[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Isto aqui não é uma democracia, assim fique a vontade para usar o que achar melhor. Mas também não sou obrigado a usar só porque vc indicou. E onde dei qualquer garantia do que disse fazer?
Em momento algum te obriguei a usar, apenas recomendei. Por mim você pode usar até cuspe se assim desejar, e achar que é melhor!

Quanto mais profissionais trabalhando dessa forma é melhor, pois a diferença entre quem trabalha da maneira correta e dentro das conformidades fica nítida. Além de ajudar os fabricantes, já que uma rede que duraria 10 anos acaba durando 8 ou menos.
 
Certo, respeito sua opinião. Só não penso igual o que tbm é direito meu. Nem sempre o que já vem engarrafado é o melhor.
Também respeito a sua, entretanto, o mínimo que se esperava após dizer com tanta convicção que o álcool é tão bom quanto ou até superior que as “soluções engarrafas” era algum dado ou teste confiável que sustente a sua afirmação.

É como afirmar que o fato da lâmpada de uma casa acender e apagar quando o interruptor é acionado signifique que a instalação elétrica esteja em conformidade com a NBR-5410.
 
Pessoal, boa noite!

Estou há dias tentando substituir o HGU (MitraStar) da Vivo Fibra por 2 equipamentos: TP-Link XR500v e TP-Link XX230V. Ambos possuem GPON integrada, são roteadores e tem porta para telefone (uso o VoIP da Vivo Fibra).

Sou Vivo Região 1 (VLAN 10) e estou apanhando. Imagino que seja algo relacionado a OMCI, após várias leituras aqui no fórum.

Alguém com alguma experiência com estes aparelhos que possa ajudar?
Já devolvi o XR500v e estou prestes a devolver o XX230v, que apesar de parrudo (AX 1800, Wifi 6 que não usarei pois tenho Deco) e ser suficiente pro que preciso, não consigo desde sexta fazer este trem funcionar.

A título de informação, isto é o que posso mudar quando vou nas configurações de GPON dele: (por padrão, o OLT Mode vem em "Normal". Já alterei para todas opções, sem sucesso.)
ZrZAbnv.jpg


Já converti o GPON S/N pra preencher como HEX e não adiantou. Já usei o ASCII+HEX e também não. No GPON password, já usei o valor ASCII e já converti em HEX e coloquei, também não adiantou. Sigo no "Fake O5".

Ele não identifica as VLANs e não sobe PPPoE nem com a VLAN10, nem com a VLAN2659, que identifiquei no Mitra através do comando vlantable.
A configuração PPPoE que deixei está assim:
wj4mCeH.jpg



Sei que este cara possui acesso via Telnet, porém, usando o comando "help", não encontrei nada que me ajudasse a configurar o OMCI (nem nada relacionado a porta PON).

Qualquer ajuda será muuuito bem vinda!
 
Pessoal, boa noite!

Estou há dias tentando substituir o HGU (MitraStar) da Vivo Fibra por 2 equipamentos: TP-Link XR500v e TP-Link XX230V. Ambos possuem GPON integrada, são roteadores e tem porta para telefone (uso o VoIP da Vivo Fibra).

Sou Vivo Região 1 (VLAN 10) e estou apanhando. Imagino que seja algo relacionado a OMCI, após várias leituras aqui no fórum.

Alguém com alguma experiência com estes aparelhos que possa ajudar?
Já devolvi o XR500v e estou prestes a devolver o XX230v, que apesar de parrudo (AX 1800, Wifi 6 que não usarei pois tenho Deco) e ser suficiente pro que preciso, não consigo desde sexta fazer este trem funcionar.

A título de informação, isto é o que posso mudar quando vou nas configurações de GPON dele:
ZrZAbnv.jpg


Já converti o GPON S/N pra preencher como HEX e não adiantou. Já usei o ASCII+HEX e também não. No GPON password, já usei o valor ASCII e já converti em HEX e coloquei, também não adiantou. Sigo no "Fake O5".

Ele não identifica as VLANs e não sobe PPPoE nem com a VLAN10, nem com a VLAN2659, que identifiquei no Mitra através do comando vlantable.

Sei que este cara possui acesso via Telnet, porém, usando o comando "help", não encontrei nada que me ajudasse a configurar o OMCI (nem nada relacionado a porta PON).

Qualquer ajuda será muuuito bem vinda!
Vivo 1 garantido de funcionar apenas no ODI (módulo SFP), pois essa região a Vivo utiliza outros dados na autenticação com a OLT além do SN e SLID. Se eu não me engano teve alguém que conseguiu fazer funcionar na ONU da VSOL também.
 
Vivo 1 garantido de funcionar apenas no ODI (módulo SFP), pois essa região a Vivo utiliza outros dados na autenticação com a OLT além do SN e SLID. Se eu não me engano teve alguém que conseguiu fazer funcionar na ONU da VSOL também.
Eu já usei uma ONU Askey com um roteador Asus RT-AC68U e dava super certo! Porém, a intenção em usar estes dois modelos, é concentrar tudo em 1. Especialmente o AX1800, que além do VoIP, tem porta USB para compartilhar arquivos (roda um Samba) e um app pra gestão fácil da rede, sem precisar de vários aparelhos. Até pq, uso as 4 portas Ethernet... qualquer outro setup, demandaria a compra de um switch (mais parafernalha). :D
 
Eu já usei uma ONU Askey com um roteador Asus RT-AC68U e dava super certo! Porém, a intenção em usar estes dois modelos, é concentrar tudo em 1. Especialmente o AX1800, que além do VoIP, tem porta USB para compartilhar arquivos (roda um Samba) e um app pra gestão fácil da rede, sem precisar de vários aparelhos. Até pq, uso as 4 portas Ethernet... qualquer outro setup, demandaria a compra de um switch (mais parafernalha). :D
O RTF7000 funciona pois ele foi amplamente utilizado na implantação da rede. Provavelmente é uma whitelist na OLT baseada no MAC do equipamento, enfim... não sabemos! TP-Link já é um caso completamente diferente, pois se trata de uma ONU genérica que clona apenas algumas informações. Também estou na região 1 e já testei dois equipamentos da TP-Link. Sinto muito mas não vai funcionar.
 
Coloque mais um pra banca ai.
VSOL V2802RH

image.png


só alterando o SLID na aba GPON e subiu a fibra aqui pra mim.
Vivo Fibra 1 autenticado com sucesso :D

detalhe: na aba de vlan não precisei colocar a virgula pra salvar, só coloquei 10 e foi normal.

um detalhe a mais para complementar.
na hora de configurar não precisa desligar o LAN ACL Switch para ativar o Telnet.
segue print da configuração correta.

image.png
 
Última edição:
sao paulo campinas vivo 1, consegui tanto com o tplink gpon e com o uf-loco.. ambos esquentam demais e consegui fazer umas alteracoes no telnet para diminuir o atraso dos packets e remocao de power savings para ver se melhoraria alguma coisa em jogos. tenho a internet apenas para o pc. sem wifi e sem outros pcs. foco total em jogo, nao ligo pra download.

so quis reportar que foi muito facil com ambos e que recomendo a todos que nao usa wifi a trocar. porque eu tenho um medidor emf390v2 e o modem da vivo eh simplesmente uma bomba de emf ambulante. podem ate me xamar de extremista mas literalmente bloca sinal de mouse wireless... e ngm se importa com os efeitos que impactam tanto os hardware e a nossa saude. enfim
muito papo, vim alem de reportar que foi facil pedir uma ajuda..

quero mudar de dois dispositivos para um so. consigo fazer isso com os dois gpon se eu fazer uma conexao pppoe no pc mas axo eles fracos/ruins de hardware/cpu etc.

quero comprar um modem que receba sfp e que seja decente.

sera que pego um mikrotik hEX S com uma ODI DFP-34X-2C2 e consigo me virar?
manjo nada sobre sfp, alguem ja fez parecido tb?

Pode me orientar em como configurar o uf loco para vivo? Já tentei de tudo e não consigo fazer o link funcionar. Tenho uma ont bem antiga da própria vivo que funcionou só colocando o gpon password
 
Coloque mais um pra banca ai.
VSOL V2802RH

image.png


só alterando o SLID na aba GPON e subiu a fibra aqui pra mim.
Vivo Fibra 1 autenticado com sucesso :D

detalhe: na aba de vlan não precisei colocar a virgula pra salvar, só coloquei 10 e foi normal.

um detalhe a mais para complementar.
na hora de configurar não precisa desligar o LAN ACL Switch para ativar o Telnet.
segue print da configuração correta.

image.png
Atualização para aqueles que estão com essa ONU :D
 
Bom dia senhores.
Alguma diga de como faz para o VSOL V2802RH funcionar na Tim Live?
O meu deve chegar em breve.
Obg.
 

Como Substituir Tijolo VIVO fibra região 01 por VSOL V2802RH​

Assim como na imagem é tudo muito simples mesmos tendo levado um tempinho para descobrir
No campo LOID , LOID Password e PLOAM Passwoerd: adicione a identificação da ONT VIVO (SLID)
No campo Serial Numbe adicione o GPON Numero de série do ONT VIVO
No OLT coloque em Huawei OLT Mode e Apply Changes para salvar.
VSOL_configuração_GPON_gpon.png


SIga na aba lateral para o OMCI Information e deixe como na imagem. Caso tenha duvida esses dados estão na pagina sobre o dispositivo no ont vivo
VSOL_configuração_omci.png


Siga para a WAN e caso sua VLAN seja mesmo a 10 depois de comprovar pelo telnet e tenha a necessidade de coloca-la na VSOL, faça como na imagem "10," a virgula servirá para corrigir o bug da VSOL que ao salvar VLANs do 1 ao 10 retorna com uma mensagem dizendo VLAN ID ARE RESERVED sem permitir a criação da VLAN
VSOL_VLAN_10_PPPOE.png


Pronto PON com conexão estabelecida e o 05 não e fake. Aqui o o Rx Power ficou um pouco alto porque ainda estou sem o adaptado SC/UPC-SC/APC
VSOL_Status_PON.png


Aqui o status com conexão PPPOE recebendo IPv4 e IPv6
VSOL_Status_Device_info.png

E finalmente o resultado para 600megas com pico de 950 e estabilidade de 700
VSOL_teste_Velocidade.png


Boa sorte para os que isso possa ajudar
Boa @Segiofsm! Excelente tutorial!

Minha VSOL chegou e nesse fim de semana espero conseguir um tempo pra configurar ela aqui!

Volto aqui no fórum pra trazer novidades!

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara achei uma parada muito boa nos videos do Van Tech Corner
abre a pagina do XZ000-G3 clica com o botao direito sobre Status e depois em Inspecionar depois clique em CONSOLE e digite o comando abaixo.

$.id("menu").insertAdjacentHTML('beforeend','<ul class="mu1"><li class="ml1"><a id="menu_network" onclick="return menuClick(this);" class="plus minus">Adv. Setting</a><ul class="mu2 ">'+'<li class="ml2"><a href="index.htm?page=device_mgmt.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">Device MGMT</a></li>'+ '<li class="ml2"><a href="index.htm?page=onu_sn.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="sel">ONT SN</a></li>'+ '<li class="ml2"><a href="index.htm?page=gponctc.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">Auth CTC</a></li>'+ '<li class="ml2"><a href="index.htm?page=tcont.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">TCONT</a></li>'+ '<li class="ml2"><a href="index.htm?page=iot_cfg.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">IOT CFG</a></li>'+ '<li class="ml2"><a href="index.htm?page=optic.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">Optic</a></li>'+ '<li class="ml2"><a href="index.htm?page=sw_status.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">SW Status</a></li>'+ '<li class="ml2"><a href="index.htm?page=rt_stats.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">Stats</a></li>'+ '<li class="ml2"><a href="index.htm?page=onu_debug.htm" id="menu_wan" onclick="return menuClick(this);" class="">ONU DEBUG</a></li>'+ '</ul></li></ul>');

vai aparecer todos os campos de alteração de alteração sem precisar modificar o firmware.



segue foto comprovando que da certo fazer isso kkkk

Opa @japa18244 estava meio off esses dias, trampando demais... rs... Mas vou tentar sim e reporto aqui! Mas será que o save é efetivado/comitado na firmware ou fica só a modificação na UI mesmo?
 
Editado por um moderador:
Boa @Segiofsm! Excelente tutorial!

Minha VSOL chegou e nesse fim de semana espero conseguir um tempo pra configurar ela aqui!

Volto aqui no fórum pra trazer novidades!

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Opa @japa18244 estava meio off esses dias, trampando demais... rs... Mas vou tentar sim e reporto aqui! Mas será que o save é efetivado/comitado na firmware ou fica só a modificação na UI mesmo?
sim ja fiz o teste, ele salva normal.
 
Boa @Segiofsm! Excelente tutorial!

Minha VSOL chegou e nesse fim de semana espero conseguir um tempo pra configurar ela aqui!

Volto aqui no fórum pra trazer novidades!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tenho um TP Link XZ000-G3 zerado tb, que usei pra testes tentando subir na Vivo Região 1, mas não consegui (tem várias msgs aí no fórum sobre). Moro em Sumaré (SP).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Opa @japa18244 estava meio off esses dias, trampando demais... rs... Mas vou tentar sim e reporto aqui! Mas será que o save é efetivado/comitado na firmware ou fica só a modificação na UI mesmo?
Legal Borges, torcendo que dê certo pra vc tbm. Boa sorte.
 
Bom dia! Alguem que manja de rede sabe como eu faco uma rota para uma rede 192.168.0.1 (onu) consiga conversar com meu dhcp 192.168.1.1 ?
 
Bom dia! Alguem que manja de rede sabe como eu faco uma rota para uma rede 192.168.0.1 (onu) consiga conversar com meu dhcp 192.168.1.1 ?
Você diz conseguir acessar a onu pelo ip do router?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém saberia me dizer se esta caneta de limpeza de conector óptico serve para os padrões SC/UPC-SC/APC?
Sim e, na própria caixa do produto já mostra
 
Você diz conseguir acessar a onu pelo ip do router?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sim e, na própria caixa do produto já mostra
Putz! E eu não tinha visto isso kkkk.
Grato pela resposta.
 
sim exatamente isso, porem meu router é o asus . nao é wrt... ate hj nao consegui um tutorial pra asus
O TP Link ER605 (switch / load balancer) tem essa opção de configurar uma secondary connection. É uma mão na roda! Meu modem Vivo está no IP padrão 192.168.15.1 e meu load balancer também no IP padrão 192.168.0.1. Ou seja, em redes diferentes. No load balancer, configuro uma secondary connection com static IP 192.168.15.2 e dessa forma consigo acessar ambos.

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo