Overclocks em Bloomfield (Core i7)/Consumo/Teste de CPU em games, entre outros

Creio que ele seja um custoxbeneficio legal :D
 
Desculpa minha noobeeidade, mas gostaria de uma ajudinha bem simples.
Quero aumentar meu i7 para uns simples 3,6, porém não tenho ideia do que alterar, aumentar, mexer enfim na bios. Antes de queimar tudo.:cry:

i7 920 D0
Tpower X58
3x2 DDR3 GSkill PI CL6 1,6v 1600mhz

Se alguém puder ajudar, ficarei grato.
 
Última edição:
cara.. eu tenho uma Tpower X58A, deve ser a mesma coisa, vou explicar bem simples: vai no menu da bios la em O.N.E coloca 200 onde tiver 133 coloca o mult em 19 deixa ht on ae vai em voltagem, coloca 4 casas acima do auto e no VTT coloca umas 5 casas em cima do auto.. deve dar but.. depois eu fasso um video...
 
Fiz um ajuste ninja aqui, olha a voltagem que consegui estabilizar 3.6Ghz:

over2011.jpg
 
3D Mark Vantage a 4.0Ghz.. esse meu não parece ser muito bom de over.. 1.29 pra 4.0Ghz.. (Já tentei botar 1.2875 mais da bsod )

30kvantage.jpg
 
3D Mark Vantage a 4.0Ghz.. esse meu não parece ser muito bom de over.. 1.29 pra 4.0Ghz.. (Já tentei botar 1.2875 mais da bsod )

http://img709.imageshack.us/img709/4682/30kvantage.jpg

Quando rodar o Vantage, desabilita o PhysX da VGA pelas opções de driver da Nvidia.
Se deixar o PhysX ligado, o processamento de física é feita pela GPU, e o CPU score não é da CPU em si.

Nas VGAs AMD não precisa fazer isso. Por sinal, o over tá muito bom... depois de desabilitar a física pela GPU, rodar o Vantage desse jeito, terá o score certo. Aí tenta aumentar o Uncore que vai ver como aumenta o desempenho.

Pode testar a eficiencia do aumento do uncore em outras softwares de benchmark também, como o AIDA/Everest, no teste de memorias, ou mesmo no superpi.
 
Estava com 4.0 direto (HT off) mas com esse calor que anda fazendo em SP baixei para 3.8mhz.

O meu hardware fica bem estavel em 4.0 mas é só rodar prime por meia hora que ele batia os 85C. Com 3.8 mal chega na casa dos 70C e pouco.

Acho que vou por mais uma fan no meu cooler (push-pull) e vou ver se acho uma OCZ Freeze ou Tuniq pra trocar pela minha (thermaltake TG-1) Quem sabe ganho uns 3 ou 4 graus?
 
Última edição:
Olá pessoal,
estou com minha nova máquina e andei brincando com os clocks e voltagens aqui, mas não estou conseguindo acertar a mão.
Gostaria de umas dicas para estabilizar aqui meu i7 920 a 3.6GHz para uso cotidiano. Preciso mais de ajuda nas voltagens menos convencionais, pois não as conheço e não sei que valor deveria colocar.
Vejo muita gente postando uma detalhada seleção de voltagens e é nisso que gostaria de uma ajuda.
Meu hardware é:
Rampage 3 Extreme
Core i7 920 D0
G.Skill 3x2GB DDR3 1600 CL9

Estou tentando estabilizar com voltagens baixas, mas meu pouco conhecimento sobre as voltagens me limita.
Obrigado
 
Overclock da pra começar de dois jeitos, ou bota tudo no mínimo e vai aumentando até dar algum erro, ou começa na casa dos 4.2Ghz e vai descendo até ter estabilidade.
Voltagem é o seguinte, vo te dar uma noção:
CPU - 1.2V min / 1.35V med / 1.45V max, conforme vc sobe a voltagem, maior é o clock que vc vai conseguir, como nem toda placa mãe e nem todo processador é igual...cada um se comporta de um jeito, cabe ao user, ir testando.
E toma cuidado com as temps, não adianta ter 4.4Ghz, se o processador bate 85°C nos testes.
 
....E toma cuidado com as temps, não adianta ter 4.4Ghz, se o processador bate 85°C nos testes.

Esse assunto é meio controverso e eu já penso um pouquinho diferente. 85C full load (só um dos cores) em um over bem agressivo e usando refrigeração a ar não acho nenhum absurdo não. Concordo que a cpu não vai durar 5 anos se você ficar em full load a 85C por dias mas quem fica muito tempo nessa situação? Acho que as pessoas (eu me incluo) ficam muito assustadas quando a CPU passa dos 80C. Eu, por experiencia própria, percebi que só alguns testes de stress faziam minha CPU subir muito a temperatura. Por exemplo a 4.0Ghz com Turbo ligado fazia Prime95 e Intel burn test por horas tranquilamente na confortável casa dos 70 graus. Só o Linx (esse programa é muito maldito) entrava nos 80. Foi o Linx que me fez trocar pasta térmica e montar um push-pull pois eu achei que estava muito quente para um over muito baixo. Agora eu estou mirando o 4.5. turbo off. Se entrar nos 80 no linx dane-se o que importa é a estabilidade. 80 só por 50 passagens do Linx não é nenhum bicho-papão não :)
 
Me dêm uma ajudinha... parece esta estavel, porem esta tudo meio cru.
Placa mae Msi Big BANG Xpower

Intel Eist-------------------------------disable
Intel c - State-------------------------disable
C1e suport----------------------------disable
Over speed protection----------------disable
Hyper threading fuction--------------Enable
Execut bit support--------------------disable
Set Limit cpuid maxval to 3----------disable
Intel virtualzation tech---------------disable
Intel vt-d tech------------------------disable
--------------------------------------------------
frequencia=4.0ghz
Vcore=1.28
Fsb=200
Multplicador=20
Qpi frequence= auto em 7200
Oc genie botton operation = desable
Base clock botton - desable
Cpu vdrop=LOW
PLL vdrop= LOW
Multiplicador memorias setei em= 1600mhz

----------------
Memorias sao: Kingston h2o 2000mhz
Nao sei oq usar em times das memo.. se alguem souber oq fazer nas memo para melhorar algo.
Unica coisa q fiz em relaçao as memos , setei elas em 1.65v


Oq preciso para melhorar ou consertar de errado ai?
 
Ola, boa tarde!
terminei de montar meu pc, depois posto fotos.

eu estava brincando de fazer overclock... brinquei um pouquinho, nao quis chegar ao nivel profissional de vcs =P.

atualmente eu estou com o I7 920 a 3.2G, bclk 160, com tensao stock em tudo... eu fiz testes com o linx e rodou tudo certinho....
eu coloquei bclk em 200 e meu qpi link subiu mta frequencia... processador a 3.4G e aparentemente rodou lizinho tb...

mas ai vem a duvida, conforme subo o bclk ele sobe a frequencia do qpi link, eu preciso aumentar alguma tensao p ele funfar com aquela velocidade? acho que estava batendo os 7.2Ghz... lol. o stock eh mt abaixo disso... nao lembro quanto... temalgum problema de ficar com essa frequencia absurda ae?
rodei o linx e passou sussegado, mas a temperatura geral do proc ficou mais elevada.

vou subir o over dele ateh onde for com as tensoes stock.
nao quero subir nenhuma tensao do proc... deixarei ele com todas as tensoes stock... sou cabrero.... IFUAHIEAUHUIHIUAHA

link de uma imagem do sistema de clocks :http://img.zwame.pt/master/GIGABYTE/Boards/P55A-UD7/Bios/DSC_4005.jpg (essa imagem eu peguei na net, nao eh do meu pc... )
agradeço qualquer ajuda. Obrigado!

uma duvidazinha rapida... aproveitando.
a minha UD7 tem 16 fases de energia, eh preferivel eu deixar em que configuracao:
8 fases apenas, outras 8 desativadas para no futuro ativar (revezando)?
sistema revezando automaticamente entre 8 ou 8?
as 16 ativas simultaneamente?
nao sei se altera mta coisa, mas andei lendo que qnt mais preservar as fases, melhor... entao fico na duvida... confere essa informaçao? os controladores se desgastam com o tempo?
é melhor alimentar com as 16 fases, com mais qualidade de energia ou ativar algum sistema de revezamento manual ou automatico?

Obrigado pessoal, to no aguardo! Abraço!
 
Última edição:
Opa, parabens pelo topico. Eu comprei dominator 2000Mhz e to com um i7 920 mas pretendo mudar para uma CPU mais poderosa no futuro. Qual core i7 vc recomenda para que eu tenha mais facilidade em aumentar os vvt, vcore pra ficar legal com as dominator?????
 
Me dêm uma ajudinha... parece esta estavel, porem esta tudo meio cru.
Placa mae Msi Big BANG Xpower

Intel Eist-------------------------------disable
Intel c - State-------------------------disable
C1e suport----------------------------disable
Over speed protection----------------disable
Hyper threading fuction--------------Enable
Execut bit support--------------------disable
Set Limit cpuid maxval to 3----------disable
Intel virtualzation tech---------------disable
Intel vt-d tech------------------------disable
--------------------------------------------------
frequencia=4.0ghz
Vcore=1.28
Fsb=200
Multplicador=20
Qpi frequence= auto em 7200
Oc genie botton operation = desable
Base clock botton - desable
Cpu vdrop=LOW
PLL vdrop= LOW
Multiplicador memorias setei em= 1600mhz

----------------
Memorias sao: Kingston h2o 2000mhz
Nao sei oq usar em times das memo.. se alguem souber oq fazer nas memo para melhorar algo.
Unica coisa q fiz em relaçao as memos , setei elas em 1.65v


Oq preciso para melhorar ou consertar de errado ai?

Salvo engano tem um profile pra sua MB aí em alguma página anterior. Se não tiver, posta screens da BIOS que fica melhor.

Ola, boa tarde!
terminei de montar meu pc, depois posto fotos.

eu estava brincando de fazer overclock... brinquei um pouquinho, nao quis chegar ao nivel profissional de vcs =P.

atualmente eu estou com o I7 920 a 3.2G, bclk 160, com tensao stock em tudo... eu fiz testes com o linx e rodou tudo certinho....
eu coloquei bclk em 200 e meu qpi link subiu mta frequencia... processador a 3.4G e aparentemente rodou lizinho tb...

mas ai vem a duvida, conforme subo o bclk ele sobe a frequencia do qpi link, eu preciso aumentar alguma tensao p ele funfar com aquela velocidade? acho que estava batendo os 7.2Ghz... lol. o stock eh mt abaixo disso... nao lembro quanto... temalgum problema de ficar com essa frequencia absurda ae?
rodei o linx e passou sussegado, mas a temperatura geral do proc ficou mais elevada.

vou subir o over dele ateh onde for com as tensoes stock.
nao quero subir nenhuma tensao do proc... deixarei ele com todas as tensoes stock... sou cabrero.... IFUAHIEAUHUIHIUAHA

link de uma imagem do sistema de clocks :http://img.zwame.pt/master/GIGABYTE/Boards/P55A-UD7/Bios/DSC_4005.jpg (essa imagem eu peguei na net, nao eh do meu pc... )
agradeço qualquer ajuda. Obrigado!

uma duvidazinha rapida... aproveitando.
a minha UD7 tem 16 fases de energia, eh preferivel eu deixar em que configuracao:
8 fases apenas, outras 8 desativadas para no futuro ativar (revezando)?
sistema revezando automaticamente entre 8 ou 8?
as 16 ativas simultaneamente?
nao sei se altera mta coisa, mas andei lendo que qnt mais preservar as fases, melhor... entao fico na duvida... confere essa informaçao? os controladores se desgastam com o tempo?
é melhor alimentar com as 16 fases, com mais qualidade de energia ou ativar algum sistema de revezamento manual ou automatico?

Obrigado pessoal, to no aguardo! Abraço!


Só uma observação, Stock não é Auto! Se vc estiver usando com tudo em Auto na BIOS é provável que a placa mãe aumente as tensões mais do que o necessário. O legal é por tudo na mão.

Opa, parabens pelo topico. Eu comprei dominator 2000Mhz e to com um i7 920 mas pretendo mudar para uma CPU mais poderosa no futuro. Qual core i7 vc recomenda para que eu tenha mais facilidade em aumentar os vvt, vcore pra ficar legal com as dominator?????

Com Gulftown (980x, 990x) vc não tem esse problema com as memórias.

[]'s
 
Ai galera....

o tópico está a algum tempo parado mas eu vou postar o que eu consegui aqui, apesar de ainda não ser comprovadamente estável e etc...




Uploaded with ImageShack.us

foto mais detalhada com mais dados do sistema:



Uploaded with ImageShack.us

As minhas temp estão absurdas!! Tipo, eu to usando um noctua NH-U12P SE2 e ainda assim está dando picos de até 90 ~ 92....tá fogo essa temp... mas to conseguindo jogar e rodar 3dmark de boas várias vezes...tá setado 1,32v e não consegui menos mas nem a pau...
 
Nicolasm e pessoal do Forum,

Com a config da assinatura, eu peguei uma configuração que a G.Skill indica para essa Trident 2000 e coloquei-as a 1600. Meu processador foi automaticamente de 2.67 à 3.8!

As configs que eu fiz, mexi somente nas memórias, e nada de voltagem no processador. A máquina ligou de primeira sem problemas! Só que a voltagem do CPU foi a 1.4 pois tava em "auto" na BIOS. Aí fui ler vários tópicos e vi indicações pra usar até, no máximo 1.35v. Porém vi que tem gente usando 4.2GHZ no processador i7 920 com voltagem do CPU em 1.0 e eu gostaria de saber se poderiam me ajudar a usar uma voltagem segura, e baixa de preferência, pra não correr riscos no meu PC!?

Config das Memos:

OC from CPU level: auto
OC from Memory level up - ddr3-1600
CPU ratio: 19
CPU Turbo Power Limit: disable (minha mobo não tem essa opção! tinha Intel Speed alguma coisa e deixei como tava: Enable)

BCLK - 200
PCIE - 100
DRAM frequency - 1603
UCLK frequency - 3200
QPI frequency - auto

ram Timing Control
DRAM CAS# 6
DRAM RAS# 7
DRAM RAS# PRE time 6
DRAM RAS# ACT Time 18
DRAM REF Cycle Time - auto
DRAM Timing Mode - 1N
All others: auto

QPI-DRAM voltage - 1.30v

DRAM Bus voltage: 1.64 (dizia 1.65 mas ou ia 1.64 ou ia 1.66 e dizia que mais de 1.65 poderia queimar o processador, aí deixei um a menos)

todo o resto em auto


Agradeço quem puder a ajudar com as voltagens no processador e etc...

Com o aumento da frequência do Processador ele, obviamente, passa a consumir mais né? Minha fonte está legal pra rodar esse over com os periféricos e a VGA que eu tenho?

Muito obrigado gente!!!
 
Mesmo atrasado, vou tentar ajudar:

Ai galera....

o tópico está a algum tempo parado mas eu vou postar o que eu consegui aqui, apesar de ainda não ser comprovadamente estável e etc...

[url]http://img39.imageshack.us/img39/294/overclockr.jpg[/URL]


Uploaded with ImageShack.us

foto mais detalhada com mais dados do sistema:

[url]http://img202.imageshack.us/img202/4986/overclock2.jpg[/URL]

Uploaded with ImageShack.us

As minhas temp estão absurdas!! Tipo, eu to usando um noctua NH-U12P SE2 e ainda assim está dando picos de até 90 ~ 92....tá fogo essa temp... mas to conseguindo jogar e rodar 3dmark de boas várias vezes...tá setado 1,32v e não consegui menos mas nem a pau...

O tópico tá parado pq ninguém mais tem postado para eu, ou outros do forum tentar ajudar :p

Sempre que possivel dou uma passada aqui mas não aparece nada de novo.
Esses 60 e poucos °C é jogando ou rodando linx/intel burn test?

Se vc acha muito alto, seria melhor vc estipular um vcore máximo que quer usar. 1.28v, por exemplo, e espremer tudo o que conseguir em MHz com 1.28vcore.

Nicolasm e pessoal do Forum,

Com a config da assinatura, eu peguei uma configuração que a G.Skill indica para essa Trident 2000 e coloquei-as a 1600. Meu processador foi automaticamente de 2.67 à 3.8!

As configs que eu fiz, mexi somente nas memórias, e nada de voltagem no processador. A máquina ligou de primeira sem problemas! Só que a voltagem do CPU foi a 1.4 pois tava em "auto" na BIOS. Aí fui ler vários tópicos e vi indicações pra usar até, no máximo 1.35v. Porém vi que tem gente usando 4.2GHZ no processador i7 920 com voltagem do CPU em 1.0 e eu gostaria de saber se poderiam me ajudar a usar uma voltagem segura, e baixa de preferência, pra não correr riscos no meu PC!?

Config das Memos:

OC from CPU level: auto
OC from Memory level up - ddr3-1600
CPU ratio: 19
CPU Turbo Power Limit: disable (minha mobo não tem essa opção! tinha Intel Speed alguma coisa e deixei como tava: Enable)

BCLK - 200
PCIE - 100
DRAM frequency - 1603
UCLK frequency - 3200
QPI frequency - auto

ram Timing Control
DRAM CAS# 6
DRAM RAS# 7
DRAM RAS# PRE time 6
DRAM RAS# ACT Time 18
DRAM REF Cycle Time - auto
DRAM Timing Mode - 1N
All others: auto

QPI-DRAM voltage - 1.30v

DRAM Bus voltage: 1.64 (dizia 1.65 mas ou ia 1.64 ou ia 1.66 e dizia que mais de 1.65 poderia queimar o processador, aí deixei um a menos)

todo o resto em auto


Agradeço quem puder a ajudar com as voltagens no processador e etc...

Com o aumento da frequência do Processador ele, obviamente, passa a consumir mais né? Minha fonte está legal pra rodar esse over com os periféricos e a VGA que eu tenho?

Muito obrigado gente!!!

Gostaria de saber se já solucionou aí. Se não, diga o que está ocorrendo.
Quanto a fonte, a VX550 leva na boa teu sistema.
 
Mesmo atrasado, vou tentar ajudar:

O tópico tá parado pq ninguém mais tem postado para eu, ou outros do forum tentar ajudar :p

Sempre que possivel dou uma passada aqui mas não aparece nada de novo.
Esses 60 e poucos °C é jogando ou rodando linx/intel burn test?

Se vc acha muito alto, seria melhor vc estipular um vcore máximo que quer usar. 1.28v, por exemplo, e espremer tudo o que conseguir em MHz com 1.28vcore.

Gostaria de saber se já solucionou aí. Se não, diga o que está ocorrendo.
Quanto a fonte, a VX550 leva na boa teu sistema.

Valeu nicolasm, vamos lá:

O PC quando ligo e uso coisas leves fica em 27º o processador, com os núcleos entre 34º e 38º. Acho que tá bom né?

Como não sei nada de overclock, não manjo a proporção nem a lógica do cálculo das voltagens disso com as voltagens daquilo e etc... apenas pesquisei e vi que muita gente usa vcore em 1.30 aí fiz o mesmo! Aqui ele está indicando no CPU-Z vcore em 1.288v. Acho que tá bom assim né?

Sobre o processador, eu devo aumentar o multiplicador ou o UCLK? Por que tentei setar em 21 x 200 e a máquina não ligou! Se bem que acho que 3.8 tá de ótimo tamanho pra mim!

Agora, realmente o que eu não consigo de jeito nenhum é o lance de reconhecer os 6GB em triple chanel. As memos estão setadas nos slots A1, A2 e B1. Aí ficam em Dual Chanel. Porém deveriam estar nos slots A1, B1 e C1 pra ficar em Triple Chanel, mas como li que a diferença entre o Triple e o Duel é pequena, preferi deixar em duasl mas reconhecendo os 6GB!

Abraço e obrigado pela resposta!!!
 
o q vcs me dizem do meu over... tem alguma coisa q eu possa afinar ou mudar na opniao de vcs ???

http://img695.imageshack.us/img695/596/semttulo2ti.jpg

Rodrigo esse over para mim j'a est'a perfeito... parabens, esse seu maquinario e bem parecido com o PC que acabei de adquirir.
Quero saber se pode responder o meu email tarlles10@gmail.com com a sua configuracao de BIOS para eu setar e fazer uns testes aqui.
Mandei um txt anexo no seu email rodrigo.melo@live.co, para facilitar sua resposta com todos os campos da BIOS para setar o OVER.

DESDE JA AGRADECO ...
 
Valeu nicolasm, vamos lá:

O PC quando ligo e uso coisas leves fica em 27º o processador, com os núcleos entre 34º e 38º. Acho que tá bom né?

Como não sei nada de overclock, não manjo a proporção nem a lógica do cálculo das voltagens disso com as voltagens daquilo e etc... apenas pesquisei e vi que muita gente usa vcore em 1.30 aí fiz o mesmo! Aqui ele está indicando no CPU-Z vcore em 1.288v. Acho que tá bom assim né?

Sobre o processador, eu devo aumentar o multiplicador ou o UCLK? Por que tentei setar em 21 x 200 e a máquina não ligou! Se bem que acho que 3.8 tá de ótimo tamanho pra mim!

Agora, realmente o que eu não consigo de jeito nenhum é o lance de reconhecer os 6GB em triple chanel. As memos estão setadas nos slots A1, A2 e B1. Aí ficam em Dual Chanel. Porém deveriam estar nos slots A1, B1 e C1 pra ficar em Triple Chanel, mas como li que a diferença entre o Triple e o Duel é pequena, preferi deixar em duasl mas reconhecendo os 6GB!

Abraço e obrigado pela resposta!!!

Estive ausente.... as vezes esse problema das memórias pode ser resolvido até mesmo recolocando a CPU no socket. Parece ilógico mas acontece.

Revivendo o tópico ae!! Espero que muitas das dúvidas já tenham sido sanadas.
 
meus testes

3dmarkvantage2011.png


Quero saber como esse cara conseguio 66k o_O


Ai galera....

o tópico está a algum tempo parado mas eu vou postar o que eu consegui aqui, apesar de ainda não ser comprovadamente estável e etc...

[url]http://img39.imageshack.us/img39/294/overclockr.jpg[/URL]


Uploaded with ImageShack.us

foto mais detalhada com mais dados do sistema:

[url]http://img202.imageshack.us/img202/4986/overclock2.jpg[/URL]

Uploaded with ImageShack.us

As minhas temp estão absurdas!! Tipo, eu to usando um noctua NH-U12P SE2 e ainda assim está dando picos de até 90 ~ 92....tá fogo essa temp... mas to conseguindo jogar e rodar 3dmark de boas várias vezes...tá setado 1,32v e não consegui menos mas nem a pau...

putz isso tá bem quente mesmo, e seu vcore tá algo. aqui o meu já está "alto"

Qual sua fonte?
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo