• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Bom dia pessoal !

A uns tempos havia criado um tópico a respeito de upgrade no meu PC e o que me recomendaram foi esperar lançar os novos Ryzens e assim aconteceu!

Maaassss como meu bolso não tem ouro , não posso adquirir um combo placa mãe + proc .

Atualmente tenho um processador Phenom x4 BE + GTX 680 2GB.

Gostaría de saber se trocando pelo kit FX 8350 + GTX 1050TI 4GB iria fazer uma diferença de performance.
 
Não aguento mais ficar só com o note, mas não sei se pego um 1700x ou aguardo o 1600x. Será que vai ter muita MUITA diferença mesmo em jogos ?

Pra jogos não vale a pena pegar o 1800X e 1700X.

Games hoje usam no máximo 8 cores.

O ideal é um R5 4 cores 8 threads e no máximo um 6 cores e 12 threads.

Pra games mais vale um R5 4 cores 8 threads @ 4.2 GHz, do que um R7 1800X @ 3.6 GHz.
 
Bom, a performance é essa, já mudaram a ram pra cerca de 3000mhz e não há mudança significativa, o Ryzen é pior em jogos que o Intel equivalente em preço hoje, não acredito que atualização de bios vá mudar o cenário. Vale lembrar que a Intel passou os últimos anos refinando sua arquitetura até chegar no que o 7700k é hoje, como dominante no mercado todo software é otimizado pra lado azul, incluindo jogos. De tudo que vi e li, achei o Ryzen muito bom, sobretudo pelo preço cobrado, só não vi muita vantagem no 1800x, afinal é um 1700x com over de fábrica nas palavras do chefão da AMd Brasil, lá fora pode compensar, mas no Brasil são 500 reais de diferença.

Resumindo, o Ryzen é o que foi mostrado, perde em jogos entre 10 a 15% de um Intel equivalente em preço, a linha r5 1600x não vai mudar isso, o clock dele é praticamente o do 1800x, então os resultados são esses e acabou. No slide abaixo aparece o clock do R5 top que será o 1600X, podem ver que praticamente é um 1800X com 2 núcleos a menos, com custo bem menor.

AMD-Ryzen-5-1600X-and-Ryzen-5-1500X.jpg






A grande vantagem do Ryzen é que ele tem uma performance em múltiplos núcleos ótima, resta a AMd trabalhar com as parceiras, produtoras de conteúdo e jogos, para otimizar as coisas pro Ryzen, como alguns estúdios já disseram que o farão, do contrário vira um FX rapidinho. Interessante seria, se a Intel soltasse um 6c/12t pra plataforma mainstream, pois isso forçaria o mercado a começar a usar mais núcleos, querendo ou não Intel manda no mercado, é o poder do dinheiro e isso beneficiaria a AMD também.

Gostei do Ryzen e o compraria tranquilamente, sobretudo o 1700X que considero o CxB dessa primeira leva no Brasil. Infelizmente, lá fora vc compra placa mãe barata e processador tem um ótimo preço. Aqui tudo veio caro, placas estão escassas e bugadas, pelo visto, não é a hora de comprar ainda. Ryzen é muito mais do que uma promessa como muitos ficam repetindo aqui, no futuro a plataforma com certeza sofrerá otimizações, como um Zen+ com mais performance, mas hoje ele já é competitivo do modo como esta lá fora, no Brasil, infelizmente o 1700 esta custando mais caro que um 7700k, o que não era pra ocorrer visto que o preço em dólar dele é menor, acaba atrapalhando as coisas nesse primeiro momento, claramente a vantagem de preço também fica com a Intel nesse caso, mas o fato de ter mais núcleos joga a favor da AMD, caso morasse nos EUA, não pensaria duas vezes e pegaria o 1700 frente ao 7700k, mas aqui fica mais caro, se vale a diferença depende do uso de cada um.

Fala aí, cara!

Agora acabaram os rumores e podemos tirar conclusões melhor mesmo.

Concordo com tudo que disse, o Ryzen é pior que o 7700k em jogos e nenhuma atualização de BIOS irá mudar isso, em principal, por conta do clock bem maior do Intel e a baixa possibilidade de overclock do Ryzen, além do menor IPC (Ryzen).

Mas perder de 10-15% em jogos não é nada ruim, visto que os Intel extreme também perdem para o 7700k nesse quesito, o que conta é que de um modo geral (produtividade/games) o Ryzen 7 é de longe a melhor opção pelo preço que custa. Pra mim, quem ganha em CxB nessa leva inicial é o 1700X também, que alcança os mesmos 4.0 do 1800X e fica com o desempenho muito parecido.

O problema do SMT bugado pode sim ser corrigido, e já foi mostrado em testes um ganho de cerca de 10% em vários jogos, o que deixa o desempenho do Ryzen praticamente igual ao do 7700k.

O grupo da AMD no facebook está em chamas por conta do vídeo do Adrenaline onde o Ryzen, em 1080p, não extraiu 100% de uma GTX 1080, estão gritando para todos ouvirem que o R7 gargalou, mas em vídeo divulgado pelo mesmo Adrena mais tarde, mostra que mesmo um X99 não extrai 100% da GTX1080 em full HD, e isso é gargalo? Obviamente não, a GTX1080 é subutilizada em Full HD, ela entrega performance muito além disso, então o render target dos próprios jogos impede que ela "cuspa" frames sem necessidade (Por que um jogo como Hitman despejaria 150-200 frames na tela???), mas parece que o povo não consegue entender isso e já falam que a CPU está gargalando.

Pra mim, o que pode ser melhorado:

- Compatibilidade de memórias
- Compatibilidade das engines dos jogos para o SMT (hoje só trabalhavam pensando no HT)
- BIOS das placas mãe

O que continuará igual:

- IPC abaixo dos Hashwell/Skylake/Kabylake
- Baixa possibilidade de overclock (sendo que esse só deva melhorar em futuras revisões do Ryzen)

Minha opinião final:

Custo x Benefício da primeira leva de processadores:
- R7 1700X
 
Pra jogos não vale a pena pegar o 1800X e 1700X.

Games hoje usam no máximo 8 cores.

O ideal é um R5 4 cores 8 threads e no máximo um 6 cores e 12 threads.

Pra games mais vale um R5 4 cores 8 threads @ 4.2 GHz, do que um R7 1800X @ 3.6 GHz.
Só que o r5 6c/12t será 3.6/4ghz com turbo e o 4c/8t será 3.5/3.7ghz com turbo, já foram revelados os clocks, nenhum deles será 4.2, logo vc pode esperar a mesma performance em jogos do 1800x por 1600x, o que vai mudar obviamente será o custo final.
 
Pra jogos não vale a pena pegar o 1800X e 1700X.

Games hoje usam no máximo 8 cores.

O ideal é um R5 4 cores 8 threads e no máximo um 6 cores e 12 threads.

Pra games mais vale um R5 4 cores 8 threads @ 4.2 GHz, do que um R7 1800X @ 3.6 GHz.

Então, mas tirando o CxB será que vai ter uma diferença gritante entre um R7 e R5 p/ jogos? Porque não sei se vou conseguir esperar até lançarem eles hehe.
 
ainda tem gente que leva em consideração teste do adrenaline? nossa, pensei que já era de conhecimento geral que os testes deles são tão confiáveis quanto os do guru3d que vivem dando copy and paste, inserem resultados de um ano atrás como se fosse novo e tem resultados geralmente diferente do resto do mundo


sim 2 jogos em que escalam mais de 8 núcleos com threads extras e que até um 6700k de 4 núcleos com threads que custa menos do que os 399 dólares bateu os 1800x
Mais um fanboy da Intel, querendo justificar o injustificável.

Já era cara,
Daqui pra frente, comprar Intel, é assinar atestado de demência.
 
Podia ter vindo com igp pelo menos,,,

igp dos Intel 1151 é muito boa.
 
Só que o r5 6c/12t será 3.6/4ghz com turbo e o 4c/8t será 3.5/3.7ghz com turbo, já foram revelados os clocks, nenhum deles será 4.2, logo vc pode esperar a mesma performance em jogos do 1800x por 1600x, o que vai mudar obviamente será o custo final.

Mas o que a galera está esperando é meter a mão nesses r5 e como eles têm menos cores, eles poderiam aumentar ainda mais o clock. Não é isso?
 
A kabum já cortou os preços em 50 reais hoje, pessoal tem que continuar reclamando mesmo pq ta um abuso, ainda com esse corte não fica no preço da pré venda. Vamos ver se a Pichau copia preços abaixa também, como disse aqui, esperem umas semanas que o cenário vai mudar.
 
Entre o 7700k e o 1700X, eu compraria a CPU da amd por 2 motivos: aquecimento e durabilidade.

Esse i7 além ser MUITO quente, o mesmo já desta no limite da arquitetura, toda a otimizações já foram feitas ao contrario do Ryzen.
 
Mas o que é galera está esperando é me ter a mão nesses r5 e como eles têm menos cores, eles poderiam aumentar ainda mais o clock. Não é isso?
Dizem que tem um software da AMD que vc pode fazer over, desligar núcleos, fazer over pro núcleo etc ou estou enganado? Não seria possível usar ele pra simular um r5?
 
Tô assustado com o analfabetismo funcional exposto por muitos neste tópico.

Talvez se os gráficos demostrassem performance/dólar.... TALVEZ alguns entendessem a questão.
 
Dizem que tem um software da AMD que vc pode fazer over, desligar núcleos, fazer over pro núcleo etc ou estou enganado? Não seria possível usar ele pra simular um r5?

Pois é, tb fiquei sabendo disso e muitos aqui tb pediram para fazerem esse teste, mas até agora não apareceu nenhum teste desse tipo. Não sei porque. O que mais esses caras gostam de fazer são testes e esse ficou devendo.
 
Dizem que tem um software da AMD que vc pode fazer over, desligar núcleos, fazer over pro núcleo etc ou estou enganado? Não seria possível usar ele pra simular um r5?


Sim, mas parece que não está funcionando nas placas.


Fala aí, cara!

Agora acabaram os rumores e podemos tirar conclusões melhor mesmo.

Concordo com tudo que disse, o Ryzen é pior que o 7700k em jogos e nenhuma atualização de BIOS irá mudar isso, em principal, por conta do clock bem maior do Intel e a baixa possibilidade de overclock do Ryzen, além do menor IPC (Ryzen).

Mas perder de 10-15% em jogos não é nada ruim, visto que os Intel extreme também perdem para o 7700k nesse quesito, o que conta é que de um modo geral (produtividade/games) o Ryzen 7 é de longe a melhor opção pelo preço que custa. Pra mim, quem ganha em CxB nessa leva inicial é o 1700X também, que alcança os mesmos 4.0 do 1800X e fica com o desempenho muito parecido.

O que continuará igual:

- IPC abaixo dos Hashwell/Skylake/Kabylake
- Baixa possibilidade de overclock (sendo que esse só deva melhorar em futuras revisões do Ryzen)

Doug, tenho a mesma percepção inicial, mas a conclusão é um pouco diferente.

-O over parece estar sendo "impedido" devido a leitura errada das temperaturas. Com certeza novas revisões o farão subir muito mais em over. Mas se corrigirem os problemas com placas mãe, isso já pode mudar agora.

-O ipc parece estar abaixo sim, mas só em alguns casos. Não em todos. Existem aplicações científicas que ele arregaça e outras em que é arregaçado. Parece ser a forma ou o tipo de instruções utilizadas.

-Se, e somente se a AMD conseguir alguma correção e o processador subir para 4,2 ou até mesmo 4,4Ghz, já vai mudar tudo. É muito estranho por mais que o processador seja ruim ele só subir 100MHz. Isso não existe. Isso não pode ser problema no die do processador senão ele não conseguiria nem chegar aos 4GHz.

Eu só espero que eles minimamente trabalhem em correções. Digo minimamente para poder melhorar o que já acho excelente. Porque com certeza outras revisões devem vir bem mais fortes. Vide 8150 e 8350. O recorde de overclock ainda é do 8350 @ mais de 8GHz.
 
Será que se desativar metade dos núcleos para subir mais os clocks não teria algum ganho em games ? To falando de toda a linha R7, não vi nenhum teste assim.

Outra dúvida: Vi que a uma das diferenças entre o 1700 e o 1700x/1800x é o TDP de 95w contra o 65w, isso na pratica vai influenciar o que no overclock ? PQ o que eu vi é que da para fazer um 1700 ter os mesmo clocks do 1800x.

vlws pesssoas
 
Deixa eu lhe fazer uma pergunta apenas: O que é um game pra vc ?

Edit: Bom, como você deve estar no dicionário procurando eu mesmo vou responder;

Um game é simplesmente um software. Uau!

Se o Ryzen desempenha abaixo de um haswell em determinado software, acima do 6900K e do 7700K em outros softwares isso prova pura e simplesmente que por algum motivo o software utilizado na comparação com o haswell não está aproveitando o processador como deveria.
Você veio aqui desmerecendo a plataforma premium da Intel X99 quando no entanto são as plataformas midrange ( leia-se z170 e z270 ) da intel que vão ter um fim mais próximo. O fato da AMD ter lançado um processador que bate de frente com o 6900K por menos da metade do preço não coloca a plataforma premium da Intel X99 em desmerecimento e exalta os 7700k da vida. Tudo que o socket 1151 tem em matéria de processador pode existir tanto na X99 quanto no AM4, o contrário não pode ser dito em relação aos z170/z270 que jamais vão ter mais que um quad core espetado, é uma limitação concebida da plataforma, uma atualização de bios não vai resolver. X99 aceita tranquilamente HOJE processadores com mais de 20 cores, a plataforma certamente não está limitada a 5GHz 4c/8T. O Ryzen batendo de frente com o 6900K apenas prova que a AMD está na bringa e veio com muita força. O nível das CPUs subiu e logo os desenvolvedores vão subir também o nível do software - assim como aconteceu com os single core na vinda dos dual, assim como aconteceu na morte dos dual com as chegada dos tri e quad e é também, exatamente assim, que vai acontecer com os quad core.
Não se engane, um haswell não é 6900K e o Ryzen 1700 é muito, mas muito mais forte que o 7700K. E vambora que esse papo já encheu o saco e tem ainda os quad e six core da AMD pela frente para competir diretamente com os mid da Intel e provavelmente com preço bem atraente ao menos fora da huelandia

Se hoje em dia softwares que usam quad core completamente já são raros, isso que a maior parte do mercado deve ser composta de i5, imagina para usar 8 nucleos e 16 threads, em jogos só daqui ums 10 anos e é uma previsão até otimista, sejamos realistas um i7 com 4 nucleos e 8 threads vai ser padrão de desenvolvimento em alta performance por pelo menos mais ums 3 anos, até lá tudo o que temos atualmente via virar peso de papel principalmente com a intel forçada que com certeza vai enfiar um monte de extensões nos processadores como SSE e AVX.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Quando mimimi de games e tudo mais...

o brasileiro que curte pc para jogar a maioria nao tem grana pra ficar gastando 4k em pc top pra jogar nao....
vide o sucesso do adrena no pc da crise e no pc baratinho

falar que a intel sempre vai liderar em games....kkkkkkk
faz uma pesquisa ai e ve quantos FX tem no mercado para quem roda games....pra quem nao tem grana sobrando
R5 mais basico vai dar conta muito bem dos games e ainda vai ser mais barato...vai passar o i5 pra traz com os pés nas costas.

pessoal so olha o desempenho e nao ve o mais importante para "NÒS" brasileiros....o DINHEIRO (que ta phoda).
tbm acho que o R5 top nao vai passar o i7 em games...mais vai encostar legal...custando o mesmo preço do i5.
acho que esse é o intuito da plataforma....encostar no concorente pela metade do preço ou bem mais em conta !!

RYzen veio para regaçar o mercado...

Nao foi atoa que a intel abaixou seus preços...


E a temperatura? meu DEUSSSSSSSSSS 47º em full load... imagina quando melhorar e der para subir em 5Ghz.
nao vai precisar gastar uma dinheirama toda num sistema de refrigeração TOP.


Muita gente ai vem reclamar de pouca coisa e nao olha o geral do negocio !!
 
AQUI está o gráfico que não vi outros portais divulgando (ok, obviamente não consegui ler todos) e que considero CRUCIAL para mostrar que FPS médio não significa tudo numa avaliação gamer. Vos apresento, o gráfico de FLUIDEZ:
hit-1080-ft.png


Pra quem não entende, ele vai medindo, ao longo do tempo do benchmark, os tempos dos frames, em ms. Como a própria legenda diz, 16.7ms=60FPS, 33ms=30FPS e 66ms=15FPS. Agora reparem bem na curva: durante todo o teste houve apenas DOIS momentos em que o 1800X baixou dos 30 FPS, o que representa dois hiccups/stutters durante todo o gameplay em que o frame passou dos 33ms, ou seja, baixou dos 30FPS o que é plenamente notável e incomoda, o maior deles passando de 40ms, o que significa uma queda pra algo na casa dos 22~25 FPS. Agora olhem o gráfico do 6900K. Foram simplesmente CINCO travadas, sendo que destas, quatro bateram os 60 ms, ou seja, quedas abruptas para a casa dos 15 FPS.

Se os gamers que ficam fascinados com Freesync/G-sync por sincronizar os frames com os hertz eliminando o stutter/tearing olharem esse gráfico e ainda insistirem que o Ryzen não presta pra jogo por que ficou 10% atrás na MÉDIA de FPS mas apresentando quase 3x menos travadas e travadas muito menores, por favor, vistam logo a carapuça de fanboy do time azul.

Aqui o gráfico em 4K:
hit-4k-ft.png


Alguns dirão "nossa, olha quanta travada do AMD!!", é, mas olha ali as três mega-travadas do 6900K quebrando a barreira do 80ms. Gente, um frame de 80ms em um jogo de FPS faz você tomar headshot sem nem ouvir o som do tiro que te matou. O Intel apresentou nada menos que SETE hiccups com tempo de frame maior que o máximo atingido pelo AMD, que mesmo em 4K não teve nenhum hiccup acima dos 60ms (abaixo de 15FPS).

E o detalhe: processador Intel de 1mil dólares vs. processador AMD de 499.

O mesmo portal testou o Ashes of Singularity e os resultados foram bem doidos, em 4K os Ryzen empataram com o 6900K mas em FullHD o Intel disparou. Eles entraram em contato com a Oxide, empresa desenvolvedora do Ashes e a resposta veio direto do CEO da companhia:
“Oxide games is incredibly excited with what we are seeing from the Ryzen CPU. Using our Nitrous game engine, we are working to scale our existing and future game title performance to take full advantage of Ryzen and its 8-core, 16-thread architecture, and the results thus far are impressive. These optimizations are not yet available for Ryzen benchmarking. However, expect updates soon to enhance the performance of games like Ashes of the Singularity on Ryzen CPUs, as well as our future game releases”

Nada mais é do que a grande maioria já sabe mas muitos parecem não querer entender: o Ryzen chegou nos jogos quase como um processador "alienígena", as engines simplesmente não sabem funcionar com ele direito. Quando você vê os comparativos com o Ryzen atrás do 7700K é preciso notar que não tá rolando ali uma briga entre 7700K e Ryzen 7, mas sim uma briga entre 7700K em pleno potencial contra um Ryzen 7 operando de certa forma capado por conta de incompatibilidade e problemas inerentes ao fato de ser uma arquitetura totalmente nova que foi lançada, literalmente, faz 1 dia. Acreditar que esse cenário vai continuar assim e não teremos nenhuma melhora dos R7 em jogos no futuro próximo (melhora essa que ocorreu nas Polaris e todo mundo sabe) é ser no mínimo insensato.

Se mesmo assim o alguém ainda chamar os Ryzen de fail....
1reproducao30.jpg
 
Sim, mas parece que não está funcionando nas placas.




Doug, tenho a mesma percepção inicial, ma a conclusão é um pouco diferente.

-O over parece estar sendo "impedido" devido a leitura errada das temperaturas. Com certeza novas revisões o farão subir muito mais em over.

-O ipc parece estar abaixo sim, mas só em alguns casos. Não em todos. Existem aplicações científicas que ele arregaça e outras em que é arregaçado. Parece ser a forma ou o tipo de instruções utilizadas.

-Se, e somente se a AMD conseguir alguma correção e o processador subir para 4,2 ou até mesmo 4,4Ghz, já vai mudar tudo. É muito estranho por mais que o processador seja ruim ele só subir 100MHz. Isso não existe. Isso não pode ser problema no die do processador senão ele não conseguiria nem chegar aos 4GHz.

Eu só espero que ele minimamente trabalhem em correções. Digo minimamente para melhor o que já acho excelente. Porque com certeza outras revisões devem vir bem mais fortes. Vide 8150 e 8350. O recorde de overclock ainda é do 8350 @ mais de 8GHz.

Verdade, pode estar havendo alguma incompatibilidade inicial no over por problema nas placas mãe, mas fico preocupado com as voltagens, o recorde muldial no Cinebench foi conseguido com um vcore de 1,9v(wtf????), vi alguns casos de precisar colocar 1,5v para conseguir atingir 4.1GHz, é muita coisa, em 1,5v devia ir para perto dos 4.3 já, provavelmente com temperaturas bem altas...

Outra preocupação minha e com relação às memórias, parece que a placa com suporte a mais módulos, inicialmente, é a Crosshair, já estou pensando nela qdo for fazer o upgrade caso não tenha saído nenhuma outra melhor...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo