[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Uau! valeu pela dica. Vou tentar aqui.

Eu estou na versão 6.49.7 do RouterOS. Quando coloco a versão 7.7 o ODI DFP-34X-2C2 aparece no status da interface porém não pega ip de forma alguma no DHCP da Claro. Sequer acende a luz da porta no Mikrotik. Vou tentar mais para ver o que consigo. Obrigado!
Para funcionar direito no Mikrotik, tem que configurar a porta sfp sem autonegociação e fixa em 2.5Gb/s full duplex.
Aqui funcionou no CRS309-8S+1G-IN e no CRS326-24S+2Q+RM.
Como o colega falou, tem que usar o RouterOS 7 .

Para funcionar direito no Mikrotik, tem que configurar a porta sfp sem autonegociação e fixa em 2.5Gb/s full duplex.
Aqui funcionou no CRS309-8S+1G-IN e no CRS326-24S+2Q+RM.
Como o colega falou, tem que usar o RouterOS 7 .
Eu coloquei o router na versão 7.7

Porém quando faço isso, a ONU e detectada na porta sfp, aparecem os dados dela. Porém também aparece escrito nolink e não acende a luzinha verde no roteador mk. Ai tenho que voltar para a versão 6.49.7 que funciona a porta. Testei nas 4 portas sfp. Só pode ser um bug da RouterOS 7.7

Quanto a dar o ssh na ONU Sfp, rodar o comando flash set LAN_SDS_MODE 4 ; reboot deu certo até certo ponto. Rodo o comando com a ONU ligada no conversor de midia e com o IP padrão 192.168.1.1 ou rodo o comando com ela conectada direto no MK ? me parece que tem que ser no MK né? porque logo em seguida tenho que fazer as configurações da porta sfp retirando a auto negociação e setando 2.5gbs. Troquei o ip da onu para 192.168.88.2 que e a faixa do MK porém não consegui acessar a interface web da onu. Ficou extenso. Me desculpem. Mas foram muitos testes ontem :-)

Obrigado pessoal!

Eu coloquei o router na versão 7.7

Porém quando faço isso, a ONU e detectada na porta sfp, aparecem os dados dela. Porém também aparece escrito nolink e não acende a luzinha verde no roteador mk. Ai tenho que voltar para a versão 6.49.7 que funciona a porta. Testei nas 4 portas sfp. Só pode ser um bug da RouterOS 7.7

Quanto a dar o ssh na ONU Sfp, rodar o comando flash set LAN_SDS_MODE 4 ; reboot deu certo até certo ponto. Rodo o comando com a ONU ligada no conversor de midia e com o IP padrão 192.168.1.1 ou rodo o comando com ela conectada direto no MK ? me parece que tem que ser no MK né? porque logo em seguida tenho que fazer as configurações da porta sfp retirando a auto negociação e setando 2.5gbs. Troquei o ip da onu para 192.168.88.2 que e a faixa do MK porém não consegui acessar a interface web da onu. Ficou extenso. Me desculpem. Mas foram muitos testes ontem :)

Obrigado pessoal!
Os switches Mikrotik só conseguem acessar a interface da ODI XPON se a fibra com sinal ok estiver conectada. Isto é devido a uma questão de implementação usando o sinal TX_FAULT da interface sfp. Nos conversores de sfp para base-t, ou nas placas broadcom, funciona normalmente mesmo sem sinal na fibra.
O teu método de aceso pelo ip 192.168.1.2 está correto. A "limitação" está na implementação nos switches.

consigo fazer essa troca em provedor pequeno ?

Tenho a senha pppoe , onu já é bridge (zte).

consigo fazer essa troca em provedor pequeno ?

Tenho a senha pppoe , onu já é bridge (zte).
Eu tenho a Claro e um provedor regional. No provedor "pequeno" a autenticação e pppoe igual ao seu. No meu caso foi só colocar a fibra no stick gpon. Nem precisou configurar vlan. A discagem pppoe e feita pelo meu roteador. Funcionou bem e mais fácil que outros provedores maiores.

Não tenho o R86S. Uso um computador com a placa dual 10Gb/s Broadcom qle3442, que pode ser configurada na nvram para suportar 2500Base-x.
Ainda não tive tempo de testar direito o gpon sfp nas portas do switch Mikrotik CRS326-24S+2Q+RM.

O wifi funciona normal, sem stress.
O módulo gpon sfp detecta e funciona normal mas troca a velocidade para 1Gb/s na detecção. Já reportei para os desenvolvedores.
Outros módulos 2.5G base-t funcionam apenas em 2.5Gb/s ( para mim não é problema ) e se o link do cabo for em outra velocidade não funciona. Não tive nenhum reboot no módulo ( quem sabe não é a fonte de alimentação fraca ? )
O mtu do SoC no máximo é 2024 se não me engano. Descobri ao tentar colocar MTU 9000 .

Outro dia tinha visto vc mencionar que eh possivel fazer o procedimento da nvram para suportar 2500Base-x nas plaquetas com chip 57810 e 57840. Mas dando uma googleada nao encontrei ninguem dizendo que fez o mesmo procedimento da 57810 na 57840. Ou a 57840 nada mais eh do q 2 chips da 57810?

Estou pensando e pegar uma nic com 57810 pois preciso de umas dessas nic baratinha com 4 portas sfp+ e que consiga rodar a 2.5G

Outro dia tinha visto vc mencionar que eh possivel fazer o procedimento da nvram para suportar 2500Base-x nas plaquetas com chip 57810 e 57840. Mas dando uma googleada nao encontrei ninguem dizendo que fez o mesmo procedimento da 57810 na 57840. Ou a 57840 nada mais eh do q 2 chips da 57810?

Estou pensando e pegar uma nic com 57810 pois preciso de umas dessas nic baratinha com 4 portas sfp+ e que consiga rodar a 2.5G
O BCM57840 é tambem encontrado como QLE3442 ( QLOGIC ). Não tinha confirmação no site, mas eu arrisquei e deu certo.

Eu tenho a Claro e um provedor regional. No provedor "pequeno" a autenticação e pppoe igual ao seu. No meu caso foi só colocar a fibra no stick gpon. Nem precisou configurar vlan. A discagem pppoe e feita pelo meu roteador. Funcionou bem e mais fácil que outros provedores maiores.
Ah sim , pq eu fui perguntar o técnico e fui informado que não é possível trocar a onu por conta de estar provisionado no sistema deles

Ah sim , pq eu fui perguntar o técnico e fui informado que não é possível trocar a onu por conta de estar provisionado no sistema deles
Eles diferenciam o pacote do cliente pelo logon ? normalmente usam o serial da ONU ou PLOM para validar o equipamento na rede e assim atribuir a velocidade contratada e descarregar a configuração do voip etc.

Alguém teve sucesso em configurar Voip num SIP? Vi alguns tutoriais na Oi, mas acho que deve ser diferente na claro, meu sonho é remover esse trambolho de HGU, mas não quero perder o fixo. @KILLME ...

Alguém teve sucesso em configurar Voip num SIP? Vi alguns tutoriais na Oi, mas acho que deve ser diferente na claro, meu sonho é remover esse trambolho de HGU, mas não quero perder o fixo. @KILLME ...

Eu nem tentei, mas é mais trabalhoso que a Oi, pois precisa descobrir o endereço do SIP, é regional.

Uau! valeu pela dica. Vou tentar aqui.

Eu estou na versão 6.49.7 do RouterOS. Quando coloco a versão 7.7 o ODI DFP-34X-2C2 aparece no status da interface porém não pega ip de forma alguma no DHCP da Claro. Sequer acende a luz da porta no Mikrotik. Vou tentar mais para ver o que consigo. Obrigado!
Mas você chega a atualizar o firmware da routerboard após update? Se não, também não funciona.

Não...

Sou novato em MK. Agora que vi essa opção. System->RouterBOARD

Vou tentar de novo aqui. Muito obrigado!
Se você não atualizar a routerboard ele fica toda bugada se tiver mudança que não seja puramente software. Tem que atualizar a cada update do sistema necessariamente. Inclusive se você não atualizar ao chegar na versão 7.x o SFP 2.5G não funciona.

Se você não atualizar a routerboard ele fica toda bugada se tiver mudança que não seja puramente software. Tem que atualizar a cada update do sistema necessariamente. Inclusive se você não atualizar ao chegar na versão 7.x o SFP 2.5G não funciona.
Atualizei, mas continua sem acender a luz verde no MK quando plugo a ONU sfp. Reconhece, quando vou no status da interface. Mas não negocia velocidade automaticamente e nem manual. E bem estranho. E isso só ocorre na versão 7. Na versão 6 acende a luz verde quando plugo ele no MK, negocia automaticamente 1gbps. Bem estranho.

Atualizei, mas continua sem acender a luz verde no MK quando plugo a ONU sfp. Reconhece, quando vou no status da interface. Mas não negocia velocidade automaticamente e nem manual. E bem estranho. E isso só ocorre na versão 7. Na versão 6 acende a luz verde quando plugo ele no MK, negocia automaticamente 1gbps. Bem estranho.
Tem que usar 2.5Gb/s fixo na interface que for plugar o XPON sfp sem auto negociação.
O XPON sfp demora uns 2 min para dar boot após ser plugado.
O link só funciona se a fibra estiver plugada no XPON com sinal. Isto não é um defeito mas uma questão da implementação da porta sfp no Mikrotik.

Pra quem ainda não conhece, o hack-gpon é um site bem organizado e com informações valiosas sobre diversos modelos de transceivers sfp onu. Se puderem entrem no grupo do telegram, que além de dar uma moral, tem muita informação relevante que já foi debatida por lá e que pode acabar ajudando alguém.

Pra quem ainda não conhece, o hack-gpon é um site bem organizado e com informações valiosas sobre diversos modelos de transceivers sfp onu. Se puderem entrem no grupo do telegram, que além de dar uma moral, tem muita informação relevante que já foi debatida por lá e que pode acabar ajudando alguém.

telegram avacalha o propósito do forum.

telegram avacalha o propósito do forum.
Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra...

Não postei o grupo do telegram com o intuito de que as pessoas abandonem o tópico e passem a interagir apenas no grupo, o intuito do grupo é ser uma fonte de informação e pesquisa complementar ao site hack-gpon.

Users who are viewing this thread

Voltar