[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

A facadinha marota no NCORE 100 MAX

  1. É um gabinete que tem forte apelo estético mas no meu ver com problemas de resfriamento. Acredito que fica restrito a uns 250W sem thermal throttling e nessa potência provavelmente deve ser barulhento.
  2. Water cooler com 38 mm de espessura e ventoinha silencio de 120 mm 2400 rpm. Por mais que aumente a espessura do radiador , a quantidade de líquido, as rpm da bomba e ventoinha com melhor pressão estática, tudo isso tem um custo e a principal consequência é o barulho. Acho complicado, de cara não lembro nenhum outro water cooler que poderia caber nele em caso de necessidade de substituição e além do mais acho que não dá para fazer push/pull para melhorar a refrigeração, a única coisa que dá é trocar a ventoinha por algo melhor e menos barulhento mas que não deve melhorar muito a refrigeração.
  3. O water cooler recebe o ar quente gerado pela fonte e mais parte da GPU;
  4. A ventoinha da fonte gira mesmo com o sistema ocioso gerando barulho.
  5. Garantia de apenas 2 anos no water cooler, outros fabricantes dão garantia muito maior.
  6. O NZXT H1 V2 com resfriamento similar mas com opções mais restritas de GPU está custando por volta de 3k e em promoção acha por 2,3k. O NCore 100 MAX custando a 3,4k, certamente mesmo sendo lançamento (os vendedores se aproveitam disso) o preço não está bom. Penso que por volta 2,5k é um valor mais justo para algo com sistema mediano de refrigeração.
  7. Com processadores cada vez mais ávidos por consumo e esta é a tendência, não serei eu que vou investir em algo assim. No mínimo deveria poder acomodar um AIO de 240mm.
  8. O que realmente eu espero por parte da Cooler Master é um gabinete não customizado onde você não está preso a hardware específico deles e com refrigeração decente enfim um NCORE 100 mas, pelos rumores isso não vai acontecer. Enquanto que existir um Meshlicious eu passo longe desse aqui.
 
Última edição:
Será que dá pra usar o Corsair 2000d deitado? Os gabinetes itx baixos (horizontais) vendidos aqui são todos formato "sanduíche" que obrigam o uso de aio, e a meta é usar aircooler, e descobri que nele cabe até um d15. :que:


Acabei de apaixonar por esse gabinete, preço até que esta bom, porém faz anos que estou longe das placas itx :(
 
Última edição:
Acabei de apaixonar por esse gabinete, preço até que esta bom, porém faz anos que estou longe das placas itx :(
Depois que eu percebi um espaço aqui pra usar gabinete em pé, comecei a procurar mais deles e apaixonei no the tower 200, o empecilho é ser 10 cm mais largo que o 2000d (ou 50% mais largo se quiser enfatizar :haha:) já que um tem 20 cm, e o outro 30 cm), mas apesar de ser itx, vem furação pra m-atx, e cabe fonte atx e vga maior que 3 slots com itx ou m-atx com pcie no primeiro slot.
 
Última edição:
Depois que eu percebi um espaço aqui pra usar gabinete em pé, comecei a procurar mais deles e apaixonei no the tower 200, o empecilho é ser 10 cm mais largo que o 2000d (ou 50% mais largo se quiser enfatizar :haha:) já que um tem 20 cm. e o outro 30 cm), mas apesar de ser itx, vem furação pra m-atx, e cabe fonte atx e vga maior que 3 slots com itx ou m-atx com pcie no primeiro slot.
Um torre fat family :argh:
 
Acho que os cases verticais ganharam bastante mercado. Eu mesmo dificilmente voltaria para o formato horizontal. Talvez um formato cubo poderia ser uma opção.
 
Depois que eu percebi um espaço aqui pra usar gabinete em pé, comecei a procurar mais deles e apaixonei no the tower 200, o empecilho é ser 10 cm mais largo que o 2000d (ou 50% mais largo se quiser enfatizar :haha:) já que um tem 20 cm. e o outro 30 cm), mas apesar de ser itx, vem furação pra m-atx, e cabe fonte atx e vga maior que 3 slots com itx ou m-atx com pcie no primeiro slot.
Mano será que esse case daria para por uma placa m-atx ???
 
DcrCaXh.jpeg
OhqDQhc.jpeg
Qual o resto da configuração?
 
Acabei de apaixonar por esse gabinete, preço até que esta bom, porém faz anos que estou longe das placas itx :(



Esses ai conseguiram fechar o bracket com air cooler grande. Tô gostando desse gabinete também, mas me irrita até hoje não ter teste com a orientação dos fans, suspeito que o melhor fluxo de ar seja o que ninguém esteja usando.
 
Pra quem estiver procurando um case compacto matx voltou o pichauzinho HX100... só 199,99 :oops:


Queria a 5 meses atrás, agora não quero mais tb.. kkkkkkkk
Será que meu cooler cabe nele? Altura de 154mm. Pelo que me lembro de ter pesquisado a época, caberia no que possui lateral de metal, mas não no de vidro. Será que alguém testou algum outro cooler desta altura?
 
Esse 200D da Corsair parece interessante... Impressão minha ou ele tem um cable managemente ruim? E será que os testes de temperaturas convencem?

Agora que me habituei com os cases verticais, me importa que eles sejam cada vez menos "gordos", mas não ligo se eles forem um pouco mais altos, se isso for em benefício do arrefecimento. O meu atual Jonsbo VR3 é um ótimo case, mas ele tem suas limitações. Dependendo do processador e GPU utilizados e o local onde o PC fica instalado, pode ser necessário um pouco mais de poder de resfriamento e infelizmente o VR3 só permite um AIO com radiador de 280 como sua melhor opção e nenhuma outra fan adicional em nenhum local dele pode ser instalada.

Eu ainda acho que o melhor design ainda é com o todo o fluxo de baixo para cima. E neste caso, seria perfeito, se as próprias GPUs tivessem as aletas do dissipador também na vertical e assim 100% do fluxo de ar seguiria a mesa direção (de baixo para cima).

Em dias muito quentes, quando estou jogando, o processador bateu 79ºC e a GPU chegou aos 86ºC. Embora estejam dentro limite, gostaria muito de trabalhar com estas peças em temperaturas mais frias, pra não ter de me preocupar nunca com isso.

PS: Essa Aorus B650i é um Frankenstein, com todos esses rabichos e placas adicionadas nela. Espero muito que o padrão de conectores na parte traseira da placa chegue também no mundo ITX e seus cases.
 
Última edição:
A Lian Li anunciou novos gabinetes hoje, dentre eles o DAN A3, que comporta placas mATX:
DAN Cases A3
The DAN Cases A3, an M-ATX all-mesh case with steel panels and a fabric front panel, ensures a flexible and efficient building experience. Two fan-radiator brackets support up to 360 radiators, three 120 mm or two 140 mm fans each. The case stands out for its adaptability, featuring a standard motherboard tray, horizontal GPU layout, and an adjustable PSU bracket within six different positions for ATX PSUs up to 140 mm. GPU and cooling support vary based on PSU placement: top for a 400 mm GPU, middle for a 333 mm GPU with enhanced top cooling, and low for 360 radiator support at the top. PSU at the front accommodates 30 series GPUs and 4060/70 TI GPUs, while side placement increases side cooling. Storage options include a moveable bracket for two 2.5" SSDs and additional SSD or HDD mounting at the bottom. Front I/O includes two USB Type A, audio jacks, and a USB Type C port. The price is set to be $69.99.

Parece que ele tem volume de 26,2 L:
FdvRpDjyHbr6dLIb.jpg


Parece um forte concorrente para o Asus AP201.
 
Pra quem estiver procurando um case compacto matx voltou o pichauzinho HX100... só 199,99 :oops:

Vendi o meu ano passado por 300, baita negócio :full:
A Lian Li anunciou novos gabinetes hoje, dentre eles o DAN A3, que comporta placas mATX:


Parece que ele tem volume de 26,2 L:
FdvRpDjyHbr6dLIb.jpg


Parece um forte concorrente para o Asus AP201.
Já comprei meu APzinho, quero mais trocar de gabinete não :haha:
 
Queria a 5 meses atrás, agora não quero mais tb.. kkkkkkkk
Será que meu cooler cabe nele? Altura de 154mm. Pelo que me lembro de ter pesquisado a época, caberia no que possui lateral de metal, mas não no de vidro. Será que alguém testou algum outro cooler desta altura?
meu mugen5 tem isso de altura cabe perfeitamente nesse hx100 glass
 
Eu acho demais o estilo do Corsair 2000D....acho que to velho.....e muito leds....janela transparente não me chamam mais atenção !!! Gosto demais o design sóbrio dele.

Triste é achar uma ITX a um preço que não seja um rim para as plataformas mais atuais.......e pior ainda......onde achar fonte SFX ???
 
Esse 200D da Corsair parece interessante... Impressão minha ou ele tem um cable managemente ruim? E será que os testes de temperaturas convencem?

Agora que me habituei com os cases verticais, me importa que eles sejam cada vez menos "gordos", mas não ligo se eles forem um pouco mais altos, se isso for em benefício do arrefecimento. O meu atual Jonsbo VR3 é um ótimo case, mas ele tem suas limitações. Dependendo do processador e GPU utilizados e o local onde o PC fica instalado, pode ser necessário um pouco mais de poder de resfriamento e infelizmente o VR3 só permite um AIO com radiador de 280 como sua melhor opção e nenhuma outra fan adicional em nenhum local dele pode ser instalada.

Eu ainda acho que o melhor design ainda é com o todo o fluxo de baixo para cima. E neste caso, seria perfeito, se as próprias GPUs tivessem as aletas do dissipador também na vertical e assim 100% do fluxo de ar seguiria a mesa direção (de baixo para cima).

Em dias muito quentes, quando estou jogando, o processador bateu 79ºC e a GPU chegou aos 86ºC. Embora estejam dentro limite, gostaria muito de trabalhar com estas peças em temperaturas mais frias, pra não ter de me preocupar nunca com isso.

PS: Essa Aorus B650i é um Frankenstein, com todos esses rabichos e placas adicionadas nela. Espero muito que o padrão de conectores na parte traseira da placa chegue também no mundo ITX e seus cases.
No seu caso as temps ruins da GPU provavelmente são por este motivo aqui:



Resumindo: a maioria das GPUs (excluindo Founders Edition), tem problemas de resfriamento quando estão com o IO apontado para cima, provavelmente devido ao design da vapor chamber. Provavelmente é por este motivo que tanto o 2000D quanto o NCORE 100 MAX tem o IO embaixo, exigindo em alguns casos HDMI/DP com ponteira em 90 graus.
 
Tava querendo montar uma plactaforma ITX mas perdi o timing mês passado ($$$) e larguei de mão.

Fui de AP201 e até que gostei.

Tive que tirar dois HDD 3.5 que eu tinha. Um mais antigo de 1 tb e outro mais recente de 4 tb, sendo este último que foi para uma case externa e ta ótimo.

Deixei apenas um SSD NVME de 1 tb até comprar outro de 2 ou 4 tb, mas que está caro. E não to vendo necessidade, no momento.

A 4080 coube direitinho, com folga. Uma 4090 deve caber tranquilamente tbm se não for um modelo muito louco (4 slots)

Placa micro ATX (b450m steel legends) e fonte ATX normal.

Quando surgir a necessidade de atualizar a plataforma, até vou tentar pegar um ITX mesmo mantendo este gabinete.

Algumas fotos.



@[pacman]
 
Com um pouco mais de tempo pude reorganizar e fazer uma troca de pastas/pads no setup e organizar um pouco melhor o Terra.

gVCcIbX.jpeg


Case fantástico, desde a embalagem até a construção. A tampa superior veio um pouco côncava, mas consegui voltar na mão mesmo. Na montagem segui o manual mesmo que explicou passo a passo tudo certinho. Apesar da p. 52 dizer que GPUs com altura >131mm limitam a posição da espinha central, a FTW3 não impediu com ~137mm, mas os cabos de silicone foram essenciais: mesmo com eles ainda tive que tirar a folga para não ficarem encostando/forçando a tampa pra fora.

Montei com o espaçador de 10mm pra fonte, o que facilitou na alimentação da GPU. Porém, os espaçadores ficam só na parte de cima, e a fonte ficou bamba dentro do case; acabei calçando ela embaixo por viés da dúvida. Se reparar bem dá pra ver o calço branco entre a fonte e a GPU hehe

Agora, a fan de 120mm embaixo da fonte... só com cabos custom, e olhe lá. Pra instalar tem que ser o primeiro passo, porque precisa mover a espinha para pelo menos a posição 2. E como ela vai ficar junto do bololô de cabos da fonte, é melhor colocar uma grelha pra não sair fazendo barulho. Tentei montar uma fan que sobrou do NR200 + grelha e... não tem espaço pra grelha se colocar uma fan de 25mm. Ainda devo tentar instalar uma fan slim baratinha a toa.

Q3oMcU7.jpeg

Sobre cable management, não tem muito milagre. Tem vários lugares para amarrar e esconder, mas os cabos originais da SF750 são MUITO duros. Também tive que usar um adaptador pro conector tipo C que a AsRock B550 não vem com, coloquei um 2.0 só pra não ficar desconectado.

No mais é isso, o case é para um usuário mais botique, em bom português gurmê. A falta de opções pra WC já escancara isso. Só não acho isso um fator proibitivo porque esse case leva um 7800X3D + 4090 FE sem problema nenhum, mas ai é mais mérito da AMD e NVIDIA do que da Fractal. Se quiser trocar um pouco do gurmê por mais opções, ou por um PC mais workstation, A4-H2O. E o FormD T1 continua sendo O melhor case SFF na minha opinião.

E aqui o album de fotos
 
Gabinete Pichau HX100 glass em estoque por 199 na Pichau acabei de pegar um e já resolvi meu problema de montar um PC pequeno pra por no quarto

Estou avisando pq esse gabinete parece q estava em falta e no ML estão pedindo 500 mangos em um usado e nem tem lateral de vidro
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo