AMD AM5 otimization - Tweek and pics

VitorUrameshi

Só sei que nada sei.
Registrado
Resolvi criar esse tópico pra abrir uma discussão a respeito de otimização para os novos ryzens.

Sei que existe um tópico AM5 em outra sessão mas não é exclusivo para overclock ou otimizações de forma geral.

Vou começar postando meus timings e otimizações feitas no sistema para comparação e discussão.

Acho que muitos sabem que a nova arquitetura está um pouco diferente para overclock, muitas vezes um simples undervolt ou um cooler melhor já abrem um gap para os clocks subirem.

Não sou expert na area mas venho testando várias configurações tentando extrair o máximo de performance e voltagem.

Pra iniciar na bios eu alterei os seguintes parâmetros:

AI overclock tuner: Auto
Memory frequency: 6000mhz
FCLK frequency: 2000mhz
Core performance boost: Auto
CPU core voltage: Auto
CPU soc voltage: Manual/1.20v
CPU vddio/mc voltage: 1.35v
DRAM vdd voltage: 1.35v
DRAM vddq voltage: 1.35v
UCLK DIV1 mode: UCLK=MEMCLK
Power down enable: Disable
Temp limit: 85c
PBO negative -25

No windows eu alterei o memory integrity off dentro do core isolation. (Pelo que pesquisei pode dar um ganho de fps)

DDR5 timmings: (Testei 6200/6400mhz e pessoalmente preferi 6000mhz)

LE7Ru69.png


Temps em idle:

Oe57nqu.png


(RAM batia mais de 60c facil no profile dopc 6400mhz)

Temps depois de jogar um pouco:

FFZnNkl.png


(CPU chegava aos 80c em games e até usando o pc para outras coisas)

Todos os testes foram feitos na mesma temp ambiente por volta de 27/28c.

Se alguém tiver alguma dica válida para tweek e quiser postar acho que pode ajudar quem tem interesse em um ajuste mais fino nos seus pcs.

:joia:
 
Última edição:
Vc ativou o Memory Context Restore?
Aqui fica bem instável se não ativar também o Memory Power Down.

A RAM está no único perfil XMP disponível (6000mhz 36-44-44-96 1.4V). Até queria baixar para 1.35V mas o risco é travar tudo e não conseguir nem acessar a BIOS sem fazer um CMOS clear, o que é bem inconveniente para mim devido à posição do gabinete, fios por dentro da parede, etc.

Nunca tinha prestado atenção na temperatura da RAM, mas vai até uns 57 ºC com prime95 largeFFT (o HWMonitor mostra uma temperatura máxima de 255 °C, e o iCue mínima de 0 °C mas é claramente erro de leitura).

MSI MAG Mortar b560M - Ryzen 9 7900 - 2x24 GB Corsair Vengeance 6000 mhz
 
Vc ativou o Memory Context Restore?
Aqui fica bem instável se não ativar também o Memory Power Down.

A RAM está no único perfil XMP disponível (6000mhz 36-44-44-96 1.4V). Até queria baixar para 1.35V mas o risco é travar tudo e não conseguir nem acessar a BIOS sem fazer um CMOS clear, o que é bem inconveniente para mim devido à posição do gabinete, fios por dentro da parede, etc.

Nunca tinha prestado atenção na temperatura da RAM, mas vai até uns 57 ºC com prime95 largeFFT (o HWMonitor mostra uma temperatura máxima de 255 °C, e o iCue mínima de 0 °C mas é claramente erro de leitura).

MSI MAG Mortar b560M - Ryzen 9 7900 - 2x24 GB Corsair Vengeance 6000 mhz
O meu estava em auto. Agora ativei power down e memory context restore pra fazer uns testes.

Edit: Minha latencia aumentou um pouco com ambas opcoes enable.

Pelo que li se voce ativar ou desativar uma das opcoes a outra tem que ser igual tambem.

No seu caso eu tentaria pelo menos 30-36-36-76 1.35v

Sabe qual o chip da sua memoria?

Depois da atualizacao da bios 2412 resolvi voltar pra 6200mhz na memoria e deixei FCLK 2200mhz pra base de testes e por enquanto esta bem estavel.

mnwIK7v.png
 
Última edição:
O meu estava em auto. Agora ativei power down e memory context restore pra fazer uns testes.

Pelo que li se voce ativar ou desativar uma das opcoes a outra tem que ser igual tambem.

No seu caso eu tentaria pelo menos 30-36-36-76 1.35v

Sabe qual o chip da sua memoria?

Depois da atualizacao da nova agesa eu resolvi voltar pra 6200mhz pra base de testes e por enquanto esta bem estavel.

sKHAcWE.png

O código dos pentes é CMK48GX5M2E6000C36. Tá no QVL como CMK48GX5M2E6000C36 ver3.53.02 e chipset "Spectek B".
Mas vi que os meus são diferentes. Mesmo código e mesma especificação em tudo, mas é da Micron segundo o CPU-Z. Acho q nem tá escrito qual a versão na caixa ou nos pentes.
Acho q vou deixar para testar novos timming quando eu atualizar algum hardware, pq aí vou ter que abrir mesmo e caso dê pane no CMOS fica fácil um reset.

O8k16Y7.jpeg


G9n8ijw.jpeg

Estranho que o Cpu-Z não mostra o serial do pente, mas não há qualquer indício que o módulo seja falsificado, inclusive é reconhecido pelo Corsair iCue.

Essa configuração de Power Down é variável na minha placa-mãe. Vem como Auto, mas quer dizer ativado sem XMP, e desativado com XMP. Eu deixei forçado como Ativado.
 
O código dos pentes é CMK48GX5M2E6000C36. Tá no QVL como CMK48GX5M2E6000C36 ver3.53.02 e chipset "Spectek B".
Mas vi que os meus são diferentes. Mesmo código e mesma especificação em tudo, mas é da Micron segundo o CPU-Z. Acho q nem tá escrito qual a versão na caixa ou nos pentes.
Acho q vou deixar para testar novos timming quando eu atualizar algum hardware, pq aí vou ter que abrir mesmo e caso dê pane no CMOS fica fácil um reset.

O8k16Y7.jpeg


G9n8ijw.jpeg

Estranho que o Cpu-Z não mostra o serial do pente, mas não há qualquer indício que o módulo seja falsificado, inclusive é reconhecido pelo Corsair iCue.

Essa configuração de Power Down é variável na minha placa-mãe. Vem como Auto, mas quer dizer ativado sem XMP, e desativado com XMP. Eu deixei forçado como Ativado.

Acabei de fazer o teste e realmente. Ao ativar power down e memory context a minha latencia fica em 64, deixando o memory context ativo e power down desativado sobe pra 66.

Agora voltei a configuracao padrao que era memory context auto e power down disable e ficou 61.

Se forcar muito a memoria realmente pode ser que vc tenha que limpar o cmos.

Isso aconteceu comigo uma unica vez nesse meu setup e foi bem trabalhoso dar o reset pq ficou dificil o acesso ao jumper.

Acho mais facil isso acontecer por conta de baixa voltagem do que a latencia por si soh. Se quer uma melhor performance sem correr muito risco de ter que fazer cmos deixa a voltagem padrao que eh 1.4v e vai reduzindo a latencia aos poucos e testando.
 
a coisa mais estranha é que o Ryzen 7000 pode conseguir operar com o vSoC ultra baixo:
68SrGnF.jpeg

e ainda passa em testes como y-crunche por vários minutos
BXuLytn.png

e daí o IOD cai bastante na temperatura com o clock dos núcleos subindo uns 25MHz
 
a coisa mais estranha é que o Ryzen 7000 pode conseguir operar com o vSoC ultra baixo:
68SrGnF.jpeg

e ainda passa em testes como y-crunche por vários minutos
BXuLytn.png

e daí o IOD cai bastante na temperatura com o clock dos núcleos subindo uns 25MHz

1.14v eh lindo de ver. Ficou top a otimizacao.

Eu setei 1.20 na bios mas acaba ficando na casa dos 1.19v. Pelo que li as fabricantes de mobo setam a voltagem bem alta por padrao, talvez por medo de criar instabilidade.
 
a coisa mais estranha é que o Ryzen 7000 pode conseguir operar com o vSoC ultra baixo:
68SrGnF.jpeg

e ainda passa em testes como y-crunche por vários minutos
BXuLytn.png

e daí o IOD cai bastante na temperatura com o clock dos núcleos subindo uns 25MHz

Aqui não funcionou. Tava em Auto, que deixava em 1.30V fixo.
Mudei para 1.25V e o PC reiniciou depois de 5 minutos de prime95.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Também notei que com XMP desativado, o VSOC é 1.01 na configuração Auto.
Consumo em idle cai mais de 15W.
Tô até considerando simplesmente desativar o XMP. Meu PC fica a maior parte do tempo em uso leve, ligado quase o dia inteiro.
Aí daria até pra desativar o Memory Context Restore, pq o POST é muito mais rápido sem XMP.

Não fiz testes de memória com/sem XMP, mas no CPU-Z é até um pouco mais rápido sem XMP (o consumo máximo tá travado em 132W então sem XMP os clocks da CPU sobem um pouco mais em multi-thread).
 
Última edição:
1.14v eh lindo de ver. Ficou top a otimizacao.

Eu setei 1.20 na bios mas acaba ficando na casa dos 1.19v. Pelo que li as fabricantes de mobo setam a voltagem bem alta por padrao, talvez por medo de criar instabilidade.
fixo pode não dar certo no vSoC, e também fiquei muitas versões anteriores sem conseguir baixar, se a memória subia, o vSoC subia junto ou não tinha estabilidade. Como venho falado, consegui isso após entrar em contato com a fabricante da memória GeIL e a Asustek, geralmente informo ambos sobre problemas e progresso.
Aqui não funcionou. Tava em Auto, que deixava em 1.30V fixo.
Mudei para 1.25V e o PC reiniciou depois de 5 minutos de prime95.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Também notei que com XMP desativado, o VSOC é 1.01 na configuração Auto.
Consumo em idle cai mais de 15W.
Tô até considerando simplesmente desativar o XMP. Meu PC fica a maior parte do tempo em uso leve, ligado quase o dia inteiro.
Aí daria até pra desativar o Memory Context Restore, pq o POST é muito mais rápido sem XMP.

Não fiz testes de memória com/sem XMP, mas no CPU-Z é até um pouco mais rápido sem XMP (o consumo máximo tá travado em 132W então sem XMP os clocks da CPU sobem um pouco mais em multi-thread).
testei offset por acaso quando ao perguntar pro pessoal do forum overclock se tinha o que melhorar, um deles perguntou se eu não conseguia baixar o vSoC, porém, já havia tentado isso antes fixo e com offset sem ter resultado positivo nas versões anteriores de bios. Mas já a tensão para a controladora DDR5 não deu para baixar em 1.30V, que foi a sugestão dada.
 
Aqui não funcionou. Tava em Auto, que deixava em 1.30V fixo.
Mudei para 1.25V e o PC reiniciou depois de 5 minutos de prime95.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Também notei que com XMP desativado, o VSOC é 1.01 na configuração Auto.
Consumo em idle cai mais de 15W.
Tô até considerando simplesmente desativar o XMP. Meu PC fica a maior parte do tempo em uso leve, ligado quase o dia inteiro.
Aí daria até pra desativar o Memory Context Restore, pq o POST é muito mais rápido sem XMP.

Não fiz testes de memória com/sem XMP, mas no CPU-Z é até um pouco mais rápido sem XMP (o consumo máximo tá travado em 132W então sem XMP os clocks da CPU sobem um pouco mais em multi-thread).

Pelo que li se deixar o vsoc em 1.4v ou proximo disso pode haver uma degradacao do chip a longo prazo.

Acredito que 1.20v ateh 1.30v seja um bom spot para o cpu.

A respeito da memoria acho que as latencias do xmp pode ser melhorado e muito.

fixo pode não dar certo no vSoC, e também fiquei muitas versões anteriores sem conseguir baixar, se a memória subia, o vSoC subia junto ou não tinha estabilidade. Como venho falado, consegui isso após entrar em contato com a fabricante da memória GeIL e a Asustek, geralmente informo ambos sobre problemas e progresso.

testei offset por acaso quando ao perguntar pro pessoal do forum overclock se tinha o que melhorar, um deles perguntou se eu não conseguia baixar o vSoC, porém, já havia tentado isso antes fixo e com offset sem ter resultado positivo nas versões anteriores de bios. Mas já a tensão para a controladora DDR5 não deu para baixar em 1.30V, que foi a sugestão dada.

Primeiro eu comecei com 1.25v fixo e nunca tive problema, agora reduzi pra 1.20v e estou usando o pc diariamente sem crash algum.

Rodei apenas memtest e games.

Falando em versoes de bios saiu outra nova pra placas asus. bios 2413. Acredito ser a mesma agesa.


O cpu-z tambem mostra qual o chip. Atraves do chip da ir trabalhando nos timings.

Pra quem tem chip hinyx recomendo essas configuracoes. Pra quem tem outros chips acho que pode tentar anyway.

Pra 6000mhz eu diria que as latencias primarias 30-36-36-30 eh bem tranquilo.

 
Apesar de ser um tópico de overclock, acabei decidindo em deixar em des-overclock por enquanto.
XMP foi desativado e agora tá rodando no basicão 4800mhz 40-40-40-77 1.1V.
Memory Context Restore tb foi desativado. Nunca me pareceu realmente estável e o POST com XMP desativado é relativamente rápido (não tanto como com Intel, e obviamente não chega nem perto dos PCs de OEMs conhecidos como HP, Dell ou Lenovo que vc liga e olha pro lado e já tá no Windows).

Voltagens do SOC, VDDIO e VDD ddespencaram (tudo no "Auto" da placa mãe), levando a um consumo 30% menor em idle que é onde meu PC fica 90% do tempo.
Não fez diferença em temperatura, mas é difícil esquentar o 7900 de qq forma. Fans em 35% (900 RPM) e bomba do watercooler em 65% (1950 RPM). Os fans deixei para aumentar a velocidade até 70% com a temperatura, mas a bomba tá fixa nos 1950 RPM.

Aumentei um pouco o CO All Core de -10 para -15 para economizar mais alguns Watts.

E o Windows sobrevive em teste abusivo de memória que é rodar o Memtest64 com toda a memória disponível e sair abrindo e fechando programas pra ver se trava kkk Com XMP ativado nunca aguentou.

O desempenho caiu um pouco. Não fiz muitos testes, mas no CPU-Z (q não testa a memória) subiu cerca de 1% devido ao TDP limitado a 95W (sem XMP o clock fica um pouco mais alto até bater no TDP).
Já no Geekbench 6 caiu 1% no single thread e 4,5% no multi thread.
 
Apesar de ser um tópico de overclock, acabei decidindo em deixar em des-overclock por enquanto.
XMP foi desativado e agora tá rodando no basicão 4800mhz 40-40-40-77 1.1V.
Memory Context Restore tb foi desativado. Nunca me pareceu realmente estável e o POST com XMP desativado é relativamente rápido (não tanto como com Intel, e obviamente não chega nem perto dos PCs de OEMs conhecidos como HP, Dell ou Lenovo que vc liga e olha pro lado e já tá no Windows).

Voltagens do SOC, VDDIO e VDD ddespencaram (tudo no "Auto" da placa mãe), levando a um consumo 30% menor em idle que é onde meu PC fica 90% do tempo.
Não fez diferença em temperatura, mas é difícil esquentar o 7900 de qq forma. Fans em 35% (900 RPM) e bomba do watercooler em 65% (1950 RPM). Os fans deixei para aumentar a velocidade até 70% com a temperatura, mas a bomba tá fixa nos 1950 RPM.

Aumentei um pouco o CO All Core de -10 para -15 para economizar mais alguns Watts.

E o Windows sobrevive em teste abusivo de memória que é rodar o Memtest64 com toda a memória disponível e sair abrindo e fechando programas pra ver se trava kkk Com XMP ativado nunca aguentou.

O desempenho caiu um pouco. Não fiz muitos testes, mas no CPU-Z (q não testa a memória) subiu cerca de 1% devido ao TDP limitado a 95W (sem XMP o clock fica um pouco mais alto até bater no TDP).
Já no Geekbench 6 caiu 1% no single thread e 4,5% no multi thread.
TestMem5 com perfil @ant777 para uso com programas normais e jogos não tão pesados e meio antigos, daí você tem garantia de estabilidade em um ambiente de escritório e trabalho com alguns jogos. TestMem5 com perfil @1usmus_v3, para jogos mais enjoados, ele vai futricar tanto a controladora e a memória que alguém vai arriar. Já o y-cruncher, um aplicativo feito em C++, tem umas opções de verificação, mas é meio enjoado de configurar porque não tem um GUI, interface de usuário, então é uma interface feia padrão do C/C++ e esse teste de memória fica no meio termo entre o perfil ant777 e 1usmus. Outros testes não são tão bons, principalmente os muito rápidos e o teste do Windows para memórias é decepcionante, praticamente só pega erro quando a coisa tá feia.

antes de fazer testes, é bom ter a bios atualizada na última versão.
 
Falando em versoes de bios saiu outra nova pra placas asus. bios 2413. Acredito ser a mesma agesa.
essa versão 2413 da Asustek está bugada para processadores Ryzen 7000 com dois CCDs, ao menos aqui ficou instável na memória. Isso certamente é por conta dos Ryzen 8000, já que eles são monolíticos e o sinal não se degrada como nos demais com chiplets.
Existe na Asus a opção OC/uncore para o SoC, eu a ativei (vem em auto por padrão) e deu um pequeno ganho de performance na memória, mas quem optar por desativar pode ter instabilidade e não conseguir fazer OC nas DDR5.
Pessoal me informou que poderia mexer nas opções VDDG CCD/IOD para valores como 1050/950v, respectivamente, para aumentar a estabilidade, mas eu não percebi mudança e voltei ao padrão 850/850v para ambos.
x2iVRkq.png

qwWmdKA.png
 
é uma boa postar informações sobre aplicativos para teste de memórias:



e o TestMem 5, com set 1usmus ou ant777, pode ser encontrado em algum lugar no fórum overclock ponto net
 
essa versão 2413 da Asustek está bugada para processadores Ryzen 7000 com dois CCDs, ao menos aqui ficou instável na memória. Isso certamente é por conta dos Ryzen 8000, já que eles são monolíticos e o sinal não se degrada como nos demais com chiplets.
Existe na Asus a opção OC/uncore para o SoC, eu a ativei (vem em auto por padrão) e deu um pequeno ganho de performance na memória, mas quem optar por desativar pode ter instabilidade e não conseguir fazer OC nas DDR5.
Pessoal me informou que poderia mexer nas opções VDDG CCD/IOD para valores como 1050/950v, respectivamente, para aumentar a estabilidade, mas eu não percebi mudança e voltei ao padrão 850/850v para ambos.
x2iVRkq.png

qwWmdKA.png

Aqui estou usando a bios 2413 sem maiores problemas. Apliquei a mesma configuracao que estava usando e esta de boa.

Valeu por postar o link para os testes de memoria. Estava usando o Ant777 mas vou tentar o 1usmus pra ter certeza.

7fjN6Yu.png


Edit: Infelizmente minha latencia continua bem alta. Mesmo com o sistema otimizado. Acredito que o Asus armoury crate e talvez outros softwares estejam atrasando a minha latencia.

Pensei em formatar e comecar tudo do zero mas eh muito trabalho e eu gosto do armoury crate pra ajustar rgb e criar uma curva nos fans, inclusive meu watercooler que nao tem software proprio.

js1Z1BD.png


Ainda nao comprei o aida64 :bem:

PMFJ1yp.png


Foi soh desinstalar e desativar o armoury crate na bios que minha latencia aumentou.

Dexei o rgb off na bios tbm.
 
Última edição:
Aqui estou usando a bios 2413 sem maiores problemas. Apliquei a mesma configuracao que estava usando e esta de boa.
apenas com dois CCDs é que pode dar problema, o sinal nos Ryzen 8000 sofre menos interferência e essas novas bios são para suportá-los melhor.

Foi soh desinstalar e desativar o armoury crate na bios que minha latencia aumentou.
pode ser necessário ativar o SoC/Uncore/OC ou algo assim, aperta o F9 e digita uncore que o encontra. Ele ajuda no over de memória porque o vSoC tem de acompanhar, e parece que tensão estática não vai bem nos Ryzen, como em qualquer processador, a menos que o calor fique muito estável
 
apenas com dois CCDs é que pode dar problema, o sinal nos Ryzen 8000 sofre menos interferência e essas novas bios são para suportá-los melhor.

pode ser necessário ativar o SoC/Uncore/OC ou algo assim, aperta o F9 e digita uncore que o encontra. Ele ajuda no over de memória porque o vSoC tem de acompanhar, e parece que tensão estática não vai bem nos Ryzen, como em qualquer processador, a menos que o calor fique muito estável

Acabei voltando para bios 2412. Hoje usando o google chrome meu pc congelou 2x e tive que desligar no botao. O mesmo nunca tinha acontecido com a bios anterior.

Meu soc uncore estava auto e acabei de ativar. Deixei apenas o powedown e memory context desativados. Nao ligo de demorar uns segundos a mais pra ligar o pc ja que fica ligado todo tempo quando estou em casa. Eh sempre bom deixar ambos ou ativos ou desativos, ou em muito casos auto como padrao.

Valeu pelas dicas.
 
Acabei voltando para bios 2412. Hoje usando o google chrome meu pc congelou 2x e tive que desligar no botao. O mesmo nunca tinha acontecido com a bios anterior.

Meu soc uncore estava auto e acabei de ativar. Deixei apenas o powedown e memory context desativados. Nao ligo de demorar uns segundos a mais pra ligar o pc ja que fica ligado todo tempo quando estou em casa. Eh sempre bom deixar ambos ou ativos ou desativos, ou em muito casos auto como padrao.

Valeu pelas dicas.
eu suspeito de que não há um gerenciamento entre a memória DDR5 e a controladora/IOD por um software em assembly, deve ser algo mais impreciso. Mas apenas suponho, não tenho como afirmar.

powerdown e memory context geralmente ativados dão maior estabilidade, no context ajuda muito na carga inicial. Depois de subir uma nova bios, a anterior pode ficar "contaminada" e dar problema também, isso pode ser porque alguma atualização da nova é permanente.

ontem tive de voltar o vSoC para automático, já que o offset negativo não estava sendo suportado graças à mudança no clima: quente e seco. Air Cooler é muito mais durável, porém, é menos capaz.
 
Hoje usando o google chrome meu pc congelou 2x e tive que desligar no botao.

Depois de subir uma nova bios, a anterior pode ficar "contaminada" e dar problema também

Pessoal, só pra reforçar, nunca usem o drive com o OS de uso diário pra testar overclock, pois vai corromper a bagaça toda. Principalmente OC de memória. Aproveito o gancho do @Roupa_de_trapo pra lembrar que a BIOS pode ser corrompida com settings otimistas demais e/ou configurações avançadas de treinamento incorretas para o POST.

Para OC e tweaks mais estáveis, com objetivo de otimizar pra uso diário, façam boot usando um SSD diferente com a última imagem sabidamente 100% íntegra.

Para quem pretende ir pro regaço, seja apenas pela diversão ou pra competir, usem uma imagem enxuta e otimizada, seguindo as recomendações e regras disponibilizadas no fórum do hwbot.

eu suspeito de que não há um gerenciamento entre a memória DDR5 e a controladora/IOD por um software em assembly

Você quis dizer a UEFI? É programada em C.
 
isso, se fosse assembly seria mais preciso

?????

Não é assim que funciona. O cenário que você colocou na mensagem anterior seria o memory training, analisando de forma mais superficial possível. Caso tenha interesse, posso ver se ainda tenho os PDFs técnicos detalhando o cold boot da AM5. É um tanto complexo, entretanto é extremamente útil. Li um white paper semelhante que o Stilt disponibilizou e se entendi 10% foi muito. Mesmo assim, ajuda um bocado naquela rotina de tentativa e erro só na base da adivinhação.
 
?????

Não é assim que funciona. O cenário que você colocou na mensagem anterior seria o memory training, analisando de forma mais superficial possível. Caso tenha interesse, posso ver se ainda tenho os PDFs técnicos detalhando o cold boot da AM5. É um tanto complexo, entretanto é extremamente útil. Li um white paper semelhante que o Stilt disponibilizou e se entendi 10% foi muito. Mesmo assim, ajuda um bocado naquela rotina de tentativa e erro só na base da adivinhação.
fiz analogia por uma demonstração de um curso onde mostra como é o sinal no osciloscópio entre um programa em C e o mesmo em assembly, nesse canal


a tentativa e erro é a parte chata, apenhei muito até conseguir o mínimo de estabilidade nas primeiras versões das bios, fora o risco de bugar tudo de novo.
 
Pessoal, só pra reforçar, nunca usem o drive com o OS de uso diário pra testar overclock, pois vai corromper a bagaça toda. Principalmente OC de memória. Aproveito o gancho do @Roupa_de_trapo pra lembrar que a BIOS pode ser corrompida com settings otimistas demais e/ou configurações avançadas de treinamento incorretas para o POST.

Para OC e tweaks mais estáveis, com objetivo de otimizar pra uso diário, façam boot usando um SSD diferente com a última imagem sabidamente 100% íntegra.

Para quem pretende ir pro regaço, seja apenas pela diversão ou pra competir, usem uma imagem enxuta e otimizada, seguindo as recomendações e regras disponibilizadas no fórum do hwbot.



Você quis dizer a UEFI? É programada em C.

No meu caso tenho apenas um ssd e sempre fiz overclock no sistema principal. Acho que o maximo que pode acontecer eh corromper alguns arquivos do windows que pode ser restaurado a partir de imagens ou outras formas como SFC /scannow.

Nao gosto de me aventurar em overclocks muito brutos ou valores irreais. Todas voltagens e clocks pesquisei bem antes de alterar, ateh porque meu case e mobo dificultam demais pra limpar o cmos caso eu precise.

Acabei ativando o powerdown e memory context e estou fazendo uns testes.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo