[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Boa noite a todos. Se esse não for o lugar correto para minha dúvida, me desculpem.

Estou querendo substituir o HGU da Vivo (região 1) por um roteador da TP-Link XX230V GPON

Efetuei diversos testes me baseando pelos vídeos vistos no Youtube, mas sem sucesso.

Alguém conseguiu a proeza?
 
Fiz exatamente o que vc escreveu sem sucesso aqui. O que será que pode ser? Estou a mais de 5h na frente do PC tentando resolver isso sem sucesso. Poderia me dar alguma fica? Obrigado desde já pela atenção.
Algum parâmetro da sua região deve ser diferente do meu, provavelmente VLAN ou SLID. Se você estiver utilizando, assim como eu, o G7. Este modem não faz varredura de VLAN. Teria que adquirir o VSOL.
 
Consegui...Mais um com sucesso.

Agradecendo aos tópicos que me ajudaram @reminho e @andersonviudes

VIVO 1 em São Paulo Capital

ODI DFP-34X-2C2

HGU Mitrastar GPT-2741GNAC-N1

A configuração é simples, você deve comprar a versão "XPON"
E setar as seguintes informações:

PLOAM Password é o SLID que você encontra entrando em:

GPON SN - é o Serial do seu modem/HGU

Vendor ID - são os 4 primeiros digitos do Serial

Software Version 1 - GG-11000-C003
Software Version 2 - GG-11000-C003
OMCC version - 0x80
Product Calss - é o Serial do seu modem/HGU
HW Version - GG-GAPL100v02
OUI - 111111
Device Serial Number - é o seu Mac Address com as letras MAIÚSCULAS
Mac - é seu Mac Address com as letras minúsculas
MACKEY - é gerado acessando o ODY via SSH, e dando o comando echo -n "hsgq1.9aSEU_MAC_MAIUSCULO" | md5sum

Capturar.png


Após isso, você precisa descobrir qual VLAN a Vivo entrega para você.
Você vai acessar o ODI via SSH e digitar o seguinte comando:

omcicli mib get 84

e vai retornar o resultado.
No meu case retornou VID 495

Capturar.png


E é só inserir normalmente em VLAN Settings:

Capturar.png


Coloquei a ODI em um Mikrotik 760igs e a autenticação é feita por PPOE direto na interface SFP.

IMG-1716.jpg


Para acessar a ODI diretamente pelo Mikrotik, cria o seguinte endereço em IP\Address

192.168.1.2/24 para a Interface SFP que você conseguirá acessar normalmente o endereço da sua ODI com o IP 192.168.1.1
 
Última edição:
Consegui...Mais um com sucesso.

Agradecendo aos tópicos que me ajudaram @reminho e @andersonviudes

VIVO 1 em São Paulo Capital

ODI DFP-34X-2C2

HGU Mitrastar GPT-2741GNAC-N1

A configuração é simples, você deve comprar a versão "XPON"
E setar as seguintes informações:

PLOAM Password é o SLID que você encontra entrando em:

GPON SN - é o Serial do seu modem/HGU

Vendor ID - são os 4 primeiros digitos do Serial

Software Version 1 - GG-11000-C003
Software Version 2 - GG-11000-C003
OMCC version - 0x80
Product Calss - é o Serial do seu modem/HGU
HW Version - GG-GAPL100v02
OUI - 111111
Device Serial Number - é o seu Mac Address com as letras MAIÚSCULAS
Mac - é seu Mac Address com as letras minúsculas
MACKEY - é gerado acessando o ODY via SSH, e dando o comando echo -n "hsgq1.9aSEU_MAC_MAIUSCULO" | md5sum

Capturar.png


Após isso, você precisa descobrir qual VLAN a Vivo entrega para você.
Você vai acessar o ODI via SSH e digitar o seguinte comando:

omcicli mib get 84

e vai retornar o resultado.
No meu case retornou VID 495

Capturar.png


E é só inserir normalmente em VLAN Settings:

Capturar.png


Coloquei a ODI em um Mikrotik 760igs e a autenticação é feita por PPOE direto na interface SFP.

IMG-1716.jpg


Para acessar a ODI diretamente pelo Mikrotik, cria o seguinte endereço em IP\Address

192.168.1.2/24 para a Interface SFP que você conseguirá acessar normalmente o endereço da sua ODI com o IP 192.168.1.1
O desafio é conseguir isso no UDM-PRO, até hoje não consegui uma forma de acessar.....
 
O desafio é conseguir isso no UDM-PRO, até hoje não consegui uma forma de acessar.....
Vai em configurações > Internet.

Cria uma WAN2 setada na porta que conectou o modulo SFP.
Configuração IPv4
Static IP
Endereço IPv4: 192.168.1.5
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
IP do gateway: 192.168.1.1
DNS Server : Automatico

Salva, espera o SFP bootar

Vai no brower e digita 192.168.1.1, vc deve acessar o GUI do modulo SFP

OBS* Se sua WAN1 estiver no padrao 192.168.1.1, vai dar problema. Ideal é ter a wan 1 operando em outra faixa de distribuição de Ip's. > 192.168.algumacoisaquenaoseja1.1
 
Última edição:
Fala ai galera! Minha Oi Fibra já está há um ano funcionando perfeitamente com este SFP ODI DFP-34X-2C2, conectado numa placa PCI-E intel comprada da China, num PC com Linux.

Agora vi na lista de sucessos dois usuários que conseguiram substituir onus da Fiber Home! o_O

Algum de vocês usa a Sumicity (agora Giga+) ?

Não sou profissional de TI e muito menos técnico dessas coisas.

Soldei um adaptador USB TTL na ONU, e no boot loader executei um comando para dar dump no conteudo da flash, partição "data", e, resumindo:

# SEI QUE TEM UM COMANDO PARA CONFIGURAR UMA PORTA SERIAL NO LINUX
# MAS QUI EU USO ISSO E DEPOIS DOU KILL
# ASSIM SERA POSSIVEL DAR CAT NO /DEV/TTYUSB0
screen /dev/ttyUSB0 115200

# EM OUTRO TERMINAL, FECHE O SCREEN:
kill -9 screen

# GAMBIARRA - MANDA UM MONTE DE TECLAS "ESC" PQ A ONU FICA EM UM COMODO
# E NAO DA TEMPO DE EU LIGAR ELA E PRESSIONAR ESC EM MENOS DE 1 SEGUNDO AHSAUHSUA
while : ; do printf '\x1b' ; sleep 0.5 ; done > /dev/ttyUSB0

# control+c para cancelar esse while. agora a shell do boot loader esta aberta.

# EM UM TERMINAL
cat /dev/ttyUSB0 > /tmp/DUMP

# EM OUTRO TERMINAL
# ESSE COMANDO LE MINHA PARTICAO "data", que é de 10MB
echo dn 0x00000f200000 5120 > /dev/ttyUSB0

# AGORA O CAT ALI DE CIMA ESTA SALVANDO TUDO NO /TMP/DUMP

# .... 1 bilhão de anos depois...

cd /tmp

python

open('/tmp/saida.ubi', 'wb').write(b''.join(int(w, 16).to_bytes(length=4) for l in open('/tmp/DUMP', 'rb').read().split(b'\r\n') if len(l) >= 45 and l[8] == 0x3a and l[18] == 0x20 for w in l[10:45].split()))

mkdir ARQUIVOS-DESCOBERTOS

cd ARQUIVOS-DESCOBERTOS

binwalk --extract --run-as=root ../saida.ubi

# MOSTRA A SENHA E USUARIO PPP
# PROCURE USANDO O NOME DO ASSINANTE, CPF
# ---- SE VOCE NAO CONSEGUIR RESULTADO COM ESSE COMANDO, O USUARIO/SENHA DEVEM SER ALGO ALEATORIO; VAI TER QUE MONTAR A IMAGEM JFFS2 QUE ESTA DENTRO DESTE DUMP; O ARQUIVO PROVAVELMENTE TEM NOME /etc/ppp/pppoe_users OU ALGO ASSIM
strings * */* | grep -i willian

Mas agora estou com um problemao!
Minha caixa da ONU, já foi lixo há um tempão.
e... na noite da tragédia de 2022 aqui em Petrópolis eu nao tinha nada pra fazer, durante a noite sem luz, e decidi "resolver" o problema de superaquecimento da ONU, abrindo um rombo na pate de baixo para uma ventoinha.... ...resumindo, nao tenho mais nenhuma das etiquetas com o serial number =]

Alguém aqui saberia como obter esse SN? é a única coisa que esta me faltando.
 
Comprei uma VSOL daquelas brancas no ALI mas quando entro na pagina inicial não consigo editar a configuração de nada.

ebo8Ic9.png


Oq ta errado? V2802RH
 
To tentando seguir desse post aqui (https://forum.adrenaline.com.br/thr...adora-provedor.699243/page-53#post-1076665900)
Porém o campo "Serial Numbe" não permite edição; Como eu mudo isso?
Na tela OMCI information, em HW version, comparando com da vivo eu cheguei nesse valor: "tmp_hardware2.0" (é o q aparece quando entra na url /instalador da vivo, no Versão de Hardware). Porém não consigo digitar o "0", fica só "tmp_hardware2."

Oq ta errado?
 
O correto e voce fazer via telnet pela linha de comando e pelo visto voce deve ser vivo
Sim vivo1. Quando tento fazer telnet pelo mesmo IP que to acessando a interface WEB, da erro.
GyrhnSi.png
 
Voce precisa habilitar no firewall da interface web do V-SOL
Vou tentar. Antes de continuar vi uma coisa aqui. A entrada da fibra no vsol eh azul e o conector da fibra da vivo eh verde. Preciso de algum adaptador?
 
Vou tentar. Antes de continuar vi uma coisa aqui. A entrada da fibra no vsol eh azul e o conector da fibra da vivo eh verde. Preciso de algum adaptador?
Sim.
Sugiro colocar a fibra do provedor numa caixa e conectar um cordão óptico do mesmo tipo verde nele e na outra ponta azul para a vsol.
Só tome cuidado pra não quebrar a fibra enquanto enrola dentro da caixinha.
Eu uso um kit que nem esse aqui
 
O correto e voce fazer via telnet pela linha de comando e pelo visto voce deve ser vivo
Consegui entrar via telnet, rodei um cfgmib all e vi que preciso alterar o GPON_SN. O do hardware version é o HW_HWVER.
Tentei rodar cfgmib set GPON_SN MSTCXXXXXXXX e ele deu:
"Config item type error! Hardware config item cann't be set with this command"
 
Última edição:
Veja na pagina 142 desse forum que eu confugurei vivo regiao 1 no odi e no vsol pega la o que eu usei que vai ser sucesso
 
Veja na pagina 142 desse forum que eu confugurei vivo regiao 1 no odi e no vsol pega la o que eu usei que vai ser sucesso
blz. vou comprar o kit que o amigo disse acima pra continuar os testes, vou relatando aqui, mt obrigado pela ajuda
 
Boa noite a todos. Se esse não for o lugar correto para minha dúvida, me desculpem.

Estou querendo substituir o HGU da Vivo (região 1) por um roteador da TP-Link XX230V GPON

Efetuei diversos testes me baseando pelos vídeos vistos no Youtube, mas sem sucesso.

Alguém conseguiu a proeza?
Alguém teria alguma dica?
 
Alguém teria alguma dica?
eu diria pra comprar um vsol. Tem muito mais relato dando certo com ele do que tplink, ainda mais na regiao 1. Mas posso estar falando groselha kkk
 
Será que esse modelo serviria?

Vsol Hg3221d Ac1200​

Ele deve ter se referido a ONU VSOL V2802RH. Você habilita ela na rede da operadora deixando ela em modo bridge e conecta ela a um roteador onde você configura o login de acesso (ser for PPPoE).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo