Memória DDR4 (micron e-die) @4000mhz CL16

  • Iniciador de Tópicos farbus
  • Data de Início
Porra, tóco bacana, sinto falta de um dedicado ao over aqui no adrena. Dps vou querer a ajuda dos senhores para refinar o over das minhas memórias. Teria algum problema?
 
Porra, tóco bacana, sinto falta de um dedicado ao over aqui no adrena. Dps vou querer a ajuda dos senhores para refinar o over das minhas memórias. Teria algum problema?
É só ir mandando que a galera responde...
Seria ótimo um tópico dedicado a RAM, assim como um dedicado a GPU, CPU e por ai vai...

Aqui a princípio era Mícron E-Die, mas já tem tudo misturado
 
Dual rank Rev.E? Se for nessa frequência da sua assinatura duvido que tenha algo a ver com as primárias, como tão as secundárias/terciárias aí?
Siiim, eu tô fazendo uns testes aqui, logo mando como estão, mas estavam conservadores
 
Siiim, eu tô fazendo uns testes aqui, logo mando como estão, mas estavam conservadores

Provável de ser tRFC muito justo ou pouca tensão, pq realmente nesses timings primários aí é pra passar de 4000MHz kkkk.
 
Provável de ser tRFC muito justo ou pouca tensão, pq realmente nesses timings primários aí é pra passar de 4000MHz kkkk.
Tava rodando com 580 voltando 305ns no zentimings, nada de outro mundo.. 1.43V
Tenho quase certeza que esse chip não é e-die, não é possivel
 
Tava rodando com 580 voltando 305ns no zentimings, nada de outro mundo.. 1.43V
Tenho quase certeza que esse chip não é e-die, não é possivel
~580 pra essa frequência é normal dá até pra descer mais a depender da temperatura que suas memórias rodam, mas se tratando de dual rank tudo fica mais difícil, além de que existem vários base bins de Rev.E, talvez vc só tenha dado azar ou algum secundário/terciário tá setado de uma maneira que essa memória não gosta, só vendo mesmo pra saber.
Um bump pra 1.45V talvez resolva.
 
~580 pra essa frequência é normal dá até pra descer mais a depender da temperatura que suas memórias rodam, mas se tratando de dual rank tudo fica mais difícil, além de que existem vários base bins de Rev.E, talvez vc só tenha dado azar ou algum secundário/terciário tá setado de uma maneira que essa memória não gosta, só vendo mesmo pra saber.
Um bump pra 1.45V talvez resolva.
Olha isso que horror.. setei só os primarios e o tRFC.. o resto tudo em auto usando 1.45V

image.png
 
Olha isso que horror.. setei só os primarios e o tRFC.. o resto tudo em auto usando 1.45V

image.png
Se já ta "cagando" com esse profile (que é ultra leve) imagina com o anta777extreme/absolut, tem certeza absoluta que sua CPU fica estável com 1900 de FCLK? Se sim subiria o VSOC pra 1.15V só pra ver se passa o sintoma.
 
Se já ta "cagando" com esse profile (que é ultra leve) imagina com o anta777extreme/absolut, tem certeza absoluta que sua CPU fica estável com 1900 de FCLK? Se sim subiria o VSOC pra 1.15V só pra ver se passa o sintoma.
Siiim, fiz o teste com o OCCT e P95 por mais de 1hr forçando... Estabilidade em 1900 existe..
 
Se já ta "cagando" com esse profile (que é ultra leve) imagina com o anta777extreme/absolut, tem certeza absoluta que sua CPU fica estável com 1900 de FCLK? Se sim subiria o VSOC pra 1.15V só pra ver se passa o sintoma.
erro mesmo assim kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vou descer pra 3733 e brincar, vamos ver
 
Vai entender.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Agora é tentar baixar o trfc pra 560, assim cravo 300ns..
Acho o tRAS e o tRC ainda meio altos, mas...
O que acham do resultado do AIDA64 @Tho95 @rlopes ?
image.png

image.png
 
Vai entender.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Agora é tentar baixar o trfc pra 560, assim cravo 300ns..
Acho o tRAS e o tRC ainda meio altos, mas...
O que acham do resultado do AIDA64 @Tho95 @rlopes ?
image.png

image.png
Velocidade tá dentro do esperado pra 3733 dual rank tRAS deve ir até pelo menos 39, ainda da pra brincar nas secundárias e terciárias ai:
tRC 60
tFAW 16
tWTRL 8
tWR 12/14/16 (sempre o dobro do tRTP)
tRTP 6/7/8
tRDRDSCL e tWRWRSCL 4/4 3/3 ou 2/2, o menor que conseguir.
tRFC deve dar pra baixar pra casa dos ~540 ainda.
tRDWR deve ir ate uns 8~12
tWRRD 3~6
tCWL com CL 16 dá pra ir até uns 14 em AMD creio eu, mas não custa testar uns 12.
 
Velocidade tá dentro do esperado pra 3733 dual rank tRAS deve ir até pelo menos 39, ainda da pra brincar nas secundárias e terciárias ai:
tRC 60
tFAW 16
tWTRL 8
tWR 12/14/16 (sempre o dobro do tRTP)
tRTP 6/7/8
tRDRDSCL e tWRWRSCL 4/4 3/3 ou 2/2, o menor que conseguir.
tRFC deve dar pra baixar pra casa dos ~540 ainda.
tRDWR deve ir ate uns 8~12
tWRRD 3~6
Partiu, valeu pela ajuda, ja te dou um feedback
 
aqui eu to usando as edies em 4133mhz 16 22 16 38, TRFC 580 @1.43v no ryzen 5600g, os timings mais problemáticos pelo menos no caso aqui usando o 5600g são os SCLs, acabei tendo que usar eles em 5. eu to meio bolado ainda que só consegui 4133mhz, porém acredito ser culpa da minha placa mãe.
 
aqui eu to usando as edies em 4133mhz 16 22 16 38, TRFC 580 @1.43v no ryzen 5600g, os timings mais problemáticos pelo menos no caso aqui usando o 5600g são os SCLs, acabei tendo que usar eles em 5. eu to meio bolado ainda que só consegui 4133mhz, porém acredito ser culpa da minha placa mãe.
Pensa o lado positivo, vc poderia ter as piores e-die do planeta (as minhas no caso) kkkkkkkkkk
Quem dera 4133:pepe:
 
Vai entender.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Agora é tentar baixar o trfc pra 560, assim cravo 300ns..
Acho o tRAS e o tRC ainda meio altos, mas...
O que acham do resultado do AIDA64 @Tho95 @rlopes ?
image.png

image.png
tRCDRD não fica estável em 19~20? Geralmente nas E-Die rodam com 3 acima dos outros primários. TFAW em 16 (para casar com os 4 do tRDDS), ou sobe para 6 para casar com 24 que é mais folgado. tWR em 14. tRDWR geralmente faz 8 ou 10. tWRRD em 1. Deixe os tRRDSD e DD sincronizados em 5, o tWRWRSD e DD sincronizados em 7. Tente reduzir o procODT para 40 ou 43.6 ohm. RTT Park em RZQ/5 é quase padrão, os outros são opcionais, geralmente ficam off. Para compensar a redução dos timings secundários e terciários, suba o tRFC para 600 e desça gradualmente para confirmar estabilidade. 1.40V de VDIMM deve ser suficiente, com 1.10V de Vsoc no máximo, o restante das voltagens na faixa de 0.950-1.000V.
 
Última edição:
Controlador dos Ryzen 5000G é bem mais tolerante a altas frequências que o dos 5000X, ironicamente 4133 é "na media" ainda mais usando single rank.
aqui o pc nem boota acima de 4133mhz, e olha que só preciso de 1.1v de vsoc pra essa frequência, to usando o vsoc em 1.175v por conta do over da igpu.
 
tRCDRD não fica estável em 19~20? Geralmente nas E-Die rodam com 3 acima dos outros primários. TFAW em 16 (para casar com os 4 do tRDDS), ou sobe para 6 para casar com 24 que é mais folgado. tWR em 14. tRDWR geralmente faz 8 ou 10. tWRRD em 1. Deixe os tRRDSD e DD sincronizados em 5, o tWRWRSD e DD sincronizados em 7. Tente reduzir o procODT para 40 ou 43.6 ohm. RTT Park em RZQ/5 é quase padrão, os outros são opcionais, geralmente ficam off. Para compensar a redução dos timings secundários e terciários, suba o tRFC para 600 e desça gradualmente para confirmar estabilidade. 1.40V de VDIMM deve ser suficiente, com 1.10V de Vsoc no máximo, o restante das voltagens na faixa de 0.950-1.000V.
To fuçando aqui e vou deixar a noite rodando testes de estabilidade.. ajustei umas coisas, logo mando aqui! Valeu pela ajuda
 
To fuçando aqui e vou deixar a noite rodando testes de estabilidade.. ajustei umas coisas, logo mando aqui! Valeu pela ajuda
Ainda estou refinando aqui também, estou em @3600 CL16 com subtimings apertados, com exceção do TCWL (16) e tRTP (12), em vez de 14 / 10, porque já experienciei uns bugs cavernosos quando fui brincar com esses timings kkk E estou na barreira do tRFC em 576 (320ns), menos que isso é crash do driver de vídeo em menos de 1 hora jogando, driver de GPU AMD é bem sensível a overclock de memória. Provavelmente vou tentar chegar em @3733.
 
Ainda estou refinando aqui também, estou em @3600 CL16 com subtimings apertados, com exceção do TCWL (16) e tRTP (12), em vez de 14 / 10, porque já experienciei uns bugs cavernosos quando fui brincar com esses timings kkk E estou na barreira do tRFC em 576 (320ns), menos que isso é crash do driver de vídeo em menos de 1 hora jogando, driver de GPU AMD é bem sensível a overclock de memória. Provavelmente vou tentar chegar em @3733.


Pode crer, quando eu tinha uma RX 5700 XT comi o pão que o diabo amassou com as memórias, com o PC todo igual mas usando uma RTX 2070 não tinha essa putaria.
 
Galera... no caso das memorias q tenho, eu acabei constatando que as únicas latências que faz diferença no desempenho são as primeiras 6 e o tRFC, ajustando apenas isso a latência caiu de 71 para 60.

Estava na pira de diminuir ao máximo as sublatencias, como tFAW, tWR, tCWL, tCKE, mas não melhorou em nada e até aumentou a latência.

No caso das memorias q tenho, elas ficam estáveis se eu por um tRFC de modo que o tRFC (ns) fique 260
 
Estou fazendo alguns testes com 2 ballistix 3200mhz, e consegui chegar nisso aqui com 1.38v:
7g4790j.png


Se baixar o tRFC além disso preciso fazer reset de CMOS, tRCDRD quando tentei baixar deu BSOD, tRC e tRAS começam a dar erros, o tRCDWR até da pra baixar mais, mas não pareceu fazer diferença e não sei se poderia causar problema. Será que da pra ir além disso aumentando a corrente? Até tentei chegar nos 4000mhz com 1.45v, mas apesar do sistema rodar, começa a dar muitos erros no HWiNFO.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo