[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Bom dia a todos,

Estou interessado em daiquiri um modem Rt-AX89x, mesmo tem uma entrada spf+, ...
Roteador top, mas dificilmente você utilizará toda sua capacidade em uso doméstico. Supondo que você more na capital, o maior plano da Vivo Fibra é de 1Gbps, ou veja, de internet você utilizará apenas 1 décimo da capacidade do equipamento. Só vejo sentido para o mercado americano, onde você consegue contratar planos de 10Gbps e poderia ter 8 computadores cabeados utilizando a capacidade máxima da porta LAN Gigabit, além dos dispositivos sem fio.
 
Resolvi o problema do bug VSOL não aceitar VLAN do 1 ao 10 com apenas uma "," (ainda esperando retorno do suporte que não fala nada com nada)

Vivo 1 VLAN 10 com VSOL V2802RH substituindo Mitrastar GPT-2541GNAC-N1 perfeitamente.
 
Resolvi o problema do bug VSOL não aceitar VLAN do 1 ao 10 com apenas uma "," (ainda esperando retorno do suporte que não fala nada com nada)

Vivo 1 VLAN 10 com VSOL V2802RH substituindo Mitrastar GPT-2541GNAC-N1 perfeitamente.
Como? Explica melhor por favor
 
Você vai ter que comprar um stick SFP ONU da ODI (pega a versão XPON), um conjunto roseta óptica (cabo fibra APC para UPC, caixa de emenda e emenda ótica APC para APC). Vou colocar os links aqui embaixo pra você:

ONU SFP: https://a.aliexpress.com/_mP7YCBe
CONJ ÓPTICO: https://produto.mercadolivre.com.br...-com-roseta-cordo-optico-adaptador-sc-apc-_JM
Eu verifiquei aqui no mitrastar e a configuração do perfil é o vivo2, li também aqui no fórum "Na região 2 a autenticação é feita por GPON S/N então praticamente qualquer aparelho que permita trocar esse seria serve na substituição da HGU" (pskrull), logo isso abre mais possibilidades de ONU SFP ?
 

Como Substituir Tijolo VIVO fibra região 01 por VSOL V2802RH​

Assim como na imagem é tudo muito simples mesmos tendo levado um tempinho para descobrir
No campo LOID , LOID Password e PLOAM Passwoerd: adicione a identificação da ONT VIVO (SLID)
No campo Serial Numbe adicione o GPON Numero de série do ONT VIVO
No OLT coloque em Huawei OLT Mode e Apply Changes para salvar.
VSOL_configuração_GPON_gpon.png


SIga na aba lateral para o OMCI Information e deixe como na imagem. Caso tenha duvida esses dados estão na pagina sobre o dispositivo no ont vivo
VSOL_configuração_omci.png


Siga para a WAN e caso sua VLAN seja mesmo a 10 depois de comprovar pelo telnet e tenha a necessidade de coloca-la na VSOL, faça como na imagem "10," a virgula servirá para corrigir o bug da VSOL que ao salvar VLANs do 1 ao 10 retorna com uma mensagem dizendo VLAN ID ARE RESERVED sem permitir a criação da VLAN
VSOL_VLAN_10_PPPOE.png


Pronto PON com conexão estabelecida e o 05 não e fake. Aqui o o Rx Power ficou um pouco alto porque ainda estou sem o adaptado SC/UPC-SC/APC
VSOL_Status_PON.png


Aqui o status com conexão PPPOE recebendo IPv4 e IPv6
VSOL_Status_Device_info.png

E finalmente o resultado para 600megas com pico de 950 e estabilidade de 700
VSOL_teste_Velocidade.png


Boa sorte para os que isso possa ajudar
 
Última edição:

Como Substituir Tijolo VIVO fibra região 01 por VSOL V2802RH​

Assim como na imagem é tudo muito simples mesmos tendo levado um tempinho para descobrir
No campo LOID , LOID Password e PLOAM Passwoerd: adicione a identificação da ONT VIVO (SLID)
No campo Serial Numbe adicione o GPON Numero de série do ONT VIVO
No OLT coloque em Huawei OLT Mode e Apply Changes para salvar.
VSOL_configuração_GPON_gpon.png


SIga na aba lateral para o OMCI Information e deixe como na imagem. Caso tenha duvida esses dados estão na pagina sobre o dispositivo no ont vivo
VSOL_configuração_omci.png


Siga para a WAN e caso sua VLAN seja mesmo a 10 depois de comprovar pelo telnet e tenha a necessidade de coloca-la na VSOL, faça como na imagem "10," a virgula servirá para corrigir o bug da VSOL que ao salvar VLANs do 1 ao 10 retorna com uma mensagem dizendo VLAN ID ARE RESERVED sem permitir a criação da VLAN
VSOL_VLAN_10_PPPOE.png


Pronto PON com conexão estabelecida e o 05 não e fake. Aqui o o Tx Power ficou um pouco alto porque ainda estou sem o adaptado SC/UPC-SC/APC
VSOL_Status_PON.png


Aqui o status com conexão PPPOE recebendo IPv4 e IPv6
VSOL_Status_Device_info.png

E finalmente o resultado para 600megas com pico de 950 e estabilidade de 700
VSOL_teste_Velocidade.png


Boa sorte para os que isso possa ajudar
A parte do IPv6 tu configurou algo ou somente mexeu na IPv4 e a IPv6 veio como consequencia?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu verifiquei aqui no mitrastar e a configuração do perfil é o vivo2, li também aqui no fórum "Na região 2 a autenticação é feita por GPON S/N então praticamente qualquer aparelho que permita trocar esse seria serve na substituição da HGU" (pskrull), logo isso abre mais possibilidades de ONU SFP ?
Na teoria se o pessoal fala que é so alterar o GPON SN deve ser somente isso, eu não tenho vivo aqui pra testar. Estou usando um provedor menor chamado Vero, é bastante atuante em MG e esta comprando diversos provedores aqui pra região sul ...
 
Última edição:
A parte do IPv6 tu configurou algo ou somente mexeu na IPv4 e a IPv6 veio como consequencia?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nessa parte basta deixar o protocol IPv4/IPv6 ativado para pegar os dois
Na teoria se o pessoal fala que é so alterar o GPON SN deve ser somente isso, eu não tenho vivo aqui pra testar. Estou usando um provedor menor chamado Vero, é bastante atuante em MG e esta comprando diversos provedores aqui pra região sul ...

Teoria errada em partes, somente com o GPON SN não funcionou no vivo 01 com VLAN 10. Mas como já foi comprovado que mesmo na vivo 01 existe outras VLANs pode ser que faça efeito para outros.
 
Última edição:
Pessoal, bom dia!
Adquiri um Askey RTF7000, o qual originalmente era da vivo (está com o logo da vivo raspado) para efetuar a troca pelo modem da vivo (região 1), segui os passos dos vídeos aqui já postados, porém, ao entrar no Telnet verifiquei que o firmware original foi trocado pelo Busybox v1.15.3, conforme print abaixo.

d9137c9669fe6e8f83737fc5baa10b94e53200f7.jpg



Qual seria a melhor opção no meu caso? é possível configurar pelo BusyBox? é possível retornar para o firmware "original" ou seria melhor devolver o aparelho e adquirir outro? caso seja mais fácil adquirir outro, qual a melhor opção no meu caso?

Obrigado!!!
 
Pessoal, bom dia!
Adquiri um Askey RTF7000, o qual originalmente era da vivo (está com o logo da vivo raspado) para efetuar a troca pelo modem da vivo (região 1), segui os passos dos vídeos aqui já postados, porém, ao entrar no Telnet verifiquei que o firmware original foi trocado pelo Busybox v1.15.3, conforme print abaixo.

d9137c9669fe6e8f83737fc5baa10b94e53200f7.jpg



Qual seria a melhor opção no meu caso? é possível configurar pelo BusyBox? é possível retornar para o firmware "original" ou seria melhor devolver o aparelho e adquirir outro? caso seja mais fácil adquirir outro, qual a melhor opção no meu caso?

Obrigado!!!
Busybox não é sistema.
é uma parada do openwrt
conseguiu colocar os comandos para alterar o askey?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como Substituir Tijolo VIVO fibra região 01 por VSOL V2802RH​

Assim como na imagem é tudo muito simples mesmos tendo levado um tempinho para descobrir
No campo LOID , LOID Password e PLOAM Passwoerd: adicione a identificação da ONT VIVO (SLID)
No campo Serial Numbe adicione o GPON Numero de série do ONT VIVO
No OLT coloque em Huawei OLT Mode e Apply Changes para salvar.
VSOL_configuração_GPON_gpon.png


SIga na aba lateral para o OMCI Information e deixe como na imagem. Caso tenha duvida esses dados estão na pagina sobre o dispositivo no ont vivo
VSOL_configuração_omci.png


Siga para a WAN e caso sua VLAN seja mesmo a 10 depois de comprovar pelo telnet e tenha a necessidade de coloca-la na VSOL, faça como na imagem "10," a virgula servirá para corrigir o bug da VSOL que ao salvar VLANs do 1 ao 10 retorna com uma mensagem dizendo VLAN ID ARE RESERVED sem permitir a criação da VLAN
VSOL_VLAN_10_PPPOE.png


Pronto PON com conexão estabelecida e o 05 não e fake. Aqui o o Rx Power ficou um pouco alto porque ainda estou sem o adaptado SC/UPC-SC/APC
VSOL_Status_PON.png


Aqui o status com conexão PPPOE recebendo IPv4 e IPv6
VSOL_Status_Device_info.png

E finalmente o resultado para 600megas com pico de 950 e estabilidade de 700
VSOL_teste_Velocidade.png


Boa sorte para os que isso possa ajudar
mas voce está usando ele como PPPOE? está usando um router para distribuir wifi?
outra duvida sobre o conversor, voce conectou a fibra da vivo sem o adaptador? cabo verde na entrada azul?
cabo APC pra entrada UPC?
 
conseguiu colocar os comandos para alterar o askey?
não aparecem as opções para inserir os comandos, como alterar o GPON. nos vídeos que eu vi, quando entra no askey via telnet já aparece o menu para fazer as alteracões .

Procurei tópicos mas não achei nada de comandos para alterar o askey com busybox.
Como está no prazo de devolução ainda, vou devolver esse e pegar um Bc Ont1b Blu-castle, creio que será mais fácil.

Obrigado!
 
não aparecem as opções para inserir os comandos, como alterar o GPON. nos vídeos que eu vi, quando entra no askey via telnet já aparece o menu para fazer as alteracões .

Procurei tópicos mas não achei nada de comandos para alterar o askey com busybox.
Como está no prazo de devolução ainda, vou devolver esse e pegar um Bc Ont1b Blu-castle, creio que será mais fácil.

Obrigado!
Eu estou com um blucastle se quiser
 
Boa tarde pessoal.

Vou contextualizar um pouco da minha realidade para que fique mais claro o motivo da minha pergunta.

Sou assinante desde 2020 da Vivo Fibra + TV.
O equipamento que a vivo me disponibilizou na época foi o Askey RTF3507VW-N1.

Como queria utilizar os rescursos do meu roteador DLINK DIR-1360 então pesquisei para substituir o HGU Askey RTF3507VW-N1
Na época da pesquisa cheguei na ONU Askey RTF7000, onde basicamente consistia em alterar o SLID e criar VLAN 10 no roteador DLINK DIR-1360 para que esse ficasse responsável por todo o gerenciamento.

Funcionou e desde então utilizo a ONU Askey RTF7000 com o roteador DLINK DIR-1360.
Só que isso me causou problemas com a TV onde a mesma nunca funcionou.

Recentemente fiquei sabendo que muitos usuários VIVO Fibra + TV conseguiram retirar o modem/roteador VIVO mantendo os dois serviços funciononando plenamente.
Então apareceu pra mim a ONU TpLink XZ000-G3.
Achei a solução interessante e fiz a aquisição de uma.

Mal sabia que na minha região é a vivo 1 (moro na Mooca em São Paulo) e que a autenticação (não sei qual é a ONT) tende a ser mais trabalhosa ou até mesmo impossível.
E pra meu desespero fico no maldito O5 fake (onde o led PON do equipamento fica apenas piscando).

Teste 1) Clonando dados do HGU Askey RTF3507VW-N1 no TpLink XZ000-G3:
Como muitos aqui fiz várias tentativas e somente O5 fake.
Alguém sabe se o SO embarcado nesse Askey é Linux? Qual distribuição?
Pensei em tentar de alguma forma logar o que é enviado pra ONT de modo a tentar pegar mais alguma informação que falta na autenticação.

Teste 2) Clonando dados do Askey RTF7000 no TpLink XZ000-G3:
Coloquei GPON SN e SLID do RTF7000 (que funciona bem atualmentee) no TpLink XZ000-G3 e nada.
Acessei o equipamento via telnet de modo a obter mais algum tipo de informação, mas ele é tão simples que não existe nada além dessas informações.
Por isso não consegui compreender como não funcionou. Alguém já tinha tentado fazer esse teste?
 
Boa tarde pessoal.

Vou contextualizar um pouco da minha realidade para que fique mais claro o motivo da minha pergunta.

Sou assinante desde 2020 da Vivo Fibra + TV.
O equipamento que a vivo me disponibilizou na época foi o Askey RTF3507VW-N1.

Como queria utilizar os rescursos do meu roteador DLINK DIR-1360 então pesquisei para substituir o HGU Askey RTF3507VW-N1
Na época da pesquisa cheguei na ONU Askey RTF7000, onde basicamente consistia em alterar o SLID e criar VLAN 10 no roteador DLINK DIR-1360 para que esse ficasse responsável por todo o gerenciamento.

Funcionou e desde então utilizo a ONU Askey RTF7000 com o roteador DLINK DIR-1360.
Só que isso me causou problemas com a TV onde a mesma nunca funcionou.

Recentemente fiquei sabendo que muitos usuários VIVO Fibra + TV conseguiram retirar o modem/roteador VIVO mantendo os dois serviços funciononando plenamente.
Então apareceu pra mim a ONU TpLink XZ000-G3.
Achei a solução interessante e fiz a aquisição de uma.

Mal sabia que na minha região é a vivo 1 (moro na Mooca em São Paulo) e que a autenticação (não sei qual é a ONT) tende a ser mais trabalhosa ou até mesmo impossível.
E pra meu desespero fico no maldito O5 fake (onde o led PON do equipamento fica apenas piscando).

Teste 1) Clonando dados do HGU Askey RTF3507VW-N1 no TpLink XZ000-G3:
Como muitos aqui fiz várias tentativas e somente O5 fake.
Alguém sabe se o SO embarcado nesse Askey é Linux? Qual distribuição?
Pensei em tentar de alguma forma logar o que é enviado pra ONT de modo a tentar pegar mais alguma informação que falta na autenticação.

Teste 2) Clonando dados do Askey RTF7000 no TpLink XZ000-G3:
Coloquei GPON SN e SLID do RTF7000 (que funciona bem atualmentee) no TpLink XZ000-G3 e nada.
Acessei o equipamento via telnet de modo a obter mais algum tipo de informação, mas ele é tão simples que não existe nada além dessas informações.
Por isso não consegui compreender como não funcionou. Alguém já tinha tentado fazer esse teste?

tente isso que eu postei umas paginas antes.
talvez ajude ai.
telnet do tp-link só funciona com uart se isso esquece.
 
Pessoal, bom dia!
Adquiri um Askey RTF7000, o qual originalmente era da vivo (está com o logo da vivo raspado) para efetuar a troca pelo modem da vivo (região 1), segui os passos dos vídeos aqui já postados, porém, ao entrar no Telnet verifiquei que o firmware original foi trocado pelo Busybox v1.15.3, conforme print abaixo.

d9137c9669fe6e8f83737fc5baa10b94e53200f7.jpg



Qual seria a melhor opção no meu caso? é possível configurar pelo BusyBox? é possível retornar para o firmware "original" ou seria melhor devolver o aparelho e adquirir outro? caso seja mais fácil adquirir outro, qual a melhor opção no meu caso?

Obrigado!!!
Essa é a tela de login do OpenWrt, modificado para dar suporte ao GPON, já que não existe isso oficialmente (https://forum.openwrt.org/t/does-openwrt-support-the-epon-gpon-function/142333). Quem fez isso entende muito bem do assunto, ou simplesmente utilizou como último recurso para recuperar um equipamento “brickado”. Se você comprou pela internet, recomendo exercer o seu direito de arrependimento de 7 dias e devolver imediatamente, pois é praticamente impossível reverter a firmware original. A não ser que você consiga uma unidade identifica e funcional para extrair a firmware através de um gravador de EPROM ou interface UART. Enfim, tem que ter coragem! Kkkkkkkkkk
 
Obrigado pela resposta, mas já tinha visto essa sua msg. Consegui abrir o menu adicional e também não consegui sair do O5 fake.
vixi cara, então sinto lhe dizer mas voce está no mesmo caso de um colega ai acima, não consegue subir em nenhuma onu ou olt.
aqui tambem é vivo 1 e subiu a xz000-g3 normal só alterando a senha gpon, mas tambem alterei gpon sn como garantia.
 
Outra pergunta.... Se eu estiver viajando me perdoem...rs

Existe algum spliter de fibra que possa dividir a fibra que está dentro de casa em duas?
A idéia é ligar uma na RTF7000 que já funciona em casa e a outra no HGU da vivo com WiFi desligado.

Dessa forma teria a TV funcionando pela HGU e a minha internet pela RTF7000 + Roteador próprio.
Será que os dois equipamentos conseguem se autenticar simultaneamente na OLT?
 
Última edição:
Minha instalação sempre usou um ONT Blu Castle ONT1B e acabei arranjando um segundo e queria testar ele como backup mas até agora não consegui. Mesmo copiando o SLID do antigo para o novo ele não sobe na rede. Existe alguma configuração a mais que ele precise, tipo clonar o serial ou o MAC adddress? Existe mais alguma forma de configuração dele alem do telnet?
 
Vivo 2 - Campo Grande MS

Basicamente só mudamos o SN pelo telnet e algumas informacoes de OMCI
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


é ruim mesmo, mas tem uma opçao pra deixar tudo apagado:


image.png
Caras, depois que fez a mudança teve alguma piora no sinal por conta do conversor de APC pra UPC?
 
Outra pergunta.... Se eu estiver viajando me perdoem...rs

Existe algum spliter de fibra que possa dividir a fibra que está dentro de casa em duas?
A idéia é ligar uma na RTF7000 que já funciona em casa e a outra no HGU da vivo com WiFi desligado.

Dessa forma teria a TV funcionando pela HGU e a minha internet pela RTF7000 + Roteador próprio.
Será que os dois equipamentos conseguem se autenticar simultaneamente na OLT?
Spliter é universal, desde que você tenha a máquina de fusão e o conhecimento pra fazer. A questão não é dividir a fibra, mas sim colocar dois equipamentos clonados na rede. O mínimo que pode acontecer é não funcionar. Se a OLT detectar isso e reportar pra equipe técnica, provavelmente você terá problema, já que clonagem de equipamentos é considerado “gato”. Não inventa moda não…
 
Spliter é universal, desde que você tenha a máquina de fusão e o conhecimento pra fazer. A questão não é dividir a fibra, mas sim colocar dois equipamentos clonados na rede. O mínimo que pode acontecer é não funcionar. Se a OLT detectar isso e reportar pra equipe técnica, provavelmente você terá problema, já que clonagem de equipamentos é considerado “gato”. Não inventa moda não…

Não vou clonar nada, apenas usar os dois equipamentos fornecidos pela própria VIVO...rs
Esses equipamentos já se autenticam normalmente na OLT. Vai ser o mesmo SLID com GPON S/N diferentes.

O SLID é único por cliente/assinatura?
 
Busybox não é sistema.
é uma parada do openwrt
conseguiu colocar os comandos para alterar o askey?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


mas voce está usando ele como PPPOE? está usando um router para distribuir wifi?
outra duvida sobre o conversor, voce conectou a fibra da vivo sem o adaptador? cabo verde na entrada azul?
cabo APC pra entrada UPC?
Boa noite. Sim para primeira pergunta, uso fazendo o PPPOE com DMZ direcionado para um único servidor onde faço o balanceamento entre links VIVO e VIP TELECON os quais são direcionados para um sistema baseado em Linux-Mageia que se chama (Alcasar) Um gerenciador de acesso à Internet https://alcasar.net/ Nesse sistema faço todo o resto desde o DHCP ou PPPOE para os demais cliente da rede. E nesse mesmo sistema faço o gerenciamento de segurança da rede e bloqueios necessários, servidor de arquivos, VPN com OpenVPN e outras coisinhas mais.

Para segunda pergunta, também é sim enquanto não chegar o adaptador que comprei da China. Funciona de boa, apenas elevará um pouco o Rx Power por não permitir aproximar bem a fibra no encaixe.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo