[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Se for ONu Fiberhome, pelo que já vi na internet, a ONU fica acessível quando o cabo drop está desconectado dela.
Aqui é ONU da PARKS, essa ONU não tem Cristo pelo menos pra acessar ... E o mais engraçado que na época que era o dono antigo eles davam acesso tranquilo, agora com a Amigo Telecom eles nem querem saber nem pra o que quer o acesso!

Sim o provedor usa. Consigo ver essa informação na ONU deles incluindo o marcador de prioridade: XXXX/Y

O campo referente a "ONU State" no modulo SFP da ODI simplesmente fica em loop infinito: O1, O2, O3, O4 e O5.

Isso é um problema que já tive com 2 provedores diferentes que usam Fiberhome, você fica em loop no ONU State.
Pelo que pesquisei, embora seja extremamente escasso as informações sobre o tema na internet em qualquer língua, quando Fiberhome e o provedor usa o sistema "automático" de provisionamento dos equipamentos, a OLT ao detectar que um equipamento ligou a rede PON esse equipamento for valido (seja porque é realmente o equipamento do provedor ou com serial clonado) ele tenta verificar se o equipamento está com todas as configurações de conexão corretas e até mesmo se o firmware está atualizado.
Quando você não tá usando o equipamento deles, ele não consegue fazer esse provisionamento e considera que tem algo errado, cria um alerta ao provedor (que fatalmente ignora porque falso positivo é bem comum, cliente que se quiser que vá reclamar) e manda um sinal de reinício do processo de "sincronização" do equipamento e fica em loop porque nunca consegue provisionar ou olhar se está devidamente provisionado.

Não necessariamente é seu caso porque existem diversas formas de como o provedor configura sua rede, em alguns casos o uso do "flash set OMCI_FAKE_OK 1" pode resolver com Fiberhome, mas é como sempre nessa área tentativa e erro até acertar.

Boa sorte amigo.

Isso é um problema que já tive com 2 provedores diferentes que usam Fiberhome, você fica em loop no ONU State.
Pelo que pesquisei, embora seja extremamente escasso as informações sobre o tema na internet em qualquer língua, quando Fiberhome e o provedor usa o sistema "automático" de provisionamento dos equipamentos, a OLT ao detectar que um equipamento ligou a rede PON esse equipamento for valido (seja porque é realmente o equipamento do provedor ou com serial clonado) ele tenta verificar se o equipamento está com todas as configurações de conexão corretas e até mesmo se o firmware está atualizado.
Quando você não tá usando o equipamento deles, ele não consegue fazer esse provisionamento e considera que tem algo errado, cria um alerta ao provedor (que fatalmente ignora porque falso positivo é bem comum, cliente que se quiser que vá reclamar) e manda um sinal de reinício do processo de "sincronização" do equipamento e fica em loop porque nunca consegue provisionar ou olhar se está devidamente provisionado.

Não necessariamente é seu caso porque existem diversas formas de como o provedor configura sua rede, em alguns casos o uso do "flash set OMCI_FAKE_OK 1" pode resolver com Fiberhome, mas é como sempre nessa área tentativa e erro até acertar.

Boa sorte amigo.
Ja tentei "flash set OMCI_FAKE_OK 1" que inclusive ja estava em 1, Ja tentei setar o OMCC_VER pra 160(0xA0), 161(0xA1), 128(0x80). Ja tentei setar o OMCI_OLT_MODE pra 21. O meu caso é muito complicado. Pelo que vi as senhas padrão para LOID, LOID Password e GPON Password é "fiberhome". Nada garante que meu provedor não tenha alterado esses parametros e não tem como eu ver pois a HG6143D é super restringida. E também tem essa questão do provisionamento. Vou continuar acompanhando a comunidade para ver se alguem ja conseguiu substituir ONU da Fiberhome. Pelo que ja vi em comunidades no exterior é tecnicamente impossivel mesmo tendo as credenciais corretas.

Ja tentei "flash set OMCI_FAKE_OK 1" que inclusive ja estava em 1, Ja tentei setar o OMCC_VER pra 160(0xA0), 161(0xA1), 128(0x80). Ja tentei setar o OMCI_OLT_MODE pra 21. O meu caso é muito complicado. Pelo que vi as senhas padrão para LOID, LOID Password e GPON Password é "fiberhome". Nada garante que meu provedor não tenha alterado esses parametros e não tem como eu ver pois a HG6143D é super restringida. E também tem essa questão do provisionamento. Vou continuar acompanhando a comunidade para ver se alguem ja conseguiu substituir ONU da Fiberhome. Pelo que ja vi em comunidades no exterior é tecnicamente impossivel mesmo tendo as credenciais corretas.
Vish, em casa a Onu é fiberhome e nem possuo acesso.
Pelo jeito nem adianta querer mexer no vespeiro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se for ONu Fiberhome, pelo que já vi na internet, a ONU fica acessível quando o cabo drop está desconectado dela.
Fica acessível de qual forma?

Consegui configurar ODI DFP-34X-2C2 com TIM (pela v.tal) com media converter 2.5G do Ali + OpenWRT (clonando a ONU Nokia G-1425G-A)

@Olha a pamonha como faço para colocar um script na inicialização? quero colocar as duas linhas de configuração da vlan...

Última edição:
Consegui configurar ODI DFP-34X-2C2 com TIM (pela v.tal) com media converter 2.5G do Ali + OpenWRT...

@Olha a pamonha como faço para colocar um script na inicialização? quero colocar as duas linhas de configuração da vlan...

A VLAN daí era igual a da ONT ou era diferente?

Diferente, vlan 1399

Detalhes da configuração:

Última edição:
Acho que para botar scripts na ONU para iniciar seria:

Cria um arquivo fix_vlan.sh em algum lugar, essa onu não tem vi e nem nano, então tem que criar o arquivo usando "echo"

Código:
echo "#!/bin/sh" >> fix_vlan.sh
echo "omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02" >> fix_vlan.sh
echo "omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02" >> fix_vlan.sh

Troque o conteúdo dentro das aspas, cada echo grava uma linha dentro do arquivo. Depois dê permissão 755:

Código:
chmod 755 fix_vlan.sh

Depois vá na pasta /etc/ini.d/ e procure o maior arquivo rc[NÚMERO] e crie um maior que ele na sequência, exemplo aqui o maior é o rc34, crie o rc35 já com o comando:

Código:
echo "[ -f /caminho_do_script/fix_vlan.sh ] && /caminho_do_script/fix_vlan.sh &" > rc35

Nesse comando ele checa se o script é um arquivo válido e depois executa ele.

Atenção: Cuidado para não errar o nome do arquivo no echo e sobrescrever arquivos existentes.

Depois dê permissão 755:

Código:
chmod 755 fix_vlan.sh

Acho que é isso, mas é melhor ver se o rapaz que já fez tem algo mais simples hehehe.

Atualizei a tabela de sucessos e removi os links do nome para não ficar marcando os usuários:

DataUsuárioOperadora/ProvedorONU/ONT SFPONU/ONT SubstituídaPostagem de Sucesso
22/12/2022VattarClaroODI DFP-34X-2C2Humax HP610➡️
05/01/2023KILLMEClaroODI DFP-34X-2C2Huawei HG8245Q2➡️
06/01/2023vorlonVivoODI DFP-34X-2C2Mitrastar 2741-N2➡️
17/01/2023andrepintoClaroODI DFP-34X-2C2Huawei HG8245Q2➡️
24/01/2023webercglClaroODI DFP-34X-2C2Huawei HG8245W5-6T-V2➡️
10/02/2023RiXTIM (Vtal)ODI DFP-34X-2C2Nokia G-1425G-A➡️
15/02/2023t1agoTIM (Vtal)ODI DFP-34X-2C2Nokia G-1425G-A➡️

Última edição:
Alguém sabe se é possível fazer o mesmo esquema na sumicity? (é fiberhome)

Alguém sabe se é possível fazer o mesmo esquema na sumicity? (é fiberhome)
acredito que sim, ainda mais que devem usar ONT bridge com roteador

Na Oi/V.tal nunca é, cada região tem uma vlan real diferente parece. Só que elas são remapeadas no equipamento final.

Cria um arquivo fix_vlan.sh em algum lugar, essa onu não tem vi e nem nano, então tem que criar o arquivo usando "echo"

Código:

Troque o conteúdo dentro das aspas, cada echo grava uma linha dentro do arquivo. Depois dê permissão 755:

Código:
chmod 755 fix_vlan.sh

Depois vá na pasta /etc/ini.d/ e procure o maior arquivo rc[NÚMERO] e crie um maior que ele na sequência, exemplo aqui o maior é o rc34, crie o rc35 já com o comando:

Código:
echo "[ -f /caminho_do_script/fix_vlan.sh ] && /caminho_do_script/fix_vlan.sh &" > rc35

Atenção: Cuidado para não errar o nome do arquivo no echo e sobrescrever arquivos existentes.

Depois dê permissão 755:

Código:
chmod 755 fix_vlan.sh

Acho que é isso, mas é melhor ver se o rapaz que já fez tem algo mais simples hehehe.

Atualizei a tabela de sucessos e removi os links do nome para não ficar marcando os usuários:

Eu já fale antes aqui, também consegui na Oi/V.tal usando o ODI DFP-34X-2C2, o original era um Nokia G-140W-H.
Usando o comando que falei anteriormente que deve ser personalizado a cada caso, parece que quando a ONU é Huawei usada pela Oi, não precisa do comando para "ativar" a vlan.

Última edição:
Pessoal meu ODI DFP-34X-2C2 chegou

Aqui tenho BOI com um Nokia g-240w-c
Fiz todas as configurações que estão no site do tripleoxygen, Consegui o STATUS O5

mais não consegui o DHCP, o numero da VLAN aqui é de certeza 210 para dados e 220 para voz

então acredito que o problema não está aqui, vou colocar algumas imagens para ver se alguém pode me dar uma ideia de como resolver

Pessoal meu ODI DFP-34X-2C2 chegou

Aqui tenho BOI com um Nokia g-240w-c
Fiz todas as configurações que estão no site do tripleoxygen, Consegui o STATUS O5

mais não consegui o DHCP, o numero da VLAN aqui é de certeza 210 para dados e 220 para voz

então acredito que o problema não está aqui, vou colocar algumas imagens para ver se alguém pode me dar uma ideia de como resolver

Você precisa ver quais VLAN's que foram enviadas pela OLT, tem que conectar via telnet e fazer o seguinte comando:

Bash:
omcicli mib get 84

Poste aqui o resultado.

Você precisa ver quais VLAN's que foram enviadas pela OLT, tem que conectar via telnet e fazer o seguinte comando:

Bash:
omcicli mib get 84

Poste aqui o resultado.
Segue

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
=================================
EntityID: 0xe102
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 1961
FwdOp: 0x10
NumOfEntries: 1
EntityID: 0xe103
EntityID: 0xe10b

Detalhe fiz alguma configuração no modulo e acabei perdendo o acesso http, agora só as portas 22 e 23 estão abertas (detectadas com o nmap), desligar e ligar não resolveu, se souber algum comando que reseta tudo agradeço também, por ter alterado as configs agora não sei se estou com o STATUS O5

Segue

VlanTagFilterData
EntityID: 0xe102
EntityID: 0xe103
EntityID: 0xe10b

Detalhe fiz alguma configuração no modulo e acabei perdendo o acesso http, agora só as portas 22 e 23 estão abertas (detectadas com o nmap), desligar e ligar não resolveu, se souber algum comando que reseta tudo agradeço também, por ter alterado as configs agora não sei se estou com o STATUS O5

Você está usando ela num conversor de midia ou outro aparelho? Sua VLAN é 1961. Sobre o acesso web, tem formas de resetar ela via telnet, só não sei se funciona.

Você está usando ela num conversor de midia ou outro aparelho? Sua VLAN é 1961. Sobre o acesso web, tem formas de resetar ela via telnet, só não sei se funciona.
Obrigado pelo retorno, respondendo:

Mikrotik Versão 6.49

se tiver um manual com comandos, etc, agradeço

se não encontrei um "flash_eraseall" em /bin/ e estou pensado em rodar para ver o que dar

Obrigado pelo retorno, respondendo:

Mikrotik Versão 6.49

se tiver um manual com comandos, etc, agradeço

se não encontrei um "flash_eraseall" em /bin/ e estou pensado em rodar para ver o que dar

Não roda esses comandos de telnet assim não, pois você poderá "brickar" a sua ONT. Precisa tentar verificar no repositório do Anime4000: https://github.com/Anime4000/RTL960x se tem algum comando seguro lá.

---

Bom, se você tá usando MK então provavelmente vai ter que mudar o FwdOp dessas VLAN's, faça esses comandos abaixo e testa:

Bash:
omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe103 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02

Esses comandos são temporários, até reiniciar eles deixam de fazer efeito, depois tem que criar um arquivo para deixar na inicialização da ONU.

• Curtir
Reações: MCS
Não roda esses comandos de telnet assim não, pois você poderá "brickar" a sua ONT. Precisa tentar verificar no repositório do Anime4000: https://github.com/Anime4000/RTL960x se tem algum comando seguro lá.

---

Bom, se você tá usando MK então provavelmente vai ter que mudar o FwdOp dessas VLAN's, faça esses comandos abaixo e testa:

Bash:
omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe103 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02

Esses comandos são temporários, até reiniciar eles deixam de fazer efeito, depois tem que criar um arquivo para deixar na inicialização da ONU.
consegui dar um reset geral no modulo

Segue os passos (usem por conta e risco)

* Logar no Modulo via TELNET

flash_eraseall /dev/mtd3
reboot

Agora perdi o MacKey, poderia me explicar como gero um novo? (vi em algum lugar no forum que alguém já precisou gerar)

consegui dar um reset geral no modulo

Segue os passos (usem por conta e risco)

* Logar no Modulo via TELNET

flash_eraseall /dev/mtd3
reboot

Agora perdi o MacKey, poderia me explicar como gero um novo? (vi em algum lugar no forum que alguém já precisou gerar)

Você tem que pegar o mac e executar um script em python:

@KILLME até que a vtal tá generosa com o overhead (minha rede é 2.5G)

vVklYnN.png

Código:

Código:
chmod 755 fix_vlan.sh

Código:

Depois dê permissão 755:

Código:
chmod 755 fix_vlan.sh

/etc/init.d está montado somente como leitura...

Vixi, agora me pegou. Não sabia que esse diretório tava como somente leitura.
Única forma é fazendo um firmwire personalizado no linux incluindo o script em questão, tem um tutorial super fácil no github do Anime4000.
Acho que seria possível remontar a partição como rw mas tenho medo de da brick sei lá por qual motivo.

@KILLME até que a vtal tá generosa com o overhead (minha rede é 2.5G)

vVklYnN.png
Aqui na Oi o teto é 1060 a 1080Mbps.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar