[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Valeu por compartilhar sua experiência.
Não conhecia essa ONU SFP, mas pelo que eu vi, o preço acaba não compensando pois só o stick custa em torno de R$ 200 no aliexpress e ainda precisaria ter um outro equipamento para instalar o SFP.
É isso, certo?

Vendo dessa forma, compensaria mais pegar uma gpon usada no Mercado Livre (que foi o que eu fiz no meu caso) que já estará registrada na rede da vivo, não é mesmo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No meu caso, atualizei firmware, converti SN e não deu...
Tanto na minha instalação, quanto do meu irmão.
E vi relatos de outras pessoas que também não conseguiram com essa tp link...
Estou na mesma aqui @luizmont Moro em Sumaré (SP) e aqui é Vivo região 1 e tenho uma HGU MitraStar GPT-2741GNAC-N1. Atualizei agora a firmware do TP Link XZ000-G3 para a última versão (XZ000-G3(BR)_1.0_230306), setei o GPON SN com o SLID e a senha com o número de série que é MSTCXXXXXXXX convertendo as 4 primeiras letras para hexa (4d535443) e ele não sai do Registered (O5). Não consigo listar as VLANs.

Alguma boa alma pra dar uma força?

Obrigado desde já!

To desistindo da TP Link já viu... E olha que sou carne de pescoço... kkkk estou com esse TP Link há uns 2 anos e de tempos em tempos tento... Acho que com ele (no meu caso), eu teria que fazer a conexão UART (solando os pinos) e subindo o mod TP Link XZ000-G3 ModiK (Firmware destravada) para conseguir fazer telnet e setar os params.

Mas uma solução mais fácil seria comprar uma XPON nova, como a VSOL V2802RH. Sabem se ela funcionaria bem com Vivo 1 independente da OLT?

Estou na mesma aqui @luizmont Moro em Sumaré (SP) e aqui é Vivo região 1 e tenho uma HGU MitraStar GPT-2741GNAC-N1. Atualizei agora a firmware do TP Link XZ000-G3 para a última versão (XZ000-G3(BR)_1.0_230306), setei o GPON SN com o SLID e a senha com o número de série que é MSTCXXXXXXXX convertendo as 4 primeiras letras para hexa (4d535443) e ele não sai do Registered (O5). Não consigo listar as VLANs.

Alguma boa alma pra dar uma força?

Obrigado desde já!
O5 não seria o certo?

postei no thread errado :/

so queria falar que fui pro uf-loco+edgerouterx pra apenas edgerouter-x-sfp usando o odi e deu certinho

Fala Galera , meu xpon e meu conversor de midia chegou ontem!
e consegui tirar meu antigo roteador Askey RTF3505VW-N1 eu acho que sou vivo 1 aqui !
porem minha vlan de internet é a 289 prioridade 0
segui os tutoriais daqui do forum e deu certo!

em um primeiro instante eu consegui conectar mas nao navegava, entao deixei no modo transparente e fiz a gestao da vlan pelo meu roteador asus!
e bimba! funcionou !

obrigado a todos

ONU Vivo: Askey RTF3505VW-N1
trocado por : ODI DFP-34X-2C2
Vivo1
VLAN: 289

Última edição:
e consegui tirar meu antigo roteador Askey RTF3505VW-N1 eu acho que sou vivo 1 aqui !
segue os tutoriais daqui do forum e deu certo!

em um primeiro instante eu consegui conectar mas nao navegava, entao deixei no modo transparente e fiz a gestao da vlan pelo meu roteador asus!
e bimba! funcionou !

obrigado a todos
pode nos dizer oq colocou no
flash set PON_VENDOR_ID
flash set HW_HWVER
flash set OMCI_SW_VER1
flash set OMCI_SW_VER2
era a minha duvida qnd tava com esse modem

pode nos dizer oq colocou no
flash set PON_VENDOR_ID
flash set HW_HWVER
flash set OMCI_SW_VER1
flash set OMCI_SW_VER2
era a minha duvida qnd tava com esse modem
Peguei aqui no forum mesmo

flash set PON_VENDOR_ID TLCM
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003

Última edição:
segui os tutoriais daqui do forum e deu certo!

e bimba! funcionou !

obrigado a todos

ONU Vivo: Askey RTF3505VW-N1
trocado por : ODI DFP-34X-2C2
Vivo1
VLAN: 289
@robertofgoes vou comprar o ODI DFP-34X-2C2 mas estou na dúvida se posso plugá-lo diretamente no meu load balancer (TP Link ER-605) ou se preciso de algum outro dispositivo antes. Estou entre comprar o ODI DFP-34X-2C2 ou a VSOL V2802RH XPON.

Qual setup vcs mais recomendam? Aqui é Vivo 1 (moro em Sumaré).
Como postei anteriormente, o TP Link XZ000-G3 não sobe aqui (fica no fake O5).

Obrigado!

@robertofgoes vou comprar o ODI DFP-34X-2C2 mas estou na dúvida se posso plugá-lo diretamente no meu load balancer (TP Link ER-605) ou se preciso de algum outro dispositivo antes. Estou entre comprar o ODI DFP-34X-2C2 ou a VSOL V2802RH XPON.

Qual setup vcs mais recomendam? Aqui é Vivo 1 (moro em Sumaré).
Como postei anteriormente, o TP Link XZ000-G3 não sobe aqui (fica no fake O5).

Obrigado!

Cara eu comecei por esse tp link xz000-g3 porem dava fake O5 dai peguei uma VSOL XPON e deu a mesma coisa nao foi ate dava O5 mas nao conseguia ver as VLANS e nem faze a conexao.
ai encomendei esse conversor de mídia com ODI DFP-34X-2C2 , fiz as configurações e funcionou ....
eu uso ela com um roteador asus gt axe11000 ficou sensacional .
Aqui pegou vlan 289 sou de SP zona oeste

Cara eu comecei por esse tp link xz000-g3 porem dava fake O5 dai peguei uma VSOL XPON e deu a mesma coisa nao foi ate dava O5 mas nao conseguia ver as VLANS e nem faze a conexao.
ai encomendei esse conversor de mídia com ODI DFP-34X-2C2 , fiz as configurações e funcionou ....
eu uso ela com um roteador asus gt axe11000 ficou sensacional .
Aqui pegou vlan 289 sou de SP zona oeste
@robertofgoes obrigado pela rápida resposta! Qual media converter vc comprou? Eu estava pesquisando aqui e pelo que li, o TP Link ER605 que tenho não suportaria conectar o SFP XPON stick direto nele. Pra isso, teria que ser o TP Link TL-ER7206 que já tem uma porta SFP. Seria isso mesmo?

Aí pensei em ir para VSOL, mas com o seu update me desanimou... aí teria que ou trocar meu load balancer ER605 e adquirir o TL-ER7206 ou usar um media converter + SFP XPON stick.

PS: Ainda assim, estou pensando em fazer o hack para destravar o firmware do XZ000-G3 e ver se conseguiria... Mas aí só por "diversão" mesmo. :-)

@robertofgoes obrigado pela rápida resposta! Qual media converter vc comprou? Eu estava pesquisando aqui e pelo que li, o TP Link ER605 que tenho não suportaria conectar o SFP XPON stick direto nele. Pra isso, teria que ser o TP Link TL-ER7206 que já tem uma porta SFP. Seria isso mesmo?

Aí pensei em ir para VSOL, mas com o seu update me desanimou... aí teria que ou trocar meu load balancer ER605 e adquirir o TL-ER7206 ou usar um media converter + SFP XPON stick.

PS: Ainda assim, estou pensando em fazer o hack para destravar o firmware do XZ000-G3 e ver se conseguiria... Mas aí só por "diversão" mesmo. :)
cara peguei um q tem um link aqui nesse mesmo forum nas primeiras paginas .
eu vi esse hack ai mas preferi ir direto pro stick pelo sucessos dos parceiros aqui .

Sim versão oficial da tplink não precisa desbloquear nada, depois que atualizei deu pra mudar o IP da ont e também fiz vários testes simulando cair energia e ele sincroniza normalmente. Agora sim está perfeito.
@japa18244 poderia confirmar se vc é Vivo Região 1? Sabe se sua região foi fibrada recentemente (< 3 anos)? Mesmo com o firmware novo, não consigo sair do fake O5. Meu TP Link XZ000-G3 não lista as VLANs e não consigo conectar nele via PPPoE à partir do load balancer (TP Link ER605) mesmo setando a VLAN 10. Meu modem da Vivo já está em bridge e o ER605 conecta via PPOE / VLAN 10 numa boa.

Se puder dar mais detalhes, envie aqui ou me chame no privado por favor.

@japa18244 poderia confirmar se vc é Vivo Região 1? Sabe se sua região foi fibrada recentemente (< 3 anos)? Mesmo com o firmware novo, não consigo sair do fake O5. Meu TP Link XZ000-G3 não lista as VLANs e não consigo conectar nele via PPPoE à partir do load balancer (TP Link ER605) mesmo setando a VLAN 10. Meu modem da Vivo já está em bridge e o ER605 conecta via PPOE / VLAN 10 numa boa.

vivo 1 estava marcado no ONU original askey , moro aqui 5 anos ja tinha fibra, eu tive que mudar o mac da stick tbm para o mesmo do vivo fibra pra obter sinal

Acabei de comprar a VSOL V2802RH XPON no site que recomendam aqui. Quando chegar, tento o setup nela e posto o resultado aqui.

Sou vivo 1 sim, moro aqui a 4 anos e prédio novo. Vlan 10 também.
Aqui ele não listava antes da atualização até ia, mas quando reiniciava ou caia a força ele não puxava a vlan configurada aí eu tinha desistido de usar e estava usando uma ont blu-castle que tinha antes mas era usada e não curtia muito.
Mas aí a tplink lançou o update e corrigiu esse problema de puxar a vlan e também alterar o ip padrão da ont porque antes também não dava certo.

Então resumindo. O blu-castle aqui com etiqueta da vivo só mudei o slid pelo telnet.
No tp-link mudando somente o slid já estava subindo pra mim mas quis alterar o sn também que é aquele que converte as 4 primeiras letras em hexadecimal.

Bom dia a todos.
Para o pessoal que tem tentado substituir aparelhos no VIVO região 01 com VLAN (10) por (VSOL V2802RH) Não irá conseguir se estiver acontecendo como na minha se a VLAN for com apena dois dígitos, no caso a (10) e não outra que esteja maquiada por trás com mais de três dígitos, como no caso de alguns que vem relatando encontrar outra VLAN mesmo nessa região. O que aparentemente mostra que mesmo sendo região da antiga telesp, as VLAN's mundão.

Motivo pelo qual o VSOL V2802RH não conecta: Existe nele um bug que não deixa conectar VLAN's com somente dois dígitos, mesmo se deixar a VLAN em bridge para autenticar no roteador. VLAN's com dois dígitos ele não deixa passar.
Tentei aqui de todo modo fazer funcionar no firmware 1.1.4 VSOL V2802RH
Com VLAN no VSOL, tanto em bridge como em pppoe mas dá um erro com mensagem recusando a VLAN se for com apenas dois dígitos, não posso enviar agora porque não estou em casa mas logo mais envio fotos mostrando.
Já se colocar a VLAN no roteador com ela estando em bridge sem fazer a altenticação da vlan, não deixa passar essa vlan se não tiver com mais de dois dígitos.
O roteador pegará Gateway e tudo mais, mas não recebe IP.
Pode ser que seja somente na minha e por isso peço que se alguém puder, faça o teste criando vlan de somente dois dígitos.
Caso consiga sem receber a mensagem me avise para tentar descobrir aqui esse erro.

Bom dia a todos.
Para o pessoal que tem tentado substituir aparelhos no VIVO região 01 com VLAN (10) por (VSOL V2802RH) Não irá conseguir se estiver acontecendo como na minha se a VLAN for com apena dois dígitos, no caso a (10) e não outra que esteja maquiada por trás com mais de três dígitos, como no caso de alguns que vem relatando encontrar outra VLAN mesmo nessa região. O que aparentemente mostra que mesmo sendo região da antiga telesp, as VLAN's mundão.

Motivo pelo qual o VSOL V2802RH não conecta: Existe nele um bug que não deixa conectar VLAN's com somente dois dígitos, mesmo se deixar a VLAN em bridge para autenticar no roteador. VLAN's com dois dígitos ele não deixa passar.
Com VLAN no VSOL, tanto em bridge como em pppoe mas dá um erro com mensagem recusando a VLAN se for com apenas dois dígitos, não posso enviar agora porque não estou em casa mas logo mais envio fotos mostrando.
Já se colocar a VLAN no roteador com ela estando em bridge sem fazer a altenticação da vlan, não deixa passar essa vlan se não tiver com mais de dois dígitos.
Pode ser que seja somente na minha e por isso peço que se alguém puder, faça o teste criando vlan de somente dois dígitos.
Caso consiga sem receber a mensagem me avise para tentar descobrir aqui esse erro.
Aqui aparece essa mensagem com a vlan 10, agora com menos de 3 dígitos não consigo testar. Utilizo somente a vlan 100.

erro-vlan-10-vsol-onu.jpg

Aqui aparece essa mensagem com a vlan 10, agora com menos de 3 dígitos não consigo testar. Utilizo somente a vlan 100.

erro-vlan-10-vsol-onu.jpg
Boa, obrigado pelo teste. É justamente essa mensagem que aparece para qualquer VLAN com somente dois dígitos, para mais de dois dígitos vai tranquilo. O firmware 1.1.4 tá cheio de bugs... VLAN com dois dígitos não permite, reset que não restabelece configurações de fabrica por completo, DHCP que não desativa automaticamente se colocado no modo bridge e outros prováveis que ainda não descobrimos. O valor compensa pelas alterações que são possíveis apenas para quem quer fazer laboratório, de resto ainda precisam corrigirem os bugs para ser usada sem tantas manobras e espera de correções que não se sabe quando vem.

Bom dia a todos.

Sergiofsm @GuilhermeReis obrigado pelos detalhes! Assim que chegar minha VSOL aqui e eu fizer os testes, reporto aqui o resultado!​

Conectei na minha HGU da Vivo (MitraStar ) via ssh e rodei alguns comandos. Em um deles, consigo verificar que a VLAN interna é 2963 como podem ver abaixo. Sendo assim, acho que a VSOL vai rolar aqui!

>vlantable
Upstream:
>TCONT_number GEMport VLAN_id UNI_interface Service Name
279 279 2963 Internet
320 320 5 nas2 Mediaroom
333 333 3008 nas1 VoIP
Downstream:
GEMport VLAN_id UNI_interface Service Name
279 2963 Internet
320 5 nas2 Mediaroom
2046 5,3008
333 3008 nas1 VoIP

Só não sei porque na interface do modem da Vivo mostra como VLAN 10 e na minha configuração de PPPoE do TP Link ER605 também está 10. Até tentai usar a VLAN 2963 direto do ER605 mas não conecta.

Fiz mais alguns testes com a XZ000-G3, setando o MAC do modem da Vivo no meu ER605 que é quem faz o PPPoE mas sem sucesso. Esse não sobe mesmo aqui, pois fica sempre no Registered (O5) "fake O5".

Print da config da WAN do meu modem da Vivo:

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar