Telescópios e Binóculos - Tópico Oficial

Fala man,


Faz tempo que procuro um tele para meu uso, gostaria de saber qual seria o mais indicado para observar o céu, não tenho um conhecimento profundo mas gostaria de comprar um tele bom, aqui nos USA qual seria uma boa compra? até 600$ ?...ou compensa eu comprar quando estiver no Brasil?
Abraços,
 
Fala man,


Faz tempo que procuro um tele para meu uso, gostaria de saber qual seria o mais indicado para observar o céu, não tenho um conhecimento profundo mas gostaria de comprar um tele bom, aqui nos USA qual seria uma boa compra? até 600$ ?...ou compensa eu comprar quando estiver no Brasil?
Abraços,
Salve Hot!

Olha, eu não tenho certeza se vale a pena comprar nos EUA se você pretende vir para o Brasil. Não sei exatamente como seria a taxação e tals... isso você teria que ver em relação a preços, já que com 600,00 dolares você compra um belo monstrinho para você.
Mas sinceramente, eu lhe recomendo começar com um binóculo! Não, não é chatice... todo astronomo amador ouve essa recomendação! :) Eu mesmo comecei assim.

Por que? Bem, primeiro para você conseguir o conheecimento do céu gastando pouco e ver se realmente astronomia é sua praia. Com um bino bom, digamos um 10x50 (10x de aumento por 50 de abertura) lhe garante uma boa visão do céu em locais de pouca poluição luminosa, permitindo ver estrelas duplas, aglomerados e algumas nebulosas.
Mas se tu realmente acha que vale a pena gastar uma grana dessas mesmo sem ter conhecimento, se você acha que astronomia é sua praia e "cala a boca Savino chato"(ahuahua) eu lhe recomendo um menino destes aqui:

http://www.telescopes.com/telescope...umellz10deluxedobsonianreflectortelescope.cfm

Mas lembre-se que é um monstro de 1.5m de comprimento, mas você vai ver muita, muita coisa mesmo!!!

Se quiser algo menor:
http://www.telescopes.com/telescope...ar80gotogpsrefractortelescopeeqwedgemount.cfm

Esse vem com Go-to e GPS, ou seja, ele sabe em qeu local que você está no planeta e depois de alinhado com o céu, ele faz o acompanhamento das estrelas para você automáticamente.
É bem menor que o outro, o que vai diminuir sua visão de céu profundo, entretanto o acompanhamento vai lhe permitir tirar fotos com uma camera CCD (ou dslr) adaptada à ocular do tele!

Qualquer dúvida tamos aí!
 
Só agora vi este tópico. Muito bom. Infelizmente moro em SP capital e ver uma estrela ou planeta aqui já é um evento raro devido a poluição tanto luminosa quanto atmosférica também.

Mas há uns 15 anos atrás morei um tempo no sul de Minas Gerais. Dava para ver a Via-Láctea (um esbranquiçado no céu) e tanta estrela que eu ficava bobo olhando para o céu de noite. Naquela época pouco tempo depois teve aquele impacto daquele meteoro Shumi alguma coisa 9 em Júpiter. Mas naquela época não havia internet na cidade nem ninguém para trocar informações.

Tenho umas perguntas:

Nestes telescópios amadores é verdade que tudo o que a gente vê é sempre branco e preto?

Alguém tem algum exemplo de imagens capturadas de Júpiter, Saturno ou Marte usando estes aparelhos?

É possível usar algum aparelho para ligar o telescópio no computador? Tipo para quando algum evento estelar for ocorrer poder deixar tirando fotos e transferindo para a CPU para "analisar" depois?

Grato
 
Galera,
não entendo nada de binóculos, e gostaria de comprar um pelo preço +/- de R$150,00.
Alguém indica algum?
Gostaria de usa-lo pra ver a noite, e também quando for a praia e subir nos morros.
Estou indo para o Paraguay, e acho que lá tem binóculos bons e bem barato, alguém tem idéia?

Abraço galera
 
Tenho umas perguntas:

Nestes telescópios amadores é verdade que tudo o que a gente vê é sempre branco e preto?
Sim, é verdade e também não é.

Isso tudo depende da abertura do telescópio. Os convencionais, vamos dizer, refratores de 80 a 150mm ou refletores de 150 a 300mm só veem em preto e branco mesmo.
Entretanto, alguns maiores como 400mm para cima já dá para perceber algum azulado ou esverdeado nas nebulosas.

Alguém tem algum exemplo de imagens capturadas de Júpiter, Saturno ou Marte usando estes aparelhos?
Procura no cosmoforum, lá tem muita imagem amadora bacana!!

É possível usar algum aparelho para ligar o telescópio no computador? Tipo para quando algum evento estelar for ocorrer poder deixar tirando fotos e transferindo para a CPU para "analisar" depois?
Yep!
Basta ter um CCD e uma montagem com acompanhamento celeste e boa, você tem suas fotos no PC (aliás, dependendo da exposição não fica devendo nada aos profissas) e pode analisa-las a vontade.


Disponha! :yes:

Galera,
não entendo nada de binóculos, e gostaria de comprar um pelo preço +/- de R$150,00.
Alguém indica algum?
Gostaria de usa-lo pra ver a noite, e também quando for a praia e subir nos morros.
Estou indo para o Paraguay, e acho que lá tem binóculos bons e bem barato, alguém tem idéia?

Abraço galera
Da uma lidinha no começo do tópico que eu explico bem quais comprar e onde comprar!! :)
 
Binoculos de lente avermelhada

Boa noite, olha eu tenho um grande fascínio pelo espaço desde pequeno.Decidi explorar mais as estrelas e o planeta, agora estou com um binóculo da marca Walthan 10x50, pelo que vi as características o sistema é porro.Mas infelizmente as lentes sao avermelhadas ¬¬, fiquei sabendo que este tipo de lente e bom no tempo diurno, mas ruim a noite e talz.Me desanimou, mas pretendo observar o espaço com este mesmo, e queria perguntar se pelo menos daria para ver bem a lua =/, pois sei q um bom binóculo é caro e ainda nao trabalho.Alias eu tenho aqui o Stellarium, muuito bom programa para amadores como eu.
 
Boa noite, olha eu tenho um grande fascínio pelo espaço desde pequeno.Decidi explorar mais as estrelas e o planeta, agora estou com um binóculo da marca Walthan 10x50, pelo que vi as características o sistema é porro.Mas infelizmente as lentes sao avermelhadas ¬¬, fiquei sabendo que este tipo de lente e bom no tempo diurno, mas ruim a noite e talz.Me desanimou, mas pretendo observar o espaço com este mesmo, e queria perguntar se pelo menos daria para ver bem a lua =/, pois sei q um bom binóculo é caro e ainda nao trabalho.Alias eu tenho aqui o Stellarium, muuito bom programa para amadores como eu.

Da pra ver a lua (bem por sinal) e alguns aglomerados abertos, assim como a nebulosa de orion, mas essa apenas como uma manchinha! Claro que o fato das lentes serem vermelhas atrapalha um pouco, mas creio que você vai ter um boa experiencia.

Quanto a comprar um bino melhor, espera um pouco. Usa o que você tem bastante e quando você realmente perceber que quer aprofundar no assunto você junta um troco e compra um tele de uns 70mm (refrator) ou 130(refletor) que tu não gasta mais de 400/500 contos
 
Da pra ver a lua (bem por sinal) e alguns aglomerados abertos, assim como a nebulosa de orion, mas essa apenas como uma manchinha! Claro que o fato das lentes serem vermelhas atrapalha um pouco, mas creio que você vai ter um boa experiencia.

Quanto a comprar um bino melhor, espera um pouco. Usa o que você tem bastante e quando você realmente perceber que quer aprofundar no assunto você junta um troco e compra um tele de uns 70mm (refrator) ou 130(refletor) que tu não gasta mais de 400/500 contos
A sim sim, hj de tarde eu estava vendo no stellarium a lua a leste, oq é bom pq eu tenho uma boa vista para lá.Entao eu sai e o céu estava limpíssimo :D entao vi a lua la msm onde estava me indicando, e sim vc tem razão da pra ver mto bem ela, vi as crateras bem detalhadas e talz, e pensei:vou voltar de noite q ai vai dar pra mim ver varias coisas.Vi a posiçao da estrela Sírios no pc, vi a grande nebulosa de orion e gostei pra k7 pq estavam tudo á leste.Umas 19:30 q vou sair pra ver eles, tinha um bando de nuvens, relampagos e estava chuviscando q raiva:ranting3: po eu ia ver um monte de coisas, mas é assim msm tomara q amanha esteja bem firme o tempo aqui, pq eu quero ver logo :cry:
 
Aaaah, meu caro CaterX...
Isso é uma maldição que há anos acompanha todos os astronomos amadores.

Sempre que você vai testar um equipamento, chove.

Eu mesmo to com uma D90 acoplada ao meu telescópio há dias esperando pra por a camera a prova e nada de abrir o céu.
 
Ai hj o céu estava muuuito bom pra se observar, eu vi a Grande Nebulosa de Orion, mas como vc disse so uma manchina e eu acho :huh: q Júpiter e suas quatro luas, é isso man vlw: :wave:
 
Interessante que com a minha câmera Sony Cybershot DSC-H70B que não é das melhores,eu consigo ver claramente a nebulosa de Órion verde,mas com binóculos e telescópios nem tanto.Eu ainda estou para testar a NexImage da Celestron que nem abri ainda.Ai eu devo tirar boas fotos de planetas e talvez até alguma coisa de deep sky.
Minha ultima aquisição em acessórios astronômicos foi a ocular Expanse 20 mm 66° da Orion.Agora estou pensando em adquirir binóculos maiores,mas o duro e aumentar a abertura e manter a qualidade de um Nikon 12X50 EX,por exemplo.Eu também estou precisando comprar um focalizador com cremalheira,ja que o meu atual é deslizante.
Com relação ao meu 180 mm,eu estava com muito pó e sujeiro no espelho.Ai,o Rogério Marcon,que mora aqui perto,me limpou o espelho,alinhou e colimou.Mal posso esperar pelo resultado daqui a algumas noites,ja que por enquanto o tempo esta fechado e chuvoso aqui em Campinas...
 
Savino, o que me diz deste aqui?

CELESTRON - 71137 - Binculo UpClose 10x50 WA 2011

Preço justo? Produto bom? Conhece a procedencia dessa astroshop?

Essa semana fiquei numa casa em Ilha Bela, e lá tinha um baita telescopio, e deu pra ver muita coisa, fiquei mais fascinado do que ja era antes. Nunca tinha visto a coisa assim mesmo, só mais em curso de astronomia. Vou te falar que se tivesse alguem na Lua me dando um tchauzinho, eu tinha visto hehe.

Obrigado e belo tópico!

EDIT: Qualificado! Quase me esqueço....
 
Última edição:
Achei interessante isso... Alguém poderia me recomendar um binóculo bom para isso e barato? :hmm:
 
Telescópio Apocromático

Saudações a todos. Estou interessado em adquirir um telescópio refrator apocromático, com um objetiva grande. Alguém saberia me indicar um loja que venda este tipo de telescópio?
 
Savino, o que me diz deste aqui?

CELESTRON - 71137 - Binculo UpClose 10x50 WA 2011

Preço justo? Produto bom? Conhece a procedencia dessa astroshop?


É muito bom sim, especialmente pra quem tá começando. O preço é este mesmo... e acho bem justo para o que você tá levando!! Quanto a loja, pode comprar sem medo, de extrema confiança. Só da uma conferida no twitter deles, pois a net deles lá é OI e nessas chuvas as vezes eles ficam sem sinal e não conseguem emitir o pedido no tempo prometido no contrato. (Obvio que são casos raros e a culpa não é deles)




Achei interessante isso... Alguém poderia me recomendar um binóculo bom para isso e barato? :hmm:

O bino que o colega colocou no link acima é o mais indicado pra quem tá começando!


Show o tópico.

Eu tenho uma camera fotografica, Canon SX130 IS. especificações: Canon U.S.A. : Consumer & Home Office : PowerShot SX130 IS

ela equivale a algum binoculo? não dá pra fazer equivalencia por causa q usa visor lcd ? se der, fica igual , pior ou melhor q esse bino 10x50 da celestron q tanto falam pra inciantes?

Abraços!
É complicado fazer esta relação pois são dispositivos óticos bem diferentes. Entretanto, sua lente lhe confere um zoom de 12x enquanto o bino um aumento de 10x. Entretanto o bino capta muito mais luz que sua camera o que permite ver estrelas mais fracas, ou aglomerados, que com sua camera sua impossível de ver diretamente, exceto se você tirar uma foto em longa exposição.


Enfim, camera é mesmo pra foto. Para observar, um bino é muito melhor.
Saudações a todos. Estou interessado em adquirir um telescópio refrator apocromático, com um objetiva grande. Alguém saberia me indicar um loja que venda este tipo de telescópio?

Vai ser um pouco dificil achar agora no começo do ano. Os estoques são limpos perto do natal e só é reposto depois do carnaval... mas em todo caso você pode olhar na: AstroShop - Telescpio, Binculo & Microscpio :: ou Armazém do Telescópio.

No segundo site você consegue encomendar com o Leandro, dono do Armazem e te digo uma coisa, eu votaria nele pra presidente, por que é raro ter alguém tão honesto como ele. Ou seja, pode encomendar com o cara sem se preocupar (e os preços dele são bão pra caramba)
 
É muito bom sim, especialmente pra quem tá começando. O preço é este mesmo... e acho bem justo para o que você tá levando!! Quanto a loja, pode comprar sem medo, de extrema confiança. Só da uma conferida no twitter deles, pois a net deles lá é OI e nessas chuvas as vezes eles ficam sem sinal e não conseguem emitir o pedido no tempo prometido no contrato. (Obvio que são casos raros e a culpa não é deles)

Obrigado Savino, vou ver se pego esse mês já entao! E com ele da pra ir sem tripé na boa? Ou ainda assim recomendaria o tripé? O problema é que o unico disponivel do site sai R$130, ai já vão pra lá de R$300 nessa brincadeira...

EDIT: Opa Savino, acabei de ler o tópico inteiro aqui, e só to passando pra além de tudo, te parabenizar não só pelo tópico, mas pela paciência e boa vontade que tem tido com o pessoal que frequenta aqui, sem ganhar nem pedir nada em troca. Muitos vem com perguntas repetidas e que com uma breve leitura do tópico as duvidas seriam sanadas, eu mesmo vim aqui perguntar do Celestron 10x50 e da astroshop sendo que tanto falaram de ambos no tópico todo. Ainda assim, me respondeu com tranquilidade e educação. Coisa rara hoje em dia. Isso só me motiva mais, pois sei que aqui minhas duvidas podem ser sanadase e com certeza muitas surgirão!

Abraços
 
Última edição:
Olá, estou querendo construir um adaptador de binóculos para tripé de câmera fotográfica, com espelho para poder apontar o bino para baixo e ver o ceu refletido no espelho. Vc sabe qual tipo de espelho devo usar? Onde conseguir? Tem alguma dica para construir esse adaptador? Att. Saulo
 
Pessoal, gostaria de indicações de binóculos para observação do céu noturno na faixa de 600 reais. O que sugerem? Válido importação!
 
Pessoal estou atrás de um telescópio, no entanto, pretendo iniciar e não sei nem mesmo manusear um telescópio ainda, no entanto, quero comprar um para amadores intermediários e com um bom custo/benefício, vi esse telescópio Greika, mas não sei se vale apena, nem mesmo conheço essa marca, no entanto, ela possui uma boa abertura 150mm e disância focal 1400 mm, se tiver fazendo besteira me ajudem ai.

Telescopio Reflector Newtoniano Objetiva 150mm Frete Gratis - R$ 949,90 no MercadoLivre
 
Dar um pequeno UP nesse tópico, vamos ver se alguém responde.

Nunca usei um binóculos, então pode ser uma pergunta ridícula.

Você pode mexer no zoom de um binóculos? Por exemplo, ver um passarinho a alguns metros de você, e depois mudar para um alvo em uma distância muito maior..

Tinha visto este binóculos:

http://www.amazon.com/dp/B00013Q32U/
 
Dar um pequeno UP nesse tópico, vamos ver se alguém responde.

Nunca usei um binóculos, então pode ser uma pergunta ridícula.

Você pode mexer no zoom de um binóculos? Por exemplo, ver um passarinho a alguns metros de você, e depois mudar para um alvo em uma distância muito maior..

Tinha visto este binóculos:

http://www.amazon.com/dp/B00013Q32U/

Pode sim. Eu tenho um amigo que tem desses, trouxe de uma viagem à Rússia. Muito top, sem o zoom ele já é excelente, com o zoom então... e não distorce como o meu que é uma droga, aqueles pequenos emborrachados que mal se vê do outro lado da rua. Esqueci a marca mas sei que tem lentes Carl Zeiss, então nem precisa falar mais nada.

Tenho a impressão que um binóculo com zoom como aquele custa em torno de 800,00 reais.
 
Última edição:
Fiz na UFRGS a cadeira "Explorando o Universo, Dos Quarks aos Quasares" e curti bagarai http://www.if.ufrgs.br/~thaisa/FIS2009/fis2009.htm, é uma cadeira simples e introdutória, mas bem completa. 12/2 ví marte e jupter com o bino do meu professor, depois fiz mais 8 observações com o refletor cassegrain enorme (nem tanto, mas né) da faculdade e deu pra ver muita coisa.

A professora regente da disciplina Thaisa Bergmann estava no Chile em 87 monitorando a supernova e foi super bacana ter aula com ela (com todo o corpo docente, na verdade). Quem tiver a oportunidade de fazer uma cadeira similar, até mesmo ir fazer observações vai gostar muito.

Tenho uma D7000 e uma lente 300mm (+-450mm considerando o sensor APS-C), pena que (além do equipamento impróprio) o céu de POA tem muita poluição luminosa, nunca deu pra tirar uma foto legal mesmo da lua :/
 
Última edição:
A popularidade do uso de binoculos, lunetas e telescópios se deve em grande parte aos tarados que ficam observando mulheres trocarem de roupa pela vizinhança. Um amigo meu mora em uma cobertura aqui perto de casa, ele tem uma visão de 360º da vizinhança em um raio que chega a aproximadamente, segundo um cálculo rápido, 10 Km. É muita coisa.

Ele comprou um telescópio que eu não sei a marca mas sei que não é de pouca qualidade por que já tive oportunidade de observar pessoas e estrelas. A gente não olha diretamente, olha através de um dispositivo em cima do telescópio onde inclusive pode ser acoplada uma câmera fotográfica. Quando eu tiver oportunidade vou lá ver a marca e modelo e procurar as specs na net.

Então, da última vez eu vi um grupo de pessoas jogando baralho na sala da casa deles, mais ou menos 1,5 Km em linha reta e deu para ver o naipe das cartas de um deles que estava de costas para a janela.

Tem um tripé muito bom, não balança e é robusto, percebe-se que é de qualidade.

Pouca gente sabe que o Brian May, guitarrista do Queen, é doutor em astronomia. Nem todo rock star é burro. :awesome:

Eu até tenho uma vizinha de frente que, iludida pelo vidro fumê da janela do quarto dela, troca de roupa depois do banho com a cortina aberta, uma vez que do lado de dentro, próximo do vidro, ela acredita que está protegida mas do lado de fora, longe, com a luz do quarto dela acesa, ela se torna bem visível! :w00t:

Então eu acho que muitos aqui querem binóculo não para observar pássaros, ou para ver estrelas ou até os astros de futebol ou do rock no palco mas para ver vizinhas peladas! :hmm:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo