Dinheiro fácil?

Ouvi uma frase interessante na rádio hoje:

"Quem não sabe viver com o pouco, não saberá viver com o muito."

Ou seja, se você ganha 2000 reais hoje e vive endividado pode aumentar o salário pra 20000 que o endividamento continuará.

Vale pra quase todos os casos.

Pois é, esta frase tem sentido!

Espero que no futuro, quando ganhar meus 10k/mês, consiga administrar muito bem!
Basicamente compraria um carrinho legal, um Cerato, por exemplo, e guardaria o dinheiro para viajar no exterior, e comprar um imóvel.
 
Pois é, esta frase tem sentido!

Espero que no futuro, quando ganhar meus 10k/mês, consiga administrar muito bem!
Basicamente compraria um carrinho legal, um Cerato, por exemplo, e guardaria o dinheiro para viajar no exterior, e comprar um imóvel.

O negócio é fazer uma gordurinha pra algum imprevisto e gastar o resto com o que quiser.
 
Como complemento da sua frase vai essa abaixo:

"Não importa o quanto você ganha, mas o quanto você gasta".
 
O problema é educação financeira. É uma "matéria" que deveria ser dada no Ensino Médio ou na Graduação.

Eu ainda não sou um bom "poupador", mas, já estou começando a mudar velhos hábitos. Antes de comprar algo eu avalio a real necessidade, a qualidade do produto, pesquiso preços e etc...

Não tenho aquela necessidade desenfreada de consumo.

Eu pretendo ter um carro médio, um apartamento na região onde moro hoje e condição financeira para viajar 1x ou 2x por ano com a família. É claro, manter um bom padrão para meus (futuros) filhos, escola particular, plano de saúde e talz.

Além de ganhar mais, preciso poupar mais e investir mais. Aquela velha frase: "Faça o dinheiro trabalhar para você!".

Eu lembro de uma reportagem onde uma doméstica mostrou a casa que ela havia comprado, além de carro, educação dos filhos e etc... Tudo trabalhando arduamente e cuidando do dinheiro.

A ideia não é construir um patrimônio absurdamente gigante. A ideia é viver BEM e proporcionar uma boa vida para família, além de assegurar o futuro dos filhos.

Alguém pode perguntar, como assegurar o futuro dos filhos? Primeiro, moldando o caráter deles e fazendo com que eles deem valor ao dinheiro. Segundo, proporcionando uma educação de qualidade e investindo para que quebrem o paradigmas e medos. Terceiro, ensinando a cuidar do seu patrimônio.

ESPERO eu, ter condições, inteligência e sabedoria para aprender e depois passar isso.
 
[{Goku}];1067196877 disse:
O problema é educação financeira. É uma "matéria" que deveria ser dada no Ensino Médio ou na Graduação.

Eu ainda não sou um bom "poupador", mas, já estou começando a mudar velhos hábitos. Antes de comprar algo eu avalio a real necessidade, a qualidade do produto, pesquiso preços e etc...

Não tenho aquela necessidade desenfreada de consumo.

Eu pretendo ter um carro médio, um apartamento na região onde moro hoje e condição financeira para viajar 1x ou 2x por ano com a família. É claro, manter um bom padrão para meus (futuros) filhos, escola particular, plano de saúde e talz.

Além de ganhar mais, preciso poupar mais e investir mais. Aquela velha frase: "Faça o dinheiro trabalhar para você!".

Eu lembro de uma reportagem onde uma doméstica mostrou a casa que ela havia comprado, além de carro, educação dos filhos e etc... Tudo trabalhando arduamente e cuidando do dinheiro.

A ideia não é construir um patrimônio absurdamente gigante. A ideia é viver BEM e proporcionar uma boa vida para família, além de assegurar o futuro dos filhos.

Alguém pode perguntar, como assegurar o futuro dos filhos? Primeiro, moldando o caráter deles e fazendo com que eles deem valor ao dinheiro. Segundo, proporcionando uma educação de qualidade e investindo para que quebrem o paradigmas e medos. Terceiro, ensinando a cuidar do seu patrimônio.

ESPERO eu, ter condições, inteligência e sabedoria para aprender e depois passar isso.

Disse muita coisa que procuro para a minha vida também. Tem gente que só quer saber de ganhar e guardar e acaba se tornando escravo do dinheiro que tem. O ideal para mim é poupar para viver bem e viver "sem preocuoações" quando tiver esposa e filhos.

Indico para vocês esse programa que uso para ter um controle melhor nas despesas, economia etc.
 
Disse muita coisa que procuro para a minha vida também. Tem gente que só quer saber de ganhar e acaba se tornando escravo do dinheiro que tem. O ideal para mim é poupar para viver bem e viver "sem preocuoações" quando tiver esposa e filhos.

Exatamente... do que adianta ganhar rios de dinheiros e não ter uma boa relação com sua mulher, seus filhos e amigos?

Vale a pena, se matar para ganhar muitooooooo dinheiro e não acompanhar seus filhos crescerem?

Tem coisas, que o dinheiro não compra. Pode ser até um clichê !!!
 
Acho que vcs estão sendo inocentes.
É claro que tem gente que tem grana... e grana alta pra esbanjar!

Concordo plenamente, tenho muitos conhecidos, casais que tiram R$12000, R$15000 ou até R$20000 por mês tranquilamente, gastar R$ 1000 ou R$ 2000 por mês em roupas não dá nem 10% do orçamento deles.

Renda per capta brasileira subiu muito nos últimos anos com a explosão de consumo da classe C, tá cheio de gente que tem grana por aí, nas grandes cidades um casal formado na casa dos 30 - 35 anos esta com renda na faixa de R$ 10000 a R$ 20000.

Se não existisse consumo não existiriam lojas caras.

Óbvio que tem quem gasta mais do que pode, basta ver que os índices de inadimplência estão altas.
Já inclusive estão noticiando que a população esta tendo um pouco mais de noção sobre administração das suas finanças, estão criando programas para que o povo use melhor sua renda.
 
Putz, olho essas pessoas e realmente tenho pena, se entope de compra no começo do mês, aí chega o fim do mês e tem que PARCELAR a PARCELA em 12x (minha madrinha tá passando por isso, falta não comer, nem pagar a luz de casa... pqp)
Acho que dei sorte, peguei uma **** de uma mania do meu pai, sou conservador, não maniaco, porém conservador. Meu pc, eu fiz um upgrade ano passado somente por conta que o outro já não me servia mais de nada, DE NADA mesmo, e pretendo usar esse até que fique do mesmo jeito, só trocando uma peça ou outra quando estragar. Mesma coisa com tênis, eu tenho um tênis pra ir pra escola/trampo e um pra sair, somente quando der ano que vem eu vou trocar o meu de sair, colocar o véio pra usar na escola/trampo e comprar um novo pra sair, talvez eu compre cedo esse ano porque o pessoal daqui de casa tá inventando de sair nas festas de fim de ano. Roupa comigo nem se fala, minha irmã diz que eu sou muito economista, mais eu simplismente não vejo motivo de comprar roupa com 'JUST DO IT' e pagar 200 pila nela, prefiro pagar 30 reais em uma camisa sem desenho nem nada..
E é assim que nóis vai vivendo a vida, quando puder gastar com folga, gasta, quando apertar, saiba que tá apertado e é hora de economizar... e por aí vai.. hehhe
 
Concordo plenamente, tenho muitos conhecidos, casais que tiram R$12000, R$15000 ou até R$20000 por mês tranquilamente, gastar R$ 1000 ou R$ 2000 por mês em roupas não dá nem 10% do orçamento deles.

Renda per capta brasileira subiu muito nos últimos anos com a explosão de consumo da classe C, tá cheio de gente que tem grana por aí, nas grandes cidades um casal formado na casa dos 30 - 35 anos esta com renda na faixa de R$ 10000 a R$ 20000.

Se não existisse consumo não existiriam lojas caras.

Óbvio que tem quem gasta mais do que pode, basta ver que os índices de inadimplência estão altas.
Já inclusive estão noticiando que a população esta tendo um pouco mais de noção sobre administração das suas finanças, estão criando programas para que o povo use melhor sua renda.

Concordo. Teu salário sobre, teus padrões sobem. Acho que a ideia geral é justamente as pessoas que GASTAM aquilo que NÃO TEM.
Nesse caso que você colocou é até plausível. :)
 
O negócio é fazer uma gordurinha pra algum imprevisto e gastar o resto com o que quiser.

Eu acho que se o cara conseguir guardar 10 ou 20% do que ganha todo mês já seria alguma coisa.

Eu sempre procuro estabelecer um limite de gastos por mês, e que esse limite não seja o total que ganho, justamente para que sobre. E também comprar de forma que sempre de para pagar em dia, e de preferencia sem parcelar, ou parcelar no menor número de vezes possível, para evitar mais juros e evitar ficar preso a uma divida por muito tempo.
 
Eu acho que se o cara conseguir guardar 10 ou 20% do que ganha todo mês já seria alguma coisa.

Eu sempre procuro estabelecer um limite de gastos por mês, e que esse limite não seja o total que ganho, justamente para que sobre. E também comprar de forma que sempre de para pagar em dia, e de preferencia sem parcelar, ou parcelar no menor número de vezes possível, para evitar mais juros e evitar ficar preso a uma divida por muito tempo.

O IDEAL na minha opinião é guardar de 40% a 60% da renda.

Na verdade, quanto mais puder guardar melhor, seja pra comprar algo ou simplesmente pra fazer caixa.
 
Aqui em Brasília é "normal" ver esse tipo de coisa, aqui a impressão que temos é que tem mas gente com dinheiro do que gente sem dinheiro. E por aqui tudo é overpriced devido a essas pessoas, os classe médias acabam que tem que pagar o que eles também paga se quiserem ter as coisas. Tenso, esse assunto da pra gente ficar refletindo horas e horas :hmm:
 
"Não guarde 10% do que sobra, guarde 10% e use a sobra".
 
Última edição:
O IDEAL na minha opinião é guardar de 40% a 60% da renda.

Na verdade, quanto mais puder guardar melhor, seja pra comprar algo ou simplesmente pra fazer caixa.

Guardar nas épocas de bonança para ter uma graninha para a época das vacas magras.

É mais ou menos esse percentual que eu guardo por mês, amanhã posso estar desempregado etc, não quero ficar sem grana e entrar no vermelho, grana é grana, qualquer outra coisa que o cara compra vira pó com o tempo.
 
O IDEAL na minha opinião é guardar de 40% a 60% da renda.

Na verdade, quanto mais puder guardar melhor, seja pra comprar algo ou simplesmente pra fazer caixa.

Dependendo das condições e do salário, fica complicado guardar metade, mas realmente, se conseguir guardar seria o ideal mesmo. Sem contar na possibilidade de investir uma parte desses 40-60% em alguma coisa que possa ir aumentando o dinheiro com o passar do tempo.
 
Dependendo das condições e do salário, fica complicado guardar metade, mas realmente, se conseguir guardar seria o ideal mesmo. Sem contar na possibilidade de investir uma parte desses 40-60% em alguma coisa que possa ir aumentando o dinheiro com o passar do tempo.

pois é... foi como disse a minha madrasta esses dias, se referindo ao carro dela: "Quando eu acabar de pagar esse Celta, já vou pegar outro consórcio, porque senão agente acaba gastando esse dinheiro a toa sem nem perceber"...
 
será que vai vim uma crise forte pra frente? Sendo isso de consumir além do que pode como um dos fatores?
 
Se o cara ganhar 10k e for solteiro, ou casado com alguém que ganhe bem, não é difícil ter uma Mercedes/BMW na garage!

Não, não dá.

Só se o cara:
- Não precisar pagar aluguel e comida
- Morar com os pais
- Não precisar fazer faculdade ou cursos
- Não morar em SP

Aí o cara pode tentar comprar uma BMW, mas usada e já sabendo que no primeiro estrago vai pagar seus 10K de salário para arrumá-la

Tem gente que acha que 10K é dinheiro... na real era, há uns 6-7 anos atrás.
 
Tem gente aqui falando que hoje em dia é fácil ver casais nos 30 anos ganhando de R$ 15.000 a R$ 20.000 por mês ... sério é? Que trabalho é esse que tá pagando tão bem?

Eu fico abismado pensando de onde a galera tá tirando tanto dinheiro, e tirar mais de 10k por mês sendo EMPREGADO com 30 anos é meio dicinho heim? Isso em São Paulo, imagina em outros lugares do BR ...
 
Tem gente aqui falando que hoje em dia é fácil ver casais nos 30 anos ganhando de R$ 15.000 a R$ 20.000 por mês ... sério é? Que trabalho é esse que tá pagando tão bem?

Eu fico abismado pensando de onde a galera tá tirando tanto dinheiro, e tirar mais de 10k por mês sendo EMPREGADO com 30 anos é meio dicinho heim? Isso em São Paulo, imagina em outros lugares do BR ...

Claro que existe gente tirando mais de 10k por mês, mas isso é meia dúzia em cada 100 pessoas, pelo menos aqui no RS é muuuuito difícil alguém ganhar 10k ou mais por mês sendo empregado.

Só pra comparar, minha irmã é formada em enfermagem e ganha menos de 3 mil por mês e são poucas pessoas com graduação ganhando mais que 3-4 mil por mês. As vezes o pessoal viaja mesmo. :conte:

Como já foi dito a maioria das pessoas são endividadas em vivem só de aparência, poucos realmente tem dinheiro. Eu conheço varias pessoas que ganham rios de dinheiro com suas empresas e muitas dessas pessoas são relativamente simples comparado a essas pobretões endividados.
 
Um casal ganhar entre 15 e 20 mil (somados) é possível.

Aqui em Curitiba, tenho conhecidos ganhando:

7k - Eng Civil, 2 anos de formado, 26 anos
3,5k - Formado em SI, 5 meses de formado, 25 anos

Acho possível, casais na casa de 30 anos, ganhando entre 15k e 20k

[]s
 
Tem gente aqui falando que hoje em dia é fácil ver casais nos 30 anos ganhando de R$ 15.000 a R$ 20.000 por mês ... sério é? Que trabalho é esse que tá pagando tão bem?

Eu fico abismado pensando de onde a galera tá tirando tanto dinheiro, e tirar mais de 10k por mês sendo EMPREGADO com 30 anos é meio dicinho heim? Isso em São Paulo, imagina em outros lugares do BR ...

Empregado de empresa privada dificilmente tira isso, agora, servidor público, principalmente do judiciário, tira facilmente isso. Fora os comissionados indicados por políticos que ganham rios de dinheiro pra não fazer praticamente nada. De resto, tem empresários bem sucedidos e executivos de alto escalão que ganham isso brincando também, alguns profissionais liberais de renome também tiram fácil isso.

Mas nem preciso dizer que são a vasta minoria da população.
 
Acredito seriamente que vamos pegar uma crise econômica, pode ser daqui a uns 10 anos, mas quando vier, vem com força. Quem não tiver dinheiro guardado, vai tomar uma enrabada africana absurda.

Aí é que você deve juntar grana... quando chegar a crise você compra terrenos, por exemplo, ou coisas que as pessoas vão vender desesperadas por estarem precisando de dinheiro... É durante as crises que os que juntam uma grana devem conseguir mais grana... :truestory:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo