[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Boa noite pessoal!

Quem puder me ajudar, agradeço :)

Estou tentando colocar a Vivo Região 2 para funcionar no Tp Link xz000-g7 v1.0 (jatualizei o firmaware para a última versão) Já tentei as seguintes configurações sem sucesso:

- Colocar o GPON ID igual ao da Vivo em HEX e ASCII
- Colocar o SLID na senha do GPON
- Colocar o SLID 9999999999 na senha do GPON.

Em todos os cenários eu desativei o DHCP e coloquei a VLANID como 600 e PRIORITY 0.

Estou utilizado um Huawei Ax3 e ele simplesmente não conecta via pppoe quando eu digito a autenticação cliente@cliente e senha cliente.

Também tentei criar uma conexão diretamente no windows e não obtive sucesso.

Alguma sugestão de como resolver esse mistério?
 
Depois de alguma luta venho informar que substitui com sucesso a ONT da Vero aqui no RS, na cidade de Tramandai, originalmente a ONT fornecida pela Vero foi uma Zyxel PX3321-T1, onde eu não tinha acesso nenhum, nem mesmo trocar a senha do wifi. acabei comprando uma VSOL v2801SG, que era o que tinha disponivel na hora, (pretendo trocar pela V2802RH)

basicamente precisei configurar o GPONID, e a VLAN, junto das credenciais de PPPoE que a Vero me forneceu.
 
Ele deve ter se referido a ONU VSOL V2802RH. Você habilita ela na rede da operadora deixando ela em modo bridge e conecta ela a um roteador onde você configura o login de acesso (ser for PPPoE).

A troca do HGU para a ONT seria apenas pelo tamanho do equipamento ou tem alguma outra vantagem sobre a HGU em bridge?
 
Última edição:
A troca do HGU para a ONT seria apenas pelo tamanho do equipamento ou tem alguma outra vantagem sobre a HGU em bridge?
A muitos anos eu sempre procurei fazer isso, ou era bridge ou era literalmente trocar o equipamento por algo melhor.
De maneira resumida:
Sempre tive uma melhora no Ping, eu estou no MS e aqui a vivo de 22-23 caiu pra 16-17 em jogos com servidor em Guarulhos.
Assinei recentemente a Oi Fibra pra usar Load Balance e ter uma redundância, com HGU da Oi eu nunca vi Ping menor do que 41, ontem no feriado joguei em um servidor de GRU também com 33 de Ping usando a Oi.
É por isso que existe muita gente querendo se livrar de HGU de operadora.
O detalhe que esqueci de falar: não é só Ping menor em alguns casos, o principal é a estabilidade, até DNS resolve mais rápido(abre site mais rápido).
 
A muitos anos eu sempre procurei fazer isso, ou era bridge ou era literalmente trocar o equipamento por algo melhor.
De maneira resumida:
Sempre tive uma melhora no Ping, eu estou no MS e aqui a vivo de 22-23 caiu pra 16-17 em jogos com servidor em Guarulhos.
Assinei recentemente a Oi Fibra pra usar Load Balance e ter uma redundância, com HGU da Oi eu nunca vi Ping menor do que 41, ontem no feriado joguei em um servidor de GRU também com 33 de Ping usando a Oi.
É por isso que existe muita gente querendo se livrar de HGU de operadora.
O detalhe que esqueci de falar: não é só Ping menor em alguns casos, o principal é a estabilidade, até DNS resolve mais rápido(abre site mais rápido).

Fala tito, valeu pelo feedback, perguntei pois estou nessa também, tenho um provedor local e contratei agora a Vivo pra fazer um LB e ter uma redundância já que também trabalho de casa. Estou a 300km dai de CG, praticamente na divisa SP/MS.
A HGU da vivo 15 min depois que o instalador saiu já estava em bridge ligada no NanoPI mas queria evitar mais um "gasto" com uma ONT, seja TPlink ou a Vsol.

A principio o ping está bom, apenas uns 3ms acima do que tenho com o provedor local que uso um roteador meu fazendo PPPoE com a ONT deles.
 
Fala tito, valeu pelo feedback, perguntei pois estou nessa também, tenho um provedor local e contratei agora a Vivo pra fazer um LB e ter uma redundância já que também trabalho de casa. Estou a 300km dai de CG, praticamente na divisa SP/MS.
A HGU da vivo 15 min depois que o instalador saiu já estava em bridge ligada no NanoPI mas queria evitar mais um "gasto" com uma ONT, seja TPlink ou a Vsol.

A principio o ping está bom, apenas uns 3ms acima do que tenho com o provedor local que uso um roteador meu fazendo PPPoE com a ONT deles.

Show, mas creio que no seu caso só seria vantajoso se livrar da HGU da Vivo, da operadora local vc já está em um bom cenário.
 
Show, mas creio que no seu caso só seria vantajoso se livrar da HGU da Vivo, da operadora local vc já está em um bom cenário.

Sim, nela já é uma ONT gpon da BDCOM e por enquanto atende.

Pra vivo vou ficar de olho nas usadas, sempre tem alguém desistindo.
 
Sim, nela já é uma ONT gpon da BDCOM e por enquanto atende.

Pra vivo vou ficar de olho nas usadas, sempre tem alguém desistindo.
Comprei a VSOL que uso na Oi aqui, o preço está bom, só demora muito para chegar.
Na vivo eu uso o ODI direto no SFP do router.
 
Pra quem tem curiosidade sobre o consumo de energia.

Modem Vivo HGU2742 Consumo 8.3W
(8,3W x 24 horas/dia x 30 dias)/1.000 = 5,976KW/h x 0,84 = R$5,01




TP-Link XZ000-G7 + Huawei AX2S 5.7W
(5.7w x 24 horas/dia x 30 dias)/1.000 = 4,104 KW/h x 0,84 = R$3,44



O consumo de energia tem uma ligeira diferença que me faz ter uma economia de R$1,57 por mês ou R$18,84 por ano. Isso não vai mudar nada na minha vida.
Futuramente vou trocar o AX2S por um TP-Link AX72 PRO. Acredito que o consumo deva se igualar ao modem da vivo.
 
Última edição:
Vocês viram que agora tem ONU SFP pra conector APC?

image.png
 
Pessoal, o kit que eu comprei do mercado livre pra fazer a conversão da fibra da vivo pra vsol chegou. Mas to com uma dúvida. A fibra da vivo vai em qualquer entrada desse conector?

TRWHSzE.png
 
Pessoal, o kit que eu comprei do mercado livre pra fazer a conversão da fibra da vivo pra vsol chegou. Mas to com uma dúvida. A fibra da vivo vai em qualquer entrada desse conector?

TRWHSzE.png
Sim, os lados são iguais. Qualquer um dos lados é APC, aí a outra ponta do cabo amarelo tem que ser azul (UPC) ...
 
Vocês viram que agora tem ONU SFP pra conector APC?

image.png
manda o link essa me interessa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, os lados são iguais. Qualquer um dos lados é APC, aí a outra ponta do cabo amarelo tem que ser azul (UPC) ...
o Meu tb esquenta mas não se preocupe uso constantemente numa porta sfp de um minipc r86s e esta a mais de 1 mes e esta rodando liso mesmo quente
 
Boa tarde! Estou precisando de uma ajuda para trocar a GPON da ALGAR em SP, uma Nokia G-2425G-A, para uma V-SOL v2802RH.

Não consigo connectar na Algar, acho que falta o SLID.



- Consigo fazer telnet na V-sol e na Nokia.

- V-Sol com firmware 1.9.2 da tripleoxygen



O que eu já fiz na V-SOL:

cfgmib set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set GPON_ONU_MODEL G-240W-A
flash set GPON_SN ALCL............
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set HW_HWVER 3FE48299BDAA
cfgmib set OMCI_SW_VER1 3FE49025IJHK03
cfgmib set OMCI_SW_VER2 3FE49025IJHK03

OMCC version: 0X86


Cheguei a desencriptar a config.cfg no Nokia para XML mas as senhas dentro do XML estao com hash ou encriptadas e eu não sei como as tornar legiveis.



Alguém de SP já conseguiu trocar o Nokia por um V-Sol? Alguém tem uma luz para me dar!


Outra coisa como manter as informaçoes opós um reboot setadas via cfgmib set, a cada boot elas voltam para o que tinha antes!

Obg
 
A troca do HGU para a ONT seria apenas pelo tamanho do equipamento ou tem alguma outra vantagem sobre a HGU em bridge?
Cara, o grande ponto de substituir o modem por outros dispositivos envolve vários aspectos, por exemplo, o ODI (módulo SFP) é compacto, permite inúmeras configurações e um ponto comum com vários outros é o modo bridge que vai te permitir acesso a vários recursos que o provedor bloqueia através do modem. No meu caso me permitiu fazer acesso remoto através do Open VPN, consigo acessar minha rede privada de qualquer lugar do mundo, inclusive assistir filme (full hd, 4k trava), você não consegue fazer isso utilizando apenas o modem da operadora, a não ser que contrate um ip fixo mas vai te custar caro.
Eu citei apenas alguns recursos que o modo bridge viabiliza, tem várias outras coisas que você consegue fazer.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Consegue colocar o link dessa? Obrigado!

Meu medo de usar essas SFP é que ela esquenta demais, pra queimar é dois palito!
Uso a muito tempo e nunca deu problema.
 
Cara, o grande ponto de substituir o modem por outros dispositivos envolve vários aspectos, por exemplo, o ODI (módulo SFP) é compacto, permite inúmeras configurações e um ponto comum com vários outros é o modo bridge que vai te permitir acesso a vários recursos que o provedor bloqueia através do modem. No meu caso me permitiu fazer acesso remoto através do Open VPN, consigo acessar minha rede privada de qualquer lugar do mundo, inclusive assistir filme (full hd, 4k trava), você não consegue fazer isso utilizando apenas o modem da operadora, a não ser que contrate um ip fixo mas vai te custar caro.
Eu citei apenas alguns recursos que o modo bridge viabiliza, tem várias outras coisas que você consegue fazer.

Então, aqui coloquei a HGU2742 da Vivo em bridge e estou discando pelo openwrt, único porém nesse momento é o tamanho dele, mas mesmo sendo barato uma ONT eu vou deixar para trocar no futuro apenas. No segundo provedor tenho IPfixo e 600mb, o Vivo peguei para ter uma redundância.
 
A muitos anos eu sempre procurei fazer isso, ou era bridge ou era literalmente trocar o equipamento por algo melhor.
De maneira resumida:
Sempre tive uma melhora no Ping, eu estou no MS e aqui a vivo de 22-23 caiu pra 16-17 em jogos com servidor em Guarulhos.
Assinei recentemente a Oi Fibra pra usar Load Balance e ter uma redundância, com HGU da Oi eu nunca vi Ping menor do que 41, ontem no feriado joguei em um servidor de GRU também com 33 de Ping usando a Oi.
É por isso que existe muita gente querendo se livrar de HGU de operadora.
O detalhe que esqueci de falar: não é só Ping menor em alguns casos, o principal é a estabilidade, até DNS resolve mais rápido(abre site mais rápido).
A oi melhorando o ping sera
Sou campo grande MS, usei por 1 ano só raiva
Já tinha tirado o hgu da oi
Tinha dia bom e o dia ruim na semana
Exemplo: segunda ping era 35 ping, terça e quarta 45 ping, quinta 50 a 55 ping, sexta 60 ping, sábado 70 ping e domingo 80 ping era assim comigo fora as perdas de pacotes.
Usei a oi até março de 2023.
Mais uns três meses atrás, estava usando um link dedicado da oi do meu trabalho, link pegava 40 ping, mais tinha dia que tava 60 a 70 de ping para alguns sites
Fora as perdas de pacotes.
Tava um pouco melhor de quando eu usava.
Atualmente uso vivo em casa, com hgu da vivo em bridge, tinha trocado mais voltado,
No Battlefield 2042 ping de 15 a 18, em outros jogos fica a 20, overwatch 2 não sei, jogo no servidor NA 170 a 180 ping
 
Pessoal amanhã Sábado de manhã a Vivo vem instalar a fibra aqui.
Eu já utilizo Tim Live com um modem Kaon wifi6 em bridge com meu roteador Redmi ax5400 wifi6. Muito fácil colocar ele em bridge e acessar a interface avançada.

Fiquei sabendo que a Vivo anda dificultando e até bloqueando a interface avançada do modem que ela oferece para não deixar usuário mexer, não permitindo bridge.
Irão colocar uma HGU. Conseguirei colocar em bridge ou terei dor de cabeça para deixar meu roteador gerenciando a rede ao invés do equipamento instalado pela Vivo?

Obrigado
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo