@KILLME , para não misturar as coisas no tópico da Claro vou perguntara aqui, pode passar o link que você comprou o adaptador do conector?
Esse aqui: https://www.aliexpress.com/item/1005004771970854.html primeira opção "Color: SC UPC M TO SC APC F"
@KILLME , para não misturar as coisas no tópico da Claro vou perguntara aqui, pode passar o link que você comprou o adaptador do conector?
Uma pena que vou poder pegar o kit somente na quinta que vem, demora um tempinho pra chegar no interior do RS.Para configurar e testar usei direto no meu PC com Windows, depois liguei num minipc. De velocidade não mudou muita coisa, mas ficou mais ágil do que com LB, agora deu para usar ipv6 e acabou problemas em site que utilizam um ip por sessão.
O anúncio da caixinha vale mais pelo cordão e a emenda do que a caixa em si, só serve para esconder o cabo.
Como foi falado, tem muito anúncio pegadinha tanto pelo produto quanto pelo esquema de escolher, tenho vários aqui no meu favorito mas acabei utilizando o daquele link e deu certo. Não consigo te confirmar se é ou não é.
É mais barato o kit do ML, aquela peça eu comprei por burrice, eu nem precisava dela já que na Claro vem a caixinha. Sairia mais barato se eu tivesse comprado só o cabo.
Uma pena que vou poder pegar o kit somente na quinta que vem, demora um tempinho pra chegar no interior do RS.
ESPERO que com esse cabo funcione bem com o sfp, tu por acaso não comprou aquele mini pc com duas portas sfp pra usar o pfsense?
O cabo funciona, pois comprei para testar a ONU SFP dada a diferença dos conectores APC e UPC . Comprei o kit do mercadolivre na quarta e chegou sexta ( Porto Alegre ).Uma pena que vou poder pegar o kit somente na quinta que vem, demora um tempinho pra chegar no interior do RS.
ESPERO que com esse cabo funcione bem com o sfp, tu por acaso não comprou aquele mini pc com duas portas sfp pra usar o pfsense?
Qual minipc? Tem um link dele? Eu uso um minipc intel de 4 portas 2.5G.
R$ 1.474,20 | R86S Soft Routing Multi-net port, Intel mini host N5105 8GB/16GB 10 Gigabit fiber port 2.5GO cabo funciona, pois comprei para testar a ONU SFP. Comprei o kit do mercadolivre na quarta e chegou sexta ( Porto Alegre ).
Eu comprei o banana pi R3 com duas portas sfp. Deve chegar segunda ou terça.
Sorry misturei os modelos.R$ 1.474,20 | R86S Soft Routing Multi-net port, Intel mini host N5105 8GB/16GB 10 Gigabit fiber port 2.5G
![]()
364.2C$ |R86S Soft Routing Multi net port, Intel mini host N5105 8GB/16GB 10 Gigabit fiber port 2.5G| | - AliExpress
Smarter Shopping, Better Living! Aliexpress.coma.aliexpress.com
Esse modelo aí, tô com ele parado aqui para colocar o pfsense, porque não consegui usar a ONU sfp ainda ...
R$ 1.474,20 | R86S Soft Routing Multi-net port, Intel mini host N5105 8GB/16GB 10 Gigabit fiber port 2.5G
![]()
364.2C$ |R86S Soft Routing Multi net port, Intel mini host N5105 8GB/16GB 10 Gigabit fiber port 2.5G| | - AliExpress
Esse modelo aí, tô com ele parado aqui para colocar o pfsense, porque não consegui usar a ONU sfp ainda ...
@vorlon aqui não é rede da vivo, é de um provedor regional. Aí não sei quais as configurações que precisa exatamente pra rodar com a ONU sfp ...
Os planos aqui só vão até 700 MB, então vai dá de boa para usar. Eu quero testar é quando chegar o kit quais são as configurações pra passar e atingir O5!Sorry misturei os modelos.
Essa ONU sfp vai funcionar no mini pc mas em 1.25Gb/s pois o chipset Mellanox Connectx-3 das portas sfp não suporta 2.5Gb/s.
Sim, eu comprei justamente pra agregar tudo em um quase. Aí a ONU fica no Sfp e o Rj45 uso como switch.Não conhecia esse modelo, daora hein?
Se for a Vivo, copiar o serial e o password da rede.Os planos aqui só vão até 700 MB, então vai dá de boa para usar. Eu quero testar é quando chegar o kit quais são as configurações pra passar e atingir O5!
Sim, eu comprei justamente pra agregar tudo em um quase. Aí a ONU fica no Sfp e o Rj45 uso como switch.
Mas este por R$1.474,20 é a versão sem as duas portas SFP, certo? Pelo que vi aqui a versão com as duas portas SFP é R$1.826,85.R$ 1.474,20 | R86S Soft Routing Multi-net port, Intel mini host N5105 8GB/16GB 10 Gigabit fiber port 2.5G
![]()
@vorlon aqui não é rede da vivo, é de um provedor regional. Aí não sei quais as configurações que precisa exatamente pra rodar com a ONU sfp ...
Isso mesmo, é a versão G3. Na época que eu peguei tava esse valor se não me engano ...Mas este por R$1.474,20 é a versão sem as duas portas SFP, certo? Pelo que vi aqui a versão com as duas portas SFP é R$1.826,85.
Testei aqui. Vlan 601. basta declarar a interface com a vlan 601 e aplicar o dhcp. Pega o ip da faixa do voip na interface.Alguém tem ideia qual o método usado na Vivo para mandar a configuração de voip para a HGU ?
Eu até suspeito que venha junto com o dhcp na vlan 601, e aí vem a outra dúvida, tem que clonar o MAC para o voip funcionar ? .
Testei aqui. Vlan 601. basta declarar a interface com a vlan 601 e aplicar o dhcp. Pega o ip da faixa do voip na interface.
Quando tiver mais tempo vou tentar configurar um cliente voip no pc ou em um smartphone.
Pelo que vi é tudo padrão, exceto o logon que é o numero do telefone e o password .Muito bom, esses dados de configuração do VOIP são padrões?
Mas na Claro pode ser bem diferente em termos de hosts do servidor de voip e os gateways.
No HGU 2741-N2 tem um comando que mostra o dump da configuração incluindo a senha...Na Claro Fibra não é, infelizmente. URL é regional (cidade que representa o DDD da região), login é um regional (tem nome da cidade no meio) e senha é parte do código da cidade, contrato e uns números que não descobri ainda, ou seja, vai se tenso para quem não tiver o arquivo de configuração da ONT.
No HGU 2741-N2 tem um comando que mostra o dump da configuração incluindo a senha...
"voice show"
Uma possibilidade 1/2 boca seria usar a HGU apenas como adaptador de voip, alterando a interface em que ela procura a conexão.Isso é pratico, aqui tive a sorte de ter feito backup do arquivo de configuração do modem antes das novas atualizações que bloquearam várias partes.
Se a ligga for igual a sercomtel não dá,pois parece que é controlado via OLT e falando com a parte avançada da Sercomtel eles só permite fiberhome mas se tu descobrir ai posta os resultado,aqui testei uma onu mais o led pon fica piscando.Fiz a troca na ligga telecom faz seis meses. Deu um pouco de trabalho fazer funcionar, mas finalmente me livrei do modem e coloquei bridge. Estou usando este modem aqui, baratinho:
![]()
Huawei EchoLife HG8310M modem Huawei gpon - R$ 56,05
Tipo: fibra ótica. | Conta com 1 porta LAN. | Possui tecnologia de conexão GPON. | A velocidade máxima de transferência de dados é 300 mbps.www.mercadolivre.com.br
Quero pegar o TX-6610 em breve pra estar. Pelo que percebi aqui, praticamente qualquer modem gpon deve dar certo na ligga.
A principal diferença que notei, alem da melhor estabilidade, foi o tempo para voltar a internet após cair por algum motivo. No meu modem antigo, quando caia a energia, levava uns 20 minutos pra fazer a autenticação, depois que mudei nao passa de 1-2 minutos kkk. Tipo, vai entender.
Ta quanto uma dessas? Meu sonho tbm acabar com esse trambolho da operadora.Aqui só falta chegar a ONU SFP, conversor de midia e APC para UPC estão esperando.
![]()
Ta quanto uma dessas? Meu sonho tbm acabar com esse trambolho da operadora.
A discussão sobre isso está sendo feita aqui ó: https://forum.adrenaline.com.br/thr...ocar-onu-ont-hgu-da-operadora-provedor.699243
Conversor de midia se vc não tiver um switch com sfp: https://www.aliexpress.com/item/1005004340369253.html
ONU SFP: https://www.aliexpress.com/item/1005003515662920.html (selecionar o modelo XPON)
----
Se o provedor usar APC (conector verde) tem que converter ele para o UPC (azul), tem um kit baratinho no ML: https://produto.mercadolivre.com.br...-com-roseta-cordo-optico-adaptador-sc-apc-_JM
---
Sobre as configurações cada provedor usa uma, no caso da Claro só precisei colocar o número de série do modem e VLAN da Internet. Essa ONU é bridge, logo vc precisa de um roteador com porta 2.5 para conseguir ultrapassar os 940 Mbps.
A única informação que você usou da ONU original foi Serial Number, correto?Até o momento tudo funcionando dentro do esperado, a ONU SFP esquenta bem hehehe. Meu merge com dados "OMCI info" da Claro como o Huawei foi aceito no repositório do Anime4000: https://github.com/Anime4000/RTL960x/blob/main/Docs/Stock_ONU.md
A única informação que você usou da ONU original foi Serial Number, correto?
Poderia listar as informações que você clonou da ONT da Claro?Eu não, eu clonei quase todas informações. Quem usou somente serial e vlan foi o @Vattar