[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Conectei na minha HGU da Vivo (MitraStar ) via ssh e rodei alguns comandos. Em um deles, consigo verificar que a VLAN interna é 2963 como podem ver abaixo. Sendo assim, acho que a VSOL vai rolar aqui!

>vlantable
Upstream:
>TCONT_number GEMport VLAN_id UNI_interface Service Name
279 279 2963 Internet
320 320 5 nas2 Mediaroom
333 333 3008 nas1 VoIP
Downstream:
GEMport VLAN_id UNI_interface Service Name
279 2963 Internet
320 5 nas2 Mediaroom
2046 5,3008
333 3008 nas1 VoIP


Só não sei porque na interface do modem da Vivo mostra como VLAN 10 e na minha configuração de PPPoE do TP Link ER605 também está 10. Até tentai usar a VLAN 2963 direto do ER605 mas não conecta.

Fiz mais alguns testes com a XZ000-G3, setando o MAC do modem da Vivo no meu ER605 que é quem faz o PPPoE mas sem sucesso. Esse não sobe mesmo aqui, pois fica sempre no Registered (O5) "fake O5".

Print da config da WAN do meu modem da Vivo:

esse Registered (O5) aqui tambem está.
e funciona normal vou mandar um print aqui

 
Conectei na minha HGU da Vivo (MitraStar ) via ssh e rodei alguns comandos. Em um deles, consigo verificar que a VLAN interna é 2963 como podem ver abaixo. Sendo assim, acho que a VSOL vai rolar aqui!

>vlantable
Upstream:
>TCONT_number GEMport VLAN_id UNI_interface Service Name
279 279 2963 Internet
320 320 5 nas2 Mediaroom
333 333 3008 nas1 VoIP
Downstream:
GEMport VLAN_id UNI_interface Service Name
279 2963 Internet
320 5 nas2 Mediaroom
2046 5,3008
333 3008 nas1 VoIP


Só não sei porque na interface do modem da Vivo mostra como VLAN 10 e na minha configuração de PPPoE do TP Link ER605 também está 10. Até tentai usar a VLAN 2963 direto do ER605 mas não conecta.

Fiz mais alguns testes com a XZ000-G3, setando o MAC do modem da Vivo no meu ER605 que é quem faz o PPPoE mas sem sucesso. Esse não sobe mesmo aqui, pois fica sempre no Registered (O5) "fake O5".

Print da config da WAN do meu modem da Vivo:

Maravilha. Tomara que consiga com essa VLAN.
Aqui é mesmo a 10 e não tem o que fazer antes da correção na VSOL, já que não aceita formar VLAM do 0 ao 10

MitraStar em Bridge

>vlantable
>Upstream:
TCONT_number GEMport VLAN_id UNI_interface Service Name
1074 178 10 internet
Downstream:
GEMport VLAN_id UNI_interface Service Name
178 10 internet


MitraStar em PPOE

>vlantable
>Upstream:
TCONT_number GEMport VLAN_id UNI_interface Service Name
1074 178 10 ppp0 VIVO-FIBRA
Downstream:
GEMport VLAN_id UNI_interface Service Name
178 10 ppp0 VIVO-FIBRA
 
Colegas, sou quadrado. Ainda uso telefone fixo.

Sou cliente da Oi e tenho um Nokia G-140W-H. É possível fazer essa troca do modem, caso eu ainda queira continuar com o telefone fixo/VoIP?
 
Boa confrades! Primeiramente parabéns pelo excelente tópico.

Há tempos que tenho vontade de trocar essa "bomba" (Askey RTF8115VW) da Vivo. Enfim criei coragem e adquiri uma RouterBOARD hEX S e um ODI DFP-34X-2C2. Lendo o tópico vi que existe um "tweak" no Forward Operation da VLAN para 0x02 (omcicli mib set 84 0x4102 FwdOp 0x02), porém esse valor não fica salvo?! Isso quer dizer que toda vez que reiniciar precisaria repetir o comando para conseguir conectar o PPPoE? Não teria como fixar a VLAN 10 no ODI, assim como é feito no TP-Link XZ000-G3? Utilizo apenas a internet, então não teria problema "perder" a VLAN do IPTV e do VoIP.

Valeu!
 
Alguém com udm-pro conseguindo acesso ao ODI ? Lembro de alguém ter postado que era só configurar a vlan direto no stick que funcionava, mas aqui não rolou.
 
Acompanhando o forum resolvi melhorar meu sistema de internet usava um provedor LIGUE com 1G, então resolvi comprar uma ONT , por ter muitos falando bem eu comprei uma ONT VSOL V2802RH, tentei instalar a mesma porem não conseguim, logo apois comprei umas o kit mesh da xaiomi com o AX3000, sei exito eu pedi ajuda para gkz, tentatos configurar por um bom tempo porem sem sucesso, ja esta até desanimado foi quando minha internet começou a dar dor de cabeça, tentei resolver com eles porem sem sucesso, foi enta que resolvi mudar para o plano da VIVO de 500, novamente voltamos para as configurações, depois da algum tempo conseguimos e ficou fino demais

V2802RH-%E5%AE%98%E7%BD%91%E4%B8%BB%E5%9B%BE.jpg


ficou top demais, segue fotos dos resultados:
camphoto-1804928587.jpg

Como tudo ficou ligado


camphoto-127493298.jpg

Teste de velocidade no cabo

IMG-0208.jpg

Teste de velocidade no wifi do celular
 
Acompanhando o forum resolvi melhorar meu sistema de internet usava um provedor LIGUE com 1G, então resolvi comprar uma ONT , por ter muitos falando bem eu comprei uma ONT VSOL V2802RH, tentei instalar a mesma porem não conseguim, logo apois comprei umas o kit mesh da xaiomi com o AX3000, sei exito eu pedi ajuda para gkz, tentatos configurar por um bom tempo porem sem sucesso, ja esta até desanimado foi quando minha internet começou a dar dor de cabeça, tentei resolver com eles porem sem sucesso, foi enta que resolvi mudar para o plano da VIVO de 500, novamente voltamos para as configurações, depois da algum tempo conseguimos e ficou fino demais

V2802RH-%E5%AE%98%E7%BD%91%E4%B8%BB%E5%9B%BE.jpg


ficou top demais, segue fotos dos resultados:
camphoto-1804928587.jpg

Como tudo ficou ligado


camphoto-127493298.jpg

Teste de velocidade no cabo

IMG-0208.jpg

Teste de velocidade no wifi do celular
Boa
 
Acompanhando o forum resolvi melhorar meu sistema de internet usava um provedor LIGUE com 1G, então resolvi comprar uma ONT , por ter muitos falando bem eu comprei uma ONT VSOL V2802RH, tentei instalar a mesma porem não conseguim, logo apois comprei umas o kit mesh da xaiomi com o AX3000, sei exito eu pedi ajuda para gkz, tentatos configurar por um bom tempo porem sem sucesso, ja esta até desanimado foi quando minha internet começou a dar dor de cabeça, tentei resolver com eles porem sem sucesso, foi enta que resolvi mudar para o plano da VIVO de 500, novamente voltamos para as configurações, depois da algum tempo conseguimos e ficou fino demais

V2802RH-%E5%AE%98%E7%BD%91%E4%B8%BB%E5%9B%BE.jpg


ficou top demais, segue fotos dos resultados:
camphoto-1804928587.jpg

Como tudo ficou ligado


camphoto-127493298.jpg

Teste de velocidade no cabo

IMG-0208.jpg

Teste de velocidade no wifi do celular
Jesus fica essa cor verde aí na ont? Ainda bem que não peguei imagina essa porra a noite, fico com o meu xz000-g3 mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Peguei 2 ODI's por R$ 255 (hoje está R$ 222 :que:) cada no AliExpress ontem. Um eu vou jogar 60% em cima e vender no Mercado Livre. Os que eu encontrei estão pedindo quase R$ 700!
Passa o link pra comprar?
 

JDouglasRB

Jesus fica essa cor verde aí na ont? Ainda bem que não peguei imagina essa porra a noite, fico com o meu xz000-g3 mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Passa o link pra comprar?
KKKK, pode apagar na configuração se preferir, também achei de mais. Faltou só o JDouglasRB dizer se sua região é vivo 01 ou 02 e passar um pouco do que foi feito.
 
KKKK, pode apagar na configuração se preferir, também achei de mais. Faltou só o JDouglasRB dizer se sua região é vivo 01 ou 02 e passar um pouco do que foi feito.
Ufa menos mal então!
Eae @JDouglasRB 1 ou 2?
Vivo 2 - Campo Grande MS

Basicamente só mudamos o SN pelo telnet e algumas informacoes de OMCI
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Jesus fica essa cor verde aí na ont? Ainda bem que não peguei imagina essa porra a noite, fico com o meu xz000-g3 mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Passa o link pra comprar?
é ruim mesmo, mas tem uma opçao pra deixar tudo apagado:


image.png
 
To desistindo da TP Link já viu... E olha que sou carne de pescoço... kkkk estou com esse TP Link há uns 2 anos e de tempos em tempos tento... Acho que com ele (no meu caso), eu teria que fazer a conexão UART (solando os pinos) e subindo o mod TP Link XZ000-G3 ModiK (Firmware destravada) para conseguir fazer telnet e setar os params.

Mas uma solução mais fácil seria comprar uma XPON nova, como a VSOL V2802RH. Sabem se ela funcionaria bem com Vivo 1 independente da OLT?
Cara achei uma parada muito boa nos videos do Van Tech Corner
abre a pagina do XZ000-G3 clica com o botao direito sobre Status e depois em Inspecionar depois clique em CONSOLE e digite o comando abaixo.

$.id("menu").insertAdjacentHTML('beforeend','<ul class="mu1"><li class="ml1"><a id="menu_network" onclick="return menuClick(this);" class="plus minus">Adv. Setting</a><ul class="mu2 ">'+'<li class="ml2"><a href="index.htm?page=device_mgmt.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">Device MGMT</a></li>'+ '<li class="ml2"><a href="index.htm?page=onu_sn.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="sel">ONT SN</a></li>'+ '<li class="ml2"><a href="index.htm?page=gponctc.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">Auth CTC</a></li>'+ '<li class="ml2"><a href="index.htm?page=tcont.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">TCONT</a></li>'+ '<li class="ml2"><a href="index.htm?page=iot_cfg.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">IOT CFG</a></li>'+ '<li class="ml2"><a href="index.htm?page=optic.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">Optic</a></li>'+ '<li class="ml2"><a href="index.htm?page=sw_status.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">SW Status</a></li>'+ '<li class="ml2"><a href="index.htm?page=rt_stats.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">Stats</a></li>'+ '<li class="ml2"><a href="index.htm?page=onu_debug.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">ONU DEBUG</a></li>'+ '</ul></li></ul>');

vai aparecer todos os campos de alteração de alteração sem precisar modificar o firmware.



segue foto comprovando que da certo fazer isso kkkk
 
Última edição:
To desistindo da TP Link já viu... E olha que sou carne de pescoço... kkkk estou com esse TP Link há uns 2 anos e de tempos em tempos tento... Acho que com ele (no meu caso), eu teria que fazer a conexão UART (solando os pinos) e subindo o mod TP Link XZ000-G3 ModiK (Firmware destravada) para conseguir fazer telnet e setar os params.

Mas uma solução mais fácil seria comprar uma XPON nova, como a VSOL V2802RH. Sabem se ela funcionaria bem com Vivo 1 independente da OLT?
Vivo 1 de São José do Rio Preto - SP também não consegui fazer funcionar. Registra em O5 mas o led fica piscando sem parar e não carrega a lista de VLANs nem na bala. Desconheço a marca da OLT e aqui o sinal chega bem mais ou menos, apesar de não ter erros ou drops... Rx: -22.480 dBm e Tx: 2.620 dBm. Testei alguns parâmetros dos menus ocultos que o @japa18244 passou, porém sem sucesso. Imagino que em algumas regiões a Vivo utilize outros métodos de autenticação além do SLID e o SN, ou tem algo relacionado a taxa de sinal/potência. Enfim, vou aguardar chegar meu ODI para poder clonar até a alma desse Askey lixoso!

:pense:
 
Vivo 1 de São José do Rio Preto - SP também não consegui fazer funcionar. Registra em O5 mas o led fica piscando sem parar e não carrega a lista de VLANs nem na bala. Desconheço a marca da OLT e aqui o sinal chega bem mais ou menos, apesar de não ter erros ou drops... Rx: -22.480 dBm e Tx: 2.620 dBm. Testei alguns parâmetros dos menus ocultos que o @japa18244 passou, porém sem sucesso. Imagino que em algumas regiões a Vivo utilize outros métodos de autenticação além do SLID e o SN, ou tem algo relacionado a taxa de sinal/potência. Enfim, vou aguardar chegar meu ODI para poder clonar até a alma desse Askey lixoso!

:pense:
deve ser OLT alcatel
 
Boa, obrigado pelo teste. É justamente essa mensagem que aparece para qualquer VLAN com somente dois dígitos, para mais de dois dígitos vai tranquilo. O firmware 1.1.4 tá cheio de bugs... VLAN com dois dígitos não permite, reset que não restabelece configurações de fabrica por completo, DHCP que não desativa automaticamente se colocado no modo bridge e outros prováveis que ainda não descobrimos. O valor compensa pelas alterações que são possíveis apenas para quem quer fazer laboratório, de resto ainda precisam corrigirem os bugs para ser usada sem tantas manobras e espera de correções que não se sabe quando vem.
Entra em contato com o suporte deles que eles resolvem. Como resolveram a questão do Software Version ser apagado sempre que a VSol reiniciava.
 
Entra em contato com o suporte deles que eles resolvem. Como resolveram a questão do Software Version ser apagado sempre que a VSol reiniciava.
Já entrei em contato André e até me retornaram depois de días. Mas sem nenhuma solução. Apenas perguntaram qual o modelo mesmo eu já tendo passado e detalhado os problemas.

Mesmo assim, obrigado pela sugestão.
 
Bom dia a todos,

Estou interessado em daiquiri um modem Rt-AX89x, mesmo tem uma entrada spf+, eu gostaria de substituir o modem que foi fornecido pela vivo (mitrastar gpt 2741 gnac n2) ligando o cabo óptico verde direto no ASUS através de um gbic. qual o adapatador devo comprar? vi que tem a ver com a distancia da ONT, como descobrir a distância?

*desculpe caso as termologias estejam erradas, não sou da area.

rVteQ7l.jpg


Desde já muito obrigado.
 
Bom dia a todos,

Estou interessado em daiquiri um modem Rt-AX89x, mesmo tem uma entrada spf+, eu gostaria de substituir o modem que foi fornecido pela vivo (mitrastar gpt 2741 gnac n2) ligando o cabo óptico verde direto no ASUS através de um gbic. qual o adapatador devo comprar? vi que tem a ver com a distancia da ONT, como descobrir a distância?

*desculpe caso as termologias estejam erradas, não sou da area.

rVteQ7l.jpg


Desde já muito obrigado.
Você vai ter que comprar um stick SFP ONU da ODI (pega a versão XPON), um conjunto roseta óptica (cabo fibra APC para UPC, caixa de emenda e emenda ótica APC para APC). Vou colocar os links aqui embaixo pra você:

ONU SFP: https://a.aliexpress.com/_mP7YCBe
CONJ ÓPTICO: https://produto.mercadolivre.com.br...-com-roseta-cordo-optico-adaptador-sc-apc-_JM
 
Bom dia a todos,

Estou interessado em daiquiri um modem Rt-AX89x, mesmo tem uma entrada spf+, eu gostaria de substituir o modem que foi fornecido pela vivo (mitrastar gpt 2741 gnac n2) ligando o cabo óptico verde direto no ASUS através de um gbic. qual o adapatador devo comprar? vi que tem a ver com a distancia da ONT, como descobrir a distância?

*desculpe caso as termologias estejam erradas, não sou da area.

rVteQ7l.jpg


Desde já muito obrigado.
Esse cara é da hora… Oo onde tem pra vender?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo