Zalman CNPS9900 MAX – Substituição da FAN Padrão

Elderbass

New Member
Registrado
Fala Pessoal a Fan Padrão do meu cooler começou a fazer barulho, infelizmente não tendo reparo pois já tinha triturado o rolamento do mesmo (culpa do antigo dono), como gosto muito da estética e ele me atende bem, quero muito repara-lo.

vYqPo8R.jpg


Pois bem, aqui começa minha saga de achar o cooler original mais falhei miseravelmente, então vamos a segunda opção adaptar uma outra Fan ao mesmo, em minhas pesquisas vi que as Fans de 140mm se encaixam perfeitamente as medidas das Fans originais desse cooler (as de 120mm também podem servir caso queiram).

Medidas das Hélices:
Fan Original: 13Cm
Fan 140mm: 13Cm
Fan 120mm: 11Cm

hGOD2Nt.jpg


Escolhi usar a FAN da Cooler Master Master Fan MF140R RGB (SEM PATROCINIO) para um projeto mais moderno e também por suas características

Tipo de rolamento:
Rolamento de espingarda
Velocidade:
650-1500 RPM (PWM) ± 10%
Fluxo de ar:
90 CFM ± 10%
Pressão do ar:
1,6 mmH2O
Nível de ruído:
33.5 dBA

O RGB seria um lucro não gosto muito de iluminação RAINBOW de RGB mais gosto de uma cor solida por vez e apraticidade do RGB de poder trocar e deixar as cores fixas

Wb6ehXt.jpg


Pois bem depois de estudar como fazer, vamos aos trabalho, usando uma faca quente cortei as hastes que prendiam o motor à grade, depois dei uma lixada para ficar mais apresentável.

R3sdpff.jpg


Próximo passo e prender a haste que segura o motor ao resto do cooler, marquei o furo e o fiz com a mesma faca quente um pequeno furo para facilitar a entrada do parafuso que segura a haste.

tcS71oR.jpg


E Voalá ficou perfeito, até tirei o adesivo da zalman e colei em cima do adesivo da cooler master, mais como sempre poderia ser melhor depois irei lixar mais um pouco as bordas acho q posso fazer melhor, mais enfim esta ai o resultado.

RKsxqbq.jpg

24PrbBF.jpg
15xgdcw.jpg


Antes de fazer a modificação fiz alguns teste, segue abaixo os resultados, usei a pasta térmica da Cooler Master Maker cada teste durou 15Min já da pra ter uma noção, considerando a margem de erro do teste, acredito que ficou bem parelho as temperaturas, o processador usado e um i3-9100f (provisório até comprar um i5-9600kf ou I7-9700k).

RUezaKc.jpg


Por fim, o CNPS 9900 Max e um bom cooler, já tive o Cooler Master 212x e o zalman e um pouco melhor e estou satisfeito com ele, espero ter ajudado alguém que esteja passando pelo mesmo problema, com meu primeiro tópico. Segue fotos do meu setup finalizado com a fan nova no cooler da zalman.

klHjgjS.jpg

oPy2fVN.jpg


Video do RGB funcionando
 
Ótimo projeto DIY!

Vale a pena pegar um heatsink niquelado, durabilidade e performance que duram decadas.
Estou cogitando investir em um bom aircooler por causa disso, tive um Corsair H55 que durou "apenas" 3 anos. A bomba começou a trepidar com ruídos e com altas temperaturas, foi bem chato para desmontar / remontar ele todo e fazer a limpeza e a troca do fluído.
 
Ótimo projeto DIY!

Vale a pena pegar um heatsink niquelado, durabilidade e performance que duram decadas.
Estou cogitando investir em um bom aircooler por causa disso, tive um Corsair H55 que durou "apenas" 3 anos. A bomba começou a trepidar com ruídos e com altas temperaturas, foi bem chato para desmontar / remontar ele todo e fazer a limpeza e a troca do fluído.
Pois eah nao sou fã de water cooler (por mais q o gabinete q eu use Thermaltake Core P3 fique melhor com bom projeto de water cooler)
ja tenho esse cooler ja a um tempão so vou me desfazer dele quando ele nao puder resfriar mais os processadores q eu tiver
 
Cara, que legal! Sempre gostei dos Zalman antigos (tive um 9500 e um 9700CNPS). Pena que o que eu tinha não funcionava nos AM4, se não estava com ele até hoje! Parabéns pelo DIY! :vinho:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo