[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Acho que é justamente esse o problema, o be85 é bem plug and play, não serei nada na sfp. Simplesmente aceitou e consigo abrir o Odin fixando a ISP em 192.168.1.1, quando deixo em dinâmico ele pega o ip da ISP, mas não navega.

Comprei semana passada nos EUA. Achei meio decepcionante. Comprei um Orbi 960 e a cobertura é estabilidade são bem melhores. Mas perde nas portas que no to são de 10 e 2.5g.
Tu chegou a fazer o comando pra verificar as VLAN que a TIM usa? Essa parte tu fez?

Tu comprou via importador ou estava nos EUA e trouxe?
 
Muito bom, a rede vtal até o momento parece ser a mais complicada de lidar, as informações de VLAN da ONU é diferente do que a OLT envia para ONU SFP. Depois de colocar todos os dados você ainda precisa listar as VLAN's e alterar o FORWARD OPERATION delas para utilizar em devices com porta SFP. Se utilizar diretamente no Windows ou conversor de mídia funciona sem fazer o procedimento.

Já adicionei na tabela de sucesso hehehe:

DataUsuárioOperadora/ProvedorONU/ONT SFPONU/ONT SubstituídaPostagem de Sucesso
22/12/2022VattarClaroODI DFP-34X-2C2Humax HP610➡️
05/01/2023KILLMEClaroODI DFP-34X-2C2Huawei HG8245Q2➡️
06/01/2023vorlonVivoODI DFP-34X-2C2Mitrastar 2741-N2➡️
17/01/2023andrepintoClaroODI DFP-34X-2C2Huawei HG8245Q2➡️
24/01/2023webercglClaroODI DFP-34X-2C2Huawei HG8245W5-6T-V2➡️
10/02/2023RiXTIM (Vtal)ODI DFP-34X-2C2Nokia G-1425G-A➡️
@lhls chegou a verificar essa questao do FORWARD OPERATION?
 
Boa tarde a todos.

Sou novo aqui no Fórum, vim aqui com a mesma intenção de todos, queria me livrar da ONT Nokia G 1425 G-A da Oi RJ.

Como estava com pressa comprei a ONU Intelbras Pon R1 e o adaptador USB TTL CP2102.

Consegui consegui fazer a conexão em modo router Ipoe

Comandos usados pelo telnet:

flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO)
flash set GPON_SN ALCL(EDITADO)
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta)
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta)
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A
flash set HW_HWVER 3FE7777xxxxx (informção na etiqueta)
flash set OUI (seis primeiros dígitos do Mac address)
flash set HW_SERIAL_NO (12 dígitos do Mac address)
flash set ELAN_MAC_ADDR (12 dígitos do Mac Address)
flash set OMCC_VER 128
reboot //importante para salvar as configurações

Comando usado pela porta serial na placa com adaptador USB TTL CP2102( esse comando não funciona no telnet)

omcicli mib get 84

Achei a Vlan aqui real era 1478, colocando essa Vlan na configuração do Wan, conectou.

Como roteador estou usando o Xiaomi AX6000 (roteador bom com porta ethernet de 2,5Gbps, no meu caso vou ficar limitado pelo modem que só vai até 1Gbps na porta ethernet)
 
Diferente, vlan 1399
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Detalhes da configuração:

@lhls tu chegou a verificar se VLAN era realmente 210? Por causa que o @t1ago usou uma vlan diferente para conseguir rodar ...
Acho que para botar scripts na ONU para iniciar seria:

Cria um arquivo fix_vlan.sh em algum lugar, essa onu não tem vi e nem nano, então tem que criar o arquivo usando "echo"

Código:
echo "#!/bin/sh" >> fix_vlan.sh
echo "omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02" >> fix_vlan.sh
echo "omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02" >> fix_vlan.sh

Troque o conteúdo dentro das aspas, cada echo grava uma linha dentro do arquivo. Depois dê permissão 755:

Código:
chmod 755 fix_vlan.sh

Depois vá na pasta /etc/ini.d/ e procure o maior arquivo rc[NÚMERO] e crie um maior que ele na sequência, exemplo aqui o maior é o rc34, crie o rc35 já com o comando:

Código:
echo "[ -f /caminho_do_script/fix_vlan.sh ] && /caminho_do_script/fix_vlan.sh &" > rc35

Nesse comando ele checa se o script é um arquivo válido e depois executa ele.

Atenção: Cuidado para não errar o nome do arquivo no echo e sobrescrever arquivos existentes.

Depois dê permissão 755:

Código:
chmod 755 fix_vlan.sh

Acho que é isso, mas é melhor ver se o rapaz que já fez tem algo mais simples hehehe.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Atualizei a tabela de sucessos e removi os links do nome para não ficar marcando os usuários:

DataUsuárioOperadora/ProvedorONU/ONT SFPONU/ONT SubstituídaPostagem de Sucesso
22/12/2022VattarClaroODI DFP-34X-2C2Humax HP610➡️
05/01/2023KILLMEClaroODI DFP-34X-2C2Huawei HG8245Q2➡️
06/01/2023vorlonVivoODI DFP-34X-2C2Mitrastar 2741-N2➡️
17/01/2023andrepintoClaroODI DFP-34X-2C2Huawei HG8245Q2➡️
24/01/2023webercglClaroODI DFP-34X-2C2Huawei HG8245W5-6T-V2➡️
10/02/2023RiXTIM (Vtal)ODI DFP-34X-2C2Nokia G-1425G-A➡️
15/02/2023t1agoTIM (Vtal)ODI DFP-34X-2C2Nokia G-1425G-A➡️
@KILLME tu sabe como funciona para rodar o forward operation?
 
echo "omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02" >> fix_vlan.sh
echo "omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02" >> fix_vlan.sh

Estava me referindo a esses comandos, o @lhls ta tentando subir na TIM (V.tal) e nao esta conseguindo

Primeiro ele tem que descobrir a VLAN com o "omcicli mib get 84" e depois de ver o resultado verificar qual a vlan e mudar para 0x02 com o "omcicli mib set 84 XXXXX FwdOp 0x02".
 
Boa tarde, como consigo obter esses dados da ont edgecore g11000???

Grato.


Boa tarde a todos.

Sou novo aqui no Fórum, vim aqui com a mesma intenção de todos, queria me livrar da ONT Nokia G 1425 G-A da Oi RJ.

Como estava com pressa comprei a ONU Intelbras Pon R1 e o adaptador USB TTL CP2102.

Consegui consegui fazer a conexão em modo router Ipoe

Comandos usados pelo telnet:

flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO)
flash set GPON_SN ALCL(EDITADO)
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta)
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta)
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A
flash set HW_HWVER 3FE7777xxxxx (informção na etiqueta)
flash set OUI (seis primeiros dígitos do Mac address)
flash set HW_SERIAL_NO (12 dígitos do Mac address)
flash set ELAN_MAC_ADDR (12 dígitos do Mac Address)
flash set OMCC_VER 128
reboot //importante para salvar as configurações

Comando usado pela porta serial na placa com adaptador USB TTL CP2102( esse comando não funciona no telnet)

omcicli mib get 84

Achei a Vlan aqui real era 1478, colocando essa Vlan na configuração do Wan, conectou.

Como roteador estou usando o Xiaomi AX6000 (roteador bom com porta ethernet de 2,5Gbps, no meu caso vou ficar limitado pelo modem que só vai até 1Gbps na porta ethernet)
 
Boa tarde, como consigo obter esses dados da ont edgecore g11000???

Grato.
é rede da Oi ou Vtal?
Se sim, precisa todos os dados, geralmente estão na etiqueta embaixo do roteador e na página de configuração dele
Se for outra operadora, as vezes funciona só com o Serial Number ou menos dados
 
Boa tarde, como consigo obter esses dados da ont edgecore g11000???

Grato

Boa tarde, como consigo obter esses dados da ont edgecore g11000???

Grato.
Boa noite.

Essas informações devem estar na etiqueta da ONT.

flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCL(EDITADO) aqui seria o serial number não vai registrar os dois ultimos digitos e é normal.
flash set GPON_SN ALCL(EDITADO) aqui também seria serial number
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL - quatro primeiros digitos do serial number
flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta) - somente esse item tem que entrar nas configurações da ONT para verificar, seria SWVer
flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568Ixxxxx (informação na etiqueta) - somente esse item tem que entrar nas configurações da ONT para verificar, seria SWVer
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-A aqui coloca model da etiqueta
flash set HW_HWVER 3FE7777xxxxx (informção na etiqueta) - aqui coloca ONT P/N
flash set OUI (seis primeiros dígitos do Mac address) - aqui coloca os seis primeiros digitos do MAC ID
flash set HW_SERIAL_NO (12 dígitos do Mac address) - aqui coloca os 12 digitos do MAC ID
flash set ELAN_MAC_ADDR (12 dígitos do Mac Address) - aqui coloca os 12 digitos do MAC ID
flash set OMCC_VER 128
reboot //importante para salvar as configurações

Assim, não conheço sua ONT - mas acredito que não seja complicado você conseguir essas informações e esses comandos servem na ONU Intelbras PON R1.
Essa ONU tem somente um problema, para pegar a VLAN real de uso da OI RJ você precisa conectar um adaptador USB /TTL UART na placa para fazer um comando que não aceita em telnet.

seria esse comando aqui.

omcicli mib get 84

OBS: Está ONU Intelbras vai te limitar a velocidade de 1Gbps por segundo, aqui no forum tem outras opções que te deixariam pronto até 2,5Gbps.
 
é rede da Oi ou Vtal?
Se sim, precisa todos os dados, geralmente estão na etiqueta embaixo do roteador e na página de configuração dele
Se for outra operadora, as vezes funciona só com o Serial Number ou menos dados
na onu edgecore que estou usando só tem visivel o SN e O endereço mac. o restante dos dados não achei entrando no navegador 192.168.100.1. na onu r1 intelbras consigo setar os valores via telnet, utilizo provedor silvernet (local). É um provedor que utilizo ppoe+vlan 10 no microtik, provedor amarra o mac do meu roteador autenticador para liberar a rede deles.
 
Desculpa se a pergunta é meio desvirtuada.

Mas, tem como colocar o modem em modo bridge, usar um roteador proprio pra configurar a rede, mas usar o wifi do modem ainda ?
 
na onu edgecore que estou usando só tem visivel o SN e O endereço mac. o restante dos dados não achei entrando no navegador 192.168.100.1. na onu r1 intelbras consigo setar os valores via telnet, utilizo provedor silvernet (local). É um provedor que utilizo ppoe+vlan 10 no microtik, provedor amarra o mac do meu roteador autenticador para liberar a rede deles.
No seu caso tá parecendo ser mais fácil, uma operadora que não tem tanto requisito, pelo que eu entendi os 3 requisitos são Vlan sentada 10, usuário e senha Ppoe que você deve ter e Mac address.
Só você olhar na minha postagem então e de repente só fazer os comandos que estão relacionados a Mac address, depois configurar a conexão para Ppoe com Vlan 10 e botar lá seu login da operadora. No seu caso acredito que a Vlan 10 já deve ser a real e talvez nem precise do adaptador serial TTL para ver a Vlan.
 
Pergunta para quem está usando a ONU VSOL: notei que a mesma tem o conector *AZUL* (UPC), enquanto a fibra que o conector que chega no modem da Claro é *VERDE* (APC).

Vocês estão usando algum adaptador UPC/ACP para ligar a fibra na ONU? Ou estão ligando direto a fibra APC (verde) no conector UPC (azul) na ONT?

VSOL V2802RH - PORTA UPC (AZUL):


Conector Fibra Modem Claro *VERDE* (APC):
 
Pergunta para quem está usando a ONU VSOL: notei que a mesma tem o conector *AZUL* (UPC), enquanto a fibra que o conector que chega no modem da Claro é *VERDE* (APC).

Vocês estão usando algum adaptador UPC/ACP para ligar a fibra na ONU? Ou estão ligando direto a fibra APC (verde) no conector UPC (azul) na ONT?

VSOL V2802RH - PORTA UPC (AZUL):


Conector Fibra Modem Claro *VERDE* (APC):
Sim, o certo é usar adaptador e é oque estou usando
 
Sim, o certo é usar adaptador e é oque estou usando
Obrigado. Comprei no ML um cabo UPC-APC e um conector APC-APC para emendar os cabos como solução temporária. Achei o adaptador caro (R$90), vou ver o preço na Aliexpress.
 
Obrigado. Comprei no ML um cabo UPC-APC e um conector APC-APC para emendar os cabos como solução temporária. Achei o adaptador caro (R$90), vou ver o preço na Aliexpress.
Pode ser o cabo e o conector estou usando aqui e não tem problema, esse conversor aí é só pra deixar mais aparente. Mas não muda nada
 
Obrigado. Comprei no ML um cabo UPC-APC e um conector APC-APC para emendar os cabos como solução temporária. Achei o adaptador caro (R$90), vou ver o preço na Aliexpress.

Esses dois itens são vendidos na biostech conecta também, dá pra aproveitar o frete e comprar tudo lá
 
ia comentar algo que ia ajudar a todos mas fiquei desanimado. forum de merda fica brabo so porque mencionei que coloquei a venda em tal site e nao mandei nem link...
=)
 
Desculpa se a pergunta é meio desvirtuada.

Mas, tem como colocar o modem em modo bridge, usar um roteador proprio pra configurar a rede, mas usar o wifi do modem ainda ?
Up, alguem afim de discutir isso, saber se é possivel ?

vi um usuario que disse que conseguiu usando o modem da vivo, mas ele não voltou pra ensinar a galera.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo