[AJUDA] XMP Hyper X 3000 não funciona

O_Poeta

know-it-all Member
Registrado
Boa noite, comprei 4 módulos de memória Hyper X DDR 4 3000 CL15, porém nem com reza consigo chegar nos 3000, ativo o XMP e não dá boot, ela tem 2 perfis XMP um a 2666 e outro a 3000, na mão setando a voltagem em 1.360 na bios chego até 2800. Qual merda estou fazendo ?

Processador é um 6700k, Mobo é uma Z170X Gaming 7 e fonte é uma EVGA850
 
Bios atualizada?
 
Version

F8k

Improve DDR Compatibility

Já a BIOS F7
Improve DDR XMP compatibility
 
Sim, bios atualizada, li em algum lugar que alguma memórias não funcionam o xmp com 2 ou 3 módulos.
 
16gb ou 32 ??
comprou nova
 
tentou com apenas 1 modulo?
 
Então acho que é ficar acompanhando o site da Gigabyte para ver novas versões de BIOS, ou já reportar isso a ela.
Fiz isso com a MSI, postei no forum de suporte, e o Admin me enviou uma Bios beta que resolveu meu problema de memoria.
2 meses depois essa mesma BIOS foi liberada para o publico.
 
Então acho que é ficar acompanhando o site da Gigabyte para ver novas versões de BIOS, ou já reportar isso a ela.
Fiz isso com a MSI, postei no forum de suporte, e o Admin me enviou uma Bios beta que resolveu meu problema de memoria.
2 meses depois essa mesma BIOS foi liberada para o publico.
Farei isso.
 
Aguarda uma bios nova e/ou entra em contato com a gigabyte... por enquanto testa um pente por vez para ver se estão bons.
 
Aguarda uma bios nova e/ou entra em contato com a gigabyte... por enquanto testa um pente por vez para ver se estão bons.
Achei uma bios nova num forum que resolveu o problema.
5P4ZTqt

U4UzUZA


Agora é tentar baixar um pouco essas latências.

------------

Baixei um pouco as latências
gV20PDL.png

kyAiNNW.png
 
Última edição:
aqui 2133 a latencia uso 11-11-11-22 acredito que ai voce consegue isso tambem
 
Qual a vantagem de baixar a latencia e a frequencia ?
Baixando a latência ela fica mais rápida, e dá pra fazer isso relaxando a frequência da memória, aqui tenho pentes 1866MHz que comprei numa promoção na época, saíam pelo preço de 1333MHz..

Aí rodo elas em 1333MHz ou 1600MHz às vezes, relaxando as latências, deixando o sistema mais rápido. A frequência da memória não quer dizer nada...
 
Baixando a latência ela fica mais rápida, e dá pra fazer isso relaxando a frequência da memória, aqui tenho pentes 1866MHz que comprei numa promoção na época, saíam pelo preço de 1333MHz..

Aí rodo elas em 1333MHz ou 1600MHz às vezes, relaxando as latências, deixando o sistema mais rápido. A frequência da memória não quer dizer nada...
Então a largura de banda não enfluencia em nada o desempenho ?
 
Cada tipo de alteração tem um desempenho específico.

Baixando as latências:
Melhora a velocidade de leitura, escrita, não largura de banda. Você ira dar boot mais rápido, abrir aplicativos mais rápidos.

Aumentando clock:
Ganharam em largura de banda, muito bom em aplicativos pesados de edição de vídeos, por exemplo, onde todo o conteúdo é carregado para memória para ser renderizado e trabalhado. Com uma memória com maior clock, temos uma largura de banda maior, sendo assim, menos tempo para carregar seu trabalho, que deve ultrapassar 20 gb...

Aproveitando,
estou com o mesmo problema do amigo, estou com um I7 6700K e 2 x8 Geil 3000Mhz XMP e não consigo ativar, estou com uma ASUS Z170-E...veio com a versão da bios 1902, atualizei para 2200 (eu acho) e não adiantou, vi no site uma versão 3002 se não me engano, vou tentar atualizar.
 
Boa noite, comprei 4 módulos de memória Hyper X DDR 4 3000 CL15, porém nem com reza consigo chegar nos 3000, ativo o XMP e não dá boot, ela tem 2 perfis XMP um a 2666 e outro a 3000, na mão setando a voltagem em 1.360 na bios chego até 2800. Qual merda estou fazendo ?

Processador é um 6700k, Mobo é uma Z170X Gaming 7 e fonte é uma EVGA850

Seguinte o teu problema é muito parecido com o meu mas uso Ryzen 5 3600, tenho 04 módulos de 8GB da Corsair RRB Pro Withe CL16
Boa noite, comprei 4 módulos de memória Hyper X DDR 4 3000 CL15, porém nem com reza consigo chegar nos 3000, ativo o XMP e não dá boot, ela tem 2 perfis XMP um a 2666 e outro a 3000, na mão setando a voltagem em 1.360 na bios chego até 2800. Qual merda estou fazendo ?

Processador é um 6700k, Mobo é uma Z170X Gaming 7 e fonte é uma EVGA850

Tenho um problema semelhante ao seu só que uso Ryzen 5 3600 com 2 kits de memórias Corsair RGB Pro Withe de 8GB CL16 totalizando 32GB de RAM que podem chegar a 3200MHZ com xmp ativo. Mas o xmp ativo estável sem nenhum problema só funciona com dual channel nos bancos 2 e 4 de memória da placa mãe B450 Asus Prime Gaming BR. Se coloco duas memórias no banco 1 e 3 ela nem dá boot fica ligando e desligando o PC, se coloco dois módulos de memória nos bancos 2 e 4 e ligo funciona de boa. As quatro memórias só funcionam quando estão sem xmp ativo sem erro rodando a 2132MHZ padrão delas. Para contornar esse problema tive que ativar o xmp com dois módulos e depois acrescentar os outros dois e ir na BIOS e sentar manualmente todos os dados de timing da memória.

Procura no canal adrenatech YouTube que mostro como fazer isso.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo