AMD AM5 otimization - Tweek and pics

No meu caso tenho apenas um ssd e sempre fiz overclock no sistema principal. Acho que o maximo que pode acontecer eh corromper alguns arquivos do windows que pode ser restaurado a partir de imagens ou outras formas como SFC /scannow.

Na grande maioria dos casos isso resolve, mas muitas vezes só reinstalando o Windows ou carregando imagem. Pra ter ideia, mesmo serviços e/ou instalações sem relação ao Windows podem ser prejudicados. Comigo aconteceu uma vez com o driver da Nvidia.

Nao gosto de me aventurar em overclocks muito brutos ou valores irreais. Todas voltagens e clocks pesquisei bem antes de alterar, ateh porque meu case e mobo dificultam demais pra limpar o cmos caso eu precise.

Por isso só compro mobos com botão externo de clear_CMOS.
 
Continuo não vendo causa e efeito inerente à linguagem utilizada. Se puder postar o vídeo específico eu agradeço.

Padrões UEFI
mostram no osciloscópio que os sinais são iguais, mas amplificando tem grande diferença na precisão, tem de procurar pra achar.

mas uma questão mais relevante é que existe a opção MBIST para essas DDRs e que não tem um help, talvez seja Memory Built-In Self-Test Post Package Repair, seria vantajoso usá-lo?
 

Mbist é uma solução de treinamento de memória, nem errada nem certa.

mostram no osciloscópio que os sinais são iguais, mas amplificando tem grande diferença na precisão, tem de procurar pra achar.

Mas a medição precisa ser muito precisa, o roto deles não possui resolução pra isso.

O que o colega está dizendo é que o subsistema de memória manda um sinal de X Volts na subidae/ou descida de sinal e espera que os bancos físicos tenham correspondência no retorno quando o lógico mandar o fetch pra buscar o endereçamento. Se, por algum motivo, errou-se algum sinal de recharge (exemplo super comum), seja antes ou depois, crash. O @Roupa_de_trapo está certíssimo ao salientar os "buracos" de memória.
 
não sei se o Zen 5 vai melhorar esse ponto, mas a temperatura influencia demais esses processadores em tudo, inclusive no suporte da memória em clocks mais elevados. Também é importante ver se consegue jogar um ar (ventoinha) nessas DDR5 para que as temperaturas de cada módulo não fique muito discrepante, mas aparentemente, ao menos nos meus testes, é melhor desativar o sincronismo na tensão.

outro problema são os chips ruins remarcados vindos da China, geralmente eles recebem os rejeitados para soldar e ao invés de marcar o verdadeiro valor estável, dão aquele overclock maroto que nem todo sistema vai aguentar, nem mesmo Intel.
 
a coisa mais estranha é que o Ryzen 7000 pode conseguir operar com o vSoC ultra baixo:
68SrGnF.jpeg

e ainda passa em testes como y-crunche por vários minutos
BXuLytn.png

e daí o IOD cai bastante na temperatura com o clock dos núcleos subindo uns 25MHz
uma atualização sobre vSoC ultrabaixo ou menor do que 1.3V: a depender da memória e do overclock aplicado nela, o vSoC baixo demais pode até ainda funcionar e até passar em testes de estabilidade de memória, mas pode ficar instável. Entretanto, isso pode ser efeito de estar agora usando Air Cooler de torre dupla. Desempenho melhor somente com WC com o porém: é bom pesquisar muito sobre os modelos de WC, já que muitos dão defeito em algum momento.
 
Segue minha configuração de memória



Ainda não comecei a alterar PBO, vocês utilizam Corecycler para teste de estabilidade individual?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo