[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Funciona em qualquer operadora com modem bloqueado?
Não. Como já foi mencionado antes aqui e no tópico da Claro e da Vivo, depende do método de validação usado pela operadora.
Alguma operadoras usam apenas o serial do equipamento ( caso da Vivo ) , podendo também usar o MAC ( caso da Claro ).
Outras usam outros métodos e ainda restringem o equipamento do cliente baseado no identificador do fabricante ( não sei se baseado no chipset ou em quem fabrica o equiamento ). A Oi é um dos casos complexos.

Última edição:
Não. Como l[a foi mencionado antes aqui e no tópico da Claro e da Vivo, depende do método de validação usado pela operadora.
Alguma operadoras usam apenas o serial do equipamento ( caso da Vivo ) , podendo também usar o MAC ( caso da Claro ).
Outras usam outros métodos e ainda restringem o equipamento do cliente baseado no identificador do fabricante ( não sei se baseado no chipset ou em quem fabrica o equiamento ). A Oi é um dos casos complexos.
Não sei da onde você tirou essa informação, mas a Claro Fibra não usa mac address como parâmetro de autorização de onu/ont. Talvez usem essa informação se o cliente tiver ip fixo, caso o contrário, esse não é um padrão que costuma ser seguido pelas operadoras, pois acrescenta uma complexidade desnecessária na operação da rede.

Não. Como já foi mencionado antes aqui e no tópico da Claro e da Vivo, depende do método de validação usado pela operadora.
Entendi, infelizmente queria saber mesmo com a Oi, alguém aqui teve sucesso ou tem conhecimento do procedimento poderia tirar uma dúvida sobre se o Part Number diferente do mesmo modelo do aparelho pode influenciar para o firmware desbloqueado não funcionar?

Na ONT Humax? Passa por MP então.

Loga no modem, aperta F12, aba console, cola o código abaixo e vai aparecer logo abaixo todas informações:

JavaScript:
function check_cookie_name(name)
{
    var match = document.cookie.match(new RegExp('(^| )' + name + '=([^;]+)'));

if (match) {
        return match[2];
    }
    else{
        console.log('--something went wrong---');
    }
}

cookie = check_cookie_name('accessToken');

const data = JSON.stringify(false);

const xhr = new XMLHttpRequest();
xhr.withCredentials = true;

xhr.addEventListener("readystatechange", function () {
    if (this.readyState === this.DONE) {
        console.log(this.responseText);
    }
});

xhr.open("GET", "/api/v1/gateway/about");
xhr.setRequestHeader("Access-Token", cookie);

xhr.send(data);

const xhr2 = new XMLHttpRequest();
xhr2.withCredentials = true;

xhr2.addEventListener("readystatechange", function () {
    if (this.readyState === this.DONE) {
        console.log(this.responseText);
    }
});

xhr2.open("GET", "/api/v1/network/xpon/gpon");
xhr2.setRequestHeader("Access-Token", cookie);

xhr2.send(data);

Entendi, infelizmente queria saber mesmo com a Oi, alguém aqui teve sucesso ou tem conhecimento do procedimento poderia tirar uma dúvida sobre se o Part Number diferente do mesmo modelo do aparelho pode influenciar para o firmware desbloqueado não funcionar?
O TripleOxygen postou recentemente o tutorial pra tirar a ont utilizando o ODI DFP-34X-2C2
Estou curioso a tentar, alguém tem o link do Ali?

aqui não mostrou, eu pesquisei pelo nome do modelo deve ser por isso kkkk com esse modulo aí eu posso fazer funcionar em qualquer switch com SFP?
Está tudo explicado nas 2 primeiras páginas do tópico.
Este ODI DFP-34X-2C2 suporta 1.25/2.5Gb/s logo poderá operar em 2.5Gb/s desde que a porta sfp do seu switch suporte. Na pior das hipóteses operará em 1Gb/s, caso seu switch não suporte 2500Base-X.

Pessoal, recebi ontem a ODI DFP-34X-2C2 e coloquei ela no Ubiquiti Dream Machine Pro, contudo pelo que vi, preciso colocá-la com um ip fixo 192.168.1.1/255.255.255.0 para acessar a webui. Algum jeito fácil ou tutorial pra fazer isso com o dream machine?

Já respondendo:
Passo1: Ir no port manager e colocar a porta 10 com o perfil de LAN.

Passo 2: Com o módulo conectado na porta 10 do udm, simplesmente executei no shell do UDM:
ip address add 192.168.1.1/24 dev eth10

Passo 3: mudar o IP do seu computador para a rede 192.168.1.1/255.255.255.0 e depois abrir o browser no endereço 192.168.1.1

Passo 4: configurar os parametros...

Última edição:
Caros, considerando Claro Fibra e tudo que li até aqui, consegui o Status PON O5 "initial state" contudo ainda não consigo pegar os IPs via DHCP.
Na configuração do stick, eu tenho que deixar VLAN em AUTO ou transparent mode?

No print do @KILLME, fiquei muito na dúvida de onde obter o OUI e Device Serial Number? (Quanto ao device serial number seria o número de 20 dígitos atrás da ONU Huawei?

No MAC eu coloquei os 12 dígitos do MAC do Huawei e MACKEY eu deixei o valor padrão que veio no stick...

Ideias?

Caros, considerando Claro Fibra e tudo que li até aqui, consegui o Status PON O5 "initial state" contudo ainda não consigo pegar os IPs via DHCP.

No print do @KILLME, fiquei muito na dúvida de onde obter o OUI e Device Serial Number? (Quanto ao device serial number seria o número de 20 dígitos atrás da ONU Huawei?

No MAC eu coloquei os 12 dígitos do MAC do Huawei e MACKEY eu deixei o valor padrão que veio no stick...

Ideias?

To longe do pc, pra mexer no mac vc precisa gerar um novo mackey. Depois das 17h eu consigo te ajudar.

Claro FTTH:
@KILLME eu achei um gerador de mackey em python

agora, curiosamente meu LOID status está aparecendo como WRONG...

ONU StateO5
ONU ID0
LOID StatusWRONG

Última edição:

Ideias?

No OUI eu coloquei os 6 primeiro digitos do MAC, device serial number coloquei os 16 digitos que começam com 48575443XXXXXXXX, GPON SN botei o serial substituindo o "48575443" por HWTC junto com o resto do serial. Lembrando que esses dados são para quem tem ONT Huawei.

No OUI eu coloquei os 6 primeiro digitos do MAC, device serial number coloquei os 16 digitos que começam com 48575443XXXXXXXX, GPON SN botei o serial substituindo o "48575443" por HWTC junto com o resto do serial. Lembrando que esses dados são para quem tem ONT Huawei.
OK vou tentar. E a VLAN, deixa em AUTO ou Transparent? Alguma outra configuração que precisa ser feita no caso da claro ftth? Em tempo, no "roteador" que faz a requisição DHCP, alguma configuração de VLAN ou clone de MAC? Obrigado

OK vou tentar. E a VLAN, deixa em AUTO ou Transparent? Alguma outra configuração que precisa ser feita no caso da claro ftth? Em tempo, no "roteador" que faz a requisição DHCP, alguma configuração de VLAN? Obrigado

A VLAN eu to usando manual e setando 11, agora se está setando a VLAN no roteador aí tem que deixar transparent. Acho que é só isso, não precisei clonar MAC para funcionar.

Última edição:
Sugestão: Editar o post inicial citando os casos de sucesso junto a VIVO, CLARO e OI, e os procedimentos e detalhes específicos para o uso da ONU SFP.

Vou resumir para posteridade o caso da Claro FTTH:

Parametros obrigatórios de configuração no stick ODI DFP-34X-2C2 (XPON vendido no AliExpress)

GPONSN: HWTCXXXXXXXX (onde os últimos 8 dígitos são provenientes da etiqueta do Huawei PON SN)
Vendor ID: HWTC
software version 1: V3R019C10S375
software version 2: V3R019C10S375
OMCC version: 0x80
Product Class: HG8245Q2
HW Version: B99.A
OUI: NNNNNN (onde N são os seis primeiros dígitos do MAC address)
MAC: mac adress do Huawei
mackey: gerado pelo script python ````

Configuração VLAN: Manual -> 11

Se alguma alma conseguiu com oi, que se manifeste!

Users who are viewing this thread

Voltar