[TÓPICO DEDICADO] Monitor Alienware AW3418DW / AW3420DW

Poise. Quando o meu chegar vou analisar, se tiver algo ou sei lá vou devolver e comprar um AW2724DM IPS mesmo, metade do preço e não tem preocupação, eu ainda tinha conseguido 5 anos garantia nele quando tava negociando com vendedor.
comprei o aw2724dm antes do oled e nao gostei do painel n, absurdamente amarelado e fora o vazamento de luz que pra mim hj é inaceitável, o oled tbm é um pouco amarelado, mas é menos que o IPS
 
comprei o aw2724dm antes do oled e nao gostei do painel n, absurdamente amarelado e fora o vazamento de luz que pra mim hj é inaceitável, o oled tbm é um pouco amarelado, mas é menos que o IPS
Mas isso teria como ajustar com algum perfil personalizado de calibração, não?
Em relação a vazamento de luz achei que a Dell tinha mais controle de qualidade quanto a isso, tá parecendo aqueles “white label” barato. A diferença fica mesmo então só na garantia pelo jeito.
 
Mas isso teria como ajustar com algum perfil personalizado de calibração, não?
Em relação a vazamento de luz achei que a Dell tinha mais controle de qualidade quanto a isso, tá parecendo aqueles “white label” barato. A diferença fica mesmo então só na garantia pelo jeito.
mas ai que tá, eu tentei calibrar de todas as formas possiveis, tentei deixar a tela a mais fria que dava e mesmo assim dps de um tempo de uso parecia amarelado dnv, outra coisa, a data do lote do meu 2725df é de dezembro de 2023
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

video atualizado de hoje :
 
Última edição:
mas ai que tá, eu tentei calibrar de todas as formas possiveis, tentei deixar a tela a mais fria que dava e mesmo assim dps de um tempo de uso parecia amarelado dnv, outra coisa, a data do lote do meu 2725df é de dezembro de 2023
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

video atualizado de hoje :

Eita e vc achou o Oled tbm meio amarelado aí lascou.
Vc devolveu o AW2724DM e comprou esse Asus IPS aí então. Tá pensando em devolver o Oled e ficar com o Asus IPS ou vai tentar outro unidade do Oled ?

Em relação ao vídeo aí, dá pra ver as faixas pretas na boa, atendente da Dell precisa trocar o óculos.
 
mas ai que tá, eu tentei calibrar de todas as formas possiveis, tentei deixar a tela a mais fria que dava e mesmo assim dps de um tempo de uso parecia amarelado dnv, outra coisa, a data do lote do meu 2725df é de dezembro de 2023
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

video atualizado de hoje :

O meu também é desse lote de dezembro, a imagem da tela em si chegou perfeita, só chegou mesmo com as marcas na tela que eu citei anteriormente nesse tópico, mas que não aparecem no uso normal, e em relação ao tom da tela, não achei tão amarelo, tem sim um leve toque nesse tom, mas creio que se eu fuçar na calibração resolve façin... mas eu nem tentei mexer na calibragem ainda pois eu tenho outro monitor desse mesmo modelo chegando por conta de todo o problema que teve na entrega do meu atual, se ele chegar perfeito com a tela em melhor estado do que o atual, irei ficar com o que vai chegar e dai sim vou começar a mexer nas configs.
 
Eita e vc achou o Oled tbm meio amarelado aí lascou.
Vc devolveu o AW2724DM e comprou esse Asus IPS aí então. Tá pensando em devolver o Oled e ficar com o Asus IPS ou vai tentar outro unidade do Oled ?

Em relação ao vídeo aí, dá pra ver as faixas pretas na boa, atendente da Dell precisa trocar o óculos.
Esse Asus é meu monitor antigo, eu comprei o 2724dm, testei, devolvi e na msm hr comprei o 2725df. Cara sinceramente, no uso diário nao ta incomodando nao, e jogando entao nao tem nem como perceber nada, nao tem como comparar oled com ips po, só pelo fato de nao ter backlight, vazamento de luz e os caralho já vale muito apena, fora os 360hz e taxa de resposta instantanea... Provavelmente eles vao enviar outra unidade, só vou confirmar isso amanha com o suporte, abaixo eu mostro o site que eles me passaram para acompanhar, nao tem peça disponivel para trocar, vai ter que vir lá da fábrica provavelmente.
 
Esse Asus é meu monitor antigo, eu comprei o 2724dm, testei, devolvi e na msm hr comprei o 2725df. Cara sinceramente, no uso diário nao ta incomodando nao, e jogando entao nao tem nem como perceber nada, nao tem como comparar oled com ips po, só pelo fato de nao ter backlight, vazamento de luz e os caralho já vale muito apena, fora os 360hz e taxa de resposta instantanea... Provavelmente eles vao enviar outra unidade, só vou confirmar isso amanha com o suporte, abaixo eu mostro o site que eles me passaram para acompanhar, nao tem peça disponivel para trocar, vai ter que vir lá da fábrica provavelmente.

Tive um 2725df que chegou com problemas também e eles não tem estoque no BR pra reposição rápida.
 
Recebi meu AW2725DF ontem e pelo pouco que usei parece que o monitor veio com burn - in, tanto no twitter quanto no site de nota eletronica eu percebi algumas faixas escuras e algumas imperfeiçoes na tela, tipo várias linhas horizontais e verticais quando se tem um plano de fundo com uma cor específica estática, gravei um video mas a qualidade nao ficou muito boa, mas da pra perceber as faixas escuras verticais e eu comparo elas com o meu monitor antigo IPS que nao possui tais anomalias, entrei em contato imediatamente com o suporte pós venda da dell mostrando esse mesmo video e o atendente em questao já solicitou para um técnico vir até a minha casa fazer a troca do monitor por um novo, 5 dias úteis até lá ... Segue o video abaixo:


Isso não se trata de burn-in, se chama Gray Uniformity (dá uma googleada sobre). É algo 'normal' que pode vir em algumas unidades de OLED, alguns vêm com mais, outros com menos. No final você pode tentar fazer a limpeza de pixel pra ver se ameniza, mas dificilmente algum monitor OLED vira 100% livre disso. Se deu azar da sua unidade vir com mais, é só tentar a troca - como você o fez. Felizmente a Dell parece ser bem aberta nessa questão da pós venda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se sua VGA tiver HDMI 2.1, use o monitor através dele, pelas informações aí presumiria que está usando usando o monitor via DP 1.4.

No HDMI 2.1 você tem largura de banda maior, o DSC é utilizado com menor compressão de dados da imagem em relação ao DP (1/2 do HDMI x 1/3 do DP) e essa diferença dos dados é mais perceptível no HDR, no HDMI 2.1 você tem suporte aos 12 bits (Apesar do AW3225QF reconhecer os 12 bits e ser efetivamente 10 bits, mas a maior quantidade de dados faz diferença pro Dolby Vision).

Eles falam que o DSC é visualmente sem perdas, mas a verdade é que dá sim pra notar algumas diferenças mínimas dependendo da situação - nada muito relevante, mas quem tem um monitor desse calibre quer sempre a melhor qualidade possível.

Além disso, o VRR no HDMI 2.1 tá funcionando normal também se for uma preocupação em relação ao DP - já teve firmware corrigindo e está 100%.

Qual a chance disso ser um fato e qual a chance de ser placebo?

Ainda mais tendo em vista que:

1 - Os HDMI 2.1 dos Alienware são 'fake', não possuem banda full;

2 - Ambas as portas utilizam do DSC;

3 - Apesar de alegar suporte ao 12 bit isso não muda nada se ele não faz uso dos 12 bit se o conteúdo não for apresentado em 12 bit, ou seja, 99,9% dos casos - incluindo conteúdos de Dolby Vision em 12 Bit, que praticamente não existem no PC...


A realidade é que apenas o novo DisplayPort 2.0 terá suporte pra transmissão real sem DSC (80Gbps).

Não desconsidero que possa até existir alguma diferença, sim, mas tenho convicção que no seu caso isso possa ser mais devido a alguma configuração, tipo aquele 'Intervalo de saída dinâmica' do painel de controle da Nvidia - que por padrão vem setado em 'Limitado - ou à outra coisa do que atrelado à banda teórica de cada cabo.

Eu particularmente já li muito sobre DSC pois há uns anos, desde que peguei meu Odyssey G9, que eu uso e testo, mas até hoje a única real desvantagem dele é a ausência do suporte ao DLDSR. Em tese ele é lossy, mas na prática consideram lossless pois já cai justamente no limbo do placebo. Assim como arquivos em áudio .WAV vs FLAC, existe compressão teórica, mas não deixa de ser Lossless. Enfim, é um assunto complicado.
 
Última edição:
Isso não se trata de burn-in, se chama Gray Uniformity (dá uma googleada sobre). É algo 'normal' que pode vir em algumas unidades de OLED, alguns vêm com mais, outros com menos. No final você pode tentar fazer a limpeza de pixel pra ver se ameniza, mas dificilmente algum monitor OLED vira 100% livre disso. Se deu azar da sua unidade vir com mais, é só tentar a troca - como você o fez. Felizmente a Dell parece ser bem aberta nessa questão da pós venda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Qual a chance disso ser um fato e qual a chance de ser placebo?

Ainda mais tendo em vista que:

1 - Os HDMI 2.1 dos Alienware são 'fake', não possuem banda full;

2 - Ambas as portas utilizam do DSC;

3 - Apesar de alegar suporte ao 12 bit isso não muda nada se ele não faz uso dos 12 bit se o conteúdo não for apresentado em 12 bit, ou seja, 99,9% dos casos - incluindo conteúdos de Dolby Vision em 12 Bit, que praticamente não existem no PC...


A realidade é que apenas o novo DisplayPort 2.0 terá suporte pra transmissão real sem DSC (80Gbps).

Não desconsidero que possa até existir alguma diferença, sim, mas tenho convicção que no seu caso isso possa ser mais devido a alguma configuração, tipo aquele 'Intervalo de saída dinâmica' do painel de controle da Nvidia - que por padrão vem setado em 'Limitado - ou à outra coisa do que atrelado à banda teórica de cada cabo.

Eu particularmente já li muito sobre DSC pois há uns anos, desde que peguei meu Odyssey G9, que eu uso e testo, mas até hoje a única real desvantagem dele é a ausência do suporte ao DLDSR. Em tese ele é lossy, mas na prática consideram lossless pois já cai justamente no limbo do placebo. Assim como arquivos em áudio .WAV vs FLAC, existe compressão teórica, mas não deixa de ser Lossless. Enfim, é um assunto complicado.
Então, a chance é uma coisa complicada de analisar de forma técnica porque nenhum veiculo de hardware testou isso a fundo, aliás, comentei bastante nas mensagens posteriores a essa que você citou sobre todos esses aspectos que mencionou, então nem vou comentar muito que está mais detalhado nesses posts, mas resumindo tudo nesse:

Acredito que até determinado nível de uso da largura de banda é de fato praticamente imperceptível a diferença do DSC, tanto que não notei diferenças em SDR usando DP ou HDMI, mas já em HDR com 4K, 240hz - uma situação de uso alto da largura, já comecei a ver alguma diferença nas cores... E fiz isso por horas em uma entrada e na outra, então pessoalmente fiquei convicto sobre isso - queria um teste técnico pra confirmar.

Sobre o painel de driver, sempre deixo tudo bem configurado - intervalo de saída completo, esse tipo de ajuste é bem básico.

A minha conclusão é que se os 12 Bits não faz diferença (Até porque a tela é limitada a 10 Bits ), então a compressão de 2:1 do HDMI x 3:1 do Display Port está fazendo alguma diferença numa situação de uso alto ou máximo da largura no caso de um monitor como o AW3225QF.

Seria muito interessante, por exemplo, um teste do D.P 2.1 sem o DSC x D.P 1.4 com DSC numa tela 4K, HDR, 240hz+ pra analisar isso melhor, mas hoje ainda é um cenário muito limitado e muito nichado, até por isso pouco interesse nisso.

O HDMI 2.1 não é fake no AW3225QF, somente no modelo 1440p. O AW2725DF usa um HDMI 2.1 que na verdade é um HDMI 2.0 disfarçado.

Nele o ideal é realmente usar o D.P 1.4 para o PC. Acredito que esse HDMI 2.1 fake dos monitores 1440p é somente pra melhorar a compatibilidade com os consoles que faz proveito de alguns recursos do HDMI 2.1, mas é claro que a qualidade vai ficar mais comprometida... a largura de banda é pequena se comparada ao D.P 1.4 que já é menor que o próprio HDMI 2.1, é apenas pra dá uma compatibilidade melhor mesmo.

Se tratando dos monitores 4K disponíveis no mercado agora, não deixaria de usar o HDMI 2.1, principalmente com a melhoria nas cores em HDR , aumento de largura de banda e menor compressão em relação ao D.P 1.4.
 
Última edição:
Então, a chance é uma coisa complicada de analisar de forma técnica porque nenhum veiculo de hardware testou isso a fundo, aliás, comentei bastante nas mensagens posteriores a essa que você citou sobre todos esses aspectos que mencionou, então nem vou comentar muito que está mais detalhado nesses posts, mas resumindo tudo nesse:

Acredito que até determinado nível de uso da largura de banda é de fato praticamente imperceptível a diferença do DSC, tanto que não notei diferenças em SDR usando DP ou HDMI, mas já em HDR com 4K, 240hz - uma situação de uso alto da largura, já comecei a ver alguma diferença nas cores... E fiz isso por horas em uma entrada e na outra, então pessoalmente fiquei convicto sobre isso - queria teste pra confirmar.

Sobre o painel de driver, sempre deixo tudo bem configurado - intervalo de saída completo.

a minha conclusão que é que se os 12 Bits não faz diferença (Até porque a tela é limitada a 10 ), então a compressão de 2:1 x 3:1 está fazendo alguma diferença numa situação de uso alto ou máximo da largura.

Seria muito interessante, por exemplo, um teste do D.P 2.1 x D.P 1.4 com DSC numa tela 4K, HDR, 240hz+ pra analisar isso melhor, mas hoje ainda é um cenário muito limitado e muito nichado, até por isso pouco interesse nisso.

Ahh, o HDMI 2.1 não é fake no AW3225QF, somente no modelo 1440p.

Se tratando dos monitores 4K disponíveis no mercado agora, no geral, depois de testar bastante ambas entradas, não deixaria de usar o HDMI 2.1, principalmente com a melhoria nas cores em HDR , aumento de largura de banda e menor compressão.


Um tanto quanto curioso seu relato. Não o desvalido, apenas acho interessante pois contraria a maioria das informações que já li por aí. Nestas horas queria ter pra testar na prática pois fiquei realmente curioso.

Será que existe a possibilidade de você limitar o refresh rate usando o DP 1.4 pra tentar usar sem o DSC e ver se haverá algum tipo de diferença visual ou isso não é possível neste modelo?

Não duvido que possa haver diferença visual, mas resta saber qual é a variável que pode estar causando essa diferença, é do modelo do cabo? nível de compressão? diferença no algoritmo dos protocolos HDMI vs DP?

Isso me lembrou agora que há uns anos também existia uma discussão onde alegavam que os cabos HDMI tinham cores mais 'vivas' do que o DP - independente da discussão de DSC ou Bit Rate.

No mais, se no AW3225QF existe a possibilidade de usar o HDMI 2.1 real, não há motivos pra não usar, de fato, mas que essa estória toda é curiosa, isso é.
 
Um tanto quanto curioso seu relato. Não o desvalido, apenas acho interessante pois contraria a maioria das informações que já li por aí. Nestas horas queria ter pra testar na prática pois fiquei realmente curioso.

Será que existe a possibilidade de você limitar o refresh rate usando o DP 1.4 pra tentar usar sem o DSC e ver se haverá algum tipo de diferença visual ou isso não é possível neste modelo?

Não duvido que possa haver diferença visual, mas resta saber qual é a variável que pode estar causando essa diferença, é do modelo do cabo? nível de compressão? diferença no algoritmo dos protocolos HDMI vs DP?

Isso me lembrou agora que há uns anos também existia uma discussão onde alegavam que os cabos HDMI tinham cores mais 'vivas' do que o DP - independente da discussão de DSC ou Bit Rate.

No mais, se no AW3225QF existe a possibilidade de usar o HDMI 2.1 real, não há motivos pra não usar, de fato, mas que essa estória toda é curiosa, isso é.
Parece que tem um jeito de desligar o dsc, que é colocar em console mode e ligar o dsc, mas aí você fica travado em 120hz.
Eu acredito que não vai ter diferença e é placebo da pessoa falar que vou diferença nisso, se tivesse um teste, seria bom.
 
Um tanto quanto curioso seu relato. Não o desvalido, apenas acho interessante pois contraria a maioria das informações que já li por aí. Nestas horas queria ter pra testar na prática pois fiquei realmente curioso.

Será que existe a possibilidade de você limitar o refresh rate usando o DP 1.4 pra tentar usar sem o DSC e ver se haverá algum tipo de diferença visual ou isso não é possível neste modelo?

Não duvido que possa haver diferença visual, mas resta saber qual é a variável que pode estar causando essa diferença, é do modelo do cabo? nível de compressão? diferença no algoritmo dos protocolos HDMI vs DP?

Isso me lembrou agora que há uns anos também existia uma discussão onde alegavam que os cabos HDMI tinham cores mais 'vivas' do que o DP - independente da discussão de DSC ou Bit Rate.

No mais, se no AW3225QF existe a possibilidade de usar o HDMI 2.1 real, não há motivos pra não usar, de fato, mas que essa estória toda é curiosa, isso é.
Pois é, também sempre fiz a leitura de alguns canais sempre falando que o DSC era visualmente sem perdas, mas o fato também é que nenhum deles fez um teste realmente técnico sobre isso, ao menos nunca vi nenhum que buscasse avaliar isso com precisão, até por isso te disse que é complicado avaliar nas informações que se tem porque a necessidade de largura de banda naquele momento era menor... Dei um voto de confiança, mas minha opinião mudou agora que tive contato com um produto assim.

Depois que testei ambas entradas nesse monitor e notei a mudança de cores nas situações que comentei, ficou dificil ignorar essa possibilidade.

O complicado também é que até faz sentindo que haja essa percepção geral que não faz diferença, pois até pouquíssimo tempo atrás não tínhamos monitores desse calibre que realmente tivessem a necessidade de usar a largura de banda máxima, então a maioria dos cenários de uso seria no máximo fazer essa compreensão de 2:1 ou nem o uso do DSC. Em monitores 1440p, por exemplo, o D.P 1.4 e o HDMI 2.1 praticamente não vão apresentar nenhuma diferença porque a maioria das especificações de mercado nessa resolução não exigem tamanha largura de banda, até por isso as fabricantes geralmente não colocam o HDMI 2.1 nessas telas. - diminuição de custos e necessidade.

Uma coisa interessante também é que esse cenário de 3:1 do D.P realmente tem que ser em especificações tão altas como desse monitor que é um cenário bem recente - então realmente é uma incógnita do ponto de vista técnico. Também não sei se a maioria dos usuários vão perceber, como disse antes, vária muito de sensibilidade do usuário e essa mudança ai não é nenhum absurdo também, tanto que só fui notar pela coincidência de tá comparando, a maioria dos usuários só vão ligar num cabo e achar tudo normal.

Sobre fazer um teste especifico:

Teria que desabilitar o DSC e fazer um teste com no máximo 98hz que seria o limite de uso da largura de banda sem DSC no D.P 1.4 pra 4K.

Não cheguei a fazer esse teste porque também compreendo que não é o cenário real de utilização do produto que tem especificações bem superiores, então apenas quis vê operação em capacidade máxima de cada entrada nas especificações do AW3225QF que é um cenário diário de uso real.

Não estava preocupado com o DSC quando fui comparar, minha intenção original era verificar se o D.P 1.4 estava funcionando com VRR corretamente e o monitor reconhecido como compatível com Gsync nessa entrada - pois no HDMI não tem o reconhecimento, mas como expliquei em outros post, tá tudo funcionando normal em ambas as portas mesmo que nenhuma delas tenham o reconhecimento (Uma outra questão).

Pra minha surpresa, o que realmente notei de diferença foi isso aí e depois até fui pesquisar algum relato nesse sentido e pra minha surpresa encontrei alguns.

A partir disso, achei importante avisar principalmente quando notei alguém usando o D.P por aqui no caso desse monitor, o HDMI 2.1 foi feito justamente pra essa demanda mais alta que o 4K exige.

Seria interessante um teste técnico e atualizado sobre isso, mas é como disse em um dos meus posts, os grandes veículos mal ensinam a configurar o Gsync direito que é de uso geral dos usuários, imagina isso pra um público nicho, não tenho essa expectativa... Daqui há pouco lançam telas e GPUs com D.P 2.1 e essa discussão perde o sentido mais ainda já que o DSC vai perder bastante da sua necessidade. DSC meio que veio pra esse momento de transição de monitores e GPU pra 4K onde os conectores D.P 2.1 ainda não são presentes (98% das telas). Tanto que o D.P 2.1 nasceu pra suprir essa futura demanda que já é presente pra um nicho da 4090, por exemplo. Próxima geração de VGAs deve normalizar mais o 4K e, por consequência, o D.P 2.1.
 
Última edição:
Isso não se trata de burn-in, se chama Gray Uniformity (dá uma googleada sobre). É algo 'normal' que pode vir em algumas unidades de OLED, alguns vêm com mais, outros com menos. No final você pode tentar fazer a limpeza de pixel pra ver se ameniza, mas dificilmente algum monitor OLED vira 100% livre disso. Se deu azar da sua unidade vir com mais, é só tentar a troca - como você o fez. Felizmente a Dell parece ser bem aberta nessa questão da pós venda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Qual a chance disso ser um fato e qual a chance de ser placebo?

Ainda mais tendo em vista que:

1 - Os HDMI 2.1 dos Alienware são 'fake', não possuem banda full;

2 - Ambas as portas utilizam do DSC;

3 - Apesar de alegar suporte ao 12 bit isso não muda nada se ele não faz uso dos 12 bit se o conteúdo não for apresentado em 12 bit, ou seja, 99,9% dos casos - incluindo conteúdos de Dolby Vision em 12 Bit, que praticamente não existem no PC...


A realidade é que apenas o novo DisplayPort 2.0 terá suporte pra transmissão real sem DSC (80Gbps).

Não desconsidero que possa até existir alguma diferença, sim, mas tenho convicção que no seu caso isso possa ser mais devido a alguma configuração, tipo aquele 'Intervalo de saída dinâmica' do painel de controle da Nvidia - que por padrão vem setado em 'Limitado - ou à outra coisa do que atrelado à banda teórica de cada cabo.

Eu particularmente já li muito sobre DSC pois há uns anos, desde que peguei meu Odyssey G9, que eu uso e testo, mas até hoje a única real desvantagem dele é a ausência do suporte ao DLDSR. Em tese ele é lossy, mas na prática consideram lossless pois já cai justamente no limbo do placebo. Assim como arquivos em áudio .WAV vs FLAC, existe compressão teórica, mas não deixa de ser Lossless. Enfim, é um assunto complicado.
Dei uma pesquisada aqui nisso que vc falou e realmente parece que é uma característica do oled, mas o problema nao seria só no cinza? pq em outras cores tbm acontece? Por exemplo no video abaixo a tela está azul escura e mesmo assim fica com essas 2 barras escuras laterais grotescas, e se realmente fosse normal pq o atendente da dell prosseguiu com a troca do monitor? ele falou que isso nao era normal ...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso não se trata de burn-in, se chama Gray Uniformity (dá uma googleada sobre). É algo 'normal' que pode vir em algumas unidades de OLED, alguns vêm com mais, outros com menos. No final você pode tentar fazer a limpeza de pixel pra ver se ameniza, mas dificilmente algum monitor OLED vira 100% livre disso. Se deu azar da sua unidade vir com mais, é só tentar a troca - como você o fez. Felizmente a Dell parece ser bem aberta nessa questão da pós venda.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Qual a chance disso ser um fato e qual a chance de ser placebo?

Ainda mais tendo em vista que:

1 - Os HDMI 2.1 dos Alienware são 'fake', não possuem banda full;

2 - Ambas as portas utilizam do DSC;

3 - Apesar de alegar suporte ao 12 bit isso não muda nada se ele não faz uso dos 12 bit se o conteúdo não for apresentado em 12 bit, ou seja, 99,9% dos casos - incluindo conteúdos de Dolby Vision em 12 Bit, que praticamente não existem no PC...


A realidade é que apenas o novo DisplayPort 2.0 terá suporte pra transmissão real sem DSC (80Gbps).

Não desconsidero que possa até existir alguma diferença, sim, mas tenho convicção que no seu caso isso possa ser mais devido a alguma configuração, tipo aquele 'Intervalo de saída dinâmica' do painel de controle da Nvidia - que por padrão vem setado em 'Limitado - ou à outra coisa do que atrelado à banda teórica de cada cabo.

Eu particularmente já li muito sobre DSC pois há uns anos, desde que peguei meu Odyssey G9, que eu uso e testo, mas até hoje a única real desvantagem dele é a ausência do suporte ao DLDSR. Em tese ele é lossy, mas na prática consideram lossless pois já cai justamente no limbo do placebo. Assim como arquivos em áudio .WAV vs FLAC, existe compressão teórica, mas não deixa de ser Lossless. Enfim, é um assunto complicado.
dei uma pesquisada mais a fundo e descobri qual é o problema, se chama '' Vertical Banding '', parece que tbm é algo normal no oled mas de acordo com o nível de gravidade pode ser realmente um defeito ... parece que eu só dei azar msm
 
Última edição:
Dei uma pesquisada aqui nisso que vc falou e realmente parece que é uma característica do oled, mas o problema nao seria só no cinza? pq em outras cores tbm acontece? Por exemplo no video abaixo a tela está azul escura e mesmo assim fica com essas 2 barras escuras laterais grotescas, e se realmente fosse normal pq o atendente da dell prosseguiu com a troca do monitor? ele falou que isso nao era normal ...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


dei uma pesquisada mais a fundo e descobri qual é o problema, se chama '' Vertical Banding '', parece que tbm é algo normal no oled mas de acordo com o nível de gravidade pode ser realmente um defeito ... parece que eu só dei azar msm

Fiz uma comparaçao antes e depois do pixel refresh para testar o vertical banding e essa é a situaçao atual do monitor ...
 
Fiz uma comparaçao antes e depois do pixel refresh para testar o vertical banding e essa é a situaçao atual do monitor ...

Minha nossa, se pessoalmente for algo parecido com a foto, parece um monitor com 10 anos de uso com imagens estáticas.
É inacreditável que alguns (maioria) vem com tão pouco problemas e outros vem assim.
 
Alguem ja a implementação do reflex no Riva ?

Alguem tinha mencionado sobre configurações para extrair o maximo do monitor com gsync.

Reflex.png
 
Última edição:


Tenso, chegou meu AW2725DF (nem abri ainda) e já tava pensando em devolver e pegar um AW2724DM IPS pra não ter que ficar “cuidando” do monitor pra não ter dor de cabeça com Burn-in garantia etc. Daí acabei de ver esse vídeo postado hoje do Baltar, agora que a vontade de devolver aumentou para poder dormir em paz todo dia sem preocupar com isso. Parece que Oled ainda não combina com PC mesmo.
 


Tenso, chegou meu AW2725DF (nem abri ainda) e já tava pensando em devolver e pegar um AW2724DM IPS pra não ter que ficar “cuidando” do monitor pra não ter dor de cabeça com Burn-in garantia etc. Daí acabei de ver esse vídeo postado hoje do Baltar, agora que a vontade de devolver aumentou para poder dormir em paz todo dia sem preocupar com isso. Parece que Oled ainda não combina com PC mesmo.

Na minha humilde opinião, oled é para jogos e filmes, qualquer uso para produtividade com o tempo vai antecipar o burn-in
 
Tenso, chegou meu AW2725DF (nem abri ainda) e já tava pensando em devolver e pegar um AW2724DM IPS pra não ter que ficar “cuidando” do monitor pra não ter dor de cabeça com Burn-in garantia etc. Daí acabei de ver esse vídeo postado hoje do Baltar, agora que a vontade de devolver aumentou para poder dormir em paz todo dia sem preocupar com isso. Parece que Oled ainda não combina com PC mesmo.
Veja, o meu AW2725DF, eu recebi, testei e acabei optando por devolver.
O mais importante, o processo de devolução, tirando a chateação de ter que levar nos correios, foi bem tranquilo, não teve nenhum questionamento e recebi o PIX do valor pago depois do monitor chegar no estoque da DELL.

Então, no mínimo vale a pena você abrir a caixa e testar esse monitor dentro do prazo de arrependimento.
Se os testes forem satisfatórios e o único incômodo for o medo do burn-in eu recomendo apostar na garantia da DELL.
 
Veja, o meu AW2725DF, eu recebi, testei e acabei optando por devolver.
O mais importante, o processo de devolução, tirando a chateação de ter que levar nos correios, foi bem tranquilo, não teve nenhum questionamento e recebi o PIX do valor pago depois do monitor chegar no estoque da DELL.

Então, no mínimo vale a pena você abrir a caixa e testar esse monitor dentro do prazo de arrependimento.
Se os testes forem satisfatórios e o único incômodo for o medo do burn-in eu recomendo apostar na garantia da DELL.
E qual foi a razão pela qual você optou por devolver?
Vou fazer isso, testar para analisar. Irei ver com a Dell o valor da garantia estendida para 5 anos.

Alguém já fez de algum monitor? Algum valor para falar para servir de referência pra eu ter uma ideia
 
E qual foi a razão pela qual você optou por devolver?
Vou fazer isso, testar para analisar. Irei ver com a Dell o valor da garantia estendida para 5 anos.

Alguém já fez de algum monitor? Algum valor para falar para servir de referência pra eu ter uma ideia
O principal motivo foi eu usar o monitor a maior parte do tempo em ambiente iluminado, então o QD-OLED fica meio cinza os pretos quando em ambiente com luz que bate na tela.
Ainda pela questão da iluminação natural que entra no meu escritório, acabei achando o brilho um pouco baixo durante o dia, e além disso, o painel tinha um problema de uniformidade, a parte de cima era mais escura, causando bastante incômodo.

Mas quando testei a noite em jogos, com ambiente bem escuro, realmente era impressionante as cores, o nível de preto, as cenas escuras, muito bom mesmo.
Mas essa situação não é o meu dia a dia, que é uso de muitas horas para trabalho e com luz acesa, então optei em manter o IPS e pegar os 5K de volta. Custasse o monitor 2-3K não teria devolvido.

Mas repito, testa o monitor, é o mínimo a se fazer depois de ter esperado tanto tempo para receber.
 
O principal motivo foi eu usar o monitor a maior parte do tempo em ambiente iluminado, então o QD-OLED fica meio cinza os pretos quando em ambiente com luz que bate na tela.
Ainda pela questão da iluminação natural que entra no meu escritório, acabei achando o brilho um pouco baixo durante o dia, e além disso, o painel tinha um problema de uniformidade, a parte de cima era mais escura, causando bastante incômodo.

Mas quando testei a noite em jogos, com ambiente bem escuro, realmente era impressionante as cores, o nível de preto, as cenas escuras, muito bom mesmo.
Mas essa situação não é o meu dia a dia, que é uso de muitas horas para trabalho e com luz acesa, então optei em manter o IPS e pegar os 5K de volta. Custasse o monitor 2-3K não teria devolvido.

Mas repito, testa o monitor, é o mínimo a se fazer depois de ter esperado tanto tempo para receber.
Complicado mesmo no seu caso.
Vou testar aqui pra ver essa questão de brilho, uniformidade, defeitos que já relataram aí tbm.. etc
Se tiver algo q me desagrada já é mais um motivo pra mandar de volta mesmo.
 
Alguem ja a implementação do reflex no Riva ?

Alguem tinha mencionado sobre configurações para extrair o maximo do monitor com gsync.
Eu tinha visto essa opção e fiquei intrigado também. É uma opção para usar o limitador da NVIDIA, como presente no painel de controle da NVIDIA, dessa forma vc pode usar em conjunto com o Frame Generation, que não aceita limitadores de frame normalmente. Aparentemente ele não deixa a linha de frametime tão "lisa" quanto os outros modos, então fora do uso no Frame Gen eu acho que seria melhor usar o Async. Lembrando que o RTSS permite setar configs específicas por jogo, aí vc pode usar essa config somente para quando vc estiver abrindo um jogo que tá limitado o fps pelo RTSS e tem Frame Generation.

Eu nunca fui muito a fundo em Frame Generation então posso ter falado bobagem, mas era isso que eu tinha encontrado pesquisando sobre esse modo do RTSS.

de ond eh isso?
No RTSS tem uma opção "Setup", um botão azul. Lá tem configurações adicionais além da interface padrão.


Fiz uma comparaçao antes e depois do pixel refresh para testar o vertical banding e essa é a situaçao atual do monitor ...
Fui até dar uma olhada no meu, testei com esse vídeo:



Não encontrei nenhum banding muito perceptível. Alguma coisinha na parte superior da tela, mas nem perto disso. O meu LG 27GR95QE-B apresentava um pouco de dirty screen effect com um banding em alguns tons de cinza, mas nunca percebi enquanto jogava, que é o q importa no fim das contas.

Tenso, chegou meu AW2725DF (nem abri ainda) e já tava pensando em devolver e pegar um AW2724DM IPS pra não ter que ficar “cuidando” do monitor pra não ter dor de cabeça com Burn-in garantia etc. Daí acabei de ver esse vídeo postado hoje do Baltar, agora que a vontade de devolver aumentou para poder dormir em paz todo dia sem preocupar com isso. Parece que Oled ainda não combina com PC mesmo.
Eu vi o vídeo dele, no fim, garantia boa é a que funciona. Tomara que eu nunca precise de garantia na minha C1. Sobre o uso no PC, eu já vi muitos relatos conflitantes. Vira e mexe os caras do Digital Foundry comentam que eles usam uma CX OLED para todo tipo de trabalho de PC, desde navegador a edição de vídeos já há anos e até agora não apresentou burn in. Vejo relatos de 15.000h em TVs tbm e sem sinal de burn-in, mas tbm varia do uso de cada um.

O site RTINGs está fazendo um teste de longevidade com TVs OLED, LCDs e Monitores pra testar retenção de imagem em que, salvo engano, a TV fica ligada de 16 a 20hrs por dia, com o brilho no talo, rodando com a imagem da CNN e o único cuidado é que fazem todos os ciclos de limpeza do OLED e ligam todas as configs de "Cuidado OLED" para evitar burn-in. Os monitores já rodando a 6 meses nesse teste ainda não apresentaram retenção permanente. Aos 4 meses apareceu nos QD-OLEDs, mas parece que rodando o pixel refresh, resolveu. Nas TVs a partir dos 6 meses começou a aparecer. Lembrando que isso são 16 a 20 hrs por dia em um conteúdo com barra estática vermelha brilhante com o brilho no talo. O Monitors Umboxed vai começar um teste de burn-in também.

Uma coisa interessante é como tem bastante degradação na imagem nas TVs LCDs também, e a taxa de falhas é mto elevada no geral. Parece que a qualidade de displays como um todo é bem duvidosa :olar:

Aqui eu uso um monitor IPS LCD para trabalhar e o OLED só de apoio e para jogar. Deixo a barra de tarefas ocultando automaticamente e não uso papel de parede, como no windows o OLED fica de secundário não aparece nada lá, como se estivesse desligado, a não ser q eu leve algum aplicativo. Precisa de tudo isso? Não, mas são coisas que não me incomodam em fazer no dia a dia. Sou acostumado a trabalhar com um monitor principal e o outro só de apoio, e quando eu vou jogar só movo eles pro lado e uso o OLED. Já que meu uso é bem focado: se eu tô no PC ou eu tô trabalhando e no navegador (LCD) ou eu tô jogando (OLED), não me atrapalha.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo