• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Tecnologia Optimus: As VGAS não estão alternando corretamente.

A. Junior

Minha camisa vermelha...♫
Registrado
Buenas pessoal, peguei um Dell 14r na promoção da submarino, ele chegou ontem em casa, consegui instalar Diablo3 rapidamente para testar, e eis que eu me deparo com um problema, simplesmente não ativa a GT630m.

Primeira coisa que fiz quado liguei foi instalar o ultimo driver da placa de vídeo, chrome e afins. Então driver desatualizado não é.

Já assisti vídeos, lí sobre, e aparentemente não era pra ser necessário nenhum tipo de configuração pra ela ativar, sob demanda deveria entrar em uso automaticamente, mas eu já tentei forçar, clicar com o direito e mandar utilizar o gráfico dedicado e NADA ativa a placa.

Ela é reconhecida em todos os programas, widget de temperatura da vga, gpu-z, msi afterburner, mas todos eles são unânimes em dizer que ela não chega nem a 1% de uso.

Passar um cleaner de drivers e reinstalar funciona? Ví em algum lugar quando estava lendo sobre o problema que a dell faz um ghost nas instalações dos notebooks pra agilizar, e que geralmente ocorre este prolema com os notebooks de vídeo dedicado, e que simplesmente formatando e instalando os drivers do zero resolve.

Alguma luz?
 
Mesmo problema aqui com o 14R, esse fds irei formatar para ver se resolve. Não testei em jogos mais achei que no CS6 e Vegas ele da umas travadinhas por falta da VGA Nvidia.
 
Tente dar um cleaner em todos os drivers e reinstale novamente, e aí com os de vídeo instale primeiro o da VGA Intel e depois o da NVidia. Aqui no meu note instalo assim e sempre funcionou tranquilo. Se você já instalou nessa ordem e continua dando zica, tente a ordem inversa, pode ser que funcione.

Se nada funcionar, o jeito é formatar mesmo
 
Em programas específicos você pode até mandar forçar, mas no Windows, na maioria dos aplicativos, não precisa mais do que a HD4000 para rodar tudo de boa.

Quando assisto filmes em FullHD, se eu não forçar no driver para usar a GT650m, fica tudo na HD4000 sem nenhum tipo de engasgada.]

Se quer ver se funciona corretamente, usa um jogo. Para tarefas corriqueiras, ela com certeza não vai acionar para não consumir mais bateria, a não ser que você seja um viciado em desempenho por desempenho e force no driver para usar SEMPRE a VGA dedicada.

Quando uso algum programa para converter videos, por exemplo, e ele utiliza CUDA para isso, eu forço o executável dele a utilizar a dedicada e vai de boa, sem nenhum tipo de stress. Mas em 99% do tempo no Windows, a dedicada fica "dormindo".
 
Ah, outra coisa que você deve verificar: o modo de energia ativo. Deixe em equilibrado ou em alto desempenho, senão pode atrapalhar.

E concordo com que o FireBR disse, no Windows a vga on dá conta com folgas. Mas aí o problema do amigo autor do tópico é que ao abrir o Diablo 3 não roda na VGA off.

Nas conversões de vídeo prefiro usar o QuickSync da HD3000, incrivelmente vai mais rápido que usando o CUDA da minha GT555m !
 
Ah sim. Altere o modo de energia do note também. Eu tenho um modo personalizado aqui que é para poupar o máximo de bateria possível, e para isso ele simplesmente não usa a dedicada em hipótese alguma.

Vai saber que tipo de personalização (mal feita) a Dell fez no sistema de energia do seu Windows?

E como você viu que a dedicada não funcionava no D3? Uma maneira bem simples de fazer isso é abrir o Painel de Controle da nVidia, vai no menu Área de Trabalho e marca a opção "Exibir ícone de atividade da GPU na área de notificação". Abre o D3, dá um alt-tab e verifica ali se o ícone do D3 não está aparecendo. Se estiver, a dedicada está seno utilizada.

Pelo menos no meu note acende uma luz quando a dedicada fica em uso, daí fica fácil de identificar.
 
Última edição:
Em programas específicos você pode até mandar forçar, mas no Windows, na maioria dos aplicativos, não precisa mais do que a HD4000 para rodar tudo de boa.

Quando assisto filmes em FullHD, se eu não forçar no driver para usar a GT650m, fica tudo na HD4000 sem nenhum tipo de engasgada.]

Se quer ver se funciona corretamente, usa um jogo. Para tarefas corriqueiras, ela com certeza não vai acionar para não consumir mais bateria, a não ser que você seja um viciado em desempenho por desempenho e force no driver para usar SEMPRE a VGA dedicada.

Quando uso algum programa para converter videos, por exemplo, e ele utiliza CUDA para isso, eu forço o executável dele a utilizar a dedicada e vai de boa, sem nenhum tipo de stress. Mas em 99% do tempo no Windows, a dedicada fica "dormindo".

Como falei acima, fui testar em jogos, e nem forçando via driver e nem na hora de abrir o jogo selecionando executar com... ela ativa.
Aparentemente da forma como está configurado ela só vai ativar através de um vídeo externo, monitor/tv ligado na HDMI, a dificuldade está em fazer ela funcionar no monitor do note.

Ah, outra coisa que você deve verificar: o modo de energia ativo. Deixe em equilibrado ou em alto desempenho, senão pode atrapalhar.

E concordo com que o FireBR disse, no Windows a vga on dá conta com folgas. Mas aí o problema do amigo autor do tópico é que ao abrir o Diablo 3 não roda na VGA off.

Nas conversões de vídeo prefiro usar o QuickSync da HD3000, incrivelmente vai mais rápido que usando o CUDA da minha GT555m !

Exatamente, pra uso normal tranquilo, agora na hora dos jogos é que pega, eu testei o Diablo3 aqui porque era o mais simples, transferi via pendrive e já era, e realmente a vga não ativa de jeito nenhum, como eu disse acima aparentemente tem algum problema nas configurações padrões da Dell.
 
Tente criar um plano personalizado de energia, baseado no alto desempenho, pode ser que funcione. Se não, acho que seria melhor a formatação. Aí já aproveita e tira o bloatware que vem junto (não sei agora como que tá, mas quando minha irmã pegou o Dell dela ano passado, quanta porcaria que vem junto, pqp..)
 
Tente criar um plano personalizado de energia, baseado no alto desempenho, pode ser que funcione. Se não, acho que seria melhor a formatação. Aí já aproveita e tira o bloatware que vem junto (não sei agora como que tá, mas quando minha irmã pegou o Dell dela ano passado, quanta porcaria que vem junto, pqp..)

É tenso mesmo, acho melhor formatar porque tem MUITO lixo instalado, na verdade não lixo, tem bastante programas que até seriam úteis se eu fosse usar haha.
A energia tá setada como alto desempenho, no painel da nvidia eu já coloquei pra priorizar qualidade ao extremo e tal, mas não adianta mesmo, eu vou é formatar e instalar só os drivers, em uma instalação do zero acho que vá resolver, já que a da dell não é realmente instalada e sim copiada pros discos...

Vamos continuar o tópico porque certeza eu tem muita gente que já teve, tem ou ainda via ter este problema.
 
Então pessoal, formatei o note esta noite, instalei todos os drivers do CD da Dell, MENOS o da Nvidia que coloquei o mais recente, é claro, após tudo instalado, os testes começaram, não mexi em configuração NENHUMA, fiz questão de deixar tudo por padrão, só instalei o Diablo, entrei, e puft, monitoramento acusando funcionamento da GT630, bombando 99% do uso no Diablo3, ou seja, além de funcionar, ainda funciona com toda força disponivel, e nem alterei nada, só o modo de energia que deixei desempenho e tal pra não capar os clocks.

Fica a dica pra quem tá com os notes, o não funcionamento é problema nos drivers mesmo e só formatação resolveu aqui. Sequer abri o Nvidia control panel pra alterar nada, tá tudo perfeito aqui por padrão :)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo