[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Até onde eu sei ia ser o grupo quase que todo vendido, não sei se a parte de cabos submarinos ia junto também, mas creio que a Tim brasil como um todo vá no pacote. A FiberCo parece que vai no bolo também, então a KKR seria dona de 49%.

Engraçado que a sede na Tim parece ser no RJ, e parece ser o estado com o pior serviço deles kkkkkkkk
Ou seja, a Tim com 51% significa que nada vai mudar? Kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A Tim Brasil não está no pacote da NetCo. Ela, assim como o backbone doméstico brasileiro, ficarão na Tim "serviços". É uma anomalia do projeto, mas é uma fonte relevante de faturamento da matriz. É a última unidade estrangeira B2C da empresa.

A Telecom Italia está sendo dividida em 3 partes:

- A rede fixa terrestre da Itália está em processo de venda para o fundo KKR.
- A TI Sparkle, backbone submarino com abrangência internacional, está em processo de venda (onde o KKR também está em disputa), mas não há acordo fechado. Há possibilidade do governo italiano assumir a rede.
- A Tim Serviços. Assim como a Oi, ficaria com a carteira de clientes móveis e fixos. Aqui que ficaria a Tim Brasil, assim como o backbone terrestre brasileiro. Vale lembrar que o CEO da Telecom Italia é Pietro Labriola. Labriola cresceu fortemente na organização enquanto CEO da Tim Brasil, onde organizou o serviço de telefonia móvel (lembram do cai-cai da época do 3G e das chamadas gratuitas intrarede?), permitiu a criação da Live Tim, organizou a operação do 4G e a compra da Oi. Ele vê muito valor na operação brasileira e tenta compartilhar a mesma visão com os acionistas. Está enfrentando dificuldade, mas ainda está conseguindo manter a unidade. Não acho que vá durar muito. Está sofrendo muito desgaste. Eventualmente, veremos a venda ou a separação de parte da operação.
Eu não entendo esse lance de rede neutra deles com a I-Systems que é da IHS, a Tim vendeu a última milha mas os Backbones continuam sendo dela, então a I-Systems dona da última milha precisa pagar a Tim para um provedor terceiro usar a rede? E a Tim paga eles por usar a última milha? Ou entao ambos nao pagam nada pro outro.
 
Última edição:
voltou por enquanto mantendo, as vezes o ping tenta subir (sinal que vem bomba por ai) mas se nao há mais vandalismo , espero que fique 365 dias 100% como na oi fibra

- estabilizou ai?

Speedtest
Aqui 100%, deu só umas tossidas mesmo nesse dia que a tua caiu. :joia:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Muitas vezes nem no móvel escapa.
Aqui onde moro, por exemplo, só havia sinal 2G/3G, e simplesmente do nada a TIM desativou a ERB e deixou um buraco no sinal aqui, já que era o único sinal da TIM que tinha por aqui.
Vi no sistema da Anatel que foi liberada a instalação de uma ERB nova a uma quadra daqui de casa há cerca de um ano. Mas o problema é que não há nada lá.
Acho que eles desligaram o sinal 2G/3G porque acharam que essa ERB nova já estava funcionando.
Daí você tira o nível de desorganização da empresa.
A Tim no móvel, pelo menos aqui em minha área, NUNCA prestou. Sabe o que é NUNCA? Tenho linha deles desde que praticamente botaram os pés aqui, foi meu primo que me trouxe para a Tim. Há muito que eu tenho o número só no pré-pago só para manter, portar ele para outra implicaria numa série de problemas que passaria a noite aqui escrevendo. Tenho um plano Vivo Easy e funciona bem pra cacete, tanto ligações quanto internet, muito, muito boa. A Claro tem sinal bom, mas a internet é meio merda e o som das ligações uma tragédia. Temos aqui em casa um "Celular Fixo" (antigo Embratel) que tem horas que parece que a pessoa falando contigo está vomitando.
 
Última edição:
Aqui 100%, deu só umas tossidas mesmo nesse dia que a tua caiu. :joia:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


A Tim no móvel, pelo menos aqui em minha área, NUNCA prestou. Sabe o que é NUNCA? Tenho linha deles desde que praticamente botaram os pés aqui, foi meu primo que me trouxe para a Tim. Há muito que eu tenho o número só no pré-pago só para manter, portar ele para outra implicaria numa série de problemas que passaria a noite aqui escrevendo. Tenho um plano Vivo Easy e funciona bem pra cacete, tanto ligações quanto internet, muito, muito boa. A Claro tem sinal bom, mas a internet é meio merda e o som das ligações uma tragédia. Temos aqui em casa um "Celular Fixo" (antigo Embratel) que tem horas que parece que a pessoa falando contigo está vomitando.
Aqui a TIM já foi assim também.
Melhorou muito depois que investiram bem no 4G, e agora no 5G.
Porém, ainda fazem essas cagadas pontuais como a que citei, pra não perder o costume.
 
Aqui no Rio o sinal da TIM era muito ruim até o começo de 2014. Depois da Copa passou a ter 4G em qualquer buraco, menos no metrô. Bastava colocar um pé dentro da estação Botafogo que o celular ficava sem serviço. Agora tem 4G/5G em toda extensão que uso (linha 1 inteira e linha 2 até o Maracanã)

Usei TIM de 2010 até 2020, quando mudei pro Vivo Easy. Não notei nenhuma melhora no 4G estando na Vivo. Na época eu ainda jogava Pokémon GO e na Vivo volta e meia aparecia uma mensagem de falha na conexão, que não aparecia na TIM, mas era coisa de pouquíssimos segundos e voltava ao normal. Cheguei a testar a Claro em 2021, mas o sinal caía direto pro 3G e a bateria do celular drenava horrores. Voltei pra TIM no final do ano passado por conta do 5G e também porque precisei ter mais dados. Em 2 anos a Vivo não expandiu praticamente nada da rede 5G no Rio. A TIM já tinha cobertura em todos os bairros desde o primeiro dia. No meu uso não percebi nenhuma diferença trocando a Vivo pela TIM (tirando o 5G que passou a existir em 95% do tempo pra mim).

Eu só noto uma piora da TIM quando pego a estrada (pelo menos indo pra Petrópolis ou pro Espírito Santo), mas é tão esporádico (uma vez por ano) que nem me incomoda.

A minha experiência com a TIM é completamente diferente do relato da maioria aqui. Em agosto completo 11 anos com a banda larga fixa e é de longe a operadora mais estável que usei. Só é comparável com a minha experiência usando o VDSL da Vodafone na Espanha que não caía nunca, apesar de ter um upload nojento kkk todas as outras operadoras que tive (Skydome, Oi, NET/Claro e Predialnet*) me causaram dores de cabeça com estabilidade ou atendimento

*Predialnet nem tanto quanto as outras, mas ela tinha umas coisas chatas pra funcionar direito
 
Ou seja, a Tim com 51% significa que nada vai mudar? Kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu não entendo esse lance de rede neutra deles com a I-Systems que é da IHS, a Tim vendeu a última milha mas os Backbones continuam sendo dela, então a I-Systems dona da última milha precisa pagar a Tim para um provedor terceiro usar a rede? E a Tim paga eles por usar a última milha? Ou entao ambos nao pagam nada pro outro.
De fato, a Tim vendeu o controle da última milha para a IHS (que inclusive botou a operação brasileira à venda, mas essa é outra história). A última milha é a rede secundária responsável por conectar o cliente até um ponto de presença, onde há a infraestrutura de OLTs (equipamentos concentradores onde os clientes se conectam a rede). A partir daí, vai valer o que a Tim, IHS e a operadora parceira estiverem em contrato. Pode ser que a operadora parceira se conecte diretamente à infraestrutura de concentração, pode ser que ela contrate transporte da Tim (ou outra operadora) até seu ponto de presença, pode ser que ela decida vender a infra da Tim e administre apenas a carteira, pode ser que ela decida ofertar a infra de outra operadora e administre a carteira, enfim... Do ponto de vista técnico, o céu é o limite.

Agora, considerando o cenário do concentrador para dentro de um cliente Tim Live, a Tim Brasil é a dona ou a responsável pela infraestrutura até se conectar aos CDNs, pontos de peering (como Equinix RJ2, Cirion RJ, Equinix SP4, IX SP, IX RJ, IX For) bem como entregar o tráfego para transporte internacional (que acontece no Rio, São Paulo ou Fortaleza para a Ti Sparkle). Apesar das empresas serem do mesmo grupo econômico hoje, elas não são a mesma. A partir daí, segue o fluxo para os pontos de presença internacionais, como Miami, Dallas, Ashburn, NY, Londres, Paris...
 
Única maneira de eu pegar a tim foi a "possível tranquilidade" da V.Tal mesmo, oque eu menos desejo é a rede própria da tim me cortando se eu usasse mais de 2 tb por mês, Deus me livre.
Pena que onde ela tem rede legada não estão expandindo muito com a rede da Vtal/Oi.
Eu até contrataria 1Gb da TIM se fosse na rede neutra. Garantia de não ser cortado e super velocidade.
 
Única maneira de eu pegar a tim foi a "possível tranquilidade" da V.Tal mesmo, oque eu menos desejo é a rede própria da tim me cortando se eu usasse mais de 2 tb por mês, Deus me livre.
Rotas da V.tal no geral são uma vergonha, totalmente bagunçado, e apenas continuam entupindo a rede, Tim tem histórico de ping baixo e não vejo reclamações do povo daqui. No Sul a rede da Oi é uma exceção. Esse limite de dados da Tim não faz diferença pra mim.
 
Rotas da V.tal no geral são uma vergonha, totalmente bagunçado, e apenas continuam entupindo a rede, Tim tem histórico de ping baixo e não vejo reclamações do povo daqui. No Sul a rede da Oi é uma exceção. Esse limite de dados da Tim não faz diferença pra mim.
Mas é confirmado que Tim quando utiliza V.tal pouco se importa com o limite de dados?
 
Rotas da V.tal no geral são uma vergonha, totalmente bagunçado, e apenas continuam entupindo a rede, Tim tem histórico de ping baixo e não vejo reclamações do povo daqui. No Sul a rede da Oi é uma exceção. Esse limite de dados da Tim não faz diferença pra mim.
A Vtal/Oi vem investindo muito em construir data center e melhorar a rede dela. Inclusive vi um caso da Oi melhorando a rota dela para um jogo onde um cliente trouxe provas de problemas de rota numa live do canal do Ayub no YouTube e tinha gente da Oi assistindo. Isso mostrou preocupação com a experiência do cliente. A tendência é as rotas irem melhorando com o tempo.

Mas é confirmado que Tim quando utiliza V.tal pouco se importa com o limite de dados?
Até hoje não vi um relato de alguém que foi cortado pela TIM na Vtal.

pra tu ver , maior injustiça

São coisas que não da nem pra comentar. Desse jeito eu preferiria a rede neutra aqui na rua kkk.
Seria interessante a TIM vender a sua metade na rede neutra dela e da IHS, permanecendo cliente da IHS em parte da rede, mas não expandindo mais nessa rede, apenas na da Vtal. Aí sim passaria a ser uma opção interessante. Sem os cortes e com planos mais rápidos e baratos.
 
Essa consolidação já está acontecendo. Recentemente, a EB Capital está reorganizando os diversos provedores que comprou em torno da marca Giga + e a Vero está se fundindo com a Americanet.
Temos um número grande de provedores pequenos e grandes números de home passed que se sobrepõem. Isso está ocasionando baixa rentabilidade em alguns mercados. Por isso, as grandes estão indo as compras para ganhar margem e escala.
 
Essa consolidação já está acontecendo. Recentemente, a EB Capital está reorganizando os diversos provedores que comprou em torno da marca Giga + e a Vero está se fundindo com a Americanet.
Temos um número grande de provedores pequenos e grandes números de home passed que se sobrepõem. Isso está ocasionando baixa rentabilidade em alguns mercados. Por isso, as grandes estão indo as compras para ganhar margem e escala.
é bom?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

jogando a toalha será?
olha cara desse cidadão , tem estudo, faculdade e formação ... olha que ele fez com a TIM...
 
é bom?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


olha cara desse cidadão , tem estudo, faculdade e formação ... olha que ele fez com a TIM...
Para nós consumidores não necessariamente será positivo. Ao mesmo tempo que uma operadora maior tem mais capital financeiro e humano para manter uma rede resiliente, redundante e com mais pontos de presença, conexões diretas a provedores de conteúdo, por outro lado a concentração excessiva de poucas operadoras em uma mesma área pode subir o preço médio ao consumidor final e diminuir a qualidade do serviço de última milha ao consumidor de varejo.

Do ponto de vista da Tim, os números mostram que a operadora cresceu em 10% quando comparamos o parcial do primeiro trimestre de 2024 com o fechado do primeiro trimestre do ano passado. Isso foi suficiente para retormar a oitava posição no mercado nacional da Algar. De toda forma, quando a gente compara o volume do mercado móvel da empresa, dá para entender a priorização dele. A Tim Live/Tim Ultrafibra ainda não atingiu um volume crítico de clientes para justificar uma atenção maior da liderança. Ela tentou mudar esse cenário ao adquirir um parceiro (IHS) para a rede de última milha. Acredito que a ideia ali era ganhar capital e escala para ver a quantidade de endereços disponíveis aumentar rapidamente. Por conta dos problemas internos da IHS, não foi isso que aconteceu. O crescimento da rede parou. O movimento de utilização da Vtal mostra ainda algum interesse ainda de ganhar escala, mas agora com um apetite menor.

Dito isso e considerando o movimento de consolidação encabeçado pelas operadoras competitivas, vejo a Tim no mercado fixo disposta a vender ou fazer uma fusão da operação fixa para varejo com alguma operadora competitiva. Unifique, Vero, Aloha Fibra (Giga +, Sumicity...) e Desktop têm se mostrado dispostas e com capital para encabeçar essa consolidação.
 
Essa consolidação já está acontecendo. Recentemente, a EB Capital está reorganizando os diversos provedores que comprou em torno da marca Giga + e a Vero está se fundindo com a Americanet.
Temos um número grande de provedores pequenos e grandes números de home passed que se sobrepõem. Isso está ocasionando baixa rentabilidade em alguns mercados. Por isso, as grandes estão indo as compras para ganhar margem e escala.

Desde 2019 vem ocorrendo essa consolidação no mercado. Inicialmente, as pequenas empresas compravam outras pequenas, e depois as médias empresas também entraram no jogo. As grandes empresas, até então, não demonstravam interesse e estavam apenas observando. No entanto, agora é a vez das grandes empresas entrarem na corrida de aquisições.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

jogando a toalha será?
Pelo contrário, talvez indo as compras.
 
Essa consolidação já está acontecendo. Recentemente, a EB Capital está reorganizando os diversos provedores que comprou em torno da marca Giga + e a Vero está se fundindo com a Americanet.
Temos um número grande de provedores pequenos e grandes números de home passed que se sobrepõem. Isso está ocasionando baixa rentabilidade em alguns mercados. Por isso, as grandes estão indo as compras para ganhar margem e escala.

Para nós consumidores não necessariamente será positivo. Ao mesmo tempo que uma operadora maior tem mais capital financeiro e humano para manter uma rede resiliente, redundante e com mais pontos de presença, conexões diretas a provedores de conteúdo, por outro lado a concentração excessiva de poucas operadoras em uma mesma área pode subir o preço médio ao consumidor final e diminuir a qualidade do serviço de última milha ao consumidor de varejo.

Do ponto de vista da Tim, os números mostram que a operadora cresceu em 10% quando comparamos o parcial do primeiro trimestre de 2024 com o fechado do primeiro trimestre do ano passado. Isso foi suficiente para retormar a oitava posição no mercado nacional da Algar. De toda forma, quando a gente compara o volume do mercado móvel da empresa, dá para entender a priorização dele. A Tim Live/Tim Ultrafibra ainda não atingiu um volume crítico de clientes para justificar uma atenção maior da liderança. Ela tentou mudar esse cenário ao adquirir um parceiro (IHS) para a rede de última milha. Acredito que a ideia ali era ganhar capital e escala para ver a quantidade de endereços disponíveis aumentar rapidamente. Por conta dos problemas internos da IHS, não foi isso que aconteceu. O crescimento da rede parou. O movimento de utilização da Vtal mostra ainda algum interesse ainda de ganhar escala, mas agora com um apetite menor.

Dito isso e considerando o movimento de consolidação encabeçado pelas operadoras competitivas, vejo a Tim no mercado fixo disposta a vender ou fazer uma fusão da operação fixa para varejo com alguma operadora competitiva. Unifique, Vero, Aloha Fibra (Giga +, Sumicity...) e Desktop têm se mostrado dispostas e com capital para encabeçar essa consolidação.
O que a Alloha está fazendo, que comprou muitas empresas e mudou a marca para Giga+, o que a Vero e Americanet acabaram de fazer, se fundindo e adotando apenas a marca Vero, é a tal da chamada consolidação, porém, essas mesmas empresas estão ficando cada vez maiores e as gigantes podem chegar e simplesmente comprá-las para tirar uma concorrente do mercado, vide o que aconteceu com a GVT na década passada. Já li sobre uma possível aquisição da Desktop também, então em algum momento no futuro, isso irá acontecer. E o brasileiro vai seguindo com Vivo, Claro, TIM e Oi.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo