Acho que é justamente esse o problema, o be85 é bem plug and play, não serei nada na sfp. Simplesmente aceitou e consigo abrir o Odin fixando a ISP em 192.168.1.1, quando deixo em dinâmico ele pega o ip da ISP, mas não navega.
Comprei semana passada nos EUA. Achei meio decepcionante. Comprei um Orbi 960 e a cobertura é estabilidade são bem melhores. Mas perde nas portas que no to são de 10 e 2.5g.
Muito bom, a rede vtal até o momento parece ser a mais complicada de lidar, as informações de VLAN da ONU é diferente do que a OLT envia para ONU SFP. Depois de colocar todos os dados você ainda precisa listar as VLAN's e alterar o FORWARD OPERATION delas para utilizar em devices com porta SFP. Se utilizar diretamente no Windows ou conversor de mídia funciona sem fazer o procedimento.
Sou novo aqui no Fórum, vim aqui com a mesma intenção de todos, queria me livrar da ONT Nokia G 1425 G-A da Oi RJ.
Como estava com pressa comprei a ONU Intelbras Pon R1 e o adaptador USB TTL CP2102.
Consegui consegui fazer a conexão em modo router Ipoe
Comandos usados pelo telnet:
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO)
flash set GPON_SN ALCL(EDITADO)
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta)
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta)
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A
flash set HW_HWVER 3FE7777xxxxx (informção na etiqueta)
flash set OUI (seis primeiros dígitos do Mac address)
flash set HW_SERIAL_NO (12 dígitos do Mac address)
flash set ELAN_MAC_ADDR (12 dígitos do Mac Address)
flash set OMCC_VER 128
reboot //importante para salvar as configurações
Comando usado pela porta serial na placa com adaptador USB TTL CP2102( esse comando não funciona no telnet)
omcicli mib get 84
Achei a Vlan aqui real era 1478, colocando essa Vlan na configuração do Wan, conectou.
Como roteador estou usando o Xiaomi AX6000 (roteador bom com porta ethernet de 2,5Gbps, no meu caso vou ficar limitado pelo modem que só vai até 1Gbps na porta ethernet)
Troque o conteúdo dentro das aspas, cada echo grava uma linha dentro do arquivo. Depois dê permissão 755:
Código:
chmod 755 fix_vlan.sh
Depois vá na pasta /etc/ini.d/ e procure o maior arquivo rc[NÚMERO] e crie um maior que ele na sequência, exemplo aqui o maior é o rc34, crie o rc35 já com o comando:
Primeiro ele tem que descobrir a VLAN com o "omcicli mib get 84" e depois de ver o resultado verificar qual a vlan e mudar para 0x02 com o "omcicli mib set 84 XXXXX FwdOp 0x02".
Sou novo aqui no Fórum, vim aqui com a mesma intenção de todos, queria me livrar da ONT Nokia G 1425 G-A da Oi RJ.
Como estava com pressa comprei a ONU Intelbras Pon R1 e o adaptador USB TTL CP2102.
Consegui consegui fazer a conexão em modo router Ipoe
Comandos usados pelo telnet:
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO)
flash set GPON_SN ALCL(EDITADO)
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta)
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta)
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A
flash set HW_HWVER 3FE7777xxxxx (informção na etiqueta)
flash set OUI (seis primeiros dígitos do Mac address)
flash set HW_SERIAL_NO (12 dígitos do Mac address)
flash set ELAN_MAC_ADDR (12 dígitos do Mac Address)
flash set OMCC_VER 128
Comando usado pela porta serial na placa com adaptador USB TTL CP2102( esse comando não funciona no telnet)
omcicli mib get 84
Achei a Vlan aqui real era 1478, colocando essa Vlan na configuração do Wan, conectou.
Como roteador estou usando o Xiaomi AX6000 (roteador bom com porta ethernet de 2,5Gbps, no meu caso vou ficar limitado pelo modem que só vai até 1Gbps na porta ethernet)
é rede da Oi ou Vtal?
Se sim, precisa todos os dados, geralmente estão na etiqueta embaixo do roteador e na página de configuração dele
Se for outra operadora, as vezes funciona só com o Serial Number ou menos dados
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO) aqui seria o serial number não vai registrar os dois ultimos digitos e é normal.
flash set GPON_SN ALCL(EDITADO) aqui também seria serial number
flash set PON_VENDOR_ID ALCL - quatro primeiros digitos do serial number
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta) - somente esse item tem que entrar nas configurações da ONT para verificar, seria SWVer
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta) - somente esse item tem que entrar nas configurações da ONT para verificar, seria SWVer
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A aqui coloca model da etiqueta
flash set HW_HWVER 3FE7777xxxxx (informção na etiqueta) - aqui coloca ONT P/N
flash set OUI (seis primeiros dígitos do Mac address) - aqui coloca os seis primeiros digitos do MAC ID
flash set HW_SERIAL_NO (12 dígitos do Mac address) - aqui coloca os 12 digitos do MAC ID
flash set ELAN_MAC_ADDR (12 dígitos do Mac Address) - aqui coloca os 12 digitos do MAC ID
flash set OMCC_VER 128
Assim, não conheço sua ONT - mas acredito que não seja complicado você conseguir essas informações e esses comandos servem na ONU Intelbras PON R1.
Essa ONU tem somente um problema, para pegar a VLAN real de uso da OI RJ você precisa conectar um adaptador USB /TTL UART na placa para fazer um comando que não aceita em telnet.
seria esse comando aqui.
omcicli mib get 84
OBS: Está ONU Intelbras vai te limitar a velocidade de 1Gbps por segundo, aqui no forum tem outras opções que te deixariam pronto até 2,5Gbps.
é rede da Oi ou Vtal?
Se sim, precisa todos os dados, geralmente estão na etiqueta embaixo do roteador e na página de configuração dele
Se for outra operadora, as vezes funciona só com o Serial Number ou menos dados
na onu edgecore que estou usando só tem visivel o SN e O endereço mac. o restante dos dados não achei entrando no navegador 192.168.100.1. na onu r1 intelbras consigo setar os valores via telnet, utilizo provedor silvernet (local). É um provedor que utilizo ppoe+vlan 10 no microtik, provedor amarra o mac do meu roteador autenticador para liberar a rede deles.
na onu edgecore que estou usando só tem visivel o SN e O endereço mac. o restante dos dados não achei entrando no navegador 192.168.100.1. na onu r1 intelbras consigo setar os valores via telnet, utilizo provedor silvernet (local). É um provedor que utilizo ppoe+vlan 10 no microtik, provedor amarra o mac do meu roteador autenticador para liberar a rede deles.
No seu caso tá parecendo ser mais fácil, uma operadora que não tem tanto requisito, pelo que eu entendi os 3 requisitos são Vlan sentada 10, usuário e senha Ppoe que você deve ter e Mac address.
Só você olhar na minha postagem então e de repente só fazer os comandos que estão relacionados a Mac address, depois configurar a conexão para Ppoe com Vlan 10 e botar lá seu login da operadora. No seu caso acredito que a Vlan 10 já deve ser a real e talvez nem precise do adaptador serial TTL para ver a Vlan.
Pergunta para quem está usando a ONU VSOL: notei que a mesma tem o conector *AZUL* (UPC), enquanto a fibra que o conector que chega no modem da Claro é *VERDE* (APC).
Vocês estão usando algum adaptador UPC/ACP para ligar a fibra na ONU? Ou estão ligando direto a fibra APC (verde) no conector UPC (azul) na ONT?
Pergunta para quem está usando a ONU VSOL: notei que a mesma tem o conector *AZUL* (UPC), enquanto a fibra que o conector que chega no modem da Claro é *VERDE* (APC).
Vocês estão usando algum adaptador UPC/ACP para ligar a fibra na ONU? Ou estão ligando direto a fibra APC (verde) no conector UPC (azul) na ONT?
Obrigado. Comprei no ML um cabo UPC-APC e um conector APC-APC para emendar os cabos como solução temporária. Achei o adaptador caro (R$90), vou ver o preço na Aliexpress.
Obrigado. Comprei no ML um cabo UPC-APC e um conector APC-APC para emendar os cabos como solução temporária. Achei o adaptador caro (R$90), vou ver o preço na Aliexpress.
ia comentar algo que ia ajudar a todos mas fiquei desanimado. forum de merda fica brabo so porque mencionei que coloquei a venda em tal site e nao mandei nem link...
=)
ia comentar algo que ia ajudar a todos mas fiquei desanimado. forum de merda fica brabo so porque mencionei que coloquei a venda em tal site e nao mandei nem link...
=)