Overclocks em Bloomfield (Core i7)/Consumo/Teste de CPU em games, entre outros

Boa Nicolas....
Ajuda bastante pra galera entender alguns lances sobre o VTT/Vc e a grande importância do Uncore na performance (agora com ajuste assíncrono por meio de divisores...e não só um valor atrelado à frequência das memo/fsbs)...
Principalmente em processadores de multi baixo (920), no qual a tensão do IOH necessariamente tem que ser maior para um bom OC (e o divisor leva o Uncore mínimo a um nível mais elevado...quem ler com atenção (atenção mesmo), perceberá que certos sjustes de voltagens são realmente necessários e que esse "problema" (rsrsrs...do cara comprar uma memo 2K e trabalhar a 1600) são facilmente contornáveis....
Manda bronca nos testes ;)

Abraxxxxxxxx

Valeu Ronaldo!
Como vc reparou, é preciso ler com atenção, e atenção mesmo. Mesmo que eu tenha tentado simplificar ao máximo para o entendimento de todos. E isso digo para todos os testes e reviews espalhados aí pela internet, de quem quer que seja, é preciso saber ler e interpretar. Só discordo de uma coisa que você disse, que é sobre o IOH. Escreverei abaixo, junto com a resposta para o RaphaelSantos.

O amigo nicolas disse que o IOH deveria ser o minimo possivel, voce citou que pro caso do 920 (meu caso), tem que ser maior... e agora? :S
Tou usando 20x200 aqui, com memoria em1600 e uncore em 3200, nao sei se ta estavel, pq apesar do cpu nao da BSOD em testes de prime95 nem benchs, vejo meu resultado nos benchs menores que outras pessoas tb usando o i7 em 4ghz, feito no cpu do 3DMark vantage...

Minhas tensoes estao assim, o que eh aconselhavel pra mim?

Primeiramente, o que é IOH?

Já ouviram falar de ICH? MCH?
ICH é o velho e bom Southbridge, ou I/O Controller Hub (de onde vem o nome ICH). Esse é o responsável pela rede, som, USB, hdd/ssd, entre outros.

MCH é o nosso velho Northbridge, extinto nas motherboards atuais, que exercia função da controladora de memória, além dos pci lanes. (Memory Controller Hub, de onde vinha o nome).

E o IOH? Continua sendo o Northbridge, mas com nenhuma função na memória. Ele é como se fosse uma ponte que liga os pci lanes(como da placa de vídeo) ao processador. Essa é sua função vital. Não existe mais relação direta em overclockar CPU/Memórias ao NB. Composto por 36 lanes (32 para as VGAs, tornando possível um SLI 16/16 por exemplo, e 4 para outras funções) é um chip com menos funções que seu predecessor. Seu nome vem de I/O hub. (IOH, pra quem não percebeu). edit aqui: nessa época, e até hoje se pegar um desses chipsets "antigos", era/é necessário socar tensão para aumentar o FSB e a memória RAM

Em uma solução multi-gpu pode ser interessante aumentar sua tensão, quiçá em overclock extremo.

Para rodar perfeitamente 16x/16x/16/16x (Quad-SLI) é necessário agregar um ou mais chips nForce (NF200) na placa mãe, como se vê nas EVGA Classified.
Mas atualmente o Northbridge não tem mais nada a ver com a memória, e sim com os PCI lanes, quase que exclusivamente para fazer um link da parte gráfica com a CPU.

Não fosse assim, não teria porque termos um IMC (Integrated Memory Controller) agora na CPU.

Para não deixar duvidas, vou deixar este diagrama do funcionamento do Core i7/x58.

22j39j.jpg


Creio que assim não haverá mais enganos. :)
 
Última edição:
Grande Nicolas, provavelmente em breve estarei indo com o pessoal aqui de SC participar de um workshop por aí.

Bom, já que você entrou no assunto do IOH, deixa tentar sanar uma dúvida com você.
No momento to com um i7 980x e um i7 860 em casa.

Eu estava com estes PCs digamos com over estável, já joguei por horas e horas direto sem problema nenhum. A partir do momento que peguei uma 5970 (a qual fiz over de 850/1200) após mais de 1 hora de jogatina o pc trava/reinicia. Antes, com o mesmo over, só que com uma GTX285, jogava até 12 horas seguidas sem problema algum. Lembrando que os processadores foram testados no Lynx 20 loops/all mem/64 bits e passaram sem erros.

Você crê então que este é o típico caso de necessitar mais tensão no IOH? Pela vga parruda além do over? Já tentei socar tensão na GPU, mas mesmo assim depois de um tempo tenho crash. Fonte creio não ser, já foi testada numa Toughpower 1200w e numa Zalman 850w e em ambas ocorre a mesma situação.

Grato pela ajuda Nicolas.
Gabriel.
 
Eu sempre tiro meu chapéu pro Nicolas...

Parabéns pelo empenho e paciência de fazer um tópico tão completo.

Abraço!
 
Grande Nicolas, provavelmente em breve estarei indo com o pessoal aqui de SC participar de um workshop por aí.

Bom, já que você entrou no assunto do IOH, deixa tentar sanar uma dúvida com você.
No momento to com um i7 980x e um i7 860 em casa.

Eu estava com estes PCs digamos com over estável, já joguei por horas e horas direto sem problema nenhum. A partir do momento que peguei uma 5970 (a qual fiz over de 850/1200) após mais de 1 hora de jogatina o pc trava/reinicia. Antes, com o mesmo over, só que com uma GTX285, jogava até 12 horas seguidas sem problema algum. Lembrando que os processadores foram testados no Lynx 20 loops/all mem/64 bits e passaram sem erros.

Você crê então que este é o típico caso de necessitar mais tensão no IOH? Pela vga parruda além do over? Já tentei socar tensão na GPU, mas mesmo assim depois de um tempo tenho crash. Fonte creio não ser, já foi testada numa Toughpower 1200w e numa Zalman 850w e em ambas ocorre a mesma situação.

Grato pela ajuda Nicolas.
Gabriel.

Opa!
Vc não disse se é com o 980x(socket 1366/x58) ou i7 860(socket 1156/p55), mas já que estamos falando de x58 no tópico vou assumir que seja esse. Eu acredito que você possa culpar VGA, fonte, ou agora a tensão do IOH. Fonte já foi descartado. Se quiser testar o IOH, pode colocar primeiro em auto( auto mesmo), vê se soluciona. Caso sua placa mãe tenha um software que leia a tensão real que está sendo utilizada, como é o caso da Classified com o Eleet, abre o software e vê quanto a placa mãe colocou de tensão no IOH e trabalhe em cima desse valor para setar definitivo na BIOS, sempre visando diminuir ele até chegar no sweet spot (nesse caso onde tiver o menor valor, mantendo a estabilidade). Acredito eu ser esse o jeito mais fácil. Outro jeito seria vc mesmo ir aumentando o IOH aos poucos na BIOS. Mas pouca coisa mesmo, as vezes falta bem pouco mas é o suficiente pra dar instabilidade. Coloca 1.15v, 1.2v, 1.25v....
E ainda, e talvez principal, já que você fez overclock na VGA. Baixa o OCCT e roda o GPU Test. Como você disse que acontece erro com uma hora e pouco de jogo, coloca ele pra rodar por 2 horas. Ele tem o "Error Check" e ali vai ir te dizendo se existe algum problema com sua VGA (seja por conta do overclock ou da própria VGA defeituosa).

Espero que ajude, qualquer coisa é só perguntar, seja por MP, MSN ou aqui nesse tópico mesmo, que aí se eu não souber ajudar, alguém que possivelmente possa ter passado pelo mesmo problema pode te ajudar a resolver.

O próximo workshop vai ser interessante :D

Abraço!

Eu sempre tiro meu chapéu pro Nicolas...

Parabéns pelo empenho e paciência de fazer um tópico tão completo.

Abraço!

Salve!

Mas não é pra tanto assim :w00t:

Valeu Felipe!

Abraço
 
Vc não disse se é com o 980x(socket 1366/x58) ou i7 860(socket 1156/p55), mas já que estamos falando de x58 no tópico vou assumir que seja esse. Eu acredito que você possa culpar VGA, fonte, ou agora a tensão do IOH. Fonte já foi descartado. Se quiser testar o IOH, pode colocar primeiro em auto( auto mesmo), vê se soluciona. Caso sua placa mãe tenha um software que leia a tensão real que está sendo utilizada, como é o caso da Classified com o Eleet, abre o software e vê quanto a placa mãe colocou de tensão no IOH e trabalhe em cima desse valor para setar definitivo na BIOS, sempre visando diminuir ele até chegar no sweet spot (nesse caso onde tiver o menor valor, mantendo a estabilidade). Acredito eu ser esse o jeito mais fácil. Outro jeito seria vc mesmo ir aumentando o IOH aos poucos na BIOS. Mas pouca coisa mesmo, as vezes falta bem pouco mas é o suficiente pra dar instabilidade. Coloca 1.15v, 1.2v, 1.25v....
´
O IOH quando elevado o BCLK, mesmo sem ter a relação direta com as memos/CPU, estas terão uma "correlação"... (verifique que + BCLK = maior frequencia mínima das memos que é diretamente proporcional ao divisor dessas = um valor relacionado ao uncore)...
Num caso de um CPU a 133 (hipoteticamente em 2:10)...as memos que estariam em 1333 Mhz estarão a 2000 Mhz (e o uncore mínimo de 2666 para 4000 Mhz)...
Eleva-se quando é muito solicitado o aumento da frequencia via BCLK (no caso dele o Multi livre do 980X permite isso com menor intensidade)...
1.2...1.225 ...achar o limite estável com o menor valor (esse o desafio)...
Pelo over dele...1.17 ~ 1.2 deve dar (minha opinião.....é claro ;) )
Abraxxxxxxxx

P.S. Lembrando que...do seu post acima:
"Mas atualmente o Northbridge não tem mais nada a ver com a memória, e sim com os PCI lanes, quase que exclusivamente para fazer um link da parte gráfica com a CPU.
Deriva a necessidade tb do aumento do PCI ex para se obter altos valores de BCLK... (o que não tá exposto...pois não é sobre OCEx o post)...
Mesmo assim a galera que é mais "fera" de over, mesmo as custas de baixar o Ratio gosta de avaliar o BCLK Max (que agora, conforme citado, não vem mais atrelado e pode ser compensado apenas com a mudança de divisores)
 
Última edição:
Opa!
Vc não disse se é com o 980x(socket 1366/x58) ou i7 860(socket 1156/p55), mas já que estamos falando de x58 no tópico vou assumir que seja esse. Eu acredito que você possa culpar VGA, fonte, ou agora a tensão do IOH. Fonte já foi descartado. Se quiser testar o IOH, pode colocar primeiro em auto( auto mesmo), vê se soluciona. Caso sua placa mãe tenha um software que leia a tensão real que está sendo utilizada, como é o caso da Classified com o Eleet, abre o software e vê quanto a placa mãe colocou de tensão no IOH e trabalhe em cima desse valor para setar definitivo na BIOS, sempre visando diminuir ele até chegar no sweet spot (nesse caso onde tiver o menor valor, mantendo a estabilidade). Acredito eu ser esse o jeito mais fácil. Outro jeito seria vc mesmo ir aumentando o IOH aos poucos na BIOS. Mas pouca coisa mesmo, as vezes falta bem pouco mas é o suficiente pra dar instabilidade. Coloca 1.15v, 1.2v, 1.25v....
E ainda, e talvez principal, já que você fez overclock na VGA. Baixa o OCCT e roda o GPU Test. Como você disse que acontece erro com uma hora e pouco de jogo, coloca ele pra rodar por 2 horas. Ele tem o "Error Check" e ali vai ir te dizendo se existe algum problema com sua VGA (seja por conta do overclock ou da própria VGA defeituosa).

Espero que ajude, qualquer coisa é só perguntar, seja por MP, MSN ou aqui nesse tópico mesmo, que aí se eu não souber ajudar, alguém que possivelmente possa ter passado pelo mesmo problema pode te ajudar a resolver.

O próximo workshop vai ser interessante :D

Abraço!

Grande Nicolas, talvez tenha realmente me expressado mal, mas quis dizer que isto aconteceu com o i7 980x que a 5970 estava antes como acontece agora também, onde a 5970 está no i7 860.
Ou seja, em todas as hipóteses aconteceu isto.

A não ser que minha 5970 seja muitoooooo ruim de over e seja demais isso pra ela.

EDIT___________

Mestre Ronaldo, obrigado por complementar.

Analisando, pode realmente ser o IOH então, pois deixei ele padrão (1.10v).

Vou testar isso com calma final de semana, ou então durante a semana se ela me der uma folga!

Obrigado amigos.
 
Última edição:
Vc não disse se é com o 980x(socket 1366/x58) ou i7 860(socket 1156/p55), mas já que estamos falando de x58 no tópico vou assumir que seja esse. Eu acredito que você possa culpar VGA, fonte, ou agora a tensão do IOH. Fonte já foi descartado. Se quiser testar o IOH, pode colocar primeiro em auto( auto mesmo), vê se soluciona. Caso sua placa mãe tenha um software que leia a tensão real que está sendo utilizada, como é o caso da Classified com o Eleet, abre o software e vê quanto a placa mãe colocou de tensão no IOH e trabalhe em cima desse valor para setar definitivo na BIOS, sempre visando diminuir ele até chegar no sweet spot (nesse caso onde tiver o menor valor, mantendo a estabilidade). Acredito eu ser esse o jeito mais fácil. Outro jeito seria vc mesmo ir aumentando o IOH aos poucos na BIOS. Mas pouca coisa mesmo, as vezes falta bem pouco mas é o suficiente pra dar instabilidade. Coloca 1.15v, 1.2v, 1.25v....
´
O IOH quando elevado o BCLK, mesmo sem ter a relação direta com as memos/CPU, estas terão uma "correlação"... (verifique que + BCLK = maior frequencia mínima das memos que é diretamente proporcional ao divisor dessas = um valor relacionado ao uncore)...
Num caso de um CPU a 133 (hipoteticamente em 2:10)...as memos que estariam em 1333 Mhz estarão a 2000 Mhz (e o uncore mínimo de 2666 para 4000 Mhz)...
Eleva-se quando é muito solicitado o aumento da frequencia via BCLK (no caso dele o Multi livre do 980X permite isso com menor intensidade)...
1.2...1.225 ...achar o limite estável com o menor valor (esse o desafio)...
Pelo over dele...1.17 ~ 1.2 deve dar (minha opinião.....é claro ;) )
Abraxxxxxxxx

P.S. Lembrando que...do seu post acima:
"Mas atualmente o Northbridge não tem mais nada a ver com a memória, e sim com os PCI lanes, quase que exclusivamente para fazer um link da parte gráfica com a CPU.
Deriva a necessidade tb do aumento do PCI ex para se obter altos valores de BCLK... (o que não tá exposto...pois não é sobre OCEx o post)...
Mesmo assim a galera que é mais "fera" de over, mesmo as custas de baixar o Ratio gosta de avaliar o BCLK Max (que agora, conforme citado, não vem mais atrelado e pode ser compensado apenas com a mudança de divisores)

Dessa vez não discordo de nada que você disse, apenas do contexto :p
\Simplicar
\Foco do usuário

Devemos simplificar ao máximo e não encher de relações hipotéticas que dificilmente serão utilizadas no dia a dia (foco do usuário).
Como ele tem um 980x é muito improvável que ele vá usar diariamente com BCLK alto, até porque não precisa. O problema como ele apresentou, é outro.

Então não adianta complicar com situações de overclock com BCLK alto quando este não vai ser o uso dele.
SE ELE tivesse falado que o foco dele é overclock extremo, as dicas seriam diferentes. Mas nem tudo gira em torno do extremo por isso é bom um pouco de flexibilidade. O que você falou é certo? É sim! Mas será que cabe ao caso dele (bclk alto)? Acredito que não.

Vale salientar que a maioria, senão todas motherboards X58 fazem 200~210 bclk com um pé nas costas sem ter que mexer no PCI-E e com pouco ou nulo aumento na tensão do IOH. E isso serviria para o caso de quem tem um processador de multiplicador baixo, e não desbloqueado.

Como entramos um pouco na parte de BCLK (base clock), por exemplo a Classy E762 (4 way SLI) faz 250+ de BCLK com 101 de PCI-E e IOH ínfimo. Já uma Rampage 2 Extreme precisa de 115~120 PCI-E e um belo aumento no IOH para NÃO conseguir isso que a Classified consegue, embora seja a Rampage seja uma excelente placa, e talvez até melhor para quem pensa em um overclock "comum", por diversos aspectos que me fariam desviar do tópico de fosse citar. Mas esse não é o foco no momento, e nem da maioria dos usuários.

Como vc bem soube discernir, esse não é um tópico de overclock extremo, e sim de esclarescimento de dúvidas que a maioria tem e são pertinentes ao uso cotidiano do Bloomfield/Gulftown. Se fosse overclock extremo eu realmente diria "chumbem o IOH de tensão!", como eu mesmo faço. Mas são assuntos diferentes. Um acaba levando ao outro, mas é preciso traçar uma linha onde passa de um overclock comum (aircooler/WC) a algo mais avançado (SS/Dice/LN2) e abordar os assuntos de forma diferente sem que um acabe confundindo o outro. Se não cuidar, com palavras descuidadas -e não digo que é seu caso, vai ter gente colocando 1.45v no IOH e 1.35v no ICH para rodar a "singelos" 4G (200x20, por exemplo).

No mais, obrigado por adicionar essas informações para overclock extremo, eu não iria colocar nada sobre isso. Como disse, quando começam a misturar as informações pode acabar causando uma certa confusão e o objetivo é deixar o tema o mais claro o possível.

Em tempo, para ajudar o colega: "Pelo over dele...1.17 ~ 1.2 deve dar (minha opinião.....é claro ;) ) "
Compartilho ;)
Talvez até 1.15v.
O melhor sempre vai ser a maior eficiência com a menor tensão possível.

Abraço!

Grande Nicolas, talvez tenha realmente me expressado mal, mas quis dizer que isto aconteceu com o i7 980x que a 5970 estava antes como acontece agora também, onde a 5970 está no i7 860.
Ou seja, em todas as hipóteses aconteceu isto.

A não ser que minha 5970 seja muitoooooo ruim de over e seja demais isso pra ela.

EDIT___________

Mestre Ronaldo, obrigado por complementar.

Analisando, pode realmente ser o IOH então, pois deixei ele padrão (1.10v).

Vou testar isso com calma final de semana, ou então durante a semana se ela me der uma folga!

Obrigado amigos.

Olha, pra ser sincero (opinião minha), as placas mãe desse porte deveriam e devem segurar as VGAs por mais parrudas que sejam sem essas frescuras hehe

Sugiro começar pelo teste do OCCT, pode ser que sua VGA não seja ruim de over, mas sim que tenha algum problema - espero que não, mas se tiver, logo vai ser detectado pelo teste do OCCT, que ao contrário do MSI Kombustor ou do Furmark (apesar de todos terem a mesma base), detecta erros que os outros não detectam. Se você usa multi-display, deixa o teste correr em uma tela e em outra fica navegando ou no MSN :p Assim você não perde tempo e continua fazendo o que tem pra fazer enquanto testa a VGA. Se não tiver como usar multi-display o jeito é colocar pra rodar e ficar esperando mesmo.

Mas faça um teste por vez, por exemplo aumenta o IOH e vê se funciona, se não funcionar, volta a configuração anterior e tira o overclock da VGA, testa novamente, se não funcionar, deixa a VGA stock mas aumenta o IOH... e assim vai indo. Tenta isolar as coisas, e não misturar, se não, mesmo que solucione, você não vai saber ao certo O QUE FOI que solucionou, e isso sempre é interessante saber.

Meu primeiro teste no seu lugar seria o OCCT com a configuração atual e ver se nos primeiros 15 minutos já apresenta algum erro.

Abraço, e posta sempre um feedback caso o problema tenha sido resolvido ou pelo menos encontrado ;)

Nícolas
 
Olha, pra ser sincero (opinião minha), as placas mãe desse porte deveriam e devem segurar as VGAs por mais parrudas que sejam sem essas frescuras hehe

Sugiro começar pelo teste do OCCT, pode ser que sua VGA não seja ruim de over, mas sim que tenha algum problema - espero que não, mas se tiver, logo vai ser detectado pelo teste do OCCT, que ao contrário do MSI Kombustor ou do Furmark (apesar de todos terem a mesma base), detecta erros que os outros não detectam. Se você usa multi-display, deixa o teste correr em uma tela e em outra fica navegando ou no MSN :p Assim você não perde tempo e continua fazendo o que tem pra fazer enquanto testa a VGA. Se não tiver como usar multi-display o jeito é colocar pra rodar e ficar esperando mesmo.

Mas faça um teste por vez, por exemplo aumenta o IOH e vê se funciona, se não funcionar, volta a configuração anterior e tira o overclock da VGA, testa novamente, se não funcionar, deixa a VGA stock mas aumenta o IOH... e assim vai indo. Tenta isolar as coisas, e não misturar, se não, mesmo que solucione, você não vai saber ao certo O QUE FOI que solucionou, e isso sempre é interessante saber.

Meu primeiro teste no seu lugar seria o OCCT com a configuração atual e ver se nos primeiros 15 minutos já apresenta algum erro.

Abraço, e posta sempre um feedback caso o problema tenha sido resolvido ou pelo menos encontrado ;)

Nícolas

Grande Nicolas.

Bom, fiz aqui um teste rápido. Só pra salientar, o sistema que está a 5970 agora é um i7 860 + Biostar Tpower i55, numa Zalman 850w.

O primeiro teste que fiz, foi sistema em stock e a vga no over que uso sempre @880/1180. Deixei o OCCT rodando por 30 minutos e retornou "0 errors", passou limpo.
Percebi no entanto, que o OCCT não ativa o Cross da 5970, ficando portanto somente uma GPU em uso 100%. Não sei então se este fator, apenas uma gpu em stress, retira a credibilidade do teste.

Peguei a versão 3.1.0, a mais nova que encontrei.

Forte abraço Nicolas.
 
Última edição:
Grande Nicolas.

Bom, fiz aqui um teste rápido. Só pra salientar, o sistema que está a 5970 agora é um i7 860 + Biostar Tpower i55, numa Zalman 850w.

O primeiro teste que fiz, foi sistema em stock e a vga no over que uso sempre @880/1180. Deixei o OCCT rodando por 30 minutos e retornou "0 errors", passou limpo.
Percebi no entanto, que o OCCT não ativa o Cross da 5970, ficando portanto somente uma GPU em uso 100%. Não sei então se este fator, apenas uma gpu em stress, retira a credibilidade do teste.

Peguei a versão 3.1.0, a mais nova que encontrei.

Forte abraço Nicolas.

Opa! Na verdade ela não usa um "Cross", mas isso é outro assunto :D Se o OCCT não detectou as duas GPUs *eu* invalidaria o teste. Ele deveria dar um aviso do tipo "O OCCT detectou multi-GPU e para melhores resultados deve ser rodado em Fullscreen". Óbvio que o aviso não é assim, mas como não lembro de cabeça... é mais ou menos isso que deveria aparecer.

No teste do AnandTech por exemplo, o occt é o programa de stress: http://www.anandtech.com/show/2877/16

Talvez esteja utilizando as duas GPUs, apenas não mostrando, vc pode saber isso apenas vendo pelo temperatura, ou se quiser ser mais apurado, abre um programa de monitoramento como o rivatuner ou msi afterburner(se usar esse, procura pelo beta) que mostra quantos % das GPUs estão em carga.

Se confirmar que não está utilizando as duas GPUs, vai ter que ir de Furmark mesmo e ficar cuidando se aparece algum artefato ou o driver parar de responder. http://www.geeks3d.com/20100419/tool-furmark-1-8-2-available/

Acrescentando um gráfico o usuário fodaman de outro forum fez para facilitar a visualização de alguns dados que obtive nesses testes. Pessoalmente achei bem util ;)

nicolasm1.png
 
Opa! Na verdade ela não usa um "Cross", mas isso é outro assunto :D Se o OCCT não detectou as duas GPUs *eu* invalidaria o teste. Ele deveria dar um aviso do tipo "O OCCT detectou multi-GPU e para melhores resultados deve ser rodado em Fullscreen". Óbvio que o aviso não é assim, mas como não lembro de cabeça... é mais ou menos isso que deveria aparecer.

No teste do AnandTech por exemplo, o occt é o programa de stress: http://www.anandtech.com/show/2877/16

Talvez esteja utilizando as duas GPUs, apenas não mostrando, vc pode saber isso apenas vendo pelo temperatura, ou se quiser ser mais apurado, abre um programa de monitoramento como o rivatuner ou msi afterburner(se usar esse, procura pelo beta) que mostra quantos % das GPUs estão em carga.

Se confirmar que não está utilizando as duas GPUs, vai ter que ir de Furmark mesmo e ficar cuidando se aparece algum artefato ou o driver parar de responder. http://www.geeks3d.com/20100419/tool-furmark-1-8-2-available/

Acrescentando um gráfico o usuário fodaman de outro forum fez para facilitar a visualização de alguns dados que obtive nesses testes. Pessoalmente achei bem util ;)

nicolasm1.png

hehehe, ok, ele não deu aviso nenhum, e também não rodei em full screen justamente pra monitorar pelo MSI AB, e realmente, uma GPU fica em 0% enquanto a outra 100%. Hoje a noite tento rodar em full screen pra ver se funcionam as duas.
 
Amigo Nicolas, dando um UP aqui.

Você realmentei tinha razão, rodando o OCCT em full screen stressa as duas gpus em 100%.

Já que funcionou, resolvi portanto fazer o teste completo de 1 hora. Se é pra tirar as dúvidas, que seja bem feito certo? hehe

Bom, portanto, no teste de 1 hora, passou perfeitamente com "0 errors" no over que uso normalmente (880/1180).

Com isto, creio eu que sobrou alguma instabilidade somente no over da CPU, já que da GPU passou tranquilamente.

Me indicaria iniciar pelo ajuste do IOH então?

Muito obrigado amigo.
 
Essas travada/reiniciar em jogos, tive este problema quando tinha uma HD 4890 (logo quando comprei, mesmo caso que o teu Gabriel), porém em plataforma diferente (LGA775).

Resolvi tal problema aumentando o VTT (no caso do X58, QPI/DRAM) coisa de 0.04 ~ 0.08v. Depois de aumentado nunca mais travou, travava estando em stock ou não.
 
Última edição:
Amigo Nicolas, dando um UP aqui.

Você realmentei tinha razão, rodando o OCCT em full screen stressa as duas gpus em 100%.

Já que funcionou, resolvi portanto fazer o teste completo de 1 hora. Se é pra tirar as dúvidas, que seja bem feito certo? hehe

Bom, portanto, no teste de 1 hora, passou perfeitamente com "0 errors" no over que uso normalmente (880/1180).

Com isto, creio eu que sobrou alguma instabilidade somente no over da CPU, já que da GPU passou tranquilamente.

Me indicaria iniciar pelo ajuste do IOH então?

Muito obrigado amigo.

Legal, se em uma hora de stress ela não apresentou erro, e com overclock ainda por cima, dá pra descartar ela com 99% de certeza (nunca vai ser 100%).

Fica aí a dica do AntLion (VTT), e não descarta o IOH também.
Eu tenho minhas especulações aqui mas não vou dizer, heheh.. quero ver o resultado.

O que percebo na maioria é que, mesmo rodando alguns testes de stress para a CPU, o over as vezes não fica 100% estavel e dá essas travadas esporadicas. Por isso um incremento no VTT pode cair bem. Lembro que em um post anterior vc disse usar o LinX. Eu pessoalmente acho o mais fraco dos testes para estabilidade. Já vi muitas vezes passar no Linx mas logo dar erro no IntelBurnTest (entre meus favoritos). No IntelBurnTest só é preciso setar manualmento o numero de threads a serem estressados, se deixar em "Auto" nos Core i7 não utiliza todos threads. Coocar em Maximum e Rodar quantos loops quiser. Ou mesmo o teste do OCCT em modo Linpack.

Resolvi tal problema aumentando o VTT (no caso do X58, QPI/DRAM) coisa de 0.04 ~ 0.08v. Depois de aumentado nunca mais travou, travava estando em stock ou não.

QPI/DRAM na verdade não é um termo do x58, e sim próprio e exclusivo da nossa amiga Asus. Outras mainboards usam VTT sempre ;)
 
Amigos Nicolas e Henrique,

Agradeço as dicas, próximo passo será este então. Primeiramente VTT e depois se ainda continuar IOH.
Até o final de semana quero deixar ok isso aqui! Cansei já de estar empolgado no Just Cause 2 e de repente....................... CRASHHHH, sacanagem! hehehehe

Ps.: Me aparenta que o Lynx usa exatamente o mesmo sistema de stress que o IBT.
 
Última edição:
nicolasm, deixei o tópico rolando pra ver no que dava, e já deve ter notado que o melhor lugar pra ele ficar é aqui mesmo.

Excelente tópico, por sinal. Merece ser pinado, o que acha?

Ps.: Me aparenta que o Lynx usa exatamente o mesmo sistema de stress que o IBT.

E usa mesmo, o LinX é só um interface mais bonitinha pro IBT :p
 
nicolasm, deixei o tópico rolando pra ver no que dava, e já deve ter notado que o melhor lugar pra ele ficar é aqui mesmo.

Excelente tópico, por sinal. Merece ser pinado, o que acha?



E usa mesmo, o LinX é só um interface mais bonitinha pro IBT :p

Então matou a charada, porque baixei o IBT agora e fiquei analisando, os testes, resultados, tempo pra fazer o teste, é idêntico ao Lynx mesmo.
 
nicolasm, deixei o tópico rolando pra ver no que dava, e já deve ter notado que o melhor lugar pra ele ficar é aqui mesmo.

Excelente tópico, por sinal. Merece ser pinado, o que acha?

E usa mesmo, o LinX é só um interface mais bonitinha pro IBT :p

De fato, o "ruim" acabou virando bom. Nessa área ficou ótimo :p

Eu comentei em outro forum: "É uma pena que um tópico desses vai lá para os confins do database daqui a pouco", então se puder pinar, apoio a ideia.

Então matou a charada, porque baixei o IBT agora e fiquei analisando, os testes, resultados, tempo pra fazer o teste, é idêntico ao Lynx mesmo.

Vocês dois estão certos, eles tem a mesma base. Todos usam Linpack.
Linpack na verdade é uma forma de benchmark algoritmico (calcula equações), e nesse pacote de equações os resultados não podem diferir, se forem diferentes, é a demonstração de que o processador está instável. Afinal o que o processador faz é justamente calcular o tempo todo, ele precisa ser bom nisso e não errar :p
A partir disso acredito que os cálculos podem ser feitos de forma diferente de acordo com o software e sua programação, estressando mais, ou menos a CPU. Essa é minha "explicação" para diversas vezes os resultados serem divergentes entre o IBT e o Linx. Nunca mais usei o Linx depois de ter passado uns 20 loops nele e travar no 5º do IBT.
 
Última edição:
Deixa dar um up aqui, porque só fim de semana pude testar.

Como já tinha sido descoberto nos posts anteriores, o over da vga não era o problema para os crashs.

Esse final de semana testei o VTT, antes estava em 1.29v (1.26v on win7) e aumentei para 1.31v (1.29v on win7) e joguei por 7 horas seguidas e não tive nenhum crash ou restart.
Creio então ter sido este o problema. Por enquanto está tudo ok.

Agradeço ao Nicolas e Henrique pelas dicas.
[]´s.
 
Deixa dar um up aqui, porque só fim de semana pude testar.

Como já tinha sido descoberto nos posts anteriores, o over da vga não era o problema para os crashs.

Esse final de semana testei o VTT, antes estava em 1.29v (1.26v on win7) e aumentei para 1.31v (1.29v on win7) e joguei por 7 horas seguidas e não tive nenhum crash ou restart.
Creio então ter sido este o problema. Por enquanto está tudo ok.

Agradeço ao Nicolas e Henrique pelas dicas.
[]´s.
É bom saber que a falta do VTT faz diferença em alguns casos (em jogos por exemplo). Bom saber.
 
É bom saber que a falta do VTT faz diferença em alguns casos (em jogos por exemplo). Bom saber.

Verdade Henrique, nem prime, nem Lynx, nem occt lynpack acusaram erros. Só em jogos, e mesmo assim, só depois de 1 hora e meia jogando, por volta disso.
 
Verdade Henrique, nem prime, nem Lynx, nem occt lynpack acusaram erros. Só em jogos, e mesmo assim, só depois de 1 hora e meia jogando, por volta disso.
Me lembro deste problema por aqui também, Q9550 estáveis nos programas de estabilidade, mas nos jogos travava ou reiniciava. Depois que aumentei o VTT, problema resolvido.
 
Que bom que resolveu. Estabilidade é muito relativo. Para overclock extremo por exemplo vc precisa de alguns segundos de "estabilidade" apenas para rodar e salvar aquele SuperPI 1M sem o computador travar. Então a estabilidade pode ser de segundos, minutos, pode passar em alguns testes de stress e travar daqui meio ano ou 3 anos, e vc nem vai saber que foi por causa de uma instabilidade do overclock. Por isso os fabricantes estipulam tantas mil horas de vida para um componente, sem dar erros. A eletromigração é inevitavel (quem foi na 1ª edição do Extreme OC Workshop/RS sabe disso, e porque.).

Esses programas de stress (que na verdade são benchmarks) apenas nos dão uma base sobre a estabilidade do overclock. O real teste de estabilidade vai ser no dia a dia mesmo de acordo com seu uso.

É bem comum passar em testes de stress e travar em jogos. Talvez pra maioria dos usuários seja melhor, depois de passar um benchmark de linpack(IBT, LinX, OCCT), deixar rodando uma noite inteira um benchmark de algum jogo, tipo o do Crysis WH ou Far Cry 2. Custimiza pra rodar infinitos loops e vai dormir. Se no outro dia não tiver travado, -deve- estar estável..

O "problema do VTT" (que na verdade não é problema, é a gente que configura mal), já vem faz um bom tempo, desde que resolveram colocar ajuste do VTT na BIOS hehehe e geralmente se apresenta em jogos

E não foi IOH, isso reitera o que disse antes, que o Northbridge tem outro papel bem diferente em X58.
 
Cara tópico show...eu que migrei da 775 para o 1366 recentemente tava meio perdido com os novos nomes. Vc esclareceu muitas das minhas dúvidas. Tô começando a fuçar aqui no meu 930 c rampage II xtreme. Qualquer dúvida vou mandar perguntas aqui neste tópico. Moçada aqui é boa de serviço.
 
Cara tópico show...eu que migrei da 775 para o 1366 recentemente tava meio perdido com os novos nomes. Vc esclareceu muitas das minhas dúvidas. Tô começando a fuçar aqui no meu 930 c rampage II xtreme. Qualquer dúvida vou mandar perguntas aqui neste tópico. Moçada aqui é boa de serviço.

É pra isso que o tópico tá aí, esclarecer tudo :p

Pode (e deve) perguntar mesmo, as vezes sua duvida é a duvida de outros tambem.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo