[WORKLOG] Projeto Workstation ITX

Morpheuzz

know-it-all Member
Registrado
Fala galera do Adrena,

Já tem algum tempo que venho comentando no forum de cases "pequenos" que estou com trabalhando nesse projeto e agora que está 90% tudo ja aqui comigo posso começar a postar algumas coisas.
Bom vamos la...

O objetivo desse projeto é montar um "workstation" para minha namorada. Ela se formou em arquitetura no final do ano passado, e agora está fazendo trabalhos próprios e o notebook Dell dela ta fritando pra fazer os projetos.
O foco é montar uma maquina que seja "pequena, potente e silenciosa", a partir dai eu montei a seguinte configuração.

Core i7 4770
Placa mãe Gigabyte H87N-WIFI
2x Corsair Vengeance LP 8gb
HD 500gb seagate
SSD Cache 32gb Sandisk
Fonte Corsair CX500M
Watercooler Corsair H75
Gabinete Coolermaster ELITE 130

OpFKg8K.jpg


Bom como podem ver praticamente todas as peças ja estão aqui, falta apenas a fonte que vai ser enviada amanhã. Chegando eu ja começo a montar o garoto.
Ah, detalhe que esqueci de comentar.
Para dar um toque de exclusividade pro gabinete dela. Vou cortar a lateral onde fica a placa de video e fazer uma janela de acrilico onde colocarei uma fan voltada direto pra VGA. Estou na duvida apenas se coloco acrilico transparente ou fumê...

Começando os cortes ou a montagem eu posto mais imagens aqui.

Desde ja peço desculpas se esqueci algo e aceito sugestões pois é meu primeiro work log... :x
 
Opa, mais um falando minha linguá.
To doido pra terminar meu atual projeto e partir pros mini. kkkk
Eu optaria pelo acrílico transparente, sou adepto à visão interna do PC e acrílico fumê tem essas limitações, deixando apenas visível se houver boa iluminação interna.
 
Última edição:
Acompanhado muito com esse mini :megusta:
 
Acompanhando o tópico também, parabéns pelas compras e boa sorte pra sua namorada!

Sou engenheiro e irei dar alguns conselhos...

Montei um sistema ITX também para trabalhar com projetos, AUTOCAD, e digo que esse processador com 16gb de ram vai fazer muito bem para sua namorada mas irei lhe aconselhar comprar uma placa de vídeo urgente...

No início comecei usando a onboard do meu 4770k e ela aguentou mas comecei a perceber pequenos engasgos no CAD quando selecionava muitos itens então decidi comprar uma vga dedicada pra ver se melhorava e achei que a melhora valeu o investimento.

No mais esse sistema é muito bom e irá durar muito tempo. Boa sorte com tudo!

Segue link do meu tópico ( vai até ver uma impressora de A3 que uso pra plotar os projetos )

http://adrenaline.uol.com.br/forum/gabinetes-e-case-mod/523832-mini-itx-elite-130-worklog.html

Abraços
 
Opa, mais um falando minha linguá.
To doido pra terminar meu atual projeto e partir pros mini. kkkk
Eu optaria pelo acrílico transparente, sou adepto à visão interna do PC e acrílico fumê tem essas limitações, deixando apenas visível se houver boa iluminação interna.

Opa, ITX eu to curtindo muito montar o ITX, mesmo tendo um gigante na minha casa... kkkk
E quanto ao acrilico na verdade eu pensei em colocar ele só pra dar um toque diferenciado no gabinete dela, por isso pensei no fumê, pq em termos de mostrar o hardware, mostraria só a vga, e as vgas profissionais são tão simples...kkkk
Mas eu devo cortar dos dois e ver o que fica melhor. Tentar cortar entre hoje e amanha na laser aqui do trabalho.

Bacana esses mini-ITX, manda ver aí mano, abraço.

Vlw cara.
Acompanhado muito com esse mini :megusta:

Opa. Vlw.

Acompanhando o tópico também, parabéns pelas compras e boa sorte pra sua namorada!

Sou engenheiro e irei dar alguns conselhos...

Montei um sistema ITX também para trabalhar com projetos, AUTOCAD, e digo que esse processador com 16gb de ram vai fazer muito bem para sua namorada mas irei lhe aconselhar comprar uma placa de vídeo urgente...

No início comecei usando a onboard do meu 4770k e ela aguentou mas comecei a perceber pequenos engasgos no CAD quando selecionava muitos itens então decidi comprar uma vga dedicada pra ver se melhorava e achei que a melhora valeu o investimento.

No mais esse sistema é muito bom e irá durar muito tempo. Boa sorte com tudo!

Segue link do meu tópico ( vai até ver uma impressora de A3 que uso pra plotar os projetos )

http://adrenaline.uol.com.br/forum/gabinetes-e-case-mod/523832-mini-itx-elite-130-worklog.html

Abraços

Opa, alguem que montou exatamente o que eu queria.
Primeiramente uma pergunta, vc usa ele só pra trabalho ou joga um pouco tbm? rsrsrs
Boa parte desse computador (placa mãe, processador, fonte e memoria) foi presente do meu sogro. Ai acabei optando por escolher modelos mais "sobrios" pra compra pra ele não pensar que eu tava montando um computador pra jogo, rsrs. Eu queria a Asus z87i deluxe mas não tava encontrando em lugar nenhum a uns 2 meses atrás que foi quando comprei essa gigabyte. Ela me agradou bastante tem "praticamente" tudo que eu queria, só faltou uns conectores de fan que vou ter que dar uma improvisada.
Quanto a VGA eu acabei esquecendo de comentar no topico principal. Eu ia comprar um Nvidia Quadro 600K agora, mas decidi esperar pra ver se agora no meio do ano com a saida da série 800 da Nvidia se eles vão lançar novas Quadros também. Hoje minha namorada tem uma AMD Firepro que eu dei a uns 2 anos pra ela e que da pra segurar até eu escolher a nova VGA.
A respeito de monitor eu e ela quase compramos o de 29" ultrawide pra ela também (eu ja tenho um e curto muito) mas ela preferiu optar por comprar um de 23" da serie profissional da Dell e mes que vem vai comprar o suporte pra dois monitores e comprar outro de 23" também.

Tendo mais novidades eu posto aqui pessoal.
 
Acompanhando... mais um montando pra muie.... isso é desculpa..... boa sorte ai...
 
O cara ta montando o pc pra muie pra depois ir jogar escondido dela kkkkk....Brinks....brother vou acompanhar teu projeto!
 
Acompanhando.
 
Acompanhando... mais um montando pra muie.... isso é desculpa..... boa sorte ai...

Eu precisava montar um PC pra ela mesmo... ITX nao era necessariamente obrigatorio, mas eu convenci ela... kkkkk

O cara ta montando o pc pra muie pra depois ir jogar escondido dela kkkkk....Brinks....brother vou acompanhar teu projeto!

Cara se eu jogar no pc dela ela me mata.. kkkkk

Acompanhando.

Vlw man...


Bom, to torcendo pra chegar a fonte hoje pra ja poder começar a montar o pc...

O corte do acrilico ficou pra semana que vem.... :x
 
Eu precisava montar um PC pra ela mesmo... ITX nao era necessariamente obrigatorio, mas eu convenci ela... kkkkk



Cara se eu jogar no pc dela ela me mata.. kkkkk



Vlw man...


Bom, to torcendo pra chegar a fonte hoje pra ja poder começar a montar o pc...

O corte do acrilico ficou pra semana que vem.... :x

Digo isso pq tbm viu montar um pra esposa... Ahuahauhau.... Ela não queria algo q ocupasse espaço .. Aí surgiu a oportunidade ... Ela tem note e já não ta dando conta do corel e Photoshop ... Já comecei a comprar as peças ... Placa mãe e fonte e monitor chega semana q vem .... Manda mais fotos aí.....
 
Cara parabens, estou gostando muito dos mini itx, estou pensando em montar um para o meu pai e minha mãe usarem porque tenho que ficar revesando o pc com eles, e isso as vezes não é muito legal.:trollfail:
 
Belo projeto...

Agora uma dúvida...

Este SSD Cache 32gb Sandisk, vale a pena?

Dei uma pesquisada e parece que melhora o desempenho... Qual o custo dele?
 
Fala Galera....

Sabadão chegou a fonte a peça que faltava....
Peguei o dia de ontem pra fazer backup do PC da patroa, tirar as coisas e montar o menino...
Bom, eu estou acostumado a montar PCs em gabinetes grandes... afinal tenho um cosmos 2 neh... rsrs
Ontem eu vi que aquele foi o primeiro e ultimo ITX compacto que eu montei... kkkkkk
Poxa, o gabinete é cheio de opções para você colocar os hardwares mas nem sempre elas funcionam bem... Por exemplo, o HD... eu tive que parafusar ele por UM parafuso, EM PÉ embaixo do drive de DVD, pq no chão do gabinete onde eu tinha planejado colocar ele, ele não coube, não sobrou espaço suficiente entre a placa mãe e o H75, e olha que inicialmente eu tinha pensado em colocar um H80, ia ocupar 1,3cm a mais de espaço. O SSD eu coloquei na lateral perfurada, mas não gostei de como ficou os cabos, pq fica "forçando" os cabos para cima, ja que o fio de energia ele é virado pra baixo em contato com essa chapa perfurada.

E na hora de colocar a fonte foi outro parto. Isso pq escolhi uma fonte modular, se fosse como a minha do meu PC que fica uma porrada de cabo sobrando, eu nao tinha montado o PC não.
Ontem não deu pra tirar foto durante a montagem mas hoje eu tento tirar pra postar aqui, mesmo não gostando do resultado.
Se alguem sober de algum mod pra fazer pra prender HDDs e SSDs nesse gabinete, posta link aqui por favor.

Agora quanto ao funcionamento da maquina.. ficou um tiro. Muito bom, muito estavel, frio e silencioso. Gostei muito.


Belo projeto...

Agora uma dúvida...

Este SSD Cache 32gb Sandisk, vale a pena?

Dei uma pesquisada e parece que melhora o desempenho... Qual o custo dele?

Cara espero que valha a pena... hehehe..
Brincadeira, vale a pena sim... eu coloquei ele pois a verba do projeto ja tinha sido estrapolada e não ia dar para colocar um SSD de 128gb da Samsung que eu queria, só achei por 300 reais... Paguei 100 nesse de cache da sandisk... Li muita gente falando muito bem dele, e pelo oque vi em alguns testes se você usar dois HDDs em raid e colocar esse SSD de cache, o pc fica o capeta...
Esse cache ele vai melhorando o desempenho neh, conforme vc vai usando, ontem instalei os drivers só e tals, então a volta do windows sempre era meio lesada por conta disso...
Hoje começo a instalar os programas e acredito que até o final da semana o cache deve estar fazendo um efeito melhor...
 
Se você achou o Elite 130 pequeno, NUNCA chegue perto do Elite 110.

Este sim é pequeno... :haha:

Elite110-comparison.jpg


Eu vejo a maioria das pessoas aqui do fórum colocando WC.

Eu usava AMD (mais esquentados) há muito tempo e agora peguei esse Pentium, mas além dele, pelo que vejo em testes, os CPUs Intel são bem frios.

Eu acredito que WC seja necessário só em caso de over, por que stock (ou até over leve), mesmo nos gabinetes compactos ele não esquentam.

Se você não tivesse WC não teria os problemas com HDs.
 
Se você achou o Elite 130 pequeno, NUNCA chegue perto do Elite 110.

Este sim é pequeno... :haha:



Eu vejo a maioria das pessoas aqui do fórum colocando WC.

Eu usava AMD (mais esquentados) há muito tempo e agora peguei esse Pentium, mas além dele, pelo que vejo em testes, os CPUs Intel são bem frios.

Eu acredito que WC seja necessário só em caso de over, por que stock (ou até over leve), mesmo nos gabinetes compactos ele não esquentam.

Se você não tivesse WC não teria os problemas com HDs.

O problema não chega a ser a temperatura que ele chega, é que tipo, quando a gente joga, o processador oscila bastante, então fica mais facil de controlar a temperatura, ja os programas que minha namorada usa para trabalhar, muitos deixam o processador 100% muito tempo direto. Por isso preferi optar por um WC ao inves de manter no ar. E não sei não, com o tanto de fio que fica la dentro, não sei se manter no ar seria uma boa não, a circulação seria bem prejudicada.
 
Tinha tempo que eu não pesquisava sobre isso, então resolvi dar uma procurada...

Achei este comparativo...

WC vs Air coolers top, da praticamente empate técnico. :hmm:
Mas estes air coolers TOP não cabem nos ITX. :feelbad:

É realmente, se precisar de refrigeração melhor nos ITX, tem que correr para os WC.

Overclocked.png


Qualquer hora vou monitorar meu Pentium durante jogo para ver as temperaturas...
 
Tinha tempo que eu não pesquisava sobre isso, então resolvi dar uma procurada...


WC vs Air coolers top, da praticamente empate técnico. :hmm:
Mas estes air coolers TOP não cabem nos ITX. :feelbad:

É realmente, se precisar de refrigeração melhor nos ITX, tem que correr para os WC.


Qualquer hora vou monitorar meu Pentium durante jogo para ver as temperaturas...

Rapaz gostei desse grafico ai.. rsrs

Então, espaço ali no CM130 atualmente é 0... kkkkkkk então um air cooler ali não tem chance...
Vou ter que arrumar algum mod mesmo pra esse gabinete, quero depois deixar ele com 2 HDDs em raid e + o SSD de cache... algo vou ter que bolar de qualquer jeito...

Pensei em bolar um suporte aqui na empresa, pra prender no chão do gabinete colocando o SSD bem proximo do chão e os HDDs logo em cima, talvez até ficando em cima das memorias... preciso bolar algo..
 
Manda alguma foto de como está a arrumação que talvez de para ajudar...

O meu 110 suporta 3 HDs grandes, ou 2 grandes mais 2 pequenos...
O 130 deve ter como instalar o que você precisa, mesmo com o WC.
 
Que show de projeto,acompanhando de perto :conte::poker:
 
Bom.. ficou uma MELDA.... vou ter que fazer o Mod mesmo...

Ficou assim...

vOwvHpC.jpg




Ja to bolando o Mod la no trabalho, vou fazer um suporte pro SSD e pra 2 HDDs pra prender no chão do gabinete ENTRE a placa mae e o watercooler... os HDDs devem ficar em cima das memorias... vou bolar o projeto amanha provavelmente...
Aceito sugestões...
 
É tá complicada a situação.

Está usando drive óptico e WC com duas fans.... :thinking: Ferrou...

Tirar o drive óptico seria uma opção? :hmm:

Hoje em dia dificilmente eu uso DVD... Meu ITX nem tem suporte para isso...

O drive do meu desk usei para gravar a dissertação de mestrado em DVD (quando vão criar um sistema para upload disso :yuno:), fora isso nem lembro a última vez que usei...

Até para instalar SO eu já me acostumei a usar pendrives... :poker:

Pelo jeito as opções:

1 - remover o DVD
2 - remover uma das fans do WC
3 - gambitech :haha:
-----------------------------

Tem como inverter o SSD com o HD?

HD na chapa lateral e SSD no fundo do gabinete?

No meu 110 o HD está na lateral...
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo