na assinatura, não vejo ate hoje nenhuma perca de desempenho, alias muito pelo contrario essa ultima Build e excelente a mais estável,

outra coisa e que acho loucura formatar todo ano, cara eu fazia isso nas épocas de win 9x e com certa frequência no Windows XP, desde o Vista nunca mais precisei disto, pois sempre considerei o sistema extremamente estável de lá para cá...

não tem o menor cabimento a Microsoft exigir hardware cada vez mais potente pois isso simplesmente tiraria as pessoas do ecossistema dela, sugiro não seguir tutoriais de gente que não entende nada T.I sobre Windows pois só tem aberração e isso a anos já, usa o sistema original, pois qualquer tipo de ativador ja invalida o Windows para qualquer tipo de analise
 
cara uso Windows 10 desde a primeira versão meu PC esta na assinatura, não vejo ate hoje nenhuma perca de desempenho, alias muito pelo contrario essa ultima Build e excelente a mais estável,

outra coisa e que acho loucura formatar todo ano, cara eu fazia isso nas épocas de win 9x e com certa frequência no Windows XP, desde o Vista nunca mais precisei disto, pois sempre considerei o sistema extremamente estável de lá para cá...

não tem o menor cabimento a Microsoft exigir hardware cada vez mais potente pois isso simplesmente tiraria as pessoas do ecossistema dela, sugiro não seguir tutoriais de gente que não entende nada T.I sobre Windows pois só tem aberração e isso a anos já, usa o sistema original, pois qualquer tipo de ativador ja invalida o Windows para qualquer tipo de analise

não tem cabimento mas é o que acontece

to vendo hardware basico NOVO peidando pra rodar um w10 vanilla, ainda q atualizado

ai o sujeito tem q ir fazendo um monte de malabarismo pra otimizar o sistema pra rodar de maneira aceitavel num note de 8gb com 500gb de HD em bom estado

lamentável
 
cara uso Windows 10 desde a primeira versão meu PC esta na assinatura, não vejo ate hoje nenhuma perca de desempenho, alias muito pelo contrario essa ultima Build e excelente a mais estável,

outra coisa e que acho loucura formatar todo ano, cara eu fazia isso nas épocas de win 9x e com certa frequência no Windows XP, desde o Vista nunca mais precisei disto, pois sempre considerei o sistema extremamente estável de lá para cá...

não tem o menor cabimento a Microsoft exigir hardware cada vez mais potente pois isso simplesmente tiraria as pessoas do ecossistema dela, sugiro não seguir tutoriais de gente que não entende nada T.I sobre Windows pois só tem aberração e isso a anos já, usa o sistema original, pois qualquer tipo de ativador ja invalida o Windows para qualquer tipo de analise

Não uso ativador.
Meu windows 10 é ativado quando fico online pela primeira vez depois de formatado o hd, pois possuo uma licensa original do windows 7 (box), e fiz o upgrade para o win10 na época que a Microsoft oferecia essa opção

Testei agora o PC do escritório, um i5 6500 com uma Asrock B150M-HDV, e uma placa de vídeo AMD, está com a mesma versão do Windows 10, e atualizado, e o problema não ocorre.
Única diferença no win10 é que esse é PRO, enquanto no PC i7 8700 é versão Home (pois meu windows 7 era Home).

O PC do escritório, o i5, já tem a performance capada, pelos testes que vi na internet, comparando os feito há anos atrás e mais atuais.
Ok, atualizações contra spectre e meltdown.
Mas durante o uso, a performance se mantém.


Já no meu PC de casa, o I7 8700, a performance vai caindo durante o uso.
Esse é o real problema pelo qual criei este tópico.

E até o momento não faço a menor ideia da causa disso.
 
não tem cabimento mas é o que acontece

to vendo hardware basico NOVO peidando pra rodar um w10 vanilla, ainda q atualizado

ai o sujeito tem q ir fazendo um monte de malabarismo pra otimizar o sistema pra rodar de maneira aceitavel num note de 8gb com 500gb de HD em bom estado

lamentável
brother windows 10 não precisa de nenhum ajuste ou otimização Windows 10 requer para bom desempenho um SSD não importa a maquina que você tenha, eu tenho um notebook antigo que carrego comigo e um Turion X2 4GB DDR2 e um SSD e ele voa baixo, ja meu amigo tem um notebook Acer de 2017 que não roda bem o windows 10 somente pelo fato de usar um HD, acho que se ainda não ficou claro ainda em 2021 que windows 10 para rodar rápido REQUER um SSD fica dificl, em nenhuma maquina minha tem qualquer tipo de malabarismo sistema roda liso e fluido. eu so instalo quando necessaro os drivers de video e fim sistema voa baixo, e claro sistema original sem qualquer tipo de ativador crack ou qualquer outra tranqueira que destroi o sistema operacional
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não uso ativador.
Meu windows 10 é ativado quando fico online pela primeira vez depois de formatado o hd, pois possuo uma licensa original do windows 7 (box), e fiz o upgrade para o win10 na época que a Microsoft oferecia essa opção

Testei agora o PC do escritório, um i5 6500 com uma Asrock B150M-HDV, e uma placa de vídeo AMD, está com a mesma versão do Windows 10, e atualizado, e o problema não ocorre.
Única diferença no win10 é que esse é PRO, enquanto no PC i7 8700 é versão Home (pois meu windows 7 era Home).

O PC do escritório, o i5, já tem a performance capada, pelos testes que vi na internet, comparando os feito há anos atrás e mais atuais.
Ok, atualizações contra spectre e meltdown.
Mas durante o uso, a performance se mantém.


Já no meu PC de casa, o I7 8700, a performance vai caindo durante o uso.
Esse é o real problema pelo qual criei este tópico.

E até o momento não faço a menor ideia da causa disso.
cara eu cuido de algumas estações de trabalho intel e somente as que receberam os patchs do Melt e do Spec sofreram algum tipo de perca de desempenho, no mais zero problemas de desempenho,

essa ultima build do windows 10 e de longe desde a creators update a mais estavel e rapida, o sistema no meu desk mesmo ficou notavelmente mais rapido do que ja era e mais fluido...e olha que tenho um Ryzen de primeira geração
 
Última edição:
brother windows 10 não precisa de nenhum ajuste ou otimização Windows 10 requer para bom desempenho um SSD não importa a maquina que você tenha, eu tenho um notebook antigo que carrego comigo e um Turion X2 4GB DDR2 e um SSD e ele voa baixo, ja meu amigo tem um notebook Acer de 2017 que não roda bem o windows 10 somente pelo fato de usar um HD, acho que se ainda não ficou claro ainda em 2021 que windows 10 para rodar rápido REQUER um SSD fica dificl, em nenhuma maquina minha tem qualquer tipo de malabarismo sistema roda liso e fluido. eu so instalo quando necessaro os drivers de video e fim sistema voa baixo, e claro sistema original sem qualquer tipo de ativador crack ou qualquer outra tranqueira que destroi o sistema operacional
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


cara eu cuido de algumas estações de trabalho intel e somente as que receberam os patchs do Melt e do Spec sofreram algum tipo de perca de desempenho, no mais zero problemas de desempenho,

essa ultima build do windows 10 e de longe desde a creators update a mais estavel e rapida, o sistema no meu desk mesmo ficou notavelmente mais rapido do que ja era e mais fluido...e olha que tenho um Ryzen de primeira geração
Eu concordo com tudo que vc está dizendo sobre o Windows 10, já uso há anos e sempre tive essas mesmas impressões tal qual vc tem.

Somente essas últimas atualizações é que estão me criando o problema descrito.

Estou longe de ser expert em OS, mas trabalhei 14 anos na área de vendas e montagem de PCs, então tenho alguma experiência com informática.
Tá bem estranho o problema. Acho que vou deixar rolar as atualizações e ir tirando de uma em uma e ir testando (sei que a KB4589212 tira 3% de performance, mas não é ela que tira os outros 5 a 6% a mais depois de decorridos algum tempo de uso do OS), embora algumas atualizações pelo que vi não podem ser desinstaladas.


E sobre o SSD, ambos os PCs que possuo tem SSD e o Win10 instalado neles.
 
se vc em vez de desistalar o update desabilitar aqui com esse app meltdown e spectre?

t1zR8iK.png
 
Seu i7 já é um processador de 2017 com 4 anos de existência deve-se esperar uma perda de desempenho conforme o tempo passa e o sistema operacional vai recebendo atualizações e funções para os processadores mais modernos, não deveria se importar tanto com algo normal de se acontecer afinal todos processadores tem a famosa obsolescência programada panejada senão estaríamos ainda usando um 386 nos computadores, simplesmente ligue o pc e use ele até que não consiga mais é melhor que perder tempo e se preocupar com isso.
 
baixa https://www.grc.com/files/InSpectre.exe

roda ele e desabelite oque deseja ali ae reinicia a maquina e pronto

Valeu, vou testar depois posto como ficou.
Seu i7 já é um processador de 2017 com 4 anos de existência deve-se esperar uma perda de desempenho conforme o tempo passa e o sistema operacional vai recebendo atualizações e funções para os processadores mais modernos, não deveria se importar tanto com algo normal de se acontecer afinal todos processadores tem a famosa obsolescência programada panejada senão estaríamos ainda usando um 386 nos computadores, simplesmente ligue o pc e use ele até que não consiga mais é melhor que perder tempo e se preocupar com isso.

Essa não, primeiro porque a maior pontuação que peguei no cinebench com meu i7 foi justamente com a última versão do WIn10, a 20H2.

Segundo que meu pc com o i5 6500 é mais antigo e não teve essa perda toda de desempenho.
Ele tem a perda de 4 a 5% do spectre e meltdown microcode, e assim fica. Seja quando faço a medição no cinebench logo que o OS inicia, seja 10 minutos depois, ou 6 horas depois.
Sempre dá a mesma pontuação.


Já o pc com o i7 8700 tem perda de 3% com o spectre e meltdown microcode.
Mas isso logo que inicio o OS. Porque depois de alguns minutos ele apresenta perda maior, depois de 10 ou 15 minutos chega até a uns 8% totais de perda.

Isso é bem estranho.

Já usei 3 bios diferentes, sempre ocorre o mesmo. Única diferença é que com a última bios da Z370 o spectre e meltdown microcode já fica aplicado direto, independente das atualizações (ou no caso, desinstalação da atualização).


Então, considerando o que ocorre com os dois PCs, acho que invalida sua teoria. De qualquer forma, te agradeço pelo interesse.
 
Valeu, vou testar depois posto como ficou.


Essa não, primeiro porque a maior pontuação que peguei no cinebench com meu i7 foi justamente com a última versão do WIn10, a 20H2.

Segundo que meu pc com o i5 6500 é mais antigo e não teve essa perda toda de desempenho.
Ele tem a perda de 4 a 5% do spectre e meltdown microcode, e assim fica. Seja quando faço a medição no cinebench logo que o OS inicia, seja 10 minutos depois, ou 6 horas depois.
Sempre dá a mesma pontuação.


Já o pc com o i7 8700 tem perda de 3% com o spectre e meltdown microcode.
Mas isso logo que inicio o OS. Porque depois de alguns minutos ele apresenta perda maior, depois de 10 ou 15 minutos chega até a uns 8% totais de perda.

Isso é bem estranho.

Já usei 3 bios diferentes, sempre ocorre o mesmo. Única diferença é que com a última bios da Z370 o spectre e meltdown microcode já fica aplicado direto, independente das atualizações (ou no caso, desinstalação da atualização).


Então, considerando o que ocorre com os dois PCs, acho que invalida sua teoria. De qualquer forma, te agradeço pelo interesse.
cara mas na boa o que essa perda de desempenho ta mudando na sua vida, que uma coisa e fato quanto mais um sistema se moderniza mais recursos ele vai consumir logicamente.....
 
cara mas na boa o que essa perda de desempenho ta mudando na sua vida, que uma coisa e fato quanto mais um sistema se moderniza mais recursos ele vai consumir logicamente.....

Mas por que não acontece com um processador (i5 6500) mais antigo então ?

A princípio tudo deveria ser verificado sim, como fiz, pois poderia ser uma falha de hardware e eu ainda tenho garantia em algumas partes, por exemplo o processador. Claro que tendo trabalhado 14 anos no ramo de info/hardware sei que é dificílimo de processador dar problema. Mas tinha que fazer os testes sim.


Mas enfim, eu encontrei a causa da queda de performance, além do spectreman e o entrada pelo cano.

É o defender do windows.
Não sei exatamente a forma como ele tem agido depois das atualizações, onde ele mudou pois antes não dava este tipo de problema relatado, mas instalado o kapersky e desabilitado o windows defender, tudo voltou ao normal.


Interessante que no outro pc i5 6500 o problema não acontece.

Mas fica a informação para a galera.
Quem usa windows defender, verifique se ele não está sugando a performance do processador depois de algumas tarefas rotineiras realizadas no pc.
 
Última edição:
Mas por que não acontece com um processador (i5 6500) mais antigo então ?

A princípio tudo deveria ser verificado sim, como fiz, pois poderia ser uma falha de hardware e eu ainda tenho garantia em algumas partes, por exemplo o processador. Claro que tendo trabalhado 14 anos no ramo de info/hardware sei que é dificílimo de processador dar problema. Mas tinha que fazer os testes sim.


Mas enfim, eu encontrei a causa da queda de performance, além do spectreman e o entrada pelo cano.

É o defender do windows.
Não sei exatamente a forma como ele tem agido depois das atualizações, onde ele mudou pois antes não dava este tipo de problema relatado, mas instalado o kapersky e desabilitado o windows defender, tudo voltou ao normal.


Interessante que no outro pc i5 6500 o problema não acontece.

Mas fica a informação para a galera.
Quem usa windows defender, verifique se ele não está sugando a performance do processador depois de algumas tarefas rotineiras realizadas no pc.
você poderia reportar esse possivel BUG na parte de feedback, eu mesmo uso o Defender em Sandbox e ele não interfere na performance do processador não rs o defender tem ferramentas bastante avançadas as vezes e alguma configuração especifica la
 
É o ALC1200 da Gigabyte Aorus Z370 Gaming 3.
Esse chip é Nahimic, o serviço Nahimic está com muitas reclamações de lentidão, inclusive eu tive. De parar o serviço Nahimic como fica seu desempenho? Aqui melhorou bastante, vai ficar assim até eu parar de preguiça e instalar os drivers alternativos, não uso os apps controlados pelo Nahimic mesmo.
 
Esse chip é Nahimic, o serviço Nahimic está com muitas reclamações de lentidão, inclusive eu tive. De parar o serviço Nahimic como fica seu desempenho? Aqui melhorou bastante, vai ficar assim até eu parar de preguiça e instalar os drivers alternativos, não uso os apps controlados pelo Nahimic mesmo.
pensei q era realtek essas placas de som nao é ela q faz o chip?
 
não tem cabimento mas é o que acontece

to vendo hardware basico NOVO peidando pra rodar um w10 vanilla, ainda q atualizado

ai o sujeito tem q ir fazendo um monte de malabarismo pra otimizar o sistema pra rodar de maneira aceitavel num note de 8gb com 500gb de HD em bom estado

lamentável
Cara, trabalho como sysadmin e cuido de muito workload microsoft.
Padrão hoje é i5/8gb/ssd com w10 pro atualizado, cliente pequeno nem usamos mais wsus porque não vale o esforço.
Então não, não sei de onde você tira que existe hardware novo "peidando" pra rodar w10.

Acho perda de tempo formatar PC todo ano, parei de fazer isso quando lançaram o XP.
 
pensei q era realtek essas placas de som nao é ela q faz o chip?
Sim, a Realtek faz o chip e a Nahimic o software. a Minha placa mãe tb é e eu tive problemas sérios de desempenho por causa do serviço Nahimic, foi só desabilitar q boom, tudo ficou de boa.
 
Esse chip é Nahimic, o serviço Nahimic está com muitas reclamações de lentidão, inclusive eu tive. De parar o serviço Nahimic como fica seu desempenho? Aqui melhorou bastante, vai ficar assim até eu parar de preguiça e instalar os drivers alternativos, não uso os apps controlados pelo Nahimic mesmo.

Eu vou testar isso aí.

Como já tinha dito, mas os posts realmente ficaram grandes, não tive exatamente um problema de lentidão com o windows.
Apenas que a performance medida no cinebench estava abaixo do normal depois de alguns minutos de uso do PC.
Eu resolvi o problema desabilitando o windows defender (instalei outro antivirus).
Era ele que estava sugando uns 6 a 7% de performance do processador (não aparecia uso algum quando nada estava sendo executado, visto pelo hwinfo, e quando tarefas normais estavam sendo executadas eu não percebia os 6 a 7% a menos de performance porque um i7 8700 ainda é bem forte pra tudo, só dava pra ver num programa de teste como o cinebench que tem resultado/medição).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo