[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
a porta console/rj45 n conecta, resetei ele e usei 4 cabos e 2 pcs
simplesmente foi de base. bem estranho
Opa Felipe, qual era o modelo de router mikrotik que você estava usando e apresentou esse problema? Normalmente a Console que tem o formato RJ45 é para utilização de um cabo serial que tem o formato de RJ45 e não se utiliza um cabo de rede comum.

Segue um exemplo de cabo utilizado na porta Console

cabo_console_usb_rj45_azul_terminal_switch_roteador_cisco_2453_1_d3d6a450216e3eeb7db9129011381115.jpg

Ou esse modelo utilizando a outra ponta DB9 e com isso utiliza um adaptador console de DB9 para USB
cabo_console_cisco_rj45_db9_239_1_66a83b0ead1a0e227cff8a3ca58c5222.jpg

• Curtir
Reações: gkz
Fala, turma!

Tenho uma ONT TP-Link TX-6610 e estou tentando configurá-la para usar na rede da Vivo (região 1, recém-fibrada).
Fiz a configuração conforme a banda toca e ele dá status de conexão O5, mas não transmite nem recepciona nada, sequer disca a conexão.

Alguém tem alguma luz?

Tentou trocar o barato igual a Oi?

No seu caso seria:

Código:
omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02

Lembrando que esse comando se desfaz se reiniciar a ONU, se funcionar vai ter que criar um arquivo para quando ela iniciar ela já troca.
Como fez para criar o arquivo que ele executa automaticamente?

Fala, turma!

Tenho uma ONT TP-Link TX-6610 e estou tentando configurá-la para usar na rede da Vivo (região 1, recém-fibrada).
Fiz a configuração conforme a banda toca e ele dá status de conexão O5, mas não transmite nem recepciona nada, sequer disca a conexão.

Alguém tem alguma luz?
o meu dava o mesmo problema no xz000-g3, corrigiu quando atualizei o firmware.
mas acho que esse tx-6610 ai já funcionava normalmente para outros usuarios.

o meu dava o mesmo problema no xz000-g3, corrigiu quando atualizei o firmware.
mas acho que esse tx-6610 ai já funcionava normalmente para outros usuarios.
Parte chata é que o TX-6610 parece nunca ter tido atualização de firmware

Post de sucesso com a Oi Fibra!

Ont substituida da Oi: Nokia G-140W-H
ONU utilizada em Bridge: ODI DFP-34X-2C2 ( RTL9601D )
Firmware do ODI: V1.0-220817 em modo bridge
Roteador usado: Ubiquiti Dream Machine Pro (UDM-Pro)
Operadora: Oi Fibra
Rio de Janeiro / RJ
Comandos utilizados: Disposto na primeira página

Um detalhe importante foi a configuração da VLAN e MAC. Como estou usando o gpon em modo bridge, eu usei um mac addr qualquer na Onu e deixei a configuração da VLAN em automatico.

Depois fiz a clonagem do Mac addr do ONT original no router UDM-Pro junto do ID correto da VLAN da Oi (obtida com 'omcicli mib get 84').

Inicialmente eu deixei o MAC addr clonado e a VLAN no próprio ONU, eu conseguia pegar IP mas o roteamento não funcionava.

Agradeco muito ao @GuilhermeReis por ter tido muita paciência e disponibilidade para me ajudar!

speedtest.jpg

Fala pessoal.

Li bastante sobre o tópico e gostaria de confirmar se o meu problema tem solução.

Sou assinante vivo fibra e estou na Grande SP (Cotia), tenho um modem/roteador padrão da vivo (askey).
Há um tempo atrás comprei pelo mercado livre um gpon também da askey e seguindo um tutorial, consegui realizar a troca.

Pois bem, meu irmão foi tentar realizar o mesmo procedimento e comprou o gpon XZ000-G3 da tp link, que já foi citado algumas vezes nesse tópico.
Ele seguiu este tutorial e conseguiu fazer todos os passos, porém o gpon não conecta de jeito nenhum, a luz não fica azul, somente verde piscando.
Peguei o gpon com ele para tentar fazer funcionar aqui em casa e tive a mesma situação.
Segui todos os passos necessários, pegar senha gpon, converter o SN para hexadecimal e nada...

Vi alguns usuários falando que zona 1 da vivo é mais dificil de fazer essa troca, que é possível somente com gpon da própria vivo (como o que eu tenho).
Isso confere?
Caso alguém tenha alguma sugestão ou solução, desde logo agradeço.

Fala pessoal.

Li bastante sobre o tópico e gostaria de confirmar se o meu problema tem solução.

Sou assinante vivo fibra e estou na Grande SP (Cotia), tenho um modem/roteador padrão da vivo (askey).
Há um tempo atrás comprei pelo mercado livre um gpon também da askey e seguindo um tutorial, consegui realizar a troca.

Pois bem, meu irmão foi tentar realizar o mesmo procedimento e comprou o gpon XZ000-G3 da tp link, que já foi citado algumas vezes nesse tópico.
Ele seguiu este tutorial e conseguiu fazer todos os passos, porém o gpon não conecta de jeito nenhum, a luz não fica azul, somente verde piscando.
Peguei o gpon com ele para tentar fazer funcionar aqui em casa e tive a mesma situação.
Segui todos os passos necessários, pegar senha gpon, converter o SN para hexadecimal e nada...

Vi alguns usuários falando que zona 1 da vivo é mais dificil de fazer essa troca, que é possível somente com gpon da própria vivo (como o que eu tenho).
Isso confere?
Caso alguém tenha alguma sugestão ou solução, desde logo agradeço.
Mora em Cotia? Interessante, moro também hehehe

Eu fiz a troca com a ONU SFP, o ODI que aparece na primeira página desse tópico.
Só dá pra fazer a troca com ela ou com a ONU VSOL, com essas da TP-Link não tem como pois em região Vivo 1, precisa clonar todas as informações do HGU ou de alguma ONT antiga da Vivo.

Eu fiz a troca com a ONU SFP, o ODI que aparece na primeira página desse tópico.
Só dá pra fazer a troca com ela ou com a ONU VSOL, com essas da TP-Link não tem como pois em região Vivo 1, precisa clonar todas as informações do HGU ou de alguma ONT antiga da Vivo.
informação incorreta em.
sou de Ribeirão Preto e sou região 1 e funcionou normalmente a troca para o XZ000-G3.
a única coisa que estava ruim era o firmware que depois de atualizado funcionou tudo normalmente.

informação incorreta em.
sou de Ribeirão Preto e sou região 1 e funcionou normalmente a troca para o XZ000-G3.
a única coisa que estava ruim era o firmware que depois de atualizado funcionou tudo normalmente.
Não há nada de incorreto, se eu estou falando, pra que iria mentir?
Eu testei tanto a TX6610 quanto essa XZ e não sobe. Não sei qual a OLT que você está conectado, mas aqui ainda é a primeira rede gpon, antes de se tornar Vivo. E só consegue trocar de ONU se substituir todos os dados por uma já sincronizada anteriormente.

Repito: a informação não está incorreta, eu estou falando com base na rede presente no local, e aqui essa troca não funcionou.
O que funcionou foi a troca pelo ODI, que permite clonar as informações OMCI.

Favor se atentar antes de simplesmente dizer que informação X ou Y está incorreta.

Grato.

Não há nada de incorreto, se eu estou falando, pra que iria mentir?
Eu testei tanto a TX6610 quanto essa XZ e não sobe. Não sei qual a OLT que você está conectado, mas aqui ainda é a primeira rede gpon, antes de se tornar Vivo. E só consegue trocar de ONU se substituir todos os dados por uma já sincronizada anteriormente.

Repito: a informação não está incorreta, eu estou falando com base na rede presente no local, e aqui essa troca não funcionou.
O que funcionou foi a troca pelo ODI, que permite clonar as informações OMCI.

Favor se atentar antes de simplesmente dizer que informação X ou Y está incorreta.

Grato.
e eu vou repetir aqui onde moro é bairro novo, e estou na regiao 1 e como falei e vou falar novamente estou usando a XZ000-G3 e subiu normalmente.
e não precisei trocar todos os dados não.
segue print abaixo.

Edit: pode ocorrer ai da sua cidade não subir. Mas aqui com todas as informações iguais subiu normalmente.

Última edição:

Valeu por compartilhar sua experiência.
Não conhecia essa ONU SFP, mas pelo que eu vi, o preço acaba não compensando pois só o stick custa em torno de R$ 200 no aliexpress e ainda precisaria ter um outro equipamento para instalar o SFP.
É isso, certo?

Vendo dessa forma, compensaria mais pegar uma gpon usada no Mercado Livre (que foi o que eu fiz no meu caso) que já estará registrada na rede da vivo, não é mesmo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

informação incorreta em.
No meu caso, atualizei firmware, converti SN e não deu...
Tanto na minha instalação, quanto do meu irmão.
E vi relatos de outras pessoas que também não conseguiram com essa tp link...

Não conhecia essa ONU SFP, mas pelo que eu vi, o preço acaba não compensando pois só o stick custa em torno de R$ 200 no aliexpress e ainda precisaria ter um outro equipamento para instalar o SFP.
É isso, certo?

Vendo dessa forma, compensaria mais pegar uma gpon usada no Mercado Livre (que foi o que eu fiz no meu caso) que já estará registrada na rede da vivo, não é mesmo?

Infelizmente está difícil do colega ali entender que nessas redes mais antigas, não sobe mesmo e temos diversos relatos. Aqui mesmo não sobe.
Agora, como ele mesmo disse, o mesmo mora em bairro novo, provavelmente a infra que atende ele seja nova e, portanto, deve ser mais flexível para aceitar outras ONUs.
Aqui a rede gpon é de 2009, instalado desde 2010, e a OLT ALCATEL não deixa subir a não ser que clone todas as informações (todas mesmo, essas da TP-LINK você não consegue clonar tudo, não é apenas SLID ou SN).

E sim, é um pouco caro mesmo.
Pode comprar uma antiga da Vivo e subir normalmente usando o SLID via telnet.

Infelizmente está difícil do colega ali entender que nessas redes mais antigas, não sobe mesmo e temos diversos relatos. Aqui mesmo não sobe.
Agora, como ele mesmo disse, o mesmo mora em bairro novo, provavelmente a infra que atende ele seja nova e, portanto, deve ser mais flexível para aceitar outras ONUs.
Aqui a rede gpon é de 2009, instalado desde 2010, e a OLT ALCATEL não deixa subir a não ser que clone todas as informações (todas mesmo, essas da TP-LINK você não consegue clonar tudo, não é apenas SLID ou SN).

Maravilha, vou pra esse caminho mesmo então!
Muito obrigado pela ajuda e orientação.

Sabe de alguma que aceite essa clonagem total?

Vou fazer uma pergunta que provavelmente não tem resposta, mas será que haverá em um futuro próximo substituição dessas OLT?
Perguntando mais por curiosidade mesmo pq pra mim na prática não muda muito... hehe

• Curtir
Reações: HFS

Me intrometendo na treta mas surgiu uma dúvida.
Região 1 no seu caso seria a telesp? Aqui só consegui substituir com uma blu castle mas minha vontade mesmo era ter a vsol, então quer dizer que com ela também funcionaria? Essa no caso?

https://www.biostechconecta.com.br/produto/onu-gponepon-hibrida-25gbe1ge-v2802rh-xpon-upc.html

e eu vou repetir aqui onde moro é bairro novo, e estou na regiao 1 e como falei e vou falar novamente estou usando a XZ000-G3 e subiu normalmente.
e não precisei trocar todos os dados não.
segue print abaixo.

Edit: pode ocorrer ai da sua cidade não subir. Mas aqui com todas as informações iguais subiu normalmente.

Os bairros novos (o meu também é), parece que a OLT está rejeitando todos os modelos que não sejam os homologados da Vivo, infelizmente.

Os bairros novos (o meu também é), parece que a OLT está rejeitando todos os modelos que não sejam os homologados da Vivo, infelizmente.
Estilo Vtal então… aqui não consigo subir porque o HWVersion na Vsol só aceita 4 caracteres, e os modens da Oi são todos números grandes :/

Vou fazer uma pergunta que provavelmente não tem resposta, mas será que haverá em um futuro próximo substituição dessas OLT?
Perguntando mais por curiosidade mesmo pq pra mim na prática não muda muito... hehe
Olha, tudo tem tempo de vida útil, eu acredito que as mais antigas em algum momento serão trocadas hehehe a que me atende aqui tem 14 anos +- sendo a mesma.

Sobre a clonagem, é a que eu uso aqui, o ODI, comprei no aliexpress, ele e o conversor.

Estilo Vtal então… aqui não consigo subir porque o HWVersion na Vsol só aceita 4 caracteres, e os modens da Oi são todos números grandes :/
Provavelmente conseguiria subir se fosse tentado no ODI.

Novos, antigos, tudo... Depende de como foi montada a rede, do fabricante da OLT, etc.

Me intrometendo na treta mas surgiu uma dúvida.
Região 1 no seu caso seria a telesp? Aqui só consegui substituir com uma blu castle mas minha vontade mesmo era ter a vsol, então quer dizer que com ela também funcionaria? Essa no caso?

https://www.biostechconecta.com.br/produto/onu-gponepon-hibrida-25gbe1ge-v2802rh-xpon-upc.html
Região 1 é Telesp.
Agora, depende de quando de fato foi construída a rede, tem as primeiras redes ainda da Telefonica e tem as demais já sob o jugo da Vivo.

A Vtal também exige clonagem total, o pessoal tem sucesso com o ODI (porta de 2.5Gbps) e a Intelbras R1 (porta de 1Gbps). Mas na vivo acho que ninguém ainda tentou esses

Eu consegui substituir o Ont na Vtal/Oi usando o ODI DFP-34X-2C2 ( RTL9601D ). Nao tem limites para os caracteres de HWVersion. Fiz o post ali em cima com mais detalhes.

Opa Felipe, qual era o modelo de router mikrotik que você estava usando e apresentou esse problema? Normalmente a Console que tem o formato RJ45 é para utilização de um cabo serial que tem o formato de RJ45 e não se utiliza um cabo de rede comum.

Segue um exemplo de cabo utilizado na porta Console

cabo_console_usb_rj45_azul_terminal_switch_roteador_cisco_2453_1_d3d6a450216e3eeb7db9129011381115.jpg

Ou esse modelo utilizando a outra ponta DB9 e com isso utiliza um adaptador console de DB9 para USB
cabo_console_cisco_rj45_db9_239_1_66a83b0ead1a0e227cff8a3ca58c5222.jpg
ccr2004, que me arrependi, nao gostei muito nao. comprei um edgerouter-x-sfp e provavel eu tentar um udm pro, so pra conhecer mesmo
ue dessa nao sabia.
como ela eh ethernet rj45 eu achei que se tem ethernet no final seria ok
e foi assim q eu configurei ela no comeco e dps parou de funcionar
10/100/1000 Ethernet ports1

É isso, certo?

nao tem um parametro correto sobre essas coisas né?
aqui eu ja testei tambem uma blu-castle e subiu tambem.

voce alterou o slid e o gpon?

Users who are viewing this thread

Voltar