Bound By Flames
Ai ai... por onde começar?
Gráficos: 85 - Sim, 85. São bons, incrivelmente decentes. As texturas, em algumas partes, contrastam com algumas outras de baixa resolução, mas no geral, as cores são harmoniosas, os efeitos de sombreamento são muito bons, juntamente com os efeitos de iluminação. Não é nenhum milagre da tecnologia moderna, mas o jogo tem um visual rico e uma direção de arte interessante. Então eu não estou considerando o lado técnico da coisa, quais efeitos eles podiam ou não ter usado. É um jogo visualmente bonito e pronto.
Jogabilidade: 85 - Bound By Flame, mesmo querendo ser um RPG, não consegue ser um RPG, então considere-o como um Hack'n Slash e você não vai ficar magoado. O jogo tem uma dificuldade acima da média dos jogos normais no mercado. A inteligencia artificial segue um padrão, que é imutável uma vez que você descobre. Se adaptar aos inimigos é a chave para o sucesso (e ter bastante poções de vida/mana no seu inventário). Agora está aqui uma coisa que eu gostei muito, a simplicidade do inventário. É lindo. Você pode facilmente modificar suas armas, sua armadura, forjar flechas e armadilhas sem se preocupar com uma burocracia comum na maioria dos RPGs. Lembrando, eu acho que ele se sai muito bem como um Hack'n Slash. Se ele fosse burocrático nessa parte eu ia cometer uma chacina no estúdio da Spider.
Som: 90 - Eu gostei muito da trilha sonora do jogo. Ela tem aquele ar de épico e é de um bom gosto que até grandes estúdios parecem ignorar. Só não dou 100 porque estou analisando os efeitos sonoros como um todo. Nesse aspecto ele não é impecável, mmas não chega a te atrapalhar ou incomodar (como, por exemplo, a péssima trilha sonora de Prince of Persia: The Warrior Within).
Enredo: 20 - É ai que a casa cai. A proposta, em si, é... boa. Genérica, sim, mas boa. O problema foi a execução. Diálogos descartáveis, "piadas" totalmente fora de contexto, reviravoltas que precisam ser explicadas pra que você consiga entender a gravidade dela e mesmo depois da explicação você fica meio "caguei pra isso, gente..." Você se vê numa trama que começa de uma forma que promete ser grandiosa, mas do meio pro final você acaba percebendo que não vai ser. Por um momento você até imagina "nossa... vai ter uma sequencia? Espero que eles consigam construir um jogo melhor comas criticas que vão receber deste aqui", mas isso acaba em dois minutos. O jogo faz questão de se anular.
Considerações Finais: O que será que passa pelas cabeças dos desenvolvedores quando eles fazem algo como Bound By Flame? Vamos analisar aqui: Você tem um enredo onde existem magos que, em um certo tempo, atingiram um nível de poder tão grande que acabaram destruindo tudo que viam pela frente para poder dominar o mundo e que corromperam a fonte de onde esse poder foi removido para que ninguém mais fosse capaz de recuperá-lo e detê-los. Ai surge você, um zé ninguém, que acaba sendo possuído pelo espírito guardião da fonte de poder que foi corrompida. Agora você tema missão de recuperar essa fonte de poder e lidar com os magos que estão dominando a Terra com o demônio querendo se apossar do seu corpo, te deixando mais forte, mas comprometendo sua humanidade. Parece super legal, mas ai temos os personagens sem carisma, os diálogos sofridos, o desenrolar do enredo digno de uma novela mexicana de baixo orçamento, os dez modelos de inimigos, que só mudam de tamanho, os objetivos totalmente desprovidos de sentido e um demônio tedioso que usa a linguagem de poemos líricos da época que Romeu e Julieta era para +21. Apesar disso, eu gostei do jogo, só acho que eles pegaram uma tonelada de boas ideias e deram descarga, o que é uma pena, porque o jogo tinha um potencial absurdo.
Eu não sei se eles acham que a gente não vai conseguir entender um enredo mais complexo, ou se eles é que tem 8 anos de idade, mas dá uma revolta no coração, rapaz...
Nota Final: 45