PC completo (com periféricos), básico e de qualidade, com o menor custo possível!!!

Major Gunner

Antigo Serginho1984
Registrado
Olá, caros amigos do fórum Adrenaline!!! :happy2:


Pegando o gancho da idéia do PC (desktop) pra jogos com o menor custo possível, eu resolvi pesquisar uma configuração de PC básico visando o menor custo possível sem perder a qualidade.
Não é porque é um PC de baixo custo e barato, que vamos avacalhar.

Eu pensei no uso básico do PC para:
- Acessar internet como: ler e-mails, fazer pesquisas escolares e de cunho pessoal e profissional, acessar redes sociais, (msn, orkut, facebook, etc);
- Trabalhar com aplicativos "leves" como Office (word, excel, power point, etc);
- Entre outros usos básicos.

Esse PC pode ser usado pra quem quer um PC completo e está com um orçamento apertado, pra utilizar em lan houses ou cybercafes apenas para acessar a internet sem muitas exigências como fazer pesquisas, acessar e-mails e redes sociais, entre outros uso básicos.
Até para empresas que queiram adquirir vários PC's para uso básico.

Agora a idéia é de um PC completo com periféricos (monitor, teclado, mouse, caixa de som), buscando peças com preço acessível e o menor custo possível, porém sem perder a qualidade.
Como sempre eu procuro fazer, buscando peças com ótimo custo / benefício.

Como o objetivo deste tópico é um PC básico de qualidade com o menor custo possível.
Eu fiz de tudo para comprar todas as peças em uma única loja e pagar um único frete.
Pode até pegar as peças em no máximo duas lojas, porém para o objetivo do tópico, considero que o melhor mesmo é se possível, pegar todas as peças em uma única loja.





Vamos as sugestões de configurações!!! :yes:



Sugestão VIA C7 (mobo + CPU)

MB BioStar Viotech 3200+ c/ CPU Via C7 Integrado DDR3 Box - [kabum] - R$ 155
Memória Memory One 2GB DDR3 1333Mhz PC10666 M11333A1N1/2GB - [kabum] - R$ 35
HD Seagate SATA 500.0 GB 5400 RPM p/ Notebook ST9500325AS - [kabum] - R$ 190
Gabinete CoolerMaster ATX Elite-100 ATX/Mini-Itx c / Fonte 150W Preto RC-100-KKP1-GP - [kabum] - R$ 154

Total sem periféricos: R$ 534 mais fretes

Monitor LCD Benq 15.6 Polegadas Wide Screen G610HDA Preto - [kabum] - R$ 172
Teclado Multilaser Slim Standard Preto - USB TC065 - [kabum] - R$ 14
Pixxo Mouse Óptico USB MO-K033 Preto - [kabum] - R$ 8

Total com periféricos: R$ 728 mais fretes



Sugestão AMD

Processador AMD Sempron 145 2.8 Ghz AM3 Box - [kabum] - R$ 76
MB Vscompany p/ AMD VS-MCP61M AM3 - [kabum] - R$ 123
Memória Memory One 2GB DDR3 1333Mhz PC10666 M11333A1N1/2GB - [kabum] - R$ 35
HD Seagate SATA 500.0 GB 5400 RPM p/ Notebook ST9500325AS - [kabum] - R$ 190
Gabinete CoolerMaster ATX Elite-100 ATX/Mini-Itx c / Fonte 150W Preto RC-100-KKP1-GP - [kabum] - R$ 154

Total sem periféricos: R$ 578 mais fretes

Monitor LCD Benq 15.6 Polegadas Wide Screen G610HDA Preto - [kabum] - R$ 172
Teclado Multilaser Slim Standard Preto - USB TC065 - [kabum] - R$ 14
Pixxo Mouse Óptico USB MO-K033 Preto - [kabum] - R$ 8

Total com periféricos: R$ 772 mais fretes



Sugestão Intel


Processador Intel Celeron G530 2.40GHz 2Mb LGA1155 PN #BX80623G530 - [kabum] - R$ 106
MB Vscompany p/ Intel VS-H61H2 LGA 1155 Box - [kabum] - R$ 153
Memória Memory One 2GB DDR3 1333Mhz PC10666 M11333A1N1/2GB - [kabum] - R$ 35
HD Seagate SATA 500.0 GB 5400 RPM p/ Notebook ST9500325AS - [kabum] - R$ 190
Gabinete CoolerMaster ATX Elite-100 ATX/Mini-Itx c / Fonte 150W Preto RC-100-KKP1-GP - [kabum] - R$ 154

Total sem periféricos: R$ 638 mais fretes

Monitor LCD Benq 15.6 Polegadas Wide Screen G610HDA Preto - [kabum] - R$ 172
Teclado Multilaser Slim Standard Preto - USB TC065 - [kabum] - R$ 14
Pixxo Mouse Óptico USB MO-K033 Preto - [kabum] - R$ 8

Total com periféricos: R$ 832 mais fretes



Para manter a proposta do tópico de PC básico com menor custo possível, o processador VIA C7 1.8GHz já é suficiente para o propósito desse PC.
Se puder investir um pouco mais de grana, o processador single-core (um núcleo) AMD Sempron 145 2.8GHz seria um opção melhor.
E melhor opção entre os três apresentados, é o processador dual-core (dois núcleos) Intel Celeron G530 2.4GHz.



Se quiser pode adicionar um gravador de DVD para acessar e gravar dados (arquivos, programas, etc), vídeos, para realizar um possível "backup" do sistema e dos arquivos do PC, entre outros usos.

Sugestões de Gravador de DVD

Gravador de DVD 2.5" (notebook)
Sony Gravador de DVD para Notebook SATA 8x Preto OEM AD-7710H - [kabum] - R$ 71



O gabinete CM Elite 100, aceita tanto HD de 3.5" (desktop) como HD de 2.5 " (notebook).
E aceita apenas DVD-RW de 2.5" (notebook).

Tradução: "aspas" é igual a polegada.
Cooler Master Elite 100 RC-100-KKP1-GP



Se quiser caixa de som
Leadership Caixa de Som USB Black 7656 - [kabum] - R$ 14
Esses são os valores mais acessíveis de PC Completo, que encontrei.

Eu pesquisei várias lojas de confiança como: kabum, balao, pichau, londritech, guerra digital, etc.

Sobre fonte, eu prefiro colocar uma fonte de qualidade, com PFC Ativo (full-range entre 90 ~ 270 volts, tipo "plug-and-play", que é "conecte e use") e com eficiência no consumo de energia acima dos 80%.

Utilizo esse site para calculo da estimativa de consumo do PC completo.
eXtreme Outer Vision - eXtreme tools for computer enthusiasts

A fonte Flex 150W com PFC Ativo que acompanha o gabinete CM Elite 100, é suficiente para as três configurações completas acima, que consomem pouca energia.
Cooler Master RS-150-FSGA-J3 Power Supply (150W)





Observações:

Todos os preços dessa configuração, são a vista.
Todos os preços dessas peças foram retirados no momento que eu postei (01/01/2012).
Se mudar os preços ou algum item ficar indisponível, o problema é com a loja.

É até normal alterar os preços um pouco ou alguma peça ficar indisponível.
As lojas: pichau, kabum, guerra digital e londritech são mais tranquilas e estáveis com sua política de preços.
Porém, a ******************** é mais problemática com sua política de preços. Ela muda de preços toda hora, quase todo dia.
Um problema que eu identifiquei faz alguns meses na balao, é o preço do pente de 2GB da Patriot. Ela ficava alternando os preços entre 64 reais e 109 reais do mesmo produto, ou seja, do pente de 2GB da Patriot.
Porém, aparentemente a balao já resolveu esse problema no preço do pente de 2GB da Patriot.



Alterações (01/01/2012)

1 - Coloquei três opções de configurações:
- VIA C7 1.8GHz;
- AMD Sempron 145 2.8GHz;
- Intel Celeron G530 2.4GHz.

2 - Retirei o gabinete TM 102 (sugestão do Nacho_aprendiz), porque não está mais disponível na kabum e retirei a fonte Cooler Master Elite Power 350W - RS-350-PSAR-I3.
No lugar coloquei o gabinete ITX (compacto) Cooler Master Elite 100 que vem com fonte inclusa, Flex 150W com PFC Ativo, tudo isso em torno de 150 reais.
Essa fonte Flex 150W é suficiente para as três configurações completas.
 
Última edição:
O problema de comprar um PC inteiro separado é que o frete será uma facada...você chegou a ver frte ? Só o gabinete deve ser um 50 conto....Não tem mesmo como comprar em loja física? de onde você é ?
 
Serginho, uma coisa que gostei de você ter destacado neste tópico é a importância do uso de fontes com PFC ativo, de boa qualidade. Infelizmente, não é possível encontrar fontes de 200 a 300 W aqui de boa qualidade. A fonte aqui no Brasil que melhor aproxima desta proposta é a Antec EarthWatts EA-380D Green, mas só encontrei até hoje na WAZ e seu preço é um pouco mais alto (155 reais). Uma outra fonte que seria interessante neste aspecto também seria a Cougar A350, só que os últimos testes com outros modelos desta marca apresentaram resultados terríveis, incluindo um da série A.

O problema de comprar um PC inteiro separado é que o frete será uma facada...você chegou a ver frte ? Só o gabinete deve ser um 50 conto....Não tem mesmo como comprar em loja física? de onde você é ?

O problema também é que comprar esse PC numa loja física também não vai sair tão barato assim. Os preços das lojas físicas costumam ser mais altos, além de ter uma menor quantidade de opções, e principalmente, temos bastante dificuldade em achar fontes de boa qualidade. Na prática, se você quer comprar um bom PC a um preço razoável e não mora em São Paulo ou no Rio de Janeiro, só pela internet mesmo...
 
O problema de comprar um PC inteiro separado é que o frete será uma facada...você chegou a ver frte ? Só o gabinete deve ser um 50 conto....Não tem mesmo como comprar em loja física? de onde você é ?

Na verdade eu não tenho intenção de montar um PC novo pra mim, pois eu tenho o PC da minha assinatura. :lol:

O objetivo deste tópico é conseguir fazer uma configuração de PC básico que seja bom, de qualidade e o mais barato possível.

Pro pessoal que pede sugestões de configurações básicas, para uso pessoal ou para instituições, empresas, etc.
Uma alternativa a esses PC's "prontos" de loja que vem com um processador, RAM e HD até atraentes como Core i3 da primeira geração ou Athlon / Phenom II X2, 4GB de RAM e 500GB de HD, entre outras configurações "prontas".
É uma excelente configuração, sem dúvidas

Porém, geralmente o problema desses PC's prontos, é que esse pessoal que monta coloca "fonte genérica" pra caber no orçamento, o que eu não concordo de jeito nenhum!!!

E pra uso básico que eu citei, um PC com Sempron 140, 2GB de RAM e 500GB de HD, já é mais que suficiente.
Se quiser pode até colocar o Athlon II X2 250 na faixa dos 120 ~ 130 reais na balao.
E coloquei uma fonte de qualidade com PCF Ativo e eficiencia no consumo de energia acima dos 80%, o que economiza bastante na conta de luz, visando o longo prazo como o período entre 2 ~ 5 anos.



Serginho, uma coisa que gostei de você ter destacado neste tópico é a importância do uso de fontes com PFC ativo, de boa qualidade. Infelizmente, não é possível encontrar fontes de 200 a 300 W aqui de boa qualidade. A fonte aqui no Brasil que melhor aproxima desta proposta é a Antec EarthWatts EA-380D Green, mas só encontrei até hoje na WAZ e seu preço é um pouco mais alto (155 reais). Uma outra fonte que seria interessante neste aspecto também seria a Cougar A350, só que os últimos testes com outros modelos desta marca apresentaram resultados terríveis, incluindo um da série A.


É uma pena inacho, que não tenha fontes entre 200 ~ 250w, de qualidade com PFC Ativo e eficiencia no consumo de energia acima dos 80%.
Pelos menos disponível no Brasil.

Tudo isso com preço acessível, no caso desse PC com Sempron, eu acho utopia, mas seria perfeito encontrar uma fonte de 200 ~ 250w com todas essas características que eu citei custando em torno de 50 ~ 80 reais.
Eu não pensaria duas vezes em pagar esses hipotéticos 50 ~ 80 reais, do que pagar 30 reais em uma fonte genérica.

Para serem usadas em configurações que não vão utilizar placa de video.
Configurações com processadores como: Phenom II X4 955 BE, Core i3 2100, Core i5 2500, os futuros processadores Bulldozer, entre outros.

A economia que faria na conta de luz paragaria essa diferença de preço entre a fonte com PFC Ativo e a fonte genérica tranquilamente.
Chuto que num período de 2 ~ 3 anos esse investimento a mais na fonte retorne no consume menor de energia.
Se o PC durar mais de 5 anos então vale a pena pegar uma fonte de qualidade com PFC ativo, com certeza.
Se pelo menos o PC ficar ligado de segunda a sexta das 08:00 as 17:00, se ficar ligado mais tempo, a economiza de energia será maior ainda.


Diante dessa realidade, então temos que sugerir fontes do nível da Antec NeoEco 400C de 400w e da OCZ SXS2 de 400w.
A Antec 400C é bem melhor que essa OCZ, porém não tem ela disponível na balao.


Essa Cougar que você citou não inspira muita confiança, também tem uma modelo de 350w se não me engano da Thermaltake, que tem alguns modelos bons e alguns modelos ruins.

Eu encontrei uma fonte de 350w da Zalman, mas ela passa dos 150 reais, então não compensa pelo seu preço, já que a OCZ de 400w está custando 114 reais na balao.



O problema também é que comprar esse PC numa loja física também não vai sair tão barato assim. Os preços das lojas físicas costumam ser mais altos, além de ter uma menor quantidade de opções, e principalmente, temos bastante dificuldade em achar fontes de boa qualidade. Na prática, se você quer comprar um bom PC a um preço razoável e não mora em São Paulo ou no Rio de Janeiro, só pela internet mesmo...

O inacho resumiu tudo nessa resposta, e eu destaquei essas partes.

A parte da fonte de qualidade nem preciso citar, né???

Eu não tenho nada contra PC "pronto" de loja.

Eu já comprei dois PC's "pronto" de loja: um no ano 2000 e outro em 2004.

O problema desses PC's é o que eu já citei, o pessoal costuma colocar fonte de baixa qualidade como as famosas "fontes genéricas".

Se a loja colocar uma fonte qualidade com PFC Ativo, aí sim pode ser interessante.

Porém, com fonte genérica, não!!!
E "empurrar" estabilizador no PC, menos ainda!!!
Como eles constumam fazer, vender o estabilizador junto com o PC.

O lfaller, explica melhor essa parte de não usar estabilizador.


Com a experiência que eu tive com os dois PC's prontos de loja, eu prometi pra mim mesmo que o próximo PC que eu comprasse eu iria montar eu mesmo!!!

Comprei um livro de hardware do Laercio Vasconcelos e fui aprender montagem de PC aos poucos, passo a passo.

Em dezembro de 2010 eu comprei as peças do meu PC e eu mesmo montei ele!!!

Ficou muito melhor e mais barato que PC de loja!!!

Eu exagerei (superdimensionei) um pouco na fonte é verdade, ninguém é perfeito, né!!!
Eu não tinha esse conhecimento sobre fontes que tenho hoje, mas estou muito satisfeito com meu PC.
 
Up no tópico!!! :thumbs_up

Vamos a configuração do PC


Placa Mae ECS MCP61M-M3 DDR3 AM3 Phenom II 95W Chipset nVidia GeForce 6150SE e MCP61P - balao - R$ 119
https://www.******************.com....ia_geforce_6150se___chipset_nvidia_mcp61p_ecs
Processador AMD SDX140HBGQBOX Sempron 140 2.7GHz 1MB AM3 - balao - R$ 71
https://www.******************.com...._sdx140hbgqbox_sempron_140_2_7ghz_1mb_am3_amd
Memoria Kingston KVR1333D3S8N9/2G 2GB DDR3 1333MHZ - balao - R$ 44
https://www.******************.com....on_kvr1333d3s8n9_2g_2gb_ddr3_1333mhz_kingston
Disco Rígido Samsung HD502HJ/SRA 500GB SATA 7200rpm 16MB Interno - balao - R$ 94
https://www.******************.com....500gb_500gb_sata_7200rpm_16mb_interno_samsung
Fonte Ocz 400w Stealthxstream2 Ocz400sxs2 - balao - R$ 114
https://www.******************.com....fonte_ocz_400w_stealthxstream2_ocz400sxs2_ocz
Gabinete ATX WiseCase FT401 4 baias Black Piano 220WR (USB/Audio) - balao - R$ 57
https://www.******************.com...._baias_black_piano_220wr__usb_audio__wisecase

Total PC sem periféricos: R$ 499 mais fretes

Monitor 1619SW AOC - Tela 15.6 LCD Widescreen, Black piano , Multimidia - balao - R$ 235
https://www.******************.com....traste_1500_1_dc___tempo_de_resposta_8_ms_aoc
Teclado FORTREK Standard ABNT2 PS2 Preto/Prata C - balao - R$ 14
https://www.******************.com....trek_standard_abnt2_ps2_preto_prata_c_fortrek
Mouse Wisecase WS-N568 USB Black Piano - R$ 8
https://www.******************.com....use_wisecase_ws_n568_usb_black_piano_wisecase

Total PC com periféricos: R$ 756 mais fretes





Se quiser pode adicionar um gravador de DVD para acessar e gravar dados (arquivos, programas, etc), vídeos, para realizar um possível "backup" do sistema e dos arquivos do PC, entre outros usos.


Sugestão de Gravador de DVD


Gravador de DVD LITE-ON iHAS122-04 22x DVD+R/-R Int SATA Black OEM - balao - R$ 39
https://www.******************.com....122_04_22x_dvd_r__r_int_sata_black_oem_liteon

Totais incluido o Gravador de DVD

Total PC sem periféricos: R$ 538 mais fretes

Total PC com periféricos: R$ 795 mais fretes




Atualização de preços e de peças!!! :yes:


Alteração (17/08/2011)

Eu troquei o gabinete, coloquei esse gabinete WiseCase FT401 que vem com fonte "genérica" inclusa.
Aparente esse gabinte até que é bom para uso básico, porém o "defeito" dele é vir com um fonte "genérica" inclusa.
Se ele viesse sem a fonte inclusa, ele poderia ser mais barato.
A balão tem poucas opções de gabintes bons e baratos, "limpos" sem fonte "genérica" inclusa.
Um desses gabinetes é o K-Mex GX-2167 em torno de 70 reais, porém não tem mais ele no estoque.
Quando voltar a ficar disponivel pode pegar esse K-Mex.
 
Up no tópico!!! :sniper:

Atualização de preços e peças...:cool:


Vamos a configuração do PC


MB BioStar p/ AMD N68S3B GF7025 AM3 Box - [kabum] - R$ 127
Processador AMD Sempron 145 2.8 Ghz AM3 Box - [kabum] - R$ 77
Memória Memory One 2GB DDR3 1333Mhz PC10666 M11333A1N1/2GB - [kabum] - R$ 32
HD Samsung SATA 2 de 500.0GB 7200 RPM HD502HJ/SRA - [kabum] - R$ 101
Fonte CoolerMaster ATX Elite Power 350W - RS-350-PSAR-I3 - [kabum] - R$ 79
Gabinete ATX Duex DX 978 Preto e Prata (Sem Fonte) - [kabum] - R$ 46

Total PC sem periféricos: R$ 462 mais fretes

Monitor LCD Philips 15,6´ 160E1, Black Piano, Widescreen - [kabum] - R$ 223
Teclado Fortrek Standard SK101BK ABNT2 PS2 Preto - [kabum] - R$ 13
Mouse WiseCase Óptico USB Black Piano - WS-N568-U-BP - [kabum] R$ 10

Total PC com periféricos: R$ 708 mais fretes





Se quiser pode adicionar um gravador de DVD para acessar e gravar dados (arquivos, programas, etc), vídeos, para realizar um possível "backup" do sistema e dos arquivos do PC, entre outros usos.


Sugestão de Gravador de DVD


Drive Sony Gravador DVD-RW AD-7260S SATA Preto - [kabum] - R$ 39


Totais incluido o Gravador de DVD

Total PC sem periféricos: R$ 501 mais fretes

Total PC com periféricos: R$ 747 mais fretes


Alteração (02/10/2011)

Mudei a loja e algumas peças desse PC.
A OCZ SXS2 de 400w ficou indisponível na balao, e essa mesma fonte está um pouco cara na kabum.
Coloquei a Cooler Master Elite Power 350W - RS-350-PSAR-I3.
Melhor opção é a Akasa Essential Power AK-PD030F-GAM de 300w, o problema que ela está cara por 156 reais na kabum.
Pode pergar essa Akasa por 94 reais na fgtec, mas vai ter de pagar um segundo frete.

Todos os preços dessa configuração, são a vista
E a kabum disponibiliza um desconto maior para quem compra no mínimo três peças lá, o recurso é o "CompraKoletiva".
 
Nova alteração na configuração de PC básico.

Foram trocados: mobo, fonte e gabinete.
Sugestões do inacho.

Bom, Lukinhaz1996
Valeu pela indicação do site.

Porém, a kabum tem preços melhores que esse site.
E nesse site só tem uma fonte da WiseCase disponível, não tem maiores opções de fontes de qualidade e com bom preço.
E nessa loja não tem gabinetes a disposição.
 
Vamos aproveitar as festilidades do ano novo, e vamos atualizar nosso tópico de PC Básico!!! rsrs :yes:

Atualização de peças e preços!!! :salario:

Como sempre, fiz algumas alterações no tópico de PC Básico.

1 - Inclui três opções de configurações.
- Via C7 1.8GHz;
- AMD Sempron 145 2.8GHz;
- Celeron G530 2.4GHz.

2 - Retirei o gabinete TM 102 (sugestão do inacho) difícil de encontrar, e a fonte Cooler Master Elite Power 350W - RS-350-PSAR-I3.
Coloquei no lugar, o gabinete CM Elite 100 que vem com fonte inclusa, Flex 150W com Ativo que é suficiente para as três configurações completas.

3 - Coloquei um HD de 2.5 " (para notebook) porque o gabinete CM Elite 100 aceita esse HD, e porque o HD de 2.5 " que citei está bem mais barato que HD de 3.5 " (para desktop).


Edit.:

Eu havia colocado como opção de compra, DVD-RW de 2.5 " (notebook) e DVD-RW de 3.5 " (desktop).
Mas como foi observado pelo amigo miptzi.
O gabinete CM Elite 100, só aceita DVD-RW de 2.5 ".
 
Última edição:
Sem ofensas nem implicância mas acho que o autor do tópico poderia esperar um pouco a resposta das pessoas ao invés de ficar postando seguidas vezes.

Fazer um muro de texto também não ajuda muito, 90% das pessoas que entraram no tópico não vão sequer ler o primeiro post inteiro porque está gigante.

Dê uma resumida do tipo:

Orçamento PC completo com perífericos

Uso básico
Limite do orçamento R$800
Configuração em mente até o momento:
---
---
---
---
---

Observações:

Fica bem mais fácil ajudar do que um Wall of Text gigante. :coolface:

Abraços5
 
Desculpe, amigo daniel2512.

Mas acho que você não entendeu a proposta desse tópico.
Também você não leu o primeiro post. :slap:
Se você ler pelo menos o primeiro post, você vai entender o objetivo do tópico.

O objetivo é mostar configurações de PC com o menor custo possível, tentando manter a qualidade das peças.
Pra combater esses micros "prontos" que algumas lojas do varejo vendem.
Esse PC é para aplicativos básicos e pra quem está com restrições orçamentárias.

Não tenho nada contra micro "pronto".
Só tenho contra as lojas avacalharem no PC e botarem peças de qualidade duvidosa, como fonte genéricas, placa-mae de baixa qualidade, etc.

Sobre o tópico ficar longo, talvez eu tente diminuir mais o post, mas estou tentando ser o mais explicativo possível e apresentar as configurações.
O resumo do tópico está no primeiro post, onde estão as configurações.
E eu dou up no tópico quando atualizo peças e preços.

Por exemplo em outubro do ano passado, os HDs estavam bem mais baratos, agora a realidade é outra.
O tópico está aqui para os usuários apresentarem suas dúvidas e sugestões com relação as configurações e o objetivo do tópico.

Enfim, espero que compreenda o objetivo do tópico.
 
to acompanhando de perto, planejando um desktop novo para minha mãe, coitada ela ta sofrendo num P4 2.8 com 768mb de ram velho de guerra aqui..

gostei da solução com am3 =D
 
com placa M-atx no Elite 100, todos slots de expansão ficam embaixo da fonte, inutilizando os mesmos.............

vc chegou a pesquisar se tudo q vc sugere é compativel entre si?

o Elite 100 n tem espaço pra DVD tamanaho comum.... só slim...
 
Última edição:
Esses processadores VIA prestam ?
 
com placa M-atx no Elite 100, todos slots de expansão ficam embaixo da fonte, inutilizando os mesmos.............

Tem razão.

Com o CM Elite 100 vai ficar impossibilitado de colocar placa de expansão que utilizem slot PCI (placa de video, placa de rede wireless, placa sintonizadora de TV, entre outras).

O único problema que vejo é se quiser colocar placa rede wireless.
Vai ter de usar rede cabeada RJ45 para o CM Elite 100.

Ou trocar de gabinete.

O problema é que vai ter investir bem mais em gabinte e numa fonte de qualidade com PFC Ativo.
Sugestões:
CM Elite 310 em torno de 100 reais.
OCZ400SXS2 em torno de 140 reais ou Corsair CX430V2 em torno de 160 reais.
Totalizando em torno de 240 ~ 260 reais no combo fonte + gabinte.

Coloquei o CM Elite 100 pois com 154 reais tem um bom gabinete ITX compacto e incluso uma boa fonte Flex 150W com PFC Ativo, suficiente para essas configurações com baixo consumo de energia.

Agora outras placas de expansão (placa de video, placa de captura de TV, placa de som, etc), eu já não vejo muito sentido para esse PC básico e de baixissimo custo.
Apesar que aí já é uma opinião pessoal minha.


vc chegou a pesquisar se tudo q vc sugere é compativel entre si?

Acredito que todas as peças são compatíveis, sim.

Pelo que li no review a única coisa que pode criar dificuldade é alguma modelos de placa-mae micro-ATX.
Mas o CM Elite 100 aceita micro-ATX perfeitamente.
O ideal seria placa-mae ITX, mas é dificil encontrar, pelo menos eu não encontrei.


o Elite 100 n tem espaço pra DVD tamanaho comum.... só slim...

Esse foi um erro grave meu :slap:, admito.
E vou editar o tópico e posts para corrigi-lo.

Eu li o review do X-bit labs meio de forma "superficial", estava com pressa, pois estava pesquisando várias configurações de PCs, do tópico de PC Básico e de PC Jogos.
Mas isso não justifica meu erro.

Pelo que li o CM Elite 100 aceita HD (hard disk) tanto de 2.5 " (notebook) quanto de 3.5 " (desktop).
E eu erradamente pensei que o mesmo valia para os DVD-RW.

De fato o CM Elite 100 só aceita DVD-RW "Slim" 2.5 ", não aceitando DVD-RW de 3.5 ".

Valeu pelo aviso, amigo miptzi!!! :thumbs_up


Esses processadores VIA prestam ?

Acredito que o VIA C7 presta sim.
Pelo menos para o propósito de PC básico para atividades simples e corriqueiras que não exijam muito do PC.

Seria interessante procurar por relatos de pessoas que usam / usaram o VIA C7.
O Sempron 145 e o Celeron G530 acredito que tem bons relatos a respeito deles.

Dessas três opções de processadores: VIA C7, AMD Sempron 145 e Intel Celeron G530.

Se eu tivesse que montar um PC pra mim, eu prefiro o Celeron G530 que é um processador dual-core, mais moderno e com melhor arquitetura e desempenho.
Intel® Celeron® Processor G530 (2M Cache, 2.40 GHz)

Mas procuro não deixar minha opinião pessoal influenciar no tópico, por isso botei esses três processadores que considero interessantes.

Como eu sempre gosto de citar.

Eu apresento as opções e as possibilidades!
A escolha (palavra final) é sempre do usuário!!! :yes:
 
hadrware ITX, especialmente placa mãe, é MUITO mais caro q uma m-atx simples. Não vale a pena, tenho uma por "capricho" mas podia ter comprado uma ATX bem melhor com mesmo valor.

o TC 102 tá meio sumido, mas tenho ele e paguei 57 reais, n tem como conseguir case por preço melhor.

a fonte q vem no Elite100 é boazinha, realmente se for pegar um gab+fonte, mesmo q fraca, fica mais caro.
quanto ao DVD não é bixo de 7 cabeças, afinal é peça de reposição de notebook, é relativamente facil de achar.

e quanto inutilizar todos os sltos, isso é um pouco complicado MAS como o pc é pra ser super simples, dificil alguem usar uma placa off nele.
se for o caso mete um wifi USB mesmo, e placa de rede 99% das placas mae tem hj uma aceitável.
 
Última edição:
Excelente Tópico, vai ajudar muito users que tem dúvida na hora de montar um pc baixo custo.
 
Ja testei esse Via C7 com Windows XP e não me agradou nem um pouco, extremamente lento, pra tudo, do boot até o PC estar "usável" leva bastante tempo, ele agarra pra descer a pagina do adrenaline, isso usando o Chrome, nem quero imaginar os resultados com IE, toma uma surra até do Sempron 3000+ 1.8ghz socket 754 do meu PC antigo. Definitivamente não recomendo, nem como PC para funções básicas.
 
Ja testei esse Via C7 com Windows XP e não me agradou nem um pouco, extremamente lento, pra tudo, do boot até o PC estar "usável" leva bastante tempo, ele agarra pra descer a pagina do adrenaline, isso usando o Chrome, nem quero imaginar os resultados com IE, toma uma surra até do Sempron 3000+ 1.8ghz socket 754 do meu PC antigo. Definitivamente não recomendo, nem como PC para funções básicas.

Opa amigo gabrielsrj, valeu pelo seu relato.

Vou procurar review dos três processadores citados.

- VIA C7;
- AMD Sempron 140/145;
- Intel Dual-Core Celeron G530/G540.

Os reviews do Sempron e do Celeron, eu acredito que vão ser relativamente fáceis de encontrar.
Se alguém achar review do VIA C7, favor postar.

Se de fato o VIA C7 não for muito bom, ou até ruim, pretendo retirar ele como sugestão.
E manter apenas Sempron e Celeron.

Vamos aguardar. :happy:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo