[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Chegou a última peça do quebra cabeça:

qYWhXZh.png

O Huawei que será substituído:

OjNSXUq.png

Agora é torcer para dar certo.

Quanto custou no total a brincadeira?

O da Oi fibra é o mesmo esquema da Claro, só muda a VLAN.

Então eu não preciso comprar um switch igual eles usam no tutorial? somente o conversor?

Última edição:
Quanto custou no total a brincadeira?

Então eu não preciso comprar um switch igual eles usam no tutorial? somente o conversor?
R$ 292,00 pela ODI DFP-34X-C2C .
O switch com portas sfp/sfp+ eu já tinha ( Mikrotik CRS309-1G-8S+IN e CRS326-24S+2Q+RM ) .
A placa de rede dual sfp+ Broadcom 57810 eu já tinha ( R$ 98 no Ebay ). Tive apenas que alterar a nvram para habilitar o 2500Base-X .

Para funcionar o ODI DFP-34X-C2C na VIVO ( antiga GVT ):
- Configurar o serial da HGU original na ODI
- Colocar a VLAN em modo transparente
- Configurar no router a vlan 600 para internet, e a discagem PPPoE.
- Opcionalmente configurar a vlan 601 para o voip, e DHCP para receber o ip para acesso da rede do voip.
- Para conectar o cabo APC utilizado na VIVO, utilizar adaptador APC/UPC ou cordão APC/UPC e conector emenda APC/APC ( meu caso ).

R$ 292,00 pela ODI DFP-34X-C2C .
O switch com portas sfp/sfp+ eu já tinha ( Mikrotik CRS309-1G-8S+IN e CRS326-24S+2Q+RM ) .
A placa de rede dual sfp+ Broadcom 57810 eu já tinha ( R$ 98 no Ebay ). Tive apenas que alterar a nvram para habilitar o 2500Base-X .

Para funcionar o ODI DFP-34X-C2C na VIVO ( antiga GVT ):
- Configurar o serial da HGU original na ODI
- Colocar a VLAN em modo transparente
- Configurar no router a vlan 600 para internet, e a discagem PPPoE.
- Opcionalmente configurar a vlan 601 para o voip, e DHCP para receber o ip para acesso da rede do voip.
- Para conectar o cabo APC utilizado na VIVO, utilizar adaptador APC/UPC ou cordão APC/UPC e conector emenda APC/APC ( meu caso ).
Não entendi porque placa da rede, não basta as 3 peças que ele usou (módulo, adaptador e conversor) para funcionar em qualquer operadora? Aqui é Oi.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui ficou uns 530 reais. Se quiser somente gigabit da para comprar um conversor de midia mais barato.
Mas a Claro não precisa de switch e a Oi precisa pra funcionar? Ou basta esse conversor? No tutorial da Oi ele conecta no switch.

Nossa muito mais coisa do que ele usou, não entendi porque placa de rede sfp, não basta as 3 peças que ele usou (módulo, adaptador e conversor) para funcionar em qualquer operadora? Aqui é Oi.
A placa sfp+ permite conectar a ODI no computador. Se quiser posso ter um linux fazendo o papel de roteador, ou ainda uma vm com pfsense.
Não preciso de conversor.

A placa sfp+ permite conectar a ODI no computador. Se quiser posso ter um linux fazendo o papel de roteador, ou ainda uma vm com pfsense.
Não preciso de conversor.
O switch substitui o conversor então? Pq sai bem mais barato o conversor.

Consegui!!! Finalmente. Tive que colocar mais dados além do serial para funcionar, ou faltou alguma opção que não estava ligando.

A página de sinais da claro fica até com bug:

0I5KKaf.png

Normal aqui é assim:

LJAbIoS.png
O site de medição para GPON é diferente do niveis.virtua.com.br?

Aqui fala que o MAC não é de cable modem, já tentei o MAC e o MAC do EMTA.
Normalmente é o MAC da interface HFC ou, no caso, o MAC da interface PON.
Tenho certeza que não é o MAC da LAN.

Galera, como foi pedido para colocar no início do tópico informações das operadoras que funcionou.

Peço aos colegas um tutorial detalhado citando a operadora para eu adicionar e ficar mais fácil para quem tem interesse.
Talvez queiram me mandar por mp também para não ficar duplicado.

Consegui!!! Finalmente. Tive que colocar mais dados além do serial para funcionar, ou faltou alguma opção que não estava ligando.

A página de sinais da claro fica até com bug:

0I5KKaf.png

Normal aqui é assim:

LJAbIoS.png
KILLME,

Como você fez para pegar o IP ?

Configurei tudo conforme explicaram, coloquei a vlan manual 11 para a Claro, deu ONU State 05 mas não navega de jeito nenhum.

To confuso. A onu stick tem o ip 192.168.1.1. Setar o ip 192.168.1.2 no computador com o cabo de rede conectado não seria suficiente ?

Obrigado!!

KILLME,

Como você fez para pegar o IP ?

Configurei tudo conforme explicaram, coloquei a vlan manual 11 para a Claro, deu ONU State 05 mas não navega de jeito nenhum.

To confuso. A onu stick tem o ip 192.168.1.1. Setar o ip 192.168.1.2 no computador com o cabo de rede conectado não seria suficiente ?

Obrigado!!
Qual modelo de ONT você tem ai?

Qual modelo de ONT você tem ai?
A mesma que o KILLME recomendou:

Ela não tem um servidor DHCP. Então como faço pra internet funcionar? setando o ip manual no windows, não foi.

Setei no windows o ip manual 192.168.1.2
Mascara de subrede 255.255.255.0
Gateway eu tentei usar o 192.168.1.1 (ip da onu stick)
E por fim o dns eu coloquei o do Google, publico.

Ela não tem um servidor DHCP. Então como faço pra internet funcionar? setando o ip manual no windows, não foi.

Me referi a ONT que a Claro instalou ai. A sua é Humax ou Huawei?

Consegui. O problema aconteceu porque eu não sabia que depois de fazer a configuração, tem que voltar a config do Windows para pegar o ip automaticamente via DHCP.

Obrigado a todos que contribuíram com o tópico!

net.png

Me referi a ONT que a Claro instalou ai. A sua é Humax ou Huawei?
Huawei

Consegui. O problema aconteceu porque eu não sabia que depois de fazer a configuração, tem que voltar a config do Windows para pegar o ip automaticamente via DHCP.

Obrigado a todos que contribuíram com o tópico!

net.png

Huawei

É, depois que configurar você precisa voltar para DHCP para pegar IP da Claro. Muito bom esse upload.

A preta ou a branca?

Última edição:

Users who are viewing this thread

• Voltar