Windows XP Tweaking - Dicas!!!

LuIzInHoW xD

One of the young folks
Registrado
Galera, criei este tópico com o intuito de reunir diversas dicas para Windows XP, já que existem mais de 100 topicos pedindo dicas de "tweaking" para o Windows XP.

Todos que quiserem postar alguma dica serão bem-vindos, eu vou estar testando todas elas, removendo as que nao funcionam e dando destaque as que funcionarem bem. Também serão permitidas perguntas e sugestões.

Todos os posts nao relacionados diretamente com o topico serão apagados e se começar a virar muita zona vou fechar o topic, vai ser pior pra vocês...
 
Para começar então:

Vou começar dando essa dica quanto ao Swap File, que é o arquivo que o Windows usa quando a memória RAM está sendo totalmente usada.

O Windows é meio burrinho, então ele sempre vai carregar diversos programas no Swap, que é uma memoria RAM secundária, só que ela é na verdade um arquivo dentro do HD, o que torna o processamento muito mais lento.

O Windows controla o Swap automaticamente, isso faz com que o Swap fique mudando de tamanho constantemente, dependendo do programa que você está usando, e isso faz com que seu HD trabalhe feito um cão chupando manga.

Então o esquema é colocar o Swap minimo e máximo com o mesmo valor. Esse valor varia, é recomendado que se coloque o dobro da memória RAM. Como muita gente aqui tem 512Mb de memória RAM, vamos colocar o Swap como 1024.

Clique com o botão direito em cima de Meu Computador e abra as Propriedades. Na guia Avançado, dentro do box Desempenho, clique em Configurações (o primeiro). Feito isso, clique na guia Avançado e no box Memória Virtual clique em Alterar.

Selecione o drive que você quer o arquivo de Swap, caso tenha mais de um HD ou mais de uma partição. Aqui no caso pegamos o Drive C: Selecione o Drive C: e marque a opção Tamanho personalizado. Em Tamanho incial e Tamanho final vamos setar como 1024. De Ok, Ok novamente, e Aplicar. Será necessário reiniciar o PC para que as configurações tenham efeito.

Em breve posto mais dicas! =)
 
Você sabia que essas "sombras" embaixo do menu Iniciar e do seu mouse, que talvez só agora que eu comentei você tenha percebido, pode estar tornando o seu sistema mais lento?

Para removê-las, clique com o botão direito em cima de Meu Computador e abra as Propriedades. Na guia Avançado, dentro do box Desempenho, clique em Configurações (o primeiro). Selecione a opção Ajustar para obter um melhor desempenho. Você verá que todas as caixas foram desmarcadas. Se você clicar em Aplicar, seu Windows ficará parecido com o Windows 98, sem os estilos visuais que o Windows XP apresenta.

Para evitar isso, selecione apenas as seguintes caixas: Usar estilos visuais em janelas e botões e Usar sombras subjacentes para rótulos e ícones na área de trabalho. Clique em Ok, e Ok novamente.

Lembrando que sistemas mais potentes podem não sentir muita diferença com relação a esta dica, porém quem possui um sistema mediano e sente que o Windows XP fica meio "pesado" irá notar bastante diferença.
 
pelo q eu sei o recomendado pra 512 eh 768 de swap
ou seja vc pega o tanto de memoria ram q tem e multiplica por 1,5 e vai dar o numero correto =o)
 
FlatronMan disse:
pelo q eu sei o recomendado pra 512 eh 768 de swap
ou seja vc pega o tanto de memoria ram q tem e multiplica por 1,5 e vai dar o numero correto =o)
ai vai de pessoa pra pessoa, eu sempre recomendo o dobro da memória RAM, mais nao vai fazer muita diferença desde q se coloque o minimo e o maximo como igual =)
 
Tem também aqueles serviços que podem ser desabilitados ou deixados em estado ativação manual, painel de controle, gerenciador de serviços se não me engano...(esses sim descarregam o peso dos ombros do nosso tão usado windows xispito)
 
eu uso swap 2048mbs, os servicos eu desabilito alguns

pra desabilitar inciar>executar>escreva "msconfig">OK, vai abrir o utilitario de configuração do sistema, clica na aba "serviços" eu desativo os seguintes servicos padrao da ms mais alguns de software de outros fabricantes:

"central de segurança" "atualizações automaticas" "configuração zero sem fio" "firewall do windows" "compatibilidade com troca rapida de usuario" "office 2003 source engine"

isso feito clique na aba "inicializar" e deixe somente (vo falar no meu caso):

NVmixer tray, Nvcpl, riva Tuner

isso vai fazer seu micro usar menos ram pra subi o windows (mais ram pra vc usar como quiser =), diminuir o tempo de inicialização e algumas coisinhas a mais

provavelmente muita gente ja conhecia esse procedimento mais eh sempre bom lembrar ;]

pra quem uer usar temas e nao quer colocar programas baixe o seguinte arquivo uxtheme patch usando so este patch vc nao aumenta o consumo de ram qdo instala temas alternativos ;] eu vi gente kerendo sabe como fazia pra por temas sem programas no forum i colokei)
 
O ruim de desativar pelo MS config é justamente isso, você só consegue desativar, ou seja você perde o serviço, mesmo que precise dele, tem serviços que é melhor deixar em ativação manual (só no caso do usuario solicitar tal serviço). O endereço certo é: Painel de Controle, Ferramentas administrativas, Serviços. Lá da pra deixar em manual, sem falar que lá explica o que cada serviço faz no seu sistema operacional, daí você não fica com aquela consciência pesada na hora de desativar :) .
 
DICA ESPECIAL-
- Desabilitando serviços desnecessários:
Vá para Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços.
É preciso, no entanto, saber o que se está fazendo, já que desabilitar serviços realmente

necessários para o sistema fará com que seu Windows possa ficar mais lento ou que algumas

coisas deixem de funcionar (como Internet, por exemplo).

Abaixo segue algumas forma, mas lembrando que não ficará bom para todos.

AUTOMÁTICO
Alerta (emite alertas administrativos)
Alocador Remote Procedure Call (RPC)
Armazenamento protegido (favorece a segurança do computador)
Áudio do Windows (possibilita a ativação de dispositivos de áudio.)
Chamada de procedimento remoto (RPC)
Cliente da Web (necessário para algumas situações, como o Windows Update)
Cliente de rastreamento de link distribuído
Detecção do hardware do Shell
Estação de trabalho (gerencia conexões com servidores remotos)
Gerenciador de contas de segurança (Responsável por armazenar senhas locais)
Gerenciador de discos lógicos (Gerencia unidades de disco rígido)
Localizador de computadores
Log de eventos
Logon secundário
Notificação de eventos de sistema
Plug and Play
Serviço de restauração do sistema (se não usa ou não sabe o que é, pode deixar em Manual)
Serviços de criptografia
Serviços IPSEC
Sistema de eventos COM+
Spooler de impressão
Temas
Testador de instrumentação de gerenciam. do Windows

DESABILITADOS
Acesso a dispositivo de interface humana (usado para dispositivos especiais de entrada)
Ajuda do cartão Inteligente (Ajuda para dispositivos Smart Cards)
Cartão Inteligente (ativa dispositivos de Smart Card)
Compartilhamento remoto da área de trabalho do NetMeeting
Configuração zero sem fio (necessário para dispositivos 802.11)
Gerenciador de conexão de acesso remoto automático
Gerenciador de sessão de ajuda de área de trabalho remota
Horário do Windows (Mantém data e hora em sincronia com servidores de rede)
IMAPI CD-Burning COM Service (Ativa o recurso de gravação de CDs embutido do Windows XP) –

Se você grava CDs usando apenas os recursos do Windows XP, deixe em Manual (padrão)
Número de série de mídia portátil
Registro Remoto (por questão de segurança – permite que usuários remotos alterem o Registro

do seu Windows)
Roteamento e acesso remoto
Sistema de alimentação ininterrupta (Gerencia No-Breaks) (Se você usa um no-break, deixe em

Automático)
Telnet (por questão de segurança)

MANUAL
Adaptador de desempenho WMI
Agendador de tarefas (Agenda tarefas para serem executadas em data e hora pré-determinadas)
Ajuda e suporte (Ativa assistentes e ajuda avançada)
Aplicativo de sistema COM+
Área de armazenamento (Compartilha informações com computadores remotos)
Armazenamento removível (Dispositivos de armazenamento removíveis, como Zip Drives)
Assistente de aquisição de imagens do Windows (WIA)
Atualizações automáticas (faz o download automaticamente de atualizações do Windows)
Auxiliar NetBIOS TCP/IP
Carregar Gerenciador (gerencia transferências de arquivos entre computadores da rede.)
Cliente DHCP (necessário para alguns tipos de conexão à Internet)
Cliente DNS (necessário para alguns tipos de conexão à Internet)
Compatibilidade com 'Troca rápida de usuário'
Conexões de rede (gerencia conexões de rede)
Coordenador de transações distribuídas (Coordena gerenciadores de recursos)
Cópia de volume em memória
DDE de rede (Habilita o Dynamic Data Storage)
DSDM de DDE de rede (Gerencia compartilhamentos de rede DDE)
Erro ao informar o serviço (Informa erros de serviços e aplicativos de terceiros)
Extensões de driver de instrum. gerenc. do Windows (Gerenciamento de drivers)
Firewall de conexão com a Internet (FCI) / Compartilhamento de conexão com a Internet (CCI)
Fornecedor de suporte de segurança NT LM
Gerenciador de conexão de acesso remoto
Gerenciamento de aplicativo
Host de dispositivo Plug and Play universal
Logon de rede
Logs e alertas de desempenho
Mensageiro (Serviço de mensagens entre computadores da rede. NÃO É o Windows Messenger)
MS Software Shadow Copy Provider
Número de série de mídia portátil
QoS RSVP (Habilita services compatíveis com o QoS)
Reconhecimento de local da rede (NLA)
Serviço administrativo do gerenciador de disco lógico
Serviço de descoberta SSDP
Serviço de indexação
Serviço de transferência Inteligente de plano de fundo
Serviço 'Gateway de camada de aplicativo'
Serviços de terminal
Servidor
Telefonia
Windows Installer
 
To lotado de dica no meu pc .. mais se eu colocar todas vai virar zona .. vvai dar umas 4 paginas ..
tah aqui algumas q sao otimas

-----------------Tweak Prefetch---------------

This is an unique technique for XP, which could improve the performance significantly by tweaking the prefetcher (which is a cache folder).

1. run "regedit";
2. goto [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\PrefetchParameters\EnablePrefetcher];
3. Set the value to either 0-Disable, 1-App launch prefetch, 2-Boot Prefetch, 3-Both ("3" is recommended).
4. reboot.

It should decrease the boot time and the time it takes to load programs.

---------------------Weeked MFT Defrag------------------

After installing your XP/2000 PC with all software and data. Run at Cmd line like FOR /L %f in (1,1,10000) do md %f

And then (not on root dir. C:\) FOR /L %f in (1,1,50000) do echo Hey > %f

This will create 10000 dir and 50000 files that you can delete. This increases the MFT size. Download Diskkeeper demo. Run MFT defrag once and you will probaby never need it again .

Bye
--------------------------No more low disk space messages-----------

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer\
and (if not already there) add DWORD (without quotes) "NoLowDiskSpaceChecks" and change the value to 1. Restart.
--------------------------Speed Up Start Menu Properly----------

This is a response to all the people that have posted this tweak. Follow these steps to avoid menus popping up too fast when opening up the start menu or any other menu, making it less annoying because un-wanted menus won't pop up first.

Start Regedit. (Click on Run in the start menu, then type "regedit" without the quotes and hit enter)
Navigate to HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop
Select MenuShowDelay from the list on the right.
Right on it and select Modify.
Change the value to only 150, its the perfect speed setting so menus appear quick, but not to quick so that the un-wanted ones appear.
Reboot your computer.
This little toggle will amke a big difference and cause less agony. :)

Obs> I do use 0 value here and have no problem at all. (aepheton)

------------------------------Auto Un-load Dll´s------------

Windows Explorer caches DLLs (Dynamic-Link Libraries) in memory for a period of time after the application using them has been closed. This can be an inefficient use of memory.

1. Find the key [HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer].
2. Create a new sub-key named 'AlwaysUnloadDLL' and set the default value to equal '1' to disable Windows caching the DLL in memory.
3. Restart Windows for the change to take effect.

I tried this after running a intense program, then watched the task manager; memory recovered it self.
 
Alguem posta akela de melhora de 20% em dowload com o Xp
 
FlatronMan disse:
To lotado de dica no meu pc .. mais se eu colocar todas vai virar zona .. vvai dar umas 4 paginas ..
tah aqui algumas q sao otimas
mais esse é o objetivo mesmo =) Dps eu vo organizar tudo em por em um artigo :cool:
 
<<<ArRoZ>>> disse:
Alguem posta akela de melhora de 20% em dowload com o Xp

Vá no botão INICIAR > EXECUTAR > DIGITE : gpedit.msc - Pressione ENTER ou click em OK
vai em cofig do computador
modelos administrativos
rede
agendador de pacote QOS
na janela da direita clique 2 vezes em "Limitar largura de banda...."

clique em ativado e coloque o valor em 0
 
essa dica vi no forum do baboo foi postada pelo VitorBart

"Fiz isto aqui em casa e o boot passou a andar com uma barrinha só. Trata-se basicamente de algumas configurações do Perfetch do XP. Vamos aos fatos.

Pelo que entendi, a cada boot, o XP cria novos parâmetros que são guardados dentro do diretório Perfetch, na sua pasta Windows. Acontece que a presença de parâmetros antigos nesta pasta compromete assustadoramente o desempenho do boot (lembram do utópico boot de 1 barrinha durante o BootVis?) e o site sugere a exclusão destes arquivos que caíram em desuso.

1. Vá no Bloco de Notas.
2. Digite "del c:\windows\prefetch\ntosboot-*.* /q" (sem as aspas, evidentemente)
3. Salve este arquivo com o nome ntosboot.bat (o nome fica seu critério) na raiz.
4. Execute o gpedit.msc
5. Vá em Configurações do Computador, e depois em Configurações do Windows. Do lado direito da tela clique no item Scripts (Inicialização/Encerramento).
6. Clique duas vezes em Desligar.
7. Na janela que se abre clique em adicionar e depois procurar.
8. Encontre e selecione o arquivo que você criou lá em cima, no caso o ntosboot.bat . Selecione-o e dê todos os OKs que tiver que dar."
 
essa tbm foi do Baboo, pelo Pimentel_RJ

"Se você usa o nero, já deve ter reparado que ele enrola um pouco para abrir... resolva isso agora

Quando o Nero é aberto, ele mostra a mensagem "Scaning SCSI/IDE-Bus Please Wait" e normalmente você fica na espera, a causa disso é porque o Windows faz uso simultâneo do drive de CD-RW. Desativando essa função do Sistema Operacional , o Nero abrirá muito mais rápido. Veja a solução abaixo:

Caminho: Painel de Controle>Ferramentas Administrativas>Serviços

Ache o item IMAPI CD-Burning COM Service, clique com o botão direito do mouse e escolha propriedades, em tipo de inicialização, escolha desativar, depois clique em aplicar.

Dá próxima vez que você for utilizar o Nero ele abrirá mais rapidamente."
 
essa tbm foi do mestre_norax ..

DESLIGANDO O PC BEM MAIS RAPIDO!

"Copie as informações abaixo para um arquivo no bloco de notas e grave como desligarápido.reg e execute-o.

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management]
"ClearPageFileAtShutdown"=dword:00000000
"DisablePagingExecutive"=dword:00000001

[HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop]
"AutoEndTasks"="1"
"HungAppTimeout"="3000"
"WaitToKillAppTimeout"="3000"

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control]
"WaitToKillServiceTimeout"="3000"

Após aplicar a chave desligarápido.reg, siga os passos abaixo :

1-) Vá ao Iniciar > Executar e digite "gpedit.msc" - sem as aspas;
2-) Navegue até a chave Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Sistema > Perfís de Usuário;
3-) No lado direito da tela, localize o item 'Número máximo de tentativas para descarregar e atualizar perfil de usuário' e dê um clique duplo nele;
4-) Altere para 'Ativado' e coloque 'Máx. de tentativas' em zero (0);
5-) Dê OK e feche a janela Diretiva de Grupo. 6-) Pronto!"
 
essa é muito simples mais muitos nunca pensaram:

1° Aperte Ctrl + Alt + Del. Irá aparecer o Gerenciador de tarefas do Windows.
2° Vá em "Processos" e finalize o "Explorer.exe". (Não assuste! Quando a barra de tarefas ira fechar)
3° Agora vá em "Arquivo"+"Executar nova tarefa..."+"Procurar..." (Localize o *.exe do jogo) e depois em "Abrir".
4º Para voltar o explorer é so ir em Executar nova tarefa e escreve explorer e da enter!

O Jogo vai ter mais memoria ram para ele!
 
Patolino disse:
essa dica vi no forum do baboo foi postada pelo VitorBart

"Fiz isto aqui em casa e o boot passou a andar com uma barrinha só. Trata-se basicamente de algumas configurações do Perfetch do XP. Vamos aos fatos.

Pelo que entendi, a cada boot, o XP cria novos parâmetros que são guardados dentro do diretório Perfetch, na sua pasta Windows. Acontece que a presença de parâmetros antigos nesta pasta compromete assustadoramente o desempenho do boot (lembram do utópico boot de 1 barrinha durante o BootVis?) e o site sugere a exclusão destes arquivos que caíram em desuso.

1. Vá no Bloco de Notas.
2. Digite "del c:\windows\prefetch\ntosboot-*.* /q" (sem as aspas, evidentemente)
3. Salve este arquivo com o nome ntosboot.bat (o nome fica seu critério) na raiz.
4. Execute o gpedit.msc
5. Vá em Configurações do Computador, e depois em Configurações do Windows. Do lado direito da tela clique no item Scripts (Inicialização/Encerramento).
6. Clique duas vezes em Desligar.
7. Na janela que se abre clique em adicionar e depois procurar.
8. Encontre e selecione o arquivo que você criou lá em cima, no caso o ntosboot.bat . Selecione-o e dê todos os OKs que tiver que dar."


isso soh se for no pc dele .. pq aqui no meu Xp professional eu apaguei o prefetch 1 vez soh .. e num voltou mais
 
Eu tenho uma pergunta...

O menu iniciar do windows... tem 2 o "Menu Iniciar" e o "Menu Iniciar Clássico".... No menu iniciar clássico tem uma opção q eu não consigo tirar... a opção de Documentos Recentes... axo akilo uma *****.... Alguem sabe como desabilitar akilo ali?
 
abra o registro (iniciar, executar -> regedit). se for só pro seu usuario, o caminho é esse:

[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\
Explorer]



se for para todos o usuarios, o caminho é esse:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\
Explorer]

dai crie uma chave DWORD chamada NoRecentDocsMenu e mude o valor pra 1. se ja existi a chave apenas altere o valor...

pode seer q vc tenha q reinicar o pc pras confs entrarem
 
LuIzInHoW xD disse:
abra o registro (iniciar, executar -> regedit). se for só pro seu usuario, o caminho é esse:

[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\
Explorer]



se for para todos o usuarios, o caminho é esse:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\
Explorer]

dai crie uma chave DWORD chamada NoRecentDocsMenu e mude o valor pra 1. se ja existi a chave apenas altere o valor...

pode seer q vc tenha q reinicar o pc pras confs entrarem

CERTA A RESPOSTA!!! ehaiuehaoie

Valeu aí.
 
Patolino disse:
essa tbm foi do mestre_norax ..

DESLIGANDO O PC BEM MAIS RAPIDO!

"Copie as informações abaixo para um arquivo no bloco de notas e grave como desligarápido.reg e execute-o.

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management]
"ClearPageFileAtShutdown"=dword:00000000
"DisablePagingExecutive"=dword:00000001

[HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop]
"AutoEndTasks"="1"
"HungAppTimeout"="3000"
"WaitToKillAppTimeout"="3000"

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control]
"WaitToKillServiceTimeout"="3000"

Após aplicar a chave desligarápido.reg, siga os passos abaixo :

1-) Vá ao Iniciar > Executar e digite "gpedit.msc" - sem as aspas;
2-) Navegue até a chave Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Sistema > Perfís de Usuário;
3-) No lado direito da tela, localize o item 'Número máximo de tentativas para descarregar e atualizar perfil de usuário' e dê um clique duplo nele;
4-) Altere para 'Ativado' e coloque 'Máx. de tentativas' em zero (0);
5-) Dê OK e feche a janela Diretiva de Grupo. 6-) Pronto!"
fiz isso e não vi diferença nenhuma...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo