Artefatos na HD7850, morreu minha VGA ?

VictorBS

Active Member
Registrado
Então pessoal a um tempo atrás eu relatei aqui um desempenho ruim da minha VGA, recebi dicas executei porém nenhuma melhora, a uns dias atrás ela começou a apresentar artefatos, e então desmontei o pc e coloquei em forma de bancada para executar alguns testes, ai que veio q o fan dela está parado e só roda quando a vga chega em 80º, e ai pessoal, ainda tem alguma chance de recuperar a vga ou morreu de vez ?

ASiF7T3.jpg
 
Desse jeito aí, só tem 2 caminhos: usar a técnica do forno (que pode ou não funcionar) ou tentar a RMA do fabricante.

Falouws :cool:
 
Então pessoal a um tempo atrás eu relatei aqui um desempenho ruim da minha VGA, recebi dicas executei porém nenhuma melhora, a uns dias atrás ela começou a apresentar artefatos, e então desmontei o pc e coloquei em forma de bancada para executar alguns testes, ai que veio q o fan dela está parado e só roda quando a vga chega em 80º, e ai pessoal, ainda tem alguma chance de recuperar a vga ou morreu de vez ?

http://i.imgur.com/ASiF7T3.jpg

ela só provoca artefatos quando esquenta ?
 
não, quando liga o pc já fica dando uns trecos na tela, eu vou fazer o lance do forno, pq ela tem 2 anos já, mas estava vendo se tinha outro jeito.
 
não, quando liga o pc já fica dando uns trecos na tela, eu vou fazer o lance do forno, pq ela tem 2 anos já, mas estava vendo se tinha outro jeito.

ei amigo eai o que deu na vga afinal???

aki deu pau tmbm :( , fui entrar num jogo da steam e travou tudo, agora a tela ta cheia de traço na vertical...axo que lascou a vga....

eu tava com o drive mais novo 15.7 e ja tinha tido uma tela azul...axo que esse drive mesmo sendo final tava ruim..................

e seu caso resolveu??
 
Tenta trocar bios dela, desmonta e passa álcool isopropílico nela toda, renova pasta térmica, limpa com alcool o slot pci exp, desinstala o driver e coloca o antigo. Se não funcionar, isole toda a placa de vídeo com papel alumínio e deixe só o chip gráfico exposto, pega um secador de mais de 1500w e deixa uns 10min diretamente no chip.
Ai se nada funcionar e não tiver nenhum assistência boa ai perto, você taca no forno :haha:
 
Tenta trocar bios dela, desmonta e passa álcool isopropílico nela toda, renova pasta térmica, limpa com alcool o slot pci exp, desinstala o driver e coloca o antigo. Se não funcionar, isole toda a placa de vídeo com papel alumínio e deixe só o chip gráfico exposto, pega um secador de mais de 1500w e deixa uns 10min diretamente no chip.
Ai se nada funcionar e não tiver nenhum assistência boa ai perto, você taca no forno :haha:

eai :joia:

vixxiiii mam se ta falando serio??:poker::bwahaha:
digo esse negocio de papel aluminio e secador??:hmm:


então seguinte , a 1ª coisa que tentei foi voltar o drive pra versão que estava e funcionava muito bem (15.4) , mas agora o windows parece não reconhecer a vga, ele só instala o CCC basico, sem driver HDMI e outras coisas, instala só o programa CCC, é como se a vga não estivesse conectada, mas ela (vga) passa imagem via HDMI sem problemas.....

vou tentar testar em outro pc que ta parado aki, pra ver se a imagem continua com artefatos, o windows não é, coloquei uma vga de 256mb e ta funcionando normal o sistema.....axo que o ultimo drive da AMD estragou a vga, nunca fiz over nela .............não sei o que fazer..:poker:
 
Provavelmente ela já era amigo, artefatos assim é pra matar...

Na bios tbm aparece?
 
Provavelmente ela já era amigo, artefatos assim é pra matar...

Na bios tbm aparece?

então amigo..
como assim na bios tmbm aparece??


bfiz uma busca rapida e axei a bios da VGA, vou reiniciar e conectar ela pra passar a BIOS novamente, que saiba resolva....não tenho nenhuma condição de gastar agora com vga nova :feelbad:
 
então amigo..
como assim na bios tmbm aparece??


bfiz uma busca rapida e axei a bios da VGA, vou reiniciar e conectar ela pra passar a BIOS novamente, que saiba resolva....não tenho nenhuma condição de gastar agora com vga nova :feelbad:

Não, eu digo na bios da sua mobo :)

É que quando a VGA tá ruim mesmo dá artefatos até na tela de bios da mobo... já passei por isso.

Se é só no Windows às vezes pode ser algum driver bugado (torçamos para que seja isso).

Abraço e boa sorte aí.
 
Não, eu digo na bios da sua mobo :)

É que quando a VGA tá ruim mesmo dá artefatos até na tela de bios da mobo... já passei por isso.

Se é só no Windows às vezes pode ser algum driver bugado (torçamos para que seja isso).

Abraço e boa sorte aí.

então na bios da mobo não aparece nenhuma das vga nem a 7850 nem uma mais simples que to usando aki.........

fui usar o atiflash pra atualizar a bios da vga, mas parou de responder e deixei nessa tela uns 15 minutos e nada....vou tentar novamente com outra bios pra ver se vai..
a sobre artefatos, sim da isso em todas as telas, ja no loho da asus(mobo) ta tudo com cor borrada e distorcido
 
então na bios da mobo não aparece nenhuma das vga nem a 7850 nem uma mais simples que to usando aki.........

fui usar o atiflash pra atualizar a bios da vga, mas parou de responder e deixei nessa tela uns 15 minutos e nada....vou tentar novamente com outra bios pra ver se vai..
a sobre artefatos, sim da isso em todas as telas, ja no loho da asus(mobo) ta tudo com cor borrada e distorcido

Se na tela de logo da Asus já dá artefato só forno eu acho amigo... bios dela acho que não vai adiantar mexer.
 
Se na tela de logo da Asus já dá artefato só forno eu acho amigo... bios dela acho que não vai adiantar mexer.

hummmmmmm :hmm:

sendo assim me explica um pouco melhor esse modo "forno" .....é minha 2ª vga, ambas XFX, a primeira não tive problemas, então sou totalmente desinformado sobre essa coisa de "forno".....

desde ja grato pelas ajudas!!! :joia:
 
hummmmmmm :hmm:

sendo assim me explica um pouco melhor esse modo "forno" .....é minha 2ª vga, ambas XFX, a primeira não tive problemas, então sou totalmente desinformado sobre essa coisa de "forno".....

desde ja grato pelas ajudas!!! :joia:

Eu tbm não sei direito como é, tem que googlear, nunca tive coragem de colocar o bagulho no forno, vai que dá algum problema... tem temperatura certa, etc...
 
hummmmmmm :hmm:

sendo assim me explica um pouco melhor esse modo "forno" .....é minha 2ª vga, ambas XFX, a primeira não tive problemas, então sou totalmente desinformado sobre essa coisa de "forno".....

desde ja grato pelas ajudas!!! :joia:
uma forma forrada com papel alumínio, duas ou quatro 'bolinhas' pequenas de papel alumínio pra botar embaixo da vga e deixa-lá 'suspensa' sem encostar diretamente no fundo da forma, tipo 1~2cm de altura
tira o cooler, tira toda pasta termica e limpa bem toda ela
isola bem os conectores e capacitores com papel aluminio

aquece o forno em uns 200º por sei lá, uns 15min
coloca a vga e deixa sei lá, uns 7~8min
os 'sei lá' é isso mesmo, já fiz esse procedimento umas 6x mas nunca fui muito pontual rsrs

DETALHE IMPORTANTE: na hora que for retirar a vga do forno, tente ser o mais cuidadoso possível, porque as soldas vão estar 'moles'..
e deixa a vga parada num local sem vento por umas 2~5h, pra esfriar e secar bem

acho que é isso.. boa sorte
 
Última edição:
Pelo que pesquisei, no pcb da placa de video existem micro soldas que com o tempo - na medida em que a placa aquece e esfria normalmente - pode acontecer dessas soldas se romperem, causando problemas, entre eles o mais comum são os artefatos. Colocando no forno ou mesmo usando um secador de cabelos pode fazer com que essas soldas se derretam e voltem a unirem-se (baguncei a ortografia), e ressussite a placa. Só que é um tiro no escuro, pode funcionar ou não.

Fiz assim: esquentei o forno a 150º durante uns 10 minutos. Desmontei e limpei bem a placa (lavei com álcool 100%), coloquei a placa sobre 3 bolinhas de papel alumínio dentro de uma forma de bolo, e coloquei no forno por uns 15min. Desliguei o forno e coloquei ela em cima do forno mesmo, pra esfriar. Montei ela depois de 1h. Funcionou perfeitamente durante todo o tempo que testei ela, daí resolvi colocar um watercooler nela (com adaptador), e insisti num over meio exagerado nela. Deu artefatos de novo, foi novamente pro forno e voltou a vida pela segunda vez. Hoje tá guardada na casa de um amigo, suponho que ainda funcione.
 
Forno nela amigo. Já ressuscitei uma GTX 570 dessa forma.
 
não, quando liga o pc já fica dando uns trecos na tela, eu vou fazer o lance do forno, pq ela tem 2 anos já, mas estava vendo se tinha outro jeito.
.
Se for XFX ainda pode tentar RMA se tiver condições (ainda está dentro do prazo, tem que conferir com eles pois passei por situação similar com 2 anos de placa e foi tudo 100%), se for outra marca não tem muito o que fazer além do que já foi citado.
 
Aproveitando o tópico, a minha 7850 tambem xfx começou a apresentar uns artefatos estranhos no monitor ligado pelo HDMI, depois de um certo tempo parou de ser reconhecida no slot 3.0 x16 da mobo e funciona no slot x4 so que é reconhecida como x2 (acredito que veva ser alguma coisa com as ultimas 8 linhas pcie da vga), tentei colocar ela no forno a 200º por 10m e não mudou em nada, ja passei alcool nos contatos pcie dela e tambem nada. Ela ainda da aqui vira e mexe da uns artefatos e so reiniciando. Não é defeito da mobo tbm, pq eu tenho uma 5770 de backup e é reconhecida como x16 normalmente.

Alguem ja teve algum problema parecido?
 
uma forma forrada com papel alumínio, duas ou quatro 'bolinhas' pequenas de papel alumínio pra botar embaixo da vga e deixa-lá 'suspensa' sem encostar diretamente no fundo da forma, tipo 1~2cm de altura
tira o cooler, tira toda pasta termica e limpa bem toda ela
isola bem os conectores e capacitores com papel aluminio

aquece o forno em uns 200º por sei lá, uns 15min
coloca a vga e deixa sei lá, uns 7~8min
os 'sei lá' é isso mesmo, já fiz esse procedimento umas 6x mas nunca fui muito pontual rsrs

DETALHE IMPORTANTE: na hora que for retirar a vga do forno, tente ser o mais cuidadoso possível, porque as soldas vão estar 'moles'..
e deixa a vga parada num local sem vento por umas 2~5h, pra esfriar e secar bem

acho que é isso.. boa sorte

Pelo que pesquisei, no pcb da placa de video existem micro soldas que com o tempo - na medida em que a placa aquece e esfria normalmente - pode acontecer dessas soldas se romperem, causando problemas, entre eles o mais comum são os artefatos. Colocando no forno ou mesmo usando um secador de cabelos pode fazer com que essas soldas se derretam e voltem a unirem-se (baguncei a ortografia), e ressussite a placa. Só que é um tiro no escuro, pode funcionar ou não.

Fiz assim: esquentei o forno a 150º durante uns 10 minutos. Desmontei e limpei bem a placa (lavei com álcool 100%), coloquei a placa sobre 3 bolinhas de papel alumínio dentro de uma forma de bolo, e coloquei no forno por uns 15min. Desliguei o forno e coloquei ela em cima do forno mesmo, pra esfriar. Montei ela depois de 1h. Funcionou perfeitamente durante todo o tempo que testei ela, daí resolvi colocar um watercooler nela (com adaptador), e insisti num over meio exagerado nela. Deu artefatos de novo, foi novamente pro forno e voltou a vida pela segunda vez. Hoje tá guardada na casa de um amigo, suponho que ainda funcione.

Eu tbm não sei direito como é, tem que googlear, nunca tive coragem de colocar o bagulho no forno, vai que dá algum problema... tem temperatura certa, etc...


devidamente qualificados pelas ajudas.!!! :joia:

vou fazer isso hj (quarta) de manha...só uma duvida, a parte do cpu fica pra cima ou pra baixo?:hmm:

digo pois essas soldas que podem ter se rompido, estão em qual lado da vga?? tipo se a solda que deveria ser unica ficar pra baixo a gravidade pode vir á atrapalhar o processo....:hmm:
 
Amigo, poe ela com a gpu pra cima. Envolve ela em papel alumínio e faz uma abertura pra gpu. Se o forno não ressuscitar ela, pode perder as esperanças. Aqueça o forno a 200º, coloque a vga quando o forno já estiver aquecido. Creio que 10 minutos sejam suficientes pra aquecer a placa, depois de colocada deixe ela lá por mais ou menos uns 8 minutos. Após isso, retire ela com cuidado pra não mexer nas soldas e deixe ela esfriar por si só. O mais apropriado é usar um soprador térmico, porém, presumo que vc não tenha, então vai de forno mesmo.
 
devidamente qualificados pelas ajudas.!!! :joia:

vou fazer isso hj (quarta) de manha...só uma duvida, a parte do cpu fica pra cima ou pra baixo?:hmm:

digo pois essas soldas que podem ter se rompido, estão em qual lado da vga?? tipo se a solda que deveria ser unica ficar pra baixo a gravidade pode vir á atrapalhar o processo....:hmm:

A minha (GTX 460) foi com a gpu pra baixo, por causa dos conectores traseiros que só ocupavam um slot, então tirei também o bracket pra ela ficar "menor". Na vga de um amigo (6870), em que os conectores ocupavam dois slots, foi com a gpu pra cima, não tirei o bracket. Em ambas não cobri nada com papel alumínio. Mas já vi relatos que funcionaram desse jeito também.
 
A minha (GTX 460) foi com a gpu pra baixo, por causa dos conectores traseiros que só ocupavam um slot, então tirei também o bracket pra ela ficar "menor". Na vga de um amigo (6870), em que os conectores ocupavam dois slots, foi com a gpu pra cima, não tirei o bracket. Em ambas não cobri nada com papel alumínio. Mas já vi relatos que funcionaram desse jeito também.

hummmmmmm
jaja vau pro forno.......mas a dúvida que fica , é usar ou não o papel alumínio?? em que ele ajudaria ou atrapalharria??

nao sei o que é bracket que vc mencionou ali cima..conectores que vc diz seria as saídas da vga, hdmi etc..?? se for a minha tem vários...
 
hummmmmmm
jaja vau pro forno.......mas a dúvida que fica , é usar ou não o papel alumínio?? em que ele ajudaria ou atrapalharria??

nao sei o que é bracket que vc mencionou ali cima..conectores que vc diz seria as saídas da vga, hdmi etc..?? se for a minha tem vários...

São os conectores mesmo, na gtx é só um mini hdmi, vga e dvi. Então sem o bracket que se parafusa a placa no case ela fica bem estreita, então coloquei com a gpu pra baixo. Na segunda vez não tirei, então deixei pra cima mesmo. Agora entre encapar ela ou não, a maioria das receitas de vga ao forno que vi eram sem cobrir nada, mas em ambas tiveram sucesso (na medida do possível).

Na dúvida usa as duas maneiras! :haha:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo