[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Poderia listar as informações que você clonou da ONT da Claro?

J3I1rAP.png

Os dados dentro da borda vermelha.

J3I1rAP.png

Para ver estas informações, teria que acessar aquela página avançada da ONT que você ensinou tempos atrás aqui no fórum, certo?

Nas ONT Huawei a maioria dessas informações estão na parte de trás e na parte de informações dentro do menu tbm. Em outras eu não sei/lembro.
Olhei na etiqueta da ONT HP610 da Humax e lá consta estas informações:
S/N
MAC
EMTA MAC
PON S/N

Vendo uns posts antigos aqui vi que é necessário configurar a Vlan 11 para a conexão de Internet, não é?
2022-02-28-22-16-16-Claro.jpg

Pessoal, lendo o tópico aqui pelo que entendi algumas operadoras usam o auto provisionamento da ONT e as que não usam a galera clona o MAC e seta a vlan defaulta do operadora.

Olhando esse Stick gpon é interessante pra quem tem aquela mikrotik Hex_S que tem porta de fibra colocar direto nela sem a necessidade de um conversor de midia.

Vou pegar um stick desse pra fazer um teste com o mesmo, pois para mim não é interessante ter um link router pois com ele bridge consigo aproveitar bem mais a internet.

Alias não precisa, eu iria botar um código aqui para pegar mais informações do modem, mas é melhor não, pois parece ser uma brecha de segurança. Com essa já é a segunda que acho neste modem.
Na ONT Humax? Passa por MP então.

J3I1rAP.png

Eu alterei algumas configurações como do meu provedor aqui, mas o máximo que consigo chegar é nessa configuração como abaixo. Não sei o que mais alterar pra fazer funcionar, quando fic O5 e faço a conexão PPoE no openwrt acusa um erro unknown error (user_request) ...
P-20230109-203614.jpg

Eu alterei algumas configurações como do meu provedor aqui, mas o máximo que consigo chegar é nessa configuração como abaixo. Não sei o que mais alterar pra fazer funcionar, quando fic O5 e faço a conexão PPoE no openwrt acusa um erro unknown error (user_request) ...
P-20230109-203614.jpg
Clonou o MAC também?

Clonou o MAC também?
Sim, clonei também.

Todas as informações eu alterei, a SFP pega O5 tranquilo e esse LOID fica wrong! Não sei se esse LOID faz alguma diferença ou apenas o status que consta, acho que as informações necessárias pra esse provedor que eu tô não são as mesmas que eu tenho talvez ...

Sim, clonei também.

Todas as informações eu alterei, a SFP pega O5 tranquilo e esse LOID fica wrong! Não sei se esse LOID faz alguma diferença ou apenas o status que consta, acho que as informações necessárias pra esse provedor que eu tô não são as mesmas que eu tenho talvez ...

Você mexeu no mac? no mackey não?

Tem algum equipamento que use em uma ponta entrada da fibra e na outra uma saída rj45? Tipo um conversor de formato? Será que existe?

mas vc preencheu o LOID com alguma coisa?
Sim, o que acontece aqui é que a ONU é bloqueada e não consigo logar nela pra ver as configurações. Eu tô me baseando pelas configurações da ONU do meu primo que usa o mesmo provedor, mas a dele foi instalada antes de mudar de empresa. Ou seja, acho que essas configurações que a empresa nova usa na minha ONU é diferente da que o antigo provedor usava ...

No LOID na SFP ONU não pode ficar em branco, quando veio de fabrica tava como user e nas configurações da ONU do meu primo usa uma sequência de número. Troquei para essa sequência e continua dando wrong como ali da imagem, acho que vou ter que abandonar a ideia de tirar a ONU desse provedor de me****!

Tem algum equipamento que use em uma ponta entrada da fibra e na outra uma saída rj45? Tipo um conversor de formato? Será que existe?

Talvez o que você esteja pensando é um conversor de mídia:

Para escolher o conversor de mídia correto deve-se atentar para o comprimento da onda de TX e RX, caso contrário ele não irá funcionar.

Se a ligga for igual a sercomtel não dá,pois parece que é controlado via OLT e falando com a parte avançada da Sercomtel eles só permite fiberhome mas se tu descobrir ai posta os resultado,aqui testei uma onu mais o led pon fica piscando.
Postei no tópico oficial meses atrás

Com vlan e autenticação DEVE funcionar com qualquer modem. Inclusive já alterei meu plano, e nunca deu nada com a ligga. Tecnicamente é pra funcionar com qualquer modem gpon. Não sei como é com as outras operadoras, mas a ligga definitivamente não "ligga". :)

No passado vi que a ligga era sercomtel mas acho que hoje não mais, a começar pelo valor dos planos. Acho que deve ser a mesma empresa, mas serviços diferentes. As rotas da ligga, por mais incrivel q pareça, são algumas das melhores do BR.

vou testar o modem da tplink em breve, mas certeza que vai funcionar tambem, se é gpon deve rodar de boa.

Última edição:
  • Curtir
Reações: RiX
Postei no tópico oficial meses atrás

Com vlan e autenticação DEVE funcionar com qualquer modem. Inclusive já alterei meu plano, e nunca deu nada com a ligga. Tecnicamente é pra funcionar com qualquer modem gpon. Não sei como é com as outras operadoras, mas a ligga definitivamente não "ligga". :)

No passado vi que a ligga era sercomtel mas acho que hoje não mais, a começar pelo valor dos planos. Acho que deve ser a mesma empresa, mas serviços diferentes. As rotas da ligga, por mais incrivel q pareça, são algumas das melhores do BR.

vou testar o modem da tplink em breve, mas certeza que vai funcionar tambem, se é gpon deve rodar de boa.
Se conseguir da um toque mais pelo que eu vi na sercomtel que é do mesmo grupo da ligga telecom,a onu é controlado via OLT,eu tentei pegar espetar um huawei mais sem sucesso o link até pega mais porém o PON fica piscando como se não tivesse autorizado na rede,na onu tem um campo de LOID username/senha fiberhome.

Olá pessoal,

Está faltando um tópico dedicado a isso então resolvi criar para não ficarmos poluindo os outros com essas informações.

Vou começar com o que fiz aqui.
Foi algo simples, apenas troquei a HGU da Vivo por um terminal Gpon menor.

O @Vattar fez melhor ainda, eliminando o aparelho da operadora (Claro) com um transceiver SFP.

Alguns tutorias que tem por aí.

Funciona em qualquer operadora com modem bloqueado?

Users who are viewing this thread

Voltar