• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Gabinete Mountain Mods Extended Ascension CYO by wcrf [muitas fotos]

Maluquice sem fim em Wagner
 
Wagner, já que vc está fazendo esses testes "loucos", joga gelo, água e sal dentro da térmica.

O sal vai diminuir o ponto de fusão do gelo, ou seja, irá manter a temperatura abaixo de zero, mas em estado líquido. A água em estado líquido vai ter mais contato com a superfície do radiador (ou da serpentina) do que em estado sólido (gelo).

Isso vale também para gelar cerveja em churrasco... :giggity:

Testa desta forma e depois me fala o que achou.

Mas só faça isso em caráter de teste e por pouco tempo, pois o sal poderá acelerar o processo de corrosão. Portanto, não esqueça de lavar bem o radiador posteriormente com água desmineralizada para tirar todo o sal.

Ou então, vc tb pode jogar coolant (com monoetileno glicol, que tb diminui o ponto de congelamento) no fundo da térmica, até submergir o radiador, e jogar gelo por cima. O líquido do coolant vai estar gelado pelo gelo e com praticamente 100% de contato com a superfície das aletas (coisa que se vc só colocar o gelo não vai ter).
 
Wagner, já que vc está fazendo esses testes "loucos", joga gelo, água e sal dentro da térmica.

O sal vai diminuir o ponto de fusão do gelo, ou seja, irá manter a temperatura abaixo de zero, mas em estado líquido. A água em estado líquido vai ter mais contato com a superfície do radiador (ou da serpentina) do que em estado sólido (gelo).

Isso vale também para gelar cerveja em churrasco... :giggity:

Testa desta forma e depois me fala o que achou.

Mas só faça isso em caráter de teste e por pouco tempo, pois o sal poderá acelerar o processo de corrosão. Portanto, não esqueça de lavar bem o radiador posteriormente com água desmineralizada para tirar todo o sal.

Ou então, vc tb pode jogar coolant (com monoetileno glicol, que tb diminui o ponto de congelamento) no fundo da térmica, até submergir o radiador, e jogar gelo por cima. O líquido do coolant vai estar gelado pelo gelo e com praticamente 100% de contato com a superfície das aletas (coisa que se vc só colocar o gelo não vai ter).

É, eu tinha em mente fazer algo do tipo com sal + álcool, mas fui ver e tenho um litro de etil glicol aqui e vou fazer isso de cobrir o rad e jogar o gelo por cima. Acho que nem vou precisar de 5kg de gelo, acho que um pacote de 3kg resolve, vamos ver.

Uma pena eu não conseguir te qualificar novamente. :no:
 
É, eu tinha em mente fazer algo do tipo com sal + álcool, mas fui ver e tenho um litro de etil glicol aqui e vou fazer isso de cobrir o rad e jogar o gelo por cima. Acho que nem vou precisar de 5kg de gelo, acho que um pacote de 3kg resolve, vamos ver.

Uma pena eu não conseguir te qualificar novamente. :no:
Só não se esqueça que o sal corrói muito, tem que lavar muito bem o rad depois!
A função do sal é baixar o ponto de fusão da água e "molhar" bem o rad. Gelo e álcool (comum mesmo de 96 gl pra cima) funciona também, pois a temperatura de fusão do álcool é perto de 100 graus negativos, e vai permitir "molhar" bem o rad.
Os dois jeitos acima só se você usar glicol no loop! Senão pode congelar dentro do rad e parar o fluxo!

Usando água no loop (com algum aditivo, claro!) use só gelo e água mesmo, na caixa!

No mais se não der certo, a cerveja tá garantida!
Brahma- Como gelar a cerveja em 3 minutos - O teste - YouTube
 
Última edição:
Só não se esqueça que o sal corrói muito, tem que lavar muito bem o rad depois!
A função do sal é baixar o ponto de fusão da água e "molhar" bem o rad. Gelo e álcool (comum mesmo de 96 gl pra cima) funciona também, pois a temperatura de fusão do álcool é perto de 100 graus negativos, e vai permitir "molhar" bem o rad.
Os dois jeitos acima só se você usar glicol no loop! Senão pode congelar dentro do rad e parar o fluxo!

Usando água no loop (com algum aditivo, claro!) use só gelo e água mesmo na caixa!

No mais se não der certo;
Brahma- Como gelar a cerveja em 3 minutos - O teste - YouTube

No loop interno tem Primochill ICE, Márcio, e não vou jogar sal externamente não....rsrs... Vai só água "torneiral" + etil glicol + gelo.

Daqui a pouco vou pra casa testar a gambiarra.
 
No loop interno tem Primochill ICE, Márcio, e não vou jogar sal externamente não....rsrs... Vai só água "torneiral" + etil glicol + gelo.

Daqui a pouco vou pra casa testar a gambiarra.
Tranquilo então! Ele só congela a -35°C!
Boa sorte!
 
Qual a medida da mangueira vc tá usando, é de 1/2" também?

Tá vazando no encaixe da mangueira no fitting ou entre o fitting e o componente (block, radiador, reservatório)?

Sim, mesma medida. 1/2"ID 3/4"OD da Tygon Tygon R3400 1/2" ID (3/4" OD) UV Resistant Tubing - Black Products Model: TYGON-3400-BK-1/2 [TYGON-3400-BK-1/2] : Performance-PCs.com, ... sleeve it and they will come

v
azando entre mangueira e fitting, tem algumas mangueiras que o corte que fiz não é 100% perfeito, mas outros não se explicam
 
Wagner, respondi lá, tu recebeu?
Abs!
 
Tranquilo então! Ele só congela a -35°C!
Boa sorte!

Valeu!

Mas não deu certo não...rsrs... ali pra frente eu mostro o porquê.

Sim, mesma medida. 1/2"ID 3/4"OD da Tygon Tygon R3400 1/2" ID (3/4" OD) UV Resistant Tubing - Black Products Model: TYGON-3400-BK-1/2 [TYGON-3400-BK-1/2] : Performance-PCs.com, ... sleeve it and they will come

v
azando entre mangueira e fitting, tem algumas mangueiras que o corte que fiz não é 100% perfeito, mas outros não se explicam

Mesmo assim, nem ficando muito irregular, não era pra estar vazando não.

Tá bem apertado com a chavinha que vem junto?

Wagner, respondi lá, tu recebeu?
Abs!

Sim, valeu!

Foi vc mandar a resposta e ele mandar a cotação do frete....rsrs.

Me cobrou US$ 6.00 a mais que a cotação que fiz na USPS, se for pensar, ao todo US$ 6.99 pro cara receber sua mercadoria, tirar foto, te mandar, trocar a caixa, ir ao correio postar a encomenda e te passar o rastreio... é muito barato, velho!!!

Nossas essas esperiencias são para poukos ... hehehehehehe...

Pois, mas como eu disse ali, não deu certo não...rsrs.

Culpa do radiador com seus 20 FPI.

Eu nem medi rad e caixa térmica, e deu certinho o tamanho...rsrs..

img1356ig.jpg


Água + etil glicol:

img1357ok.jpg


Gelo:

img1358ue.jpg


O quê aconteceu foi que o líquido gelado não circulou entre os fins espremidos, acabou ficando o radiador frio por fora e quente no miolo. :(

Deve dar certo com um rad de 10 FPI pra menos.

Já até passei esse GTX360 pra frente...rsrs..

Vou testar mais uma vez com a serpentina, muita água, sal e álcool. Só que deve demorar mais uns dias.
 
Wagner e se vc colocasse mais agua e o radiador um pouco suspenso do chão com uma bomba movimentando a água de baixo pra cima do rad? pra fazer circular a agua pelo miolo do radiador?
 
É, depois que dei a "ideia" do rad submerso no coolant é que pensei nessa possibilidade da água esquentar ali e não circular.

Teria que ter algo para fazer o liquido circular por ali, e não ficar parado.

Acho que com a serpentina vai ser melhor, pois ela possui mais espaço para a água naturalmente circular, alem da água ter mais contato com o gelo entre a serpentina.
 
Wagner e se vc colocasse mais agua e o radiador um pouco suspenso do chão com uma bomba movimentando a água de baixo pra cima do rad? pra fazer circular a agua pelo miolo do radiador?

Acho que resolveria, mas já tô vendo que o mais eficiente mesmo seria uma bomba submersa que nem era no chiller Demolidor e fazendo circular no loop o líquido com gelo.

Depois teria que drenar e trocar o líquido misturado, mas isso é fácil.

Tem uma loja de aquarismo do lado do meu consultório, vou lá mais tarde ver o que eles tem de bomba submersa.
 
É, depois que dei a "ideia" do rad submerso no coolant é que pensei nessa possibilidade da água esquentar ali e não circular.

Teria que ter algo para fazer o liquido circular por ali, e não ficar parado.

Acho que com a serpentina vai ser melhor, pois ela possui mais espaço para a água naturalmente circular, alem da água ter mais contato com o gelo entre a serpentina.

O grande problema da serpentina é ela ser de alumínio.

Mas como é teste rápido, depois eu troco o coolant também e deu.

Vamos ver, são possibilidades a serem testadas....rsrs..
 
Tive uma ideia meio louca aqui haahah misturar o rad com a serpentina.... o rad ficaria na parte com o liquido .. e a serpentina na parte q só tem gelo praticamente... a bomba submersa bombiaria o liquido gelado pela serpentina e dps ele "gelado" cairia por cima do rad... mas tava pensando em fazer isso de uma forma pra distribuir a queda dele por todo radiador pra resfriar ele...
 
Tive uma ideia meio louca aqui haahah misturar o rad com a serpentina.... o rad ficaria na parte com o liquido .. e a serpentina na parte q só tem gelo praticamente... a bomba submersa bombiaria o liquido gelado pela serpentina e dps ele "gelado" cairia por cima do rad... mas tava pensando em fazer isso de uma forma pra distribuir a queda dele por todo radiador pra resfriar ele...

Acho que não cabe isso tudo dentro da caixa térmica não.

Quando eu for rico daqui uns 20 anos eu monto um pc assim :haha:

Você tá postando os updates só na 1a página ou ao longo da discussão?

Não, cara, infelizmente os updates vieram ao longo do tópico. :( :(
 
scaled.php


Mais ou menos o que tentei dizer wagner... não sei se deu pra intender ai resolvi ilustrar no paint mesmo
 
Última edição:
http://desmond.imageshack.us/Himg715/scaled.php?server=715&filename=esquemawcrf.jpg&res=landing

Mais ou menos o que tentei dizer wagner... não sei se deu pra intender ai resolvi ilustrar no paint mesmo

Entendi sim, Diego, obrigado pelo desenho.

Só que pra isso eu precisaria de uma caixa muito maior, pq olha como fica a minha só com a serpentina:

dsc6670m.jpg
 
Ah sim.. pensei q ela era menor...
 
Basta usar um líquido menos denso que a água (1g/cm³) que já ajudaria...

O problema é que normalmente quanto menos denso menor ou maior (ou melhor, não lembro :D) é o ponto de ebulição, então pode evaporar fácil....

Exemplo: Álcool.

O ideal é um líquido menos denso que água e com ponto de ebulição similar ou maior.

Talvez Óleo de cozinha?!? HAUAuhauhaUHAuhaUHAUHA
 
Última edição:
E ai cara , tudo blz ? Ficando top seu pc cara , tou adorando as gambiarras :bwahaha:

Agora só me resta tomar coragem e ler desde a primeira pagina !
 
Wagner... será q se vc desmontar a espiral e colocar ela tipo aqueles condensadores de geladeira fazendo um vai e vem assim

__________________
__________________|
|_________________
__________________|
|_________________

Acho que ocuparia menos espaço... só não sei se teria a mesma eficiência termica... e se a serpentina aceita esse novo recondiconamento...
 
Interessante esses testes Wagner :D

Pegou as 7970 da Shapphire mesmo? Quantas, 3 ou 4 ?

Posta mais fotos ai, sempre é legal ver as suas fotos, me dão ideiais :p
 
Sim, valeu!

Foi vc mandar a resposta e ele mandar a cotação do frete....rsrs.

Me cobrou US$ 6.00 a mais que a cotação que fiz na USPS, se for pensar, ao todo US$ 6.99 pro cara receber sua mercadoria, tirar foto, te mandar, trocar a caixa, ir ao correio postar a encomenda e te passar o rastreio... é muito barato, velho!!!

Show de bola, agora é esperar os "brinquedos"

Por curiosidade, qnt ele te cobrou pelas vga's???
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo