QUal diferença das séries Corsair CX AX TX TM RM....... isso me deixa confuso.

PatrickDark

Active Member
Registrado
Olá, estou querendo comprar uma fonte nova, mas essas séries da Corsair me deixam louco e com um grande ponto de interrogação.
Sei que a top é a AX, mas queria saber o que tem de diferencial em cada uma, por quê tantos modelos?
RM AX HX CX CS GS TM TX...aaaaahh kkkk preciso muito da ajuda de vocês.
 
Cada uma tem um público específico, uma faixa de preço, uma fabricante, uma certificação 80 Plus. Ou seja, faça seu para-casa e pesquise qual a melhor pra você
 
De acordo com a minha configuração, qual seria melhor pra mim, e pretendo trocar essa GTX 760 por uma GTX 780
 
No caso da Corsair, geralmente as linhas mais tops acabam vindo com proteções a mais. As vezes conseguem fornecer mais do que o valor nominal e geralmente são modulares (cabos podem ser desplugados)
 
VS - Linha de entrada, funciona apenas em 200-240V, plataforma CWT de baixo custo (PFC passivo pelo que parece), cabeamento comum
CX - Linha de entrada, 80plus Bronze, plataforma CWT DSA (PFC ativo, regulação individual), cabeamento comum (cabos modulares flat, for versão M)
CX750 - 80plus Bronze, plataforma CWT PUQ (PFC ativo, regulação por conversores DC-DC), cabeamento comum (cabos modulares flat, for versão M)
CS - 80plus Gold, oarcialmente modular, plataforma Great Wall (regulação por conversores DC-DC), cabeamento comum (cabos modulares flat)
RM - 80plus Gold, 100% modular, plataforma CWT DSG ou Chicony (DC-DC), cabeamento flat
HX - Parcialmente modular, 80plus Gold, plataforma CWT PUQ (DC-DC), cabeamento comum (cabos modulares flat)
AX - 80plus Platinum, 100% modular, plataforma Seasonic KM (DC-DC), modo fanless, cabeamento flat
AXi - 80plus Platinum, 100% modular, plataforma Flextronics (DC-DC/Digital), modo fanless, cabeamento flat
AXi1500 - 80plus Titanium, 100% modular, plataforma Flextronics (DC-DC/Digital), modo fanless, cabeamento flat

Ordem de desempenho:

AXi1500 > AXi > AX >> HX > CX750 > RM > CS >> CX >> VS

Observações:

- > quer dizer pouco melhor
- >> quer dizer muito melhor
- AXi1500 é a melhor fonte do mercado em termos de desempenho, mas as outras AX não são tão diferentes. Melhor fonte do mundo pros mais exaltados.
- A linha CX é a única que possui linha que usa "M" para distinguir fontes modulares de não-modulares.
- plataforma é o projeto base da fonte. Normalmente uso o nome da fabricante e o nome da plataforma da fabricante, quando a conheço.

Tipos de regulação

Regulação em grupo = fonte gera suas linhas por duas bobinas no secundário. 12 e 5 V na bobina maior e 3.3V na bobina menor. Solução mais utilizada por fontes de baixo custo.

Regulação DC-DC = Gera primeiro uma única linha de +12V por conversores DC-DC e a partir dela as demais linhas da fonte. O controle da regulação de tensão é melhor que por duas bobinas, consequentemente.

Acho que isso basta.
 
VS - Linha de entrada, funciona apenas em 200-240V, plataforma CWT de baixo custo (PFC passivo pelo que parece), cabeamento comum
CX - Linha de entrada, 80plus Bronze, plataforma CWT DSA (PFC ativo, regulação individual), cabeamento comum (cabos modulares flat, for versão M)
CX750 - 80plus Bronze, plataforma CWT PUQ (PFC ativo, regulação por conversores DC-DC), cabeamento comum (cabos modulares flat, for versão M)
CS - 80plus Gold, oarcialmente modular, plataforma Great Wall (regulação por conversores DC-DC), cabeamento comum (cabos modulares flat)
RM - 80plus Gold, 100% modular, plataforma CWT DSG ou Chicony (DC-DC), cabeamento flat
HX - Parcialmente modular, 80plus Gold, plataforma CWT PUQ (DC-DC), cabeamento comum (cabos modulares flat)
AX - 80plus Platinum, 100% modular, plataforma Seasonic KM (DC-DC), modo fanless, cabeamento flat
AXi - 80plus Platinum, 100% modular, plataforma Flextronics (DC-DC/Digital), modo fanless, cabeamento flat
AXi1500 - 80plus Titanium, 100% modular, plataforma Flextronics (DC-DC/Digital), modo fanless, cabeamento flat

Ordem de desempenho:

AXi1500 > AXi > AX >> HX > CX750 > RM > CS >> CX >> VS

Observações:

- > quer dizer pouco melhor
- >> quer dizer muito melhor
- AXi1500 é a melhor fonte do mercado em termos de desempenho, mas as outras AX não são tão diferentes. Melhor fonte do mundo pros mais exaltados.
- A linha CX é a única que possui linha que usa "M" para distinguir fontes modulares de não-modulares.
- plataforma é o projeto base da fonte. Normalmente uso o nome da fabricante e o nome da plataforma da fabricante, quando a conheço.

Tipos de regulação

Regulação em grupo = fonte gera suas linhas por duas bobinas no secundário. 12 e 5 V na bobina maior e 3.3V na bobina menor. Solução mais utilizada por fontes de baixo custo.

Regulação DC-DC = Gera primeiro uma única linha de +12V por conversores DC-DC e a partir dela as demais linhas da fonte. O controle da regulação de tensão é melhor que por duas bobinas, consequentemente.

Acho que isso basta.

Onde entra a TX corsair ? já está ultrapassada ?
 
Onde entra a TX corsair ? já está ultrapassada ?

A linha TX já saiu de linha, corresponde hoje a linha RM. Mas é bom lembrar que última versão das TX usava plataforma da Chicony e até hoje não rolou um teste decentes dela (e nem vai rolar).
 
A linha TX já saiu de linha, corresponde hoje a linha RM. Mas é bom lembrar que última versão das TX usava plataforma da Chicony e até hoje não rolou um teste decentes dela (e nem vai rolar).

Agora entendo ia compra uma dessas mais já que tá fora de linha vou pegar outra, valeu amigo. :joia:
 
A linha TX já saiu de linha, corresponde hoje a linha RM. Mas é bom lembrar que última versão das TX usava plataforma da Chicony e até hoje não rolou um teste decentes dela (e nem vai rolar).

Foi bom vc falar, ia comprar uma TX750.... sabes pq ela foi descontinuada? :hmm:
 
Era disso que eu precisava, ajudou muito.
Eu acho que irei pegar uma HX 850 ou 1000 pra minha configuração, aliás qual é a mais indicada pra mim? Essa minha configuração irei trocar a GTX 760 por uma 780.
Quando eu vi que não tinha a TX ia até perguntar também, porque era essa que eu tava pensando em pegar. Também senti falta das GS, no site também não mostra, também saíram de linha?
 
Era disso que eu precisava, ajudou muito.
Eu acho que irei pegar uma HX 850 ou 1000 pra minha configuração, aliás qual é a mais indicada pra mim? Essa minha configuração irei trocar a GTX 760 por uma 780.
Quando eu vi que não tinha a TX ia até perguntar também, porque era essa que eu tava pensando em pegar. Também senti falta das GS, no site também não mostra, também saíram de linha?

Pois é, acho que as GS já eram também, pra sua configuração uma boa fonte de 700W já dá e sobra bastante amigo, abraço.
 
Foi bom vc falar, ia comprar uma TX750.... sabes pq ela foi descontinuada? :hmm:

A linha RM a substituiu, como eu disse, e ainda assim, as últimas versões de TX750 (com part number escrito "CP) são da Chicony e não existem testes dela, então é uma incógnita. Diferente da TX750 V2 que usa a plataforma Seasonic AT, inclusive com desempenho até um pouco melhor que as RM fabricadas pela Chicony em termos de regulação de tensão e ripple. Só perde em eficiência, mas é menos importante que o resto nesse caso.
 
NyanDere, aproveitando o tópico, me tire uma dúvida por favor.

Estou montando: i5 4690K (usarei oc) com uma GTX760 OC. Usarei 1 SSD, 2 HDD 2.5" 5400RPM e 1 HDD 3.5" 7200RPM. Devo utilizar 8 ventoinhas de baixa rotação. To pensando em ter uma folga na fonte pra upgrades futuros como um i7 ou SLI de 760, ou uma single GPU mais forte.

A primeira fonte que pensei foi uma EVGA 600WB, pelo preço razoável, sai a uns R$250 com frete pra mim. Mas com RMA trabalhoso.

Depois fiquei encucado com a durabilidade e pesquisei umas fontes com garantia maior e na minha região e achei a Corsair RM-550 por R$405 na WAZ aqui em BH, garantia de 48 meses (a loja é muito boa com com RMA). Não gostaria de ter que trocar fonte por causa de durabilidade tão cedo, já tive gasto inesperado com fonte antes.

Vi aqui que ela acabou essa semana, mas eles tem a CS-650M, também 80 Plus Gold por R$387, com garantia de apenas 12 meses. Ela é mais potente e tem 4 cabos PCI-E, mas a RM parece bem melhor construída, creio até que ela aguente operar com um limite de capacidade bem próximo do limite da CS-650.

Neste caso, qual você recomenda? Espero a RM voltar em estoque? (Não estou com pressa, meu CPU e memórias só chegam no fim do mês de agosto)

Valeu
 
Enquanto NyanDere não responde, faça um teste e saiba quanto de potência irá precisar numa fonte.

http://www.enermax.outervision.com/ preencha com os dados da sua configuração e veja o resultado final de quanto irá precisar.

Não manjo muito mas, Eu acho que uma RM 750 cairia bem, pois aguenta de boa e sobra pra uns upgrades.
------------
Uma duvida... você já comprou sua GTX 760?
 
Então, eu fiz a simulação aqui no http://www.extreme.outervision.com/PSUEngine
É basicamente igual ao subsite para a enermax, mas foi ligeiramente mais exigente no TPD do processador.

Pra config atual, deu apenas 373W de mínimo, e 423W de recomendado.
Pra um upgrade completo (cpu, ram, water cooler, +1 ssd, +1 hdd, sli 760) deu 527W/577W. Uma fonte muito boa de 550W daria conta.
Um upgrade alternativo usando single vga (ex: 780ti) no lugar do sli, deu 470W/520W.

A RM750 seria uma ótima opção, mas o preço da RM550 já está no meu limite aceitável de gasto com fonte. De qualquer forma obrigado pela dica.

Já comprei sim, já estou com ela. Já estou com gabinete, mobo, vga, wifi e ssd. CPU e memórias estão encomendados. To garimpando hdd/sshd 3.5", fonte e fans de 12cm com pwm (se souberem de promoções, estou na procura).
 
Opa, nem conhecia esse site, vou dar uma olhada depois, pretendo comprar uma fonte nova....

Poxa cara. Vc talvez possa ter aparecido numa ótima hora...ou não rs
Comprei minha GTX 760 há 2 meses e meio. Tem o modelo dela ai na minha assinatura. Se quiser já fazer um SLI, estou querendo vende-la. Estou me tornando um entusiasta e quero comprar uma 780 Poseidon da ASUS ROG.
Se estiver interessado...
 
Última edição:
No momento pra mim é inviável, pois o pc já foi um belo gasto.. infelizmente vou pensar em upgrade só daqui pelo menos um ano, mas valeu
 
Poxa, que pena, mas belez, realmente foi um belo gasto rs
Aproveite bastante esse minstrinho aikkk
 
NyanDere, aproveitando o tópico, me tire uma dúvida por favor.

Estou montando: i5 4690K (usarei oc) com uma GTX760 OC. Usarei 1 SSD, 2 HDD 2.5" 5400RPM e 1 HDD 3.5" 7200RPM. Devo utilizar 8 ventoinhas de baixa rotação. To pensando em ter uma folga na fonte pra upgrades futuros como um i7 ou SLI de 760, ou uma single GPU mais forte.

A primeira fonte que pensei foi uma EVGA 600WB, pelo preço razoável, sai a uns R$250 com frete pra mim. Mas com RMA trabalhoso.

Depois fiquei encucado com a durabilidade e pesquisei umas fontes com garantia maior e na minha região e achei a Corsair RM-550 por R$405 na WAZ aqui em BH, garantia de 48 meses (a loja é muito boa com com RMA). Não gostaria de ter que trocar fonte por causa de durabilidade tão cedo, já tive gasto inesperado com fonte antes.

Vi aqui que ela acabou essa semana, mas eles tem a CS-650M, também 80 Plus Gold por R$387, com garantia de apenas 12 meses. Ela é mais potente e tem 4 cabos PCI-E, mas a RM parece bem melhor construída, creio até que ela aguente operar com um limite de capacidade bem próximo do limite da CS-650.

Neste caso, qual você recomenda? Espero a RM voltar em estoque? (Não estou com pressa, meu CPU e memórias só chegam no fim do mês de agosto)

Valeu

Como foi dito, você poderia usar perfeitamente uma CS-550M para alimentar este PC. A RM550 e RM650 (pesquise pra saber se são os modelos após a revisão) usam uma plataforma da CWT que oferece um ripple um pouco mais baixo e sem dúvidas um cabeamento mais conveniente (são completamente modulares), mas eu me contentaria com a CS-550 ou visaria a CS-650 se caso pretenda usar duas GTX 760.
 
VS - Linha de entrada, funciona apenas em 200-240V, plataforma CWT de baixo custo (PFC passivo pelo que parece), cabeamento comum
CX - Linha de entrada, 80plus Bronze, plataforma CWT DSA (PFC ativo, regulação individual), cabeamento comum (cabos modulares flat, for versão M)
CX750 - 80plus Bronze, plataforma CWT PUQ (PFC ativo, regulação por conversores DC-DC), cabeamento comum (cabos modulares flat, for versão M)
CS - 80plus Gold, oarcialmente modular, plataforma Great Wall (regulação por conversores DC-DC), cabeamento comum (cabos modulares flat)
RM - 80plus Gold, 100% modular, plataforma CWT DSG ou Chicony (DC-DC), cabeamento flat
HX - Parcialmente modular, 80plus Gold, plataforma CWT PUQ (DC-DC), cabeamento comum (cabos modulares flat)
AX - 80plus Platinum, 100% modular, plataforma Seasonic KM (DC-DC), modo fanless, cabeamento flat
AXi - 80plus Platinum, 100% modular, plataforma Flextronics (DC-DC/Digital), modo fanless, cabeamento flat
AXi1500 - 80plus Titanium, 100% modular, plataforma Flextronics (DC-DC/Digital), modo fanless, cabeamento flat

Ordem de desempenho:

AXi1500 > AXi > AX >> HX > CX750 > RM > CS >> CX >> VS

Observações:

- > quer dizer pouco melhor
- >> quer dizer muito melhor
- AXi1500 é a melhor fonte do mercado em termos de desempenho, mas as outras AX não são tão diferentes. Melhor fonte do mundo pros mais exaltados.
- A linha CX é a única que possui linha que usa "M" para distinguir fontes modulares de não-modulares.
- plataforma é o projeto base da fonte. Normalmente uso o nome da fabricante e o nome da plataforma da fabricante, quando a conheço.

Tipos de regulação

Regulação em grupo = fonte gera suas linhas por duas bobinas no secundário. 12 e 5 V na bobina maior e 3.3V na bobina menor. Solução mais utilizada por fontes de baixo custo.

Regulação DC-DC = Gera primeiro uma única linha de +12V por conversores DC-DC e a partir dela as demais linhas da fonte. O controle da regulação de tensão é melhor que por duas bobinas, consequentemente.

Acho que isso basta.

Explicação completa com estas informações é só escolher a que mais se adequa às sua pretenções.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo