X1900XT ou X1900XTX? Fonte?

SKINNER-BH71 disse:
Apesar do Polacho e do Cyrx (duas feras em hardware) terem optado pela ST420 (acho que o Diola fez um teste com essa fonte) eu discordo dessa postura, pelo simples fato de conhecer a "índole" deles para o overclock e para o biosmod, ou seja, a XT dos nossos administradores de fórum será sempre configurada para uma XTX (ou algo até superior).

Pois bem. Segundo comunicado oficial da ATI, elaborado no Canadá, é necessária uma fonte de 450w (valores reais) com capacidade de 30 amperes na linha de 12v (a mais importante para a VGA) para os produtos da série X1900 (sim ela não especifica GT, XT ou XTX).

Para o Crossfire ela sugere fonte de 550w com 38 amperes na linha de 12v, além de dois plugs de seis pinos independentes para as VGAs.

Como sabemos que a ST420 possui "apenas" 26 amperes, além de menos watts do que a ATI sugere, onde concluo então que essa fonte é duplamente desqualificada para o uso com uma X1900xt@XTX, ainda mais para usuários que exigirão sobrecarga em seus processadores.

Possuo uma ST420 instalada em meu sistema. Acho a fonte muito boa, mas ela roda o meu arcaico sistema (NF2+2GB DDR400+BartonXP3200@2400+CDRW+DVDRW+3HDS+4 Air Coolers+6800gt@420/1100) no OSSO. Claro que o consumo de meu velho processador (vcore 1.65) é muito alto, mas mesmo assim acho temeroso usar essa fonte com uma X1900xt@XTX, correndo-se o risco de se perder um sistema de quase R$ 5.000,00 caso ocorra uma pane elétrica, algo não tão raro de se acontecer.

Para um gamer, investir em uma boa fonte é quase uma obrigação e adquirir uma que possa administrar suficientemente a energia de seu sistema torna-se, portanto, uma necessidade premente.

Abraços.

Eu assino em baixo, e ainda acrescento. Quando montei o pc tinha uma enermax 460w com 30A no 12v, e não mantive essa fonte para uma X1900XTX. Colocar uma TT420 vai fazer o sistema funcionar, só não sei por quanto tempo.

Shinigami
 
mash disse:
Um over para 3500+ já estaria de bom tamanho! Não precisa mais que disso!

E realmente, um 3200 com X1900 pode (PODE) existir gargalo, mas se existir é mto pequeno de acordo com vários testes...

Levo com base tb, pq com meu 3000+ fazia 124FPS no stress test do HL2 e com o 4000+ com over pra 2.7Ghz ele faz 125FPS...

Acredito que com a sua X1900 deve sim existir um gargalo, mas nada preocupante...se quizer faz um over...caso contrário esquece...e jogue aeh com tdo no talo!

Falou tudo.
No caso dele o 3200 nao deve estar gerando um gargalo preocupante.
 
Acho essa discussão boa pq serve de alerta pra aquelas pessoas que acha q é só compra um equipamento e encaixar na placa e pronto vai funciona,,o pessoal não verifica antes oq é preciso pra aquele equipamento funciona legal,,é tão facil ir no site do fabricante e ver oq é necessário ter pro equipamento rodar sem dor de cabeça depois,,mas brasileiro é assim ,,vai no banheiro faze coco e depois q ele ve se tem papel higienico.
 
No ponto de vista das especificações eu acho certo trocar a fonte, tanto que eu o fazer o quanto antes...

Porem em nada foi dito que algum problema q eu possa estar tendo é por causa dela, que há uma supervalorização quanto ao uso de superfontes não há duvidas, porem nesse caso realmente estou abaixo do especificado.

Mais ontem mesmo li um cara que queria montar um sistema mto parecido com o meu, com menos memoria e mais processador, po os caras estavem indicando seventeam de 700W... que isso... fala serio....

Meu pc voltou a dar telas azuis agora to ficando com medo...

Alguem sabe onde tem fonte pronta entrega com variedade e preço bom?eheheh só isso..
 
Estou aqui com uma fonte de 600w da TT ela tem mais de 50A na linha de 12v so que são 3 linhas, uma de 23a outras duas com amperagem em torno de 15a,mas , mesmo assim vejo a tensão da linha de 12v ir a 11,78v o que não e muito baixo, mas, prova que essas novas fontes tem arquitretura, onde essas linhas são separadas, provavelmente as duas linhas entorno de 15a vaum para as placas de video(ela tem dois conectores xfire e sli) o outro para placa mãe e hds, drivers, etc.

Acredito que tem que ter mais cuidado ao se comprar as novas fontes, essa minha minha e ATX2.2, cheia de novos conectores, tem 2 para placa de video tem 4 conectores sata, 8 dos de driver de cd, mas, ao se comprar tem que ver como esta dividida a potência, em relação aos conectores, aqui com a minha fonte eu sei que ela aguenta duas X1900XTX em xfire tranquilo, tanto que tem os conectores, mas, se alguem comprar uma fonte em torno de 480w, ja vai ter que se preucupar com a real pot~encia da linha de 12v da, vgas, ja que estão colocando 2 linhas com menos de 12a o que ja compromete o funcionamento, as antigas fontes atx 1.3 e 2.0 que tinham linhas unicas de 25a eram ideais para os sistemas atuais no quesito manter a tensão estavel, mas, apresentavam mais problema, pois forçavam mais a unica linha de 12v, tanto que foi por isso que os construtores abandonaram o projeto da unica linha.
 
O_FIGURA

Queria saber onde vc comprou suas peças, especialmente o monitor pq pagou barato e eu to querendo um igual.

Me manda o contato via MP ou email fazendo aquele favor!

VLW

Abraços
 
Interessante foi vc citar que comprou XTX e veio XT, vc viu isso onde? Na caixa da VGA ou no everest? Porque acabei de espetar uma XTX aqui e o everest leu XT tbm e como a leitura dos clocks é em modo 2D ela mostra 500/600(1200) tbm. Se vc leu no everest que é uma XT provavelmente pode ser a XTX, principalmente baseado no resultado que vc teve com o 3Dmark05 dizendo que bateu as XTX, na verdade pode ser que a performance foi de uma XTX. Tem a etiqueta colada na placa tbm que informa se é XT ou XTX se puder conferir seria de boa ajuda até pra mim para poder entender melhor essa leitura errônea (ou nao) do everest.

Aguardo infos sobre isso Abraço!



PS. tem algum outro programa que informa o modelo da VGA sem ser everest? Valews. :)
 
Claudecir disse:
Estou aqui com uma fonte de 600w da TT ela tem mais de 50A na linha de 12v so que são 3 linhas, uma de 23a outras duas com amperagem em torno de 15a,mas , mesmo assim vejo a tensão da linha de 12v ir a 11,78v o que não e muito baixo, mas, prova que essas novas fontes tem arquitretura, onde essas linhas são separadas, provavelmente as duas linhas entorno de 15a vaum para as placas de video(ela tem dois conectores xfire e sli) o outro para placa mãe e hds, drivers, etc.

Acredito que tem que ter mais cuidado ao se comprar as novas fontes, essa minha minha e ATX2.2, cheia de novos conectores, tem 2 para placa de video tem 4 conectores sata, 8 dos de driver de cd, mas, ao se comprar tem que ver como esta dividida a potência, em relação aos conectores, aqui com a minha fonte eu sei que ela aguenta duas X1900XTX em xfire tranquilo, tanto que tem os conectores, mas, se alguem comprar uma fonte em torno de 480w, ja vai ter que se preucupar com a real pot~encia da linha de 12v da, vgas, ja que estão colocando 2 linhas com menos de 12a o que ja compromete o funcionamento, as antigas fontes atx 1.3 e 2.0 que tinham linhas unicas de 25a eram ideais para os sistemas atuais no quesito manter a tensão estavel, mas, apresentavam mais problema, pois forçavam mais a unica linha de 12v, tanto que foi por isso que os construtores abandonaram o projeto da unica linha.

Segundo a negada da Newegg que comprou essa fonte eles acharam ruimzinha não sei porque, olha...

http://www.newegg.com/Product/CustratingReview.asp?item=N82E16817153021
 
nIGhThAwk disse:
Segundo a negada da Newegg que comprou essa fonte eles acharam ruimzinha não sei porque, olha...

http://www.newegg.com/Product/CustratingReview.asp?item=N82E16817153021

Eu sei por que, e pela forma como a linha de 12v se comporta, quando esta sendo usado a potôencia maxima da linha ela chega a 11,78v, provavelmente so isso, ela cumpre o que promete, é intereçante notar que ela almenta a rotação da fan quando esta esta sendo bastante usada, o que faz ela disipar melhor a potência e a tensão chega a subir denovo, o que parece e que ele faz o possivel para manter o ruido baixo.
 
Claudecir disse:
Eu sei por que, e pela forma como a linha de 12v se comporta, quando esta sendo usado a potôencia maxima da linha ela chega a 11,78v, provavelmente so isso, ela cumpre o que promete, é intereçante notar que ela almenta a rotação da fan quando esta esta sendo bastante usada, o que faz ela disipar melhor a potência e a tensão chega a subir denovo, o que parece e que ele faz o possivel para manter o ruido baixo.

Uma ST550EAG vale mais a pena neh?
 
Pessoal, por favor, medições de voltagens somente são fiéis com multímetro.

Os sensores de todas as mobos não são precisos.

80% dos usuários avançados nem sabe o que é multímetro.

Um teste prático é o prime 95. Setem o stress test e deixem por pelo menos 6 horas.

Para testar a Vga nada melhor do que o 3dMark 06 com os filtros no máximo, se passar por todos os testes umas duas vezes tá ok o sistema.

Sempre medindo as oscilações pelo multímetro em no máximo 10%, passou disso essa fonte não aguenta.

Recomendo Seveteam pelo custo benefício. Enermax eu considero a melhor.
 
Eu só uso multímetro para verificar as linhas e a de 12V aqui está 12.09. No everest marca 11.70...
 
Pescador disse:
Pessoal, por favor, medições de voltagens somente são fiéis com multímetro.

Os sensores de todas as mobos não são precisos.

80% dos usuários avançados nem sabe o que é multímetro.

Um teste prático é o prime 95. Setem o stress test e deixem por pelo menos 6 horas.

Para testar a Vga nada melhor do que o 3dMark 06 com os filtros no máximo, se passar por todos os testes umas duas vezes tá ok o sistema.

Sempre medindo as oscilações pelo multímetro em no máximo 10%, passou disso essa fonte não aguenta.

Recomendo Seveteam pelo custo benefício. Enermax eu considero a melhor.

Eu diria 98% dos usuarios avançados não usa, mas, eu tambem não levo em consideração o sistema simplesmente passando em um teste como o prime 95 ou 3dmark 06 esteja tudo bem, pois, a linha de 12v pode estar muito procima ou ate abaixo dos 11,4v o que vai estar forçando muito a fonte ao ponto de queimar ela e outras peças junto.

Eu falo da minha tensão pelo medidor, pois é um valor que ja apareceu em pelo menos 3 testes dela pela net onde ela teve a mesma variação de tensão.
 
Você compra uma X1900XT e esquece da fonte ?? -- Quem alimenta o sistema tem que ter qualidade,eficiência e potência além do recomendado. Para um sistema igual ao seu, teria que ter no minimo 500W Reais.. Mas pega fontes de marcas renomadas. Antec,Ocz,Enermax etc....

Robert.
 
clg disse:
Interessante foi vc citar que comprou XTX e veio XT, vc viu isso onde? Na caixa da VGA ou no everest? Porque acabei de espetar uma XTX aqui e o everest leu XT tbm e como a leitura dos clocks é em modo 2D ela mostra 500/600(1200) tbm. Se vc leu no everest que é uma XT provavelmente pode ser a XTX, principalmente baseado no resultado que vc teve com o 3Dmark05 dizendo que bateu as XTX, na verdade pode ser que a performance foi de uma XTX. Tem a etiqueta colada na placa tbm que informa se é XT ou XTX se puder conferir seria de boa ajuda até pra mim para poder entender melhor essa leitura errônea (ou nao) do everest.

Aguardo infos sobre isso Abraço!



PS. tem algum outro programa que informa o modelo da VGA sem ser everest? Valews. :)

Descobri porque o everest não lê certo:

Ele na versão Ultimate 2.8.534 que tenho aqui instalada aparece assim:
clear.gif


Dae fui procurar no forum da lavasys e vi esse tópico informando:
http://www.lavalys.com/forum/index.php?showtopic=1408

Dae peguei a versão Ultimate Beta 2.8.578 e ela já mostra assim:
XT/XTX - que tbm não resolve, mas já ajuda, o lance é que o local de identificação nas VGAs é idêntico pra os 2 modelos e eles ainda não conseguiram separar
clear.gif



A primeira vez que eu vi XT ali mostrando eu gelei, pqp mó trampo pra trocar AIUHiahAIsuhA

:D
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo