Overclocks em Bloomfield (Core i7)/Consumo/Teste de CPU em games, entre outros

Nicolas Obrigado pela ajuda, seguindo sua orientação melhorou muito agora 4.2G correndo tudo 100% agora minha meta é os 4.5G , esperando algumas peças do WC

:yes:

Pra usar 4.5 sugiro usar blocks nos mosfets
 
Ola nicolasm, venho acompanhando seu topico e ja aprendi muito mas ainda sou muito noob em over, principalmente em intel, q agora eh minha primeira aquisição...
Entao gostaria de umas sugestoes para meu over melhorar um pouco...Eu consegui 3.88Ghz rodei o prime 95 por 8 horas e meia e nao apresentou nenhum erro, a temperatura maxima registrada pelo realtemp foi de 77C..
Meu objetivo seria 4.0Ghz para uso diario...Onde devo mudar, minha config esta assim:
(O processador eh revisao D0)

CPU Ratio - 21
ISST- disabled
Bclk Frequence- 185
Dram Frequence- DDR3 - 1483
Uclk frequence- 2967
Qpi link data rate 6677MTS
Dram - 7-7-7-20-auto-60...1T
Cpu Voltage- 1,25
QPI/Dram- 1,25
Dram Bua Voltage- 1,66
Load- line Calibration- Enabled
Cpu Spread Spectrum- Disabled
C1E Suport- Disabled
HT- On

OBS: Tentei almentar um pouco mais o bclk para 189 e ja deu tela azul...E entao o q me sugere?
 
A temperatura já tá no talo. Os 930 são piores para overclock do que os antigos 920 D0, mas esse seu aí .... :( hehehe

O vcore tá lá em cima também, vc precisa realmente de 1,38v para estabilizar 4.1Ghz? VTT (qpi/dram) também.... precisa de 1.33v para apenas 3127Mhz de Uncore??

Olha... a Rampage 2 não chora pra 200 de BCLK, por sinal qualquer X58 faz isso. Sua mobo é ótima para esse tipo de overclock diário, então sobra pra CPU.

Nem sempre mais tensão trás mais estabilidade.

No seu caso, eu faria o seguinte:
BCLK - 200 (pra ficar tudo "redondo")
PCIE - 100
DRAM - 1600 (ajusta os timings conforme especificado nos pentes de memória)
LLC - Enable
IOH - ~1.15v
ICH - mínimo
DRAM Voltage - 1.65v (que deve ser o padrão das suas memórias)

Esses são parâmetros por ora fixos. Vamos aos pontos chave:

Ratio - comece com um valor baixo, como 17x (o que vai te dar 3.4GHz) e vai subindo.. agora vai entrar o vCore
vCore - os 930 são mais fominhas, seta 1.35v e tenta manter isso... vê até onde chega o processador estável, APENAS AUMENTANDO O RATIO, com o vCore citado anteriormente, monitorando as temperturas... SE precisar, e as temperauras estiverem OK, vai aumentando um pouco o vCore.
QPI/DRAM - esse é um valor que é quase impossível eu te dizer. Varia muito de processador pra processador, e também com o vCore. Tenta com 1.32volts (mas poderia usar menos para 3200 de uncore).

Ah!

O PLL deixa em 1.81v.

Boa sorte :)

Nicolas, primeiramente valeu pela atenção. Estava lendo o seu blog e concordo com o que você disse no texto "a essência do over". E tb não entendo essa mania de Crysis, um jogo mal programado, que exige uma usina nuclear para rodar no talo. Vamos ver se no Crysis 2 eles fazem uma coisa decente. Mas vamos ao que interessa. Coloquei as suas sugestões e elas funcionaram até 4GHz. Acima de 4GHz meu PC só fica estável com 1,38 de Vcore e 1.33 de QPI/DRAM, mantendo as suas sugetões com relação as outras voltagens. Acho que o meu 930 é um Landal dos processadores , bebe uma voltagem bruta. Mas só de ter baixado as outras voltagens já é um ganho. Você acha que a gente poderia tentar mais alguma coisa para tentar abaixar o vcore? No mais obrigado pela ajuda...
 
Ola nicolasm, venho acompanhando seu topico e ja aprendi muito mas ainda sou muito noob em over, principalmente em intel, q agora eh minha primeira aquisição...
Entao gostaria de umas sugestoes para meu over melhorar um pouco...Eu consegui 3.88Ghz rodei o prime 95 por 8 horas e meia e nao apresentou nenhum erro, a temperatura maxima registrada pelo realtemp foi de 77C..
Meu objetivo seria 4.0Ghz para uso diario...Onde devo mudar, minha config esta assim:
(O processador eh revisao D0)

CPU Ratio - 21
ISST- disabled
Bclk Frequence- 185
Dram Frequence- DDR3 - 1483
Uclk frequence- 2967
Qpi link data rate 6677MTS
Dram - 7-7-7-20-auto-60...1T
Cpu Voltage- 1,25
QPI/Dram- 1,25
Dram Bua Voltage- 1,66
Load- line Calibration- Enabled
Cpu Spread Spectrum- Disabled
C1E Suport- Disabled
HT- On

OBS: Tentei almentar um pouco mais o bclk para 189 e ja deu tela azul...E entao o q me sugere?

Sugiro dar uma olhada nos últimos posts que deve te ajudar bastante.
Depois posta os resultados ;)

Nicolas, primeiramente valeu pela atenção. Estava lendo o seu blog e concordo com o que você disse no texto "a essência do over". E tb não entendo essa mania de Crysis, um jogo mal programado, que exige uma usina nuclear para rodar no talo. Vamos ver se no Crysis 2 eles fazem uma coisa decente. Mas vamos ao que interessa. Coloquei as suas sugestões e elas funcionaram até 4GHz. Acima de 4GHz meu PC só fica estável com 1,38 de Vcore e 1.33 de QPI/DRAM, mantendo as suas sugetões com relação as outras voltagens. Acho que o meu 930 é um Landal dos processadores , bebe uma voltagem bruta. Mas só de ter baixado as outras voltagens já é um ganho. Você acha que a gente poderia tentar mais alguma coisa para tentar abaixar o vcore? No mais obrigado pela ajuda...

Eu acho que vale mais a pena você tentar aumentar o Uncore. Invés de aumentar 200MHz na frequência do core, de 4G pra 4.2G, o qual vc não vai sentir diferença, as custas de tanto vcore, tenta aumentar o quanto der no Uncore. Nesse tópico mesmo fala sobre a importância do uncore (uclk).
 
Opa nicolasm, seu topico me ajudou bastante, mas estou tendo um problema e gostaria de saber se voce pode me ajudar.
Bom eu jah consegui uma configuracao estavel ( rodei 12horas no prime95 sem erros)

Configuracao:
BCLK: 205
i7 930 @ 4.3Ghz c/ vcore de 1.3250 na bios
G. Skill Trident 2000Mhz CAS9 @ 1643 CAS9 c/ voltagem de 1.60325 na bios
Voltagem do QPI ta em 1.2750
CPU PLL -> 1.82850
O resto eu deixei em AUTO, mas soh pra consta o IOH fica em 1.1660, o ICH fica em 1.1110 e o ICH PCIE fica em 1.508

Bom nicolas essa configuracao acima esta estavel, mas quando eu tento subir as memorias para 2055Mhz eu nao consigo dar o bot por nada, tentei com QPI a 1.65 e as memoria a 1.7 e nao deu nem o bot, nao sei se pode ser alguma outra coisa, mas nao quero ir muito lonje nas voltagens antes de falar com alguem que entende e gostaria de saber qual voltagem seria seguro para uso diario? Bom quem puder me ajudar ai a aumentar a frequencia das minhas memos eu agradeco.
 
Sugiro dar uma olhada nos últimos posts que deve te ajudar bastante.
Depois posta os resultados ;)



Eu acho que vale mais a pena você tentar aumentar o Uncore. Invés de aumentar 200MHz na frequência do core, de 4G pra 4.2G, o qual vc não vai sentir diferença, as custas de tanto vcore, tenta aumentar o quanto der no Uncore. Nesse tópico mesmo fala sobre a importância do uncore (uclk).

Rapaz eu ja li e reli seu topico e outros...mas ainda estou com varias duvidas....
Ainda estou tentando achar um config ideal pra deixar diariamente, meu objetivo seria 4.0ghz diarios...Ate agora consegui 3.9ghz...

Sendo q queria saber, quando devo modificar o PLL, QPI/Uncore, IOH, ICH??? Sendo q o QPI/Uncore eu to deixando igual ao cpu voltage "1.25"..o resto ta em q citei estao em "auto"....
Gostaria tb de saber quanto tempo de prime95 vc ja considera suficiente pra saber se o over ta estavel e quanto de temp nao posso ultrapassar pra considerar o over estavel e seguro pra deixar diariamente...
Aguardo resposta com sugestoes...Abraço
 
nicolasm, parabéns pelo tópico.
Se você ou alguém puder dar uma ajuda.

Estou com meu sistema instável, maquina nova (i7-920 d0, P6X58D-E) nesta semana coloquei um cooler melhor e + dois pentes de memória ficando com 3x2g corsair 1600. Começei a tentar um over maior 4 a 4,2mhz, mas o OCCT e o Linx já deu pau no inicio, coloquei todas voltagens para o rosa(risco moderado), não passou pelo OCCT e Linx nem mesmo sem overclock e em load default.

Retirei 2 pentes atualizei a Bios e comecei a mexer no DRAM DATA REF voltage e no skew , onde achei que consegui estabilizar o OCCT, mas no Linx as vezes passa mas a maioria das vezes sem acusar erro, dá reset ou programa dá pau ficando com a barra verde andando e os testes parados.
Coloquei de volta os 2 pentes, piorou um pouco, mas subi mais um pouco as duas ultimas configurações voltou a ficar +/- igual com 1 pente. O pior foi sábado que resetou sem mais nem menos @4100 na internet. Mas hoje a tarde percebi que estava rodando em @4300 desde ontem, depois de tanto mexer deixei o turbo ativado e o multiplicador passou para 22(achei que o máx era 21)

-CPU : a 1,35v roda até @4300 não tentei acima(máx testado 1,4v s/estabilizar)
-Temperatura: não passa de 62º @4300 no OCCT, está frio aqui no sul.
-Memória: passei memtest+ por 2 horas sem erro(onde achei estar o problema)
-Fonte: 400 watts reais marca não tradicional. Tensões 12v(11,98) e 3,3v(3,2)
-Vga: nvidia 7600 antiga, não é uma placa estável.
-Bios: atualizada, parece que também ajudou a estabilizar.

Será que a fonte pode ser significativa, e a vga chegaria a afetar o Linx ou será mesmo a Cpu/Dram/mobo/config.

Duvida? na tua citação 4,2G ht on
idle 215w
load 440w
+ hd +vga
A fonte tem um mínimo recomendável.

abraços.
 
Última edição:
Povo estou tentando passar do 4.2 (201x20)@1,247v mas está dificil, acho que as minhas memos estão me segurando (2:8) Corsair 3x2gb 1600 7-7-7-20

Alguem da uma luz?
 
Povo estou tentando passar do 4.2 (201x20)@1,247v mas está dificil, acho que as minhas memos estão me segurando (2:8) Corsair 3x2gb 1600 7-7-7-20

Alguem da uma luz?

Tenta aumentar mais o vcore, e o QPI/Dram como está as voltagens?
 
Meu over diário desde q montei o micro:

Detalhe que meu i7 é C0.. Rodando @ 3.8 HT-ON com voltagem de fazer inveja a vários D0 por aí...
Teste com os smartfan on @ turbo justamente como uso no dia-a-dia pra pouco barulho (sem deve baixar uns 4~5 graus em full).

http://img651.imageshack.us/img651/3208/overdiario.jpg

overdiario.jpg
 
Parabéns Nícolas!!!

Acredito que se você fosse Padre, Pastor ou coisa do gênero, sua Paróquia ficaria sempre lotada...Hehe. Excelente a qualidade de seu trabalho, parece que você tem prazer em repassar, com riqueza de detalhes, os seus conhacimentos.
Até a semana passada fiquei, por um ano e meio, com um E8500, à 4G diários, sem nem um probleminha se quer.
Já li e reli todos os posts deste tópico, para obter parâmetros inicias para um over diário entre 3,8 e 4,0 GHz.
Mudei para a config conforme "assinatura", estou ainda ajustando o over que imaginei estar estabilizado em 3,88 GHz mas estou tomando um "coro" ... Seguinte: No Crisis 1 SP, em altas configs de qualidade, o jogo trava ou da tela zul e as vezes nem entra ( não ocorria com o E8500 ), mas no Crysis Wars Sigle Player ou Mult Player , em qualquer config, não apresenta nem um problema, roda "liso".
Não uso jogos para testar estabilidade mas as vezes eles detectam algum ajuste a ser feito que os programas de testes não percebem.
Assim que eu ajustar tudo, postarei aqui para compartilhar.

Um abraço
 
PRIMEIRO DESCULPEM PELA DEMORA PARA RESPONDER! Mas tem mais gente aqui no Adrenaline que pode responder até melhor do que eu, se manifestem aí ;)

Opa nicolasm, seu topico me ajudou bastante, mas estou tendo um problema e gostaria de saber se voce pode me ajudar.
Bom eu jah consegui uma configuracao estavel ( rodei 12horas no prime95 sem erros)

Configuracao:
BCLK: 205
i7 930 @ 4.3Ghz c/ vcore de 1.3250 na bios
G. Skill Trident 2000Mhz CAS9 @ 1643 CAS9 c/ voltagem de 1.60325 na bios
Voltagem do QPI ta em 1.2750
CPU PLL -> 1.82850
O resto eu deixei em AUTO, mas soh pra consta o IOH fica em 1.1660, o ICH fica em 1.1110 e o ICH PCIE fica em 1.508

Bom nicolas essa configuracao acima esta estavel, mas quando eu tento subir as memorias para 2055Mhz eu nao consigo dar o bot por nada, tentei com QPI a 1.65 e as memoria a 1.7 e nao deu nem o bot, nao sei se pode ser alguma outra coisa, mas nao quero ir muito lonje nas voltagens antes de falar com alguem que entende e gostaria de saber qual voltagem seria seguro para uso diario? Bom quem puder me ajudar ai a aumentar a frequencia das minhas memos eu agradeco.

O "problema" já foi abordado aqui no tópico, quando vc seta uma frequencia muito alta para as memórias, o mínimo do Uncore é o dobro da frequencia das memórias. O Uncore é o IMC (Integrated Memory Controller), e rodar ele a 4000+ (memorias a 2000mhz) não é para qualquer CPU. Só os 980x rodam com facilidade. Agregado a isso fica o VTT(qpi/dram nas asus), se tiver que aumentar muito, talvez não valha a pena. Deixo como dica rodar as memórias a 1600mhz com os timings apertados. Isso compensa. E Depois, a parte disso, tentar aumentar o Uncore.

Rapaz eu ja li e reli seu topico e outros...mas ainda estou com varias duvidas....
Ainda estou tentando achar um config ideal pra deixar diariamente, meu objetivo seria 4.0ghz diarios...Ate agora consegui 3.9ghz...

Sendo q queria saber, quando devo modificar o PLL, QPI/Uncore, IOH, ICH??? Sendo q o QPI/Uncore eu to deixando igual ao cpu voltage "1.25"..o resto ta em q citei estao em "auto"....
Gostaria tb de saber quanto tempo de prime95 vc ja considera suficiente pra saber se o over ta estavel e quanto de temp nao posso ultrapassar pra considerar o over estavel e seguro pra deixar diariamente...
Aguardo resposta com sugestoes...Abraço

Fazendo a medição de temperatura pelo RealTemp, em um teste de stress pesado para a CPU, pessoalmente não acho bonito passar de 80°C :p

Se vc ler bem o tópico, vai ver quando deve modificar essas tensões que vc citou. E o VTT/Vcore não precisam ficar iguais.

Precisaria de mais detalhes da sua configuração para poder te ajudar.

nicolasm, parabéns pelo tópico.
Se você ou alguém puder dar uma ajuda.

Estou com meu sistema instável, maquina nova (i7-920 d0, P6X58D-E) nesta semana coloquei um cooler melhor e + dois pentes de memória ficando com 3x2g corsair 1600. Começei a tentar um over maior 4 a 4,2mhz, mas o OCCT e o Linx já deu pau no inicio, coloquei todas voltagens para o rosa(risco moderado), não passou pelo OCCT e Linx nem mesmo sem overclock e em load default.

Retirei 2 pentes atualizei a Bios e comecei a mexer no DRAM DATA REF voltage e no skew , onde achei que consegui estabilizar o OCCT, mas no Linx as vezes passa mas a maioria das vezes sem acusar erro, dá reset ou programa dá pau ficando com a barra verde andando e os testes parados.
Coloquei de volta os 2 pentes, piorou um pouco, mas subi mais um pouco as duas ultimas configurações voltou a ficar +/- igual com 1 pente. O pior foi sábado que resetou sem mais nem menos @4100 na internet. Mas hoje a tarde percebi que estava rodando em @4300 desde ontem, depois de tanto mexer deixei o turbo ativado e o multiplicador passou para 22(achei que o máx era 21)

-CPU : a 1,35v roda até @4300 não tentei acima(máx testado 1,4v s/estabilizar)
-Temperatura: não passa de 62º @4300 no OCCT, está frio aqui no sul.
-Memória: passei memtest+ por 2 horas sem erro(onde achei estar o problema)
-Fonte: 400 watts reais marca não tradicional. Tensões 12v(11,98) e 3,3v(3,2)
-Vga: nvidia 7600 antiga, não é uma placa estável.
-Bios: atualizada, parece que também ajudou a estabilizar.

Será que a fonte pode ser significativa, e a vga chegaria a afetar o Linx ou será mesmo a Cpu/Dram/mobo/config.

Duvida? na tua citação 4,2G ht on
idle 215w
load 440w
+ hd +vga
A fonte tem um mínimo recomendável.

abraços.

Qual sua fonte e quantos amperes ela tem no rail 12v?

Não precisa ir socando tensão logo de cara, nem tentar logo um over tão forte. Começa aos poucos e vai aumentando conforme estabilidade ;)

Povo estou tentando passar do 4.2 (201x20)@1,247v mas está dificil, acho que as minhas memos estão me segurando (2:8) Corsair 3x2gb 1600 7-7-7-20

Alguem da uma luz?

Se as memórias estão em 1600mhz não estão segurando... o que o Cata disse ajudou? As vezes não estabiliza nem a pau com 201 de bclk, mas 200 vai tranquilo.

Meu over diário desde q montei o micro:

Detalhe que meu i7 é C0.. Rodando @ 3.8 HT-ON com voltagem de fazer inveja a vários D0 por aí...
Teste com os smartfan on @ turbo justamente como uso no dia-a-dia pra pouco barulho (sem deve baixar uns 4~5 graus em full).

http://img651.imageshack.us/img651/3208/overdiario.jpg

overdiario.jpg

C0 Premium é? :p

Parabéns Nícolas!!!

Acredito que se você fosse Padre, Pastor ou coisa do gênero, sua Paróquia ficaria sempre lotada...Hehe. Excelente a qualidade de seu trabalho, parece que você tem prazer em repassar, com riqueza de detalhes, os seus conhacimentos.
Até a semana passada fiquei, por um ano e meio, com um E8500, à 4G diários, sem nem um probleminha se quer.
Já li e reli todos os posts deste tópico, para obter parâmetros inicias para um over diário entre 3,8 e 4,0 GHz.
Mudei para a config conforme "assinatura", estou ainda ajustando o over que imaginei estar estabilizado em 3,88 GHz mas estou tomando um "coro" ... Seguinte: No Crisis 1 SP, em altas configs de qualidade, o jogo trava ou da tela zul e as vezes nem entra ( não ocorria com o E8500 ), mas no Crysis Wars Sigle Player ou Mult Player , em qualquer config, não apresenta nem um problema, roda "liso".
Não uso jogos para testar estabilidade mas as vezes eles detectam algum ajuste a ser feito que os programas de testes não percebem.
Assim que eu ajustar tudo, postarei aqui para compartilhar.

Um abraço

Vou levar em consideração a história da paróquia, talvez dê certo :p

Tenta estabilizar a 3.8GHz com 200 de bclk, aí vai refinando o over... qualuer dúvida é só dizer...

Abraço
 
Nícolas! Obrigado! Sua sugestão para 3,8Ghz foi ótima.

Com Turbomod ligado, consegui estabilidade a 3,8GHz com CPU Voltage = 1,1500v na bios (CPUZ=1,136v e OCCT = 1.14v), testando com o Prime 95, OCCT e até experimentei o stress do Evereste que também não apresentou erros. Em três horas de jogatina, não tive problemas.
O Coller PrimaBoss também não decepcionou, 70ºC foi o máximo durante os testes, com temperatura ambiente de 30°C, aqui em Belo Horizonte.
Talvez ainda possa alterar algum(s) dado(s).


Abaixo, os dados completos PC conforme assinatura.

CPU Ratio Stting 19
Intel® SpeedStep ™ Tech Enabled
Intel® Turbomod ™ Tech Enabled
Xtreme Phase Full Power Mode Enabled
BCLK Frequency 200
PCIE Frequency 100
DRAM Frequêncy 1203
UCLK Frequency 2406
QPI Link Data Rate Auto
DRAM Timing Control 7-7-7-20

CPU Voltage 1.1500
CPU PLL Voltage 1,82
QPI/DRAM Vol 1,2000
IOH Voltage 1,14
IOH PCIE Voltage Auto
ICH Voltage 1,20
ICH PCIE Voltage Auto
DRAM Bus Voltage 1.50
DRAM DATA REF Voltage on CHA Auto
DRAM CTRL REF Voltage on CHA Auto
DRAM DATA REF Voltage on CHB Auto
DRAM CTRL REF Voltage on CHB Auto
DRAM DATA REF Voltage on CHC Auto
DRAM CTRL REF Voltage on CHC Auto

Load-Line Calibration Enabled

CPU Diferenttial Amplitude Auto
CPU Clok Skew Auto
CPU Spread Spectrum Disabled
IOH Clok Skew Auto
PCIE Spread Spectrum Disabled

Advanced CPU Setings

CPU Ratio Settings Auto
C1E Suport Disabled
Rardwere Prefetch Enabled
Adjacent Cahe Line Prefetch Enabled
Intel® Virtualization Tch Enabled
CPU TM Function Enabled
Execute-Disable Bit Enabled
Intel® HT TechnologyActive Proc. Cores Enabled
Active Processor Core4s All
A20M Disabled

No modo XMP, a opção de Turbomod não aparece.
Meu uso no " DIA A DIA" Establizado a 3,8GHz, modo "XMP" conforme abaixo:


CPU Ratio Stting 19
Intel® SpeedStep ™ Tech Enabled
Xtreme Phase Full Power Mode Enabled
BCLK Frequency 200
PCIE Frequency 100
DRAM Frequêncy 1603
UCLK Frequency 3208
QPI Link Data Rate Auto

CPU Voltage 1.1500
CPU PLL Voltage 1,82
QPI/DRAM Vol 1,2125
DRAM Bus Voltage 1.64
Load-Line Calibration Enabled
CPU Spread Spectrum Disabled
PCIE Spread Spectrum Disabled
CPU Ratio Settings Auto
C1E Suport Disabled
Rardwere Prefetch Enabled
Adjacent Cahe Line Prefetch Enabled
Intel® Virtualization Tch Enabled
CPU TM Function Enabled
Execute-Disable Bit Enabled
Intel® HT TechnologyActive Proc. Cores Enabled
Active Processor Core4s All
A20M Disabled
Demais ítens: em auto e sem alterações nas temperaturas citadas no início.

Um Abraço!
 
Última edição:
Muito bom o tópico...

Nícolas, voce poderia me explicar um pouco mais sobre o UNCORE? Acho que a minha placa mãe não tem essa opcao ???

Abraços

(depois tento editar e botar uma foto da bios... só fala a respeito de 3084 de RAM (no uncore)..

Eu tou tendo que botar 1,37 de VCORE pra deixar o bixo estável a 4.0GHz, tá tenso !!

Abraços.
 
Nícolas! Obrigado! Sua sugestão para 3,8Ghz foi ótima.

Com Turbomod ligado, consegui estabilidade a 3,8GHz com CPU Voltage = 1,1500v na bios (CPUZ=1,136v e OCCT = 1.14v), testando com o Prime 95, OCCT e até experimentei o stress do Evereste que também não apresentou erros. Em três horas de jogatina, não tive problemas.
O Coller PrimaBoss também não decepcionou, 70ºC foi o máximo durante os testes, com temperatura ambiente de 30°C, aqui em Belo Horizonte.
Talvez ainda possa alterar algum(s) dado(s).


Abaixo, os dados completos PC conforme assinatura.

CPU Ratio Stting 19
Intel® SpeedStep ™ Tech Enabled
Intel® Turbomod ™ Tech Enabled
Xtreme Phase Full Power Mode Enabled
BCLK Frequency 200
PCIE Frequency 100
DRAM Frequêncy 1203
UCLK Frequency 2406
QPI Link Data Rate Auto
DRAM Timing Control 7-7-7-20

CPU Voltage 1.1500
CPU PLL Voltage 1,82
QPI/DRAM Vol 1,2000
IOH Voltage 1,14
IOH PCIE Voltage Auto
ICH Voltage 1,20
ICH PCIE Voltage Auto
DRAM Bus Voltage 1.50
DRAM DATA REF Voltage on CHA Auto
DRAM CTRL REF Voltage on CHA Auto
DRAM DATA REF Voltage on CHB Auto
DRAM CTRL REF Voltage on CHB Auto
DRAM DATA REF Voltage on CHC Auto
DRAM CTRL REF Voltage on CHC Auto

Load-Line Calibration Enabled

CPU Diferenttial Amplitude Auto
CPU Clok Skew Auto
CPU Spread Spectrum Disabled
IOH Clok Skew Auto
PCIE Spread Spectrum Disabled

Advanced CPU Setings

CPU Ratio Settings Auto
C1E Suport Disabled
Rardwere Prefetch Enabled
Adjacent Cahe Line Prefetch Enabled
Intel® Virtualization Tch Enabled
CPU TM Function Enabled
Execute-Disable Bit Enabled
Intel® HT TechnologyActive Proc. Cores Enabled
Active Processor Core4s All
A20M Disabled

No modo XMP, a opção de Turbomod não aparece.
Meu uso no " DIA A DIA" Establizado a 3,8GHz, modo "XMP" conforme abaixo:


CPU Ratio Stting 19
Intel® SpeedStep ™ Tech Enabled
Xtreme Phase Full Power Mode Enabled
BCLK Frequency 200
PCIE Frequency 100
DRAM Frequêncy 1603
UCLK Frequency 3208
QPI Link Data Rate Auto

CPU Voltage 1.1500
CPU PLL Voltage 1,82
QPI/DRAM Vol 1,2125
DRAM Bus Voltage 1.64
Load-Line Calibration Enabled
CPU Spread Spectrum Disabled
PCIE Spread Spectrum Disabled
CPU Ratio Settings Auto
C1E Suport Disabled
Rardwere Prefetch Enabled
Adjacent Cahe Line Prefetch Enabled
Intel® Virtualization Tch Enabled
CPU TM Function Enabled
Execute-Disable Bit Enabled
Intel® HT TechnologyActive Proc. Cores Enabled
Active Processor Core4s All
A20M Disabled
Demais ítens: em auto e sem alterações nas temperaturas citadas no início.

Um Abraço!

Com certeza a segunda configuração é melhor, o Turbo pode ficar desabilitado assim como o Speedstep.

Muito bom o tópico...

Nícolas, voce poderia me explicar um pouco mais sobre o UNCORE? Acho que a minha placa mãe não tem essa opcao ???

Abraços

(depois tento editar e botar uma foto da bios... só fala a respeito de 3084 de RAM (no uncore)..

Eu tou tendo que botar 1,37 de VCORE pra deixar o bixo estável a 4.0GHz, tá tenso !!

Abraços.

Em miúdos, o uncore é tudo que não é o core. Gostou? :D

É a parte que tange a relação da cpu com as memórias, cache L3, QPI/DMI... quanto maior a frequencia do uncore, maior vai ser a performance. MAS no Lynnfield o uncore é fixo (bus x 16 -i5, ou x 18 -i7). Exemplo 133 x 18 = 2394mhz. Não tem a ver com as memórias que vc tá usando como acontece no Bloomfield. 200 de bus x 18 (no caso do Lynnfield i7 860) = 3600mhz no uncore.

282lrna.jpg

Lynnfield
 
Super, mega, hiper, excelente teste !!!!!!!! Parabéns.
 
Amigos, pretendo trocar meu 920 pelo 950 e pretendo deixar no 4.2ghz diarios no ar (cooler e pc da sign)... quero usar preferencialmente 23x183 pra forçar menos a placa, alem de poder usar menos tensao (assim espero, q eu pegue um 950 pelo razoavel e nao um "traste" :p)...
usando bclk em 183, ou eu deixo as memorias em 1466 (setando ddr1066) ou deixo em 1866 (setando em ddr1333).. Entao queria deixar em 1866 para poder ter mais desempenho...
qual memoria voces me aconselham la no site amazon.com ??? pode ser outro site tambem...

Queria uma memoria q eu pudesse usar em 1866 de preferencia sem ser em over (salvo se for uma muito boa q aguente sem crise o rojão) e q pudesse setar latencia ao menos em 8-8-8-21 (sera que uma 2000 cas9 consigo isso??)

To tentando negociar um xeon, ai nem precisarei trocar a memoria mas caso nao de pra frente:
o que vcs acham?
Corsair Dominator GT 6 GB PC3-16000 2000Mhz CAS8 (R$ 520 trazido dos EUA)
ou a G.Skill Trident 2000 CAS9 (R$510,00 comprado aqui no bazar)
ou ainda a Corsair XMS3 6 GB PC3-16000 2000Mhz CAS9 (R$ 450,00 trazido dos EUA)
????

Como especifiquei, caso eu va de i7 950 em nenhum dos casos vou usar a 2000mhz.. vou usar a 1866 com a menor latencia possivel... Qual vai me render um melhor CxB??
valeu galera
 
Última edição:
Amigos, pretendo trocar meu 920 pelo 950 e pretendo deixar no 4.2ghz diarios no ar (cooler e pc da sign)... quero usar preferencialmente 23x183 pra forçar menos a placa, alem de poder usar menos tensao (assim espero, q eu pegue um 950 pelo razoavel e nao um "traste" :p)...
usando bclk em 183, ou eu deixo as memorias em 1466 (setando ddr1066) ou deixo em 1866 (setando em ddr1333).. Entao queria deixar em 1866 para poder ter mais desempenho...
qual memoria voces me aconselham la no site amazon.com ??? pode ser outro site tambem...

Queria uma memoria q eu pudesse usar em 1866 de preferencia sem ser em over (salvo se for uma muito boa q aguente sem crise o rojão) e q pudesse setar latencia ao menos em 8-8-8-21 (sera que uma 2000 cas9 consigo isso??)

To tentando negociar um xeon, ai nem precisarei trocar a memoria mas caso nao de pra frente:
o que vcs acham?
Corsair Dominator GT 6 GB PC3-16000 2000Mhz CAS8 (R$ 520 trazido dos EUA)
ou a G.Skill Trident 2000 CAS9 (R$510,00 comprado aqui no bazar)
ou ainda a Corsair XMS3 6 GB PC3-16000 2000Mhz CAS9 (R$ 450,00 trazido dos EUA)
????

Como especifiquei, caso eu va de i7 950 em nenhum dos casos vou usar a 2000mhz.. vou usar a 1866 com a menor latencia possivel... Qual vai me render um melhor CxB??
valeu galera

Opa Raphael, eu sou fã do 200x21 no Bloomfield, mesmo sendo um 950. Aí pode colocar 1600mhz na RAM com a menor latência possível.

Eu acho interessante a GT, mas fugiria da XMS3. Outra boa opção são as Kingston hi-end.
 
Opa Raphael, eu sou fã do 200x21 no Bloomfield, mesmo sendo um 950. Aí pode colocar 1600mhz na RAM com a menor latência possível.

Eu acho interessante a GT, mas fugiria da XMS3. Outra boa opção são as Kingston hi-end.

Opa nicolas..
Entao eu comprei esse processador http://www.amazon.com/gp/product/B002A6G3V2/ e essa memoria aqui que eh 8-9-8 http://www.amazon.com/gp/product/B003OWTXCW/

Entao vc acha que eh melhor usar 21x200?? acha q pego menos tensao no proc do q usando 183x23??

e minha principal duvida eh, vc poderia fazer um roteiro de 200x21 e de 183x23 das tensoes??
tipo:
200x21 seta tensao de memoria em X, latencia em Y, vtt em Z e vcore em W e com isso vai abaixando o vcore ate achar o ideal.
ou entao
183x23 seta tensao de memoria em X, latencia em Y, vtt em Z e vcore em W e com isso vai abaixando o vcore ate achar o ideal.
 
Opa nicolas..
Entao eu comprei esse processador http://www.amazon.com/gp/product/B002A6G3V2/ e essa memoria aqui que eh 8-9-8 http://www.amazon.com/gp/product/B003OWTXCW/

Entao vc acha que eh melhor usar 21x200?? acha q pego menos tensao no proc do q usando 183x23??

e minha principal duvida eh, vc poderia fazer um roteiro de 200x21 e de 183x23 das tensoes??
tipo:
200x21 seta tensao de memoria em X, latencia em Y, vtt em Z e vcore em W e com isso vai abaixando o vcore ate achar o ideal.
ou entao
183x23 seta tensao de memoria em X, latencia em Y, vtt em Z e vcore em W e com isso vai abaixando o vcore ate achar o ideal.

Desculpe a demora para responder. Primeiro, espere ter tudo em mãos, chutar valores é a pior coisa.
O que posso lhe adiantar é para começar com as memórias no default delas em tensão (1.65v por exemplo, e timings também, mesmo que dê pra vc "apertar" eles depois).
Comece aos poucos na CPU, 3.8G, por exemplo. Estabiliza com o Linx ou IBT, e vai subindo.
Aconselho usar 1600mhz com timings apertados, e tentar subir o Uncore. Vai te dar um excelente bandwidth especialmente quando apertar os timings. Suas memórias tem capacidade para isso. Mas primeiro começa com timings default.
Se usar 200x21, te derá 4.2G, 1600mhz nas memórias, aperta os timings, e sobe o Uncore. Uma coisa de cada vez.

MUITAS vezes, nesse tipo de cpu, é indeferente usar BCLK mais baixo com multi maior, ou o contrário, por isso gosto de usar 200 de bus como "padrão". Claro que há excessões, mas isso vc só vai saber testando, bem como as tensões necessárias.
Se precisar de ajuda mais específica pode me procurar no MSN, se não continuamos aqui no tópico mesmo.

Abraço e boa sorte.
 
Desculpe a demora para responder. Primeiro, espere ter tudo em mãos, chutar valores é a pior coisa.
O que posso lhe adiantar é para começar com as memórias no default delas em tensão (1.65v por exemplo, e timings também, mesmo que dê pra vc "apertar" eles depois).
Comece aos poucos na CPU, 3.8G, por exemplo. Estabiliza com o Linx ou IBT, e vai subindo.
Aconselho usar 1600mhz com timings apertados, e tentar subir o Uncore. Vai te dar um excelente bandwidth especialmente quando apertar os timings. Suas memórias tem capacidade para isso. Mas primeiro começa com timings default.
Se usar 200x21, te derá 4.2G, 1600mhz nas memórias, aperta os timings, e sobe o Uncore. Uma coisa de cada vez.

MUITAS vezes, nesse tipo de cpu, é indeferente usar BCLK mais baixo com multi maior, ou o contrário, por isso gosto de usar 200 de bus como "padrão". Claro que há excessões, mas isso vc só vai saber testando, bem como as tensões necessárias.
Se precisar de ajuda mais específica pode me procurar no MSN, se não continuamos aqui no tópico mesmo.

Abraço e boa sorte.

opa nicolas.. entendi perfeitamente... e eh isso q quero... quero 4.2ghz mas numa configuração que der o melhor resultado... se 200x21 da melhor resultado mesmo com frequencia mais baixa eh o q importa...
me manda pm com teu msn...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo