[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Exatamente porque tem problemas de compatibilidade e limitação de desempenho nas RAMs. Daí lançaram a X370 'Gaming' apenas no lugar dela, com o problema corrigido. Certamente, só remarcaram algum outro modelo X370 sem o problema.

Sim,o problema eh pagar 200 reais a mais na placa mae,por uma falha de fabrica neh,infelizmente. A minha duvida eh se valeria a dor de cabeça pra revender a minha k4 e ganhar uns 200 ou 400mhz a mais de memória. Na verdade,soh troquei por estética e acho que me arrependi.
Na época,eu paguei 535 reais na ASrock X370 k4, hoje a Asrock X370 gaming esta 860 reais,pesquisei agora.
 
Sobre overclock, qual VCore monitorar certo no HWInfo? VCore pelo sensor da placa-mãe ou o VID do CPU?

E para o over nas memórias, como escolher os timings certos? Tem os timings normais, que eu sei mais ou menos como mexer e testar, mas tem vários outros timings seguidos dai. Copio do Ryzen Timing Checker?
HWInfo64 => Vddcr cpu, Temp = Tdie ... RTC vai mostrar o que está setado, não o que vc deve setar.


Galera, para comparação Fx-8 x R5: mapa diferente do postado antes, mas, já dá uma ideia.
Quando jogar o mesmo mapa com o R5, eu gravo e posto. O R5 antes foi no Amiens, o mais pesado.





.
 
Última edição:
HWInfo64 => Vddcr cpu, Temp = Tdie ... RTC vai mostrar o que está setado, não o que vc deve setar.


Galera, para comparação Fx-8 x R5: mapa diferente do postado antes, mas, já dá uma ideia.
Quando jogar o mesmo mapa com o R5, eu gravo e posto. O R5 antes foi no Amiens, o mais pesado.





.

bom eu vi um FX ai q nao baixou de 90 FPS kkkkkkkkk
 
Eu achei bem interessante em compartilhar esse vídeo, pois tem muita gente com a Asus B350 Prime-Plus. O cara levante um pontos bem preocupantes em relação a temperatura dos vrms das B350 e o tempo de vida útil.
 
Eu achei bem interessante em compartilhar esse vídeo, pois tem muita gente com a Asus B350 Prime-Plus. O cara levante um pontos bem preocupantes em relação a temperatura dos vrms das B350 e o tempo de vida útil.


Compartilhei esse vídeo esses dias
 
HWInfo64 => Vddcr cpu, Temp = Tdie ... RTC vai mostrar o que está setado, não o que vc deve setar.


Galera, para comparação Fx-8 x R5: mapa diferente do postado antes, mas, já dá uma ideia.
Quando jogar o mesmo mapa com o R5, eu gravo e posto. O R5 antes foi no Amiens, o mais pesado.





.


Quanto ao SOC, mesma coisa? E sobre as memórias? E para testar a estabilidade, se nao ser tela azul em um tempo X no occt, tá estável?
 
Vou precisar de ajuda no overclock de RAM aqui. Só consigo bootar com o XMP 2800 MHz C17 ou 2133 MHz C15 que é o padrão que liga. Mesmo se eu tentar 2400 MHz manual com as mesmas configurações do XMP 2800 MHz, não liga.
 
Eu achei bem interessante em compartilhar esse vídeo, pois tem muita gente com a Asus B350 Prime-Plus. O cara levante um pontos bem preocupantes em relação a temperatura dos vrms das B350 e o tempo de vida útil.

o cara em nenhum momento mede a temperatura da prime plus em si, usou a única que presta pra falar mal das que nao prestam ....
 
precisam parar de ver vídeos de gringos como se fosse Deuses da verdade...
 
O certo seria primeiro fazer o overclock e deixar estável no processador ou na RAM?
 
Pessoal, tudo bem?

Já decidi que vou de Ryzen 1600 e Mobo Asus Prime B350 Plus, e a memória que escolhi está no QVL da Mobo, que essa aqui:

Memória Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) 3000Mhz DDR4 CL15 Black - CMK16GX4M2B3000C15

Porém, eu vi isso aqui no QVL lá:

CMK16GX4M2B3000C15(Ver4.24) *atinge a frequência da memória
CMK16GX4M2B3000C15 - atinge só 2133Mhz

Eu não achei esse número de versão na memória e nem em BIOS da placa-mãe. O que é isso?
 
Mexeu no SOC voltage ?

No vídeo do Robert Hallock da AMD, ele explica para aumentar o SOC voltage (uncore) para 1.1V para melhorar a estabilidade. Se você entende inglês vale a pena assistir todo o vídeo. Ele explica muita coisa interessante sobre overclock no Ryzen:





8:30 ele comenta sobre memória.



Coloquei o VSoC em 1.10 V, a memória em 2800 MHz CL 17 1.25 V e nada.
 
Alguem aqui com taichi e ripjaws conseguiu arrumar a frequencia, fizo update do bios tentei dar o load xmp e n da boot?
alguma coisa que eu n estou fazendo?
 
Alguem com uma AX370 Gigabyte Gaming K5 que possa me ajudar? Não consigo colocar minhas memórias Patriot Viper 4 3200mhz nessa frequência via XMP. Bios atualizada F5a.
 
Última edição:
será q é verdade esse video um xeon 6/12 x5650 de 2011 usando ddr3 com gtx 1060 dando pau no ryzen r5 1600 com ddr4 e gtx 1080 ambos rodando em clock igual 3.7 ghz vejam o video abaixo

 
Alguem com uma AX370 Gigabyte Gaming K5 que possa me ajudar? Não consigo colocar minhas memórias Patriot Viper 4 3200mhz nessa frequência via XMP. Bios atualizada F5a.

E antes funcionava? Se sim tente setar manualmente as tensões de 1,30V na memória e clock de 3200Mhz e os timings conforme a descrição delas.
 
Pessoal aqui em casa as vezes o boot demora de mais mesmo no SSD fica mais lento que o HD, queria saber se tem alguém com mesmo problema se tem algo relacionado ao Ryzen ou Placa Mãe?
To usando o Windows Creator Update, tentei o Fallws Creator mas não rolou fiquei sem audio e placa de video não instalava o drive.
 
Minha placa mãe AB-350 gaming da gigabyte pegou fogo hoje :rip: Sim, literalmente fogo, na parte de trás onde ficam os capacitores, tanto que um parafuso derreteu. Alguém poderia me informar quais as chances de eu perder alguma peça nisso? Tô com medo de algo ter ido pra vala graça a isso :feelbad:
 
Minha placa mãe AB-350 gaming da gigabyte pegou fogo hoje :rip: Sim, literalmente fogo, na parte de trás onde ficam os capacitores, tanto que um parafuso derreteu. Alguém poderia me informar quais as chances de eu perder alguma peça nisso? Tô com medo de algo ter ido pra vala graça a isso :feelbad:
oloco oque vc fez pra ela pega fogo tava com voltagem e clocks grandes?
 
Pior que não, fui instalar as peças que tinham chegado e quando fui ligar pegou fogo.
 
Pior que não, fui instalar as peças que tinham chegado e quando fui ligar pegou fogo.
entao deu mal contato na hora de prender aplaca mae, quando vc ligou deu essa explosao pq algum contato no gabinete entrou em curto ou a fonte estava estragada?
 
Alguem com uma AX370 Gigabyte Gaming K5 que possa me ajudar? Não consigo colocar minhas memórias Patriot Viper 4 3200mhz nessa frequência via XMP. Bios atualizada F5a.
Deveria ter rodado de boa. Essa mobo está na lista de testes da Patriot. https://www.anandtech.com/show/1162...n-compatible-dimms-up-to-ddr43400-up-to-64-gb
Deixa XMP desabilitado, coloca manualmente 3200 e Vddr 1,35V . Se não rolar, 2933 1,35V. Roda o Taiphoon Burner e vai na aba >> EEPROM >> SPD . Post um print do resultado. Assim, poderemos ajudar melhor.

Minha placa mãe AB-350 gaming da gigabyte pegou fogo hoje :rip: Sim, literalmente fogo, na parte de trás onde ficam os capacitores, tanto que um parafuso derreteu. Alguém poderia me informar quais as chances de eu perder alguma peça nisso? Tô com medo de algo ter ido pra vala graça a isso :feelbad:
Algo encostou nos contatos ?.. gabinete, fios, outro metal ??... Doeu no coração aqui.. imagino aí. :thatfeel::bua:

.
 
A fonte está funcionando normal e o gabinete eu tava usando aqueles espaçadores pra não fazer contato direto, aparentemente um parafuso dos capacitores derreteu e acabou resultando no fogo. Meu medo é ter queimado algo por causa disso.
 
Não acredito que queimou mais algo, mas, é possível. Essa placas têm muitas proteções hoje. Fotografa tudo montado, detalhadamente. Depois de desmontado, detalhes do componente. Quanto mais material, melhor, para a garantia.
 
Menos mal então, eu tirei fotos das marcas de queimado do meu gabinete e da parte de trás queimada porque precisei tirar tudo pra verificar os danos, a parte preta que fica perto dos capacitores está solta porque o parafuso derreteu. Nesse caso eu tô pensando seriamente em pedir o dinheiro de volta e comprar de outra marca, porque isso parece defeito de fábrica, é possível eu pedir o dinheiro de volta? Mesmo se a fonte estiver com problema, não é normal pegar fogo penso eu :bua:
 
Menos mal então, eu tirei fotos das marcas de queimado do meu gabinete e da parte de trás queimada porque precisei tirar tudo pra verificar os danos, a parte preta que fica perto dos capacitores está solta porque o parafuso derreteu. Nesse caso eu tô pensando seriamente em pedir o dinheiro de volta e comprar de outra marca, porque isso parece defeito de fábrica, é possível eu pedir o dinheiro de volta? Mesmo se a fonte estiver com problema, não é normal pegar fogo penso eu :bua:
é normal sim todas pegam de vez em quando e tipo escapamento quando troca a marcha.
 
é normal sim todas pegam de vez em quando e tipo escapamento quando troca a marcha.

Mas a garantia cobre isso? Testei a fonte aqui e ela tá funcionando normal.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo